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Seja feliz na academia! – 4 Dicas para ter sucesso na musculação

Todos nós precisamos de lugares ou contextos sociais que nos deixem mais felizes. Quem realmente encara a musculação com seriedade, antes de qualquer coisa é feliz dentro da academia!

Você teve um dia infernal, com seu chefe “enchendo seu saco” o dia inteiro, cheio de problemas e está completamente destruído. Não vê a hora em que seu expediente termine e você possa ir para sua casa. A tão esperada hora chega e você sai, torcendo para nunca mais ter um dia como este. Chega em casa, só pensando em se jogar no sofá e ficar ali pelo restante do dia. Chegando em casa, você se lembra que é o dia do treino que você menos gosta de fazer e instantaneamente, seu cérebro começa uma sabotagem para que você não vá treinar. Neste momento, você tem uma decisão para ser tomada, que apesar de parecer simplória é muito importante: ir ou não treinar? Se você optar pela primeira opção, pode ter certeza que está fazendo o correto!

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Cena do filme Rocky II, com Silvestre Stallone, gravada na Filadélfia (Foto: Reprodução)

Quem treina de verdade, precisa sentir-se feliz fazendo isso! Ninguém é competente e alcança o sucesso em alguma coisa por pura obrigação. Somente quem se sente feliz e realizado treinando é que vai ter disposição depois de um “dia daqueles”, para ser esquecido, ainda ir “sofrer” na academia ou no parque. Para te ajudar a encontrar a felicidade na academia, veja algumas situações que podem te ajudar no dia a dia.

4 dicas para ter sucesso em seus objetivos

1° Estabeleça uma meta de assiduidade:
Já tive várias experiências positivas com meus alunos, traçando metas de assiduidade. Por exemplo, se a pessoa se dispôs a treinar 4 vezes por semana, durante 3 meses, eu cobrava uma multa em quantia simbólica de cada falta que a pessoa tinha. Você pode fazer isso com qualquer pessoa próxima á você. Pode ser o seu instrutor, seu parceiro, sua namorada ou namorado ou qualquer outra pessoa próxima. Desta maneira, você se “obrigará” a ser assíduo (a) e com o tempo, isso se tornará um hábito que te deixará muito mais feliz!

2° Seja mais forte do que sua melhor desculpa:
Se você parar de dar atenção para suas desculpas, com certeza, será muito mais feliz indo treinar! Nosso cérebro tem como característica herdada da época das cavernas, de proteger nosso corpo de qualquer esforço que não fosse visto como necessário. Por isso, até que o cérebro entenda que o seu treino é um esforço necessário, ele vai tentar de todas as maneiras sabotá-lo. Somente com a prática, você conseguirá vencê-lo e torná-lo seu aliado!

3° Programe-se mentalmente:
Mesmo que esteja com preguiça, pense na sensação gostosa que o final de um treino feito com qualidade proporciona. Vá se programando durante o dia, para que você vá treinar na academia com gosto, com vontade e principalmente, com felicidade! Nós somos seres que respondemos a estímulos e portanto, se eles forem positivos, teremos respostas positivas! Durante o dia, enumere as coisas que te deixam feliz ao ir treinar, repita-as várias vezes e mostre para si mesmo, o quanto a academia pode ser um lugar de felicidade para você!

4° Comemore os objetivos alcançados:
Trace objetivos de curto e longo prazo. Quando alcançar algum deles, comemore muito, pois somente você sabe o quanto precisou se dedicar para alcançá-lo. Comemore, mostre para as pessoas próximas a você e veja o quanto é bom atingir um objetivo! Assim, com toda a certeza a academia vai se tornar um templo para você!

São medidas simples, de aspectos atitudinais, mas que no contexto geral vão te ajudar muito a alcançar os seus objetivos e principalmente, vão te fazer sentir prazer em ir para a academia treinar! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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  1. “Seja mais forte do que sua melhor desculpa” só isso já basta! Treino, academia, é uma “guerra” contra si mesmo, e além da força de vontade, a motivação é um fator muito importante. Eu particularmente, não tenho uma meta a curto ou longe prazo, mas sempre penso que “hoje devo estar melhor que ontem”, ou seja, preciso ir pra academia hoje novamente, e isso me motiva muito.

  2. * longo prazo

  3. Uma coisa eu sei: a academia mudou minha vida!
    Acho que treinar não eh só ir lá e levantar peso, acaba virando um estilo de vida.

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