Na musculação existem diversos acessórios com o objetivo de auxiliar na execução dos exercícios, aumentar a segurança ou também melhorar o desempenho em alguns momentos.
Um destes acessórios que é muito utilizado nas academias, seja por atletas ou até por praticantes amadores, é o strap.
Mas será que este acessório auxilia realmente no treino? Neste artigo será abordado tudo sobre este acessório, para que serve, vantagens e desvantagens e quando é realmente necessário utilizá-lo.
O que são os straps?
Os straps são acessórios utilizados entre os punhos e a barra ou halter com o objetivo de “juntar” estes pesos a mão, melhorando assim a pegada no momento de executar certos exercícios.
O objetivo de utilizar este acessório é auxiliar na execução de exercícios como o levantamento terra, já que os músculos da mão e antebraço fadigam mais rápido e impedem a execução dos exercícios, pois há perda de força na “pegada”.
Principais vantagens
A dúvida sobre a real eficiência dos straps na academia gera diversas dúvidas em muitas pessoas, por isso foram feitos estudos para comprová-la. Dessa forma serão mostrados abaixo dois estudos a respeito deste acessório.
A utilização dos straps, segundo Jukic et. al.(2021) tem como principais vantagens:
- Maior segurança na pegada com cargas mais pesadas
Com uma menor fadiga dos músculos da pegada é possível manipular cargas mais pesadas de forma mais segura.
- Maior recuperação na pegada durante a execução
Com menor ativação dos músculos do antebraço e mãos é possível se recuperar com maior facilidade entre as séries.
- Melhor manutenção da força na pegada durante o exercício
Durante a pesquisa foram realizadas 4 séries de 4 repetições de levantamento terra com uma carga de 80% com straps e sem a utilização de straps para testar a diferença de desempenho entre ambos.
Sendo assim, os straps são eficientes para serem utilizados em exercícios que se precisa força na pegada, como levantamento terra, remadas, puxadas e suas variações.
Dessa forma, sua utilização apresenta maiores vantagens quando o treino será efetuado com uma carga mais alta, pois os músculos das mãos ou antebraço geralmente cedem primeiro que o músculo alvo e acabam atrapalhando a execução dos exercícios.
Seguindo este raciocínio, em uma pesquisa anterior de Coswig et.al.(2015), foram estudados os efeitos dos straps na melhoria de desempenho durante a execução do levantamento terra.
Como resultado, constatou-se que o uso dos straps tem influência direta no desempenho em exercícios que precisem de força na hora da pegada, pois a fadiga gerada nos músculos do antebraço pode interferir na performance destes exercícios.
Sendo assim, os straps evitam que os músculos do antebraço e mãos falhem logo e dessa forma prejudiquem a execução dos exercícios, nos quais a força ne pegada seja necessária.
Principais desvantagens
Apesar das vantagens de usar os straps na musculação, muitos praticantes utilizam de forma inadequada estes acessórios, o que pode atrapalhar o desempenho no treino.
Existem momentos adequados para utilizar este acessório, como foi dito acima, em períodos nos quais se trabalhe com cargas mais altas.
Pois, não é recomendado treinar sempre utilizando os straps, pois pode ser contraindicado.
A utilização dos straps a todo momento não é indicado pois:
- Diminui o trabalho nos músculos da pegada
Os músculos da mão e do antebraço trabalham menos ao utilizar os straps.
Com isso a utilização indiscriminada pode levar a perda de força nestes músculos o que pode levar a desequilíbrios que podem comprometer a performance, simetria e até os resultados dos praticantes.
- Diminuição de desempenho em alguns esportes
Lutadores de jiu jitsu, judô e outros esportes que seja necessária a força na pegada precisam treinar bem esses músculos para melhorar o desempenho nos seus respectivos esportes.
Neste caso, pode ser interessante efetuar os exercícios sem a utilização dos straps.
Os straps também não são indicados para indivíduos iniciantes, pois geralmente os praticantes com menor nível de condicionamento não treinam em uma intensidade muito alta.
Também estes praticantes de musculação nas fases iniciais do treino têm por objetivo o ganho de força e resistência global que será importante no seu desenvolvimento nas fases futuras do treino.
Concluindo
Os straps podem ser muito úteis e trazer benefícios quando bem utilizados e nos momentos certos da periodização do treinamento.
O mais indicado é que seja utilizado em momentos onde sejam utilizadas cargas mais pesadas no treino e nos exercícios, nos quais realmente haja vantagem de utilizar este acessório.
Pois, em exercícios com cargas moderadas, não há tantos benefícios em utilizar os straps.
Também é preciso lembrar que os indivíduos mais avançados podem ter mais benefícios ao utilizar os straps, pois são estes que treinam em uma intensidade maior.
A utilização indiscriminada do acessório pode atrapalhar no desempenho do treino, por isso a importância de procurar orientação com um profissional da área para ter um programa de treino mais eficiente e seguro.
Bons treinos!