Pesquisar

Pontos de descanso no treino de pernas (tenha cuidado)

Veja como deve ser o ponto de descanso mais recomendado em 4 principais exercícios de pernas: agachamento, cadeira extensora, mesa extensora,e leg press.

Pontos de descanso nos exercicios para pernas


PUBLICIDADE

O treinamento de força precisa de diversos componentes para ser eficiente. Entre eles está a elevada intensidade em seus exercícios.

Neste sentido, nos exercícios de musculação, em qualquer um deles, devemos evitar o que chamamos de pontos de descanso.

Estes pontos, são caracterizados por momentos da execução, onde através de uma série de componentes, o músculo deixa temporariamente de ser solicitado.

Quando somados em um treino total, os pontos de descanso podem ser responsáveis por grandes perdas de intensidade, o que compromete os resultados.

Por isso é fundamental que você conheça os principais pontos e evite-os ao máximo em seu treinamento.

No caso do treinamento de pernas, existe uma infinidade de exercícios que são utilizados, para os mais variados músculos.

Para deixar a abordagem mais clara e o entendimento facilitado, vamos focar nos 4 principais exercícios:

  • Agachamento,
  • cadeira extensora,
  • mesa extensora,
  • e leg press.

É muito importante você saber que estes pontos de descanso devem ser evitados, para que não se perca em intensidade no treino e o músculo seja solicitado da maneira mais eficaz possível durante o treino.

Veja os pontos de descanso dos principais exercícios:

Agachamento:

agachamento ponto descanso

O exercício mais utilizado quando falamos de treino de força para pernas, o agachamento tem um ponto de descanso em especial, que deve ser evitado.

Quando se inicia o movimento de um agachamento, seja ele em afundo ou em 90° você está com as pernas totalmente estendidas.

Ao iniciar o movimento, você volta até esta posição, que é o ponto de descanso do agachamento.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

 Sabemos que esta é a amplitude final do movimento e que deve-se subir até o fim para que o exercício seja efetivo.

Porém, este ponto se torna de descanso quando se para neste local. Assim, o ideal é subir até o ponto máximo e retornar a fase excêntrica (descida).

Caso você pare, mesmo que seja por 4 ou 5 segundos na posição inicial, vai estar perdendo em intensidade.

Extensão de pernas:

extensão de pernas

O exercício de cadeira extensora é um movimento tradicional para os quadríceps, é geralmente feito na máquina e apresenta um ponto de descanso principal e um secundário.

Na posição inicial, com os pesos tocando a máquina e os pés apenas posicionados na máquina, você tem a posição inicial do exercício.

 Ao efetuar o movimento, se você parar na extensão máxima e ali permanecer, estará em uma contração estática, que em pessoas bem treinadas pode ser considerado um ponto de descanso, mesmo que o músculo esteja contraído.

Porém o principal ponto de descanso é a parte final do movimento, principalmente se os pesos tocarem a máquina novamente, diminuindo consideravelmente o peso.

Por isso, deixe a fase excêntrica chegar até o ponto onde os pesos ficam a alguns centímetros da máquina, mas não a tocam.

Leia também:

Cadeira extensora, como potencializar os resultados? (4 dicas importantes)

Flexão de pernas:

Flexão de pernas

 

O Exercício mesa flexora muito utilizado para os músculos posteriores (isquiotibiais) apresenta dois pontos de descanso bem definidos, principalmente se for feito deitado. Os exercícios em pé, pela ação da gravidade, tem apenas um ponto de descanso.

 No movimento inicial, com os pés encaixados e as pernas estendidas, você está num ponto de descanso, tanto na máquina em pé, quanto na deitada.

No caso desta última, o ponto final da contração concêntrica, quando os joelhos estão dobrados, também estamos num ponto de descanso, onde o movimento não pode ficar parado, para que não haja perda de intensidade.

Leia também:

Mesa Flexora, como usar corretamente (5 dicas importantes)

Leg Press

estender joelhos leg press

No caso do exercício leg press, o ponto de descanso é quando estendemos o joelho.

Alias, uma das recomendações é evitar ao máximo estender os joelhos completamente durante a execução do exercício, não só porque diminui a intensidade e não queremos isso quando se busca hipertrofia, como também, dependendo da carga, sobrecarrega as articulações do joelho, correndo o risco se sofrer lesões.

Recomendamos que você leia nosso artigo principal sobre o exercício leg press, clicando no link abaixo. Nele abordamos outros erros comuns que você pode evitar, execuções corretas nas variações do exercício e ainda estratégias para ter melhores resultados.

Leia também:

Leg Press – Como fazer corretamente e ter melhores resultados!

Conclusão:

Perceba que a posição inicial de cada exercício geralmente é um ponto de descanso e que em alguns casos existem outro ponto no final do movimento.

Algumas pessoas acham que isso é um detalhe irrelevante, mas se você compensar seus movimentos em todas as séries nos pontos de descanso, ao final da sessão você terá deixado de obter muito no que se refere a intensidade.

Por isso, evite ao máximo usar estes pontos de descanso na execução dos exercícios. Bons treinos!

Pontos de descanso no treino de pernas (tenha cuidado)
5 (100%) 4 votes

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

3
Deixe um comentário

avatar
3 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
3 Autores de comentários
REGINA DOMINATOMaah VascocnelosEwerton Dario dos Santos Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
REGINA DOMINATO
Visitante
REGINA DOMINATO

Boa tarde! gostaria sesaber se é correto fazer agachamento segundas , quartas e sextas ou se devo ter um intervalo maior?

Maah Vascocnelos
Visitante
Maah Vascocnelos

Muito bom saber disso. Vou me concentrar ainda mais agora. Grata pela matéria. 😉

Ewerton Dario dos Santos
Visitante
Ewerton Dario dos Santos

esse artigo é muito importante e pouco comum, porque muitos sites não falam sobre isso.