Pesquisar

Transverso abdominal, você fortalece ele?

Muitas pessoas nem sabem da existência do transverso abdominal e também não fazem ideia da importância que este músculo tem. Saiba mais nesse artigo e o exercício mais indicado.


PUBLICIDADE

Sabe aquela cintura fina, que muitas mulheres e homens tem e que salienta o formato de V da parte superior de seus corpos?

Ela provavelmente é decorrente de uma boa dieta e do fortalecimento adequado de um músculo que nem tem movimentos específicos na musculação com pesos.

Estou falando do transverso abdominal, um músculo que muitas vezes é deixado de lado e com isso, compromete a qualidade do treinamento.

Mas antes de falarmos mais especificamente de como trabalhar com o transverso abdominal, precisamos entender como ele atua e sua posição anatômica.

Índice – Principais informações sobre o Transverso abdominal abordadas nesse artigo:

transverso abdominal treino

Transverso abdominal, anatomia e funções

O músculo transverso abdominal não pode ser treinado com pesos, pois ele tem uma função bastante específica.

Para entender a função do transverso abdominal, imagine uma cinta que passa por sua linha de cintura.

O transverso abdominal fica nesta região e sua função é comprimir as vísceras contra a coluna lombar. Resumidamente, o transverso abdominal é o músculo que “puxa” seu abdômen para “dentro”.

Ou seja, para ser ativado, o transverso do abdômen precisa de movimentos isométricos.

Portanto, além dos treinos específicos para este músculo, a conscientização corporal de contraí-lo durante movimentos que não são específicos para a musculatura abdominal.

Por exemplo, durante o agachamento, se você contrair o abdômen, de uma maneira indireta, estará solicitando um pouco de atividade do transverso abdominal. Mas é lógico que esta ação secundária não é suficiente para ter um reto abdominal forte e bem estabilizado.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Para isso, iremos precisar de exercícios específicos, que podem ser feitos em qualquer local (até mesmo durante outras atividades, como dirigir ou trabalhar).

Portanto, não existem desculpas para não trabalhar com esta musculatura, tão importante para a manutenção da funcionalidade e para fins estéticos.

Veja agora algumas sugestões de como trabalhar especificamente o transverso abdominal!

Exercícios para o transverso abdominal

O exercício mais conhecido para ativar de maneira eficiente o reto abdominal é velho conhecido de quem gosta de fisiculturismo.

O Stomach Vacuum é uma técnica que foi bastante usada pelos fisiculturistas da old school, mas que está voltando com bastante força.

Neste artigo (Stomach Vacuum, a técnica dos grandes mestres), já ensinamos como usar esta técnica da maneira adequada.

Basicamente, todos os exercícios que são feitos para o transverso abdominal seguem esta linha do stomach vacuum, já que a ação muscular é simples e única.

Um dos melhores exercícios para transverso abdominal

Veja o atleta Endryls Curato dando dicas valiosas para fazer corretamente e ter melhores resultados:

 Perceba que nestas duas variações, temos diferenças de posicionamento, o que pode interferir na dificuldade do treinamento, de acordo com a ação gravitacional sobre as vísceras.

No stomach vacuum, estamos com o abdômen apontado para baixo, o que impõe uma maior sobrecarga para que você possa “puxar” as vísceras.

Já na variação do abdominal hipopressivo, temos um controle mais fácil.

Mas isso não quer dizer que você deva usar apenas um e largar o outro, pois dependendo do contexto em que são aplicados, ambos são altamente eficazes.

Lembre-se sempre, que quanto mais você fortalecer o transverso abdominal, mais facilidade você terá para conseguir uma boa linha de cintura (desde que sua dieta também venha de encontro a este objetivo!).

Leia também: 10 tipos de abdominais para (ajudar a) perder a barriga

Ou seja, não existem desculpas para não treinar este músculo, pois como já mencionei, ele pode ser estimulado em qualquer local e falta de tempo não pode ser usado como motivo!

Devo treinar o transverso abdominal todos os dias?

Apesar de não ser um músculo que possa ser movimentado com estímulos externos, o transverso abdominal é formado pela mesma estrutura dos outros músculos. Portanto, precisa de descanso para que possa aumentar sua secção transversa.

O ideal é executar estes movimentos de uma a duas vezes por semana, mas sempre dentro das individualidades de cada pessoa! Bons treinos!

Transverso abdominal, você fortalece ele?
5 (100%) 2 votes

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

4
Deixe um comentário

avatar
3 Tópicos de comentários
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
4 Autores de comentários
CamilaIvaniseSandro LenziMurilo Lima Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Camila
Visitante
Camila

Oi Sandro, obrigada por este artigo maravilhoso. Posso fazer uma pergunta? Na academia a professora passou apenas o infra no banco para eu fazer 3x na semana. O que eu acho de bom tamanho para mim que tenho pouco tempo. São os dias em que posso ir a academia. (E agora vou contrair o abdomen nestes dias no agachamento! 😉 Nos outros dois dias eu costumo fazer uns 30/40 min de esteira em casa para emagrecer mais rápido. Eu posso nestes dois dias alternar com estes exercícios para o transverso???? Muito obrigada por tão boas informações!!! Eu antes me enchia… Leia mais »

Ivanise
Visitante
Ivanise

Bom dis. Fui diagnosticada através de uma tomografia com um inicio de hérnia umbilical. O medico indicou abdominais. Esse fortalecimento sugerido por vocês pode ser realizado no meu caso?

Murilo Lima
Visitante
Murilo Lima

Olá Sando, fiquei confuso. No artigo Stomach Vacuum, a técnica dos grandes mestres, você diz que: “Esta técnica pode tranquilamente ser usada todos os dias, já que a isometria não provoca hipertrofia e assim você garante um bom fortalecimento do transverso do abdômen.” Já nesse você diz que: “Apesar de não ser um músculo que possa ser movimentado com estímulos externos, o transverso abdominal é formado pela mesma estrutura dos outros músculos. Portanto, precisa de descanso para que possa aumentar sua secção transversa. O ideal é executar estes movimentos de uma a duas vezes por semana, mas sempre dentro das… Leia mais »