Treino de Abdômen

Abdominal Remador: para que serve, benefícios e como fazer

Aprenda a realizar a execução correta do abdominal remador e saiba quais são os músculos solicitadosnesse exercício. Dicas para potencializar seus resultados!

Whey Protein Growth Supplements

O abdômen é um dos músculos que muitas vezes é esquecido ou negligenciado nos treinos em detrimento de outros grupos musculares.

Porém, a importância deste grupo muscular vai muito além de somente deixar o abdominal definido ou o tão procurado “tanquinho”.

Treinar exercícios abdominais é muito importante para evitar dores e lesões na região da coluna, assim como melhorar o desempenho no próprio treino de musculação ou em outros esportes.

Sendo assim, este artigo vai descrever melhor um exercício chamado abdominal remador, sua execução e detalhes para ter melhores resultados com a sua prática.

Músculos trabalhados no abdominal remador

abdominal remador

O principal movimento realizado ao efetuar o abdominal remador é a flexão de tronco.

Sendo assim, o principal músculo trabalhado é o reto abdominal, com participação dos oblíquos e também do transverso do abdômen.

Como fazer o abdominal remador

O abdominal remador é muito utilizado em avaliações físicas, principalmente das forças de segurança e sua execução correta é fundamental para aproveitar os benefícios deste exercício.

Sendo assim, será mostrado um passo a passo de como executar o abdominal remador:

1. Deitar no solo sobre um colchonete com as costas apoiadas neste e com a barriga virada para cima (decúbito dorsal).

Multivitaminico Growth Supplements

2. Posicionar os braços estendidos acima da cabeça e as pernas também estendidas no solo.

3. Levantar o tronco do solo ao mesmo tempo que se flexionam os joelhos em direção ao tronco.

4. Depois fazer um movimento de forma que os braços segurem as pernas.

5. Retornar de forma controlada a posição inicial.

Cuidados e contraindicações

Apesar da praticidade de efetuar o abdominal remador é preciso sempre estar atento a sua execução e detalhes que possam vir a provocar desconforto e lesões.

Dessa forma, alguns cuidados que devem ser levados em consideração ao efetuar este exercício são:

Manter a coluna alinhada

Este aqui é um dos principais problemas que podem levar a dores e desconforto na região da coluna.

Durante todo o movimento é preciso manter a cabeça e o restante da coluna alinhados e dessa forma evitar sobrecarga nesta região.

Priorizar a técnica

Antes de efetuar o movimento com maior velocidade ou até se pensar em adicionar carga para intensifica-lo é preciso aperfeiçoar a execução do exercício.

A progressão é fundamental para se ter resultados, mas é preciso planejamento para evitar qualquer sobrecarga excessiva.

O abdominal remador precisa ser avaliado de forma a ser inserido da melhor maneira no treino de cada pessoa.

Indivíduos com dores principalmente na região lombar podem sentir dores e desconforto. Caso isso aconteça, talvez seja preciso substituir o exercício a depender de sua condição.

Dicas para potencializar

Para poder ter melhores resultados é preciso aproveitar ao máximo os benefícios de cada exercício. E para tal, é preciso estar atento a alguns detalhes na sua execução, como por exemplo:

Manter a contração do abdômen durante a série

Para poder dar mais ênfase ao músculo é preciso manter a tensão muscular durante cada repetição e assim gerar um estímulo maior ao grupo muscular.

Intensificar e progredir de forma controlada

Com o objetivo de ter melhores resultados e aumentar a intensidade é preciso treinar de forma mais intensa, porém é preciso que seja de forma progressiva.

Uma boa maneira de ajustar a intensidade é ir aumentando a cadência do exercício e depois ir adicionando carga de forma a aumentar o estímulo do músculo abdominal.

Para poder gerar um estímulo ainda maior e poder intensificar o treino, também é possível adicionar técnicas e métodos para gerar melhores resultados, como por exemplo:

Drop set

Esta técnica é caracterizada por movimentos feitos até a falha e depois a carga é diminuída para, logo após, efetuar mais repetições até a falha novamente.

Whey Protein Isolado Growth Supplements

Um exemplo de drop set é efetuar o exercício utilizando uma anilha e, após efetuar as repetições até a falha, são realizadas mais repetições, porém sem a utilização de carga.

Pico de contração

Para gerar um estímulo mais intenso também é possível utilizar a isometria no pico da contração muscular em cada repetição.

Um exemplo simples de como adicionar o pico de contração ao seu treino de abdômen, é ao chegar no momento de maior contração abdominal, essa contração é mantida por uns 3 segundos em cada repetição, aumentando assim o tempo sob tensão no músculo.

Concluindo

Os exercícios abdominais são muito importantes para a funcionalidade do corpo e vai muito além da estética, por isso é preciso treiná-los com intensidade também.

O abdominal remador é um exercício que vai exigir um pouco mais de coordenação de quem vai realizá-lo, sendo preciso, no caso de alguns iniciantes, começar com exercícios com menor exigência.

Este exercício pode ser utilizado no início do treino de abdominal e pode ser ajustado de diferentes formas a depender da necessidade de cada pessoa.

Por isso, antes de iniciar qualquer treino é preciso consultar um profissional de Educação Física e assim se exercitar de maneira mais eficiente e segura.

Bons treinos!

Clique para conhecer

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo