Página Inicial » Whey Protein » Whey Protein – O que é, para que serve e como tomar

Whey Protein – O que é, para que serve e como tomar

Quer saber para que serve a Whey Protein? Se ela faz mal ou engorda? Como tomar corretamente e o melhor tipo para seu objetivo? Então você precisa ler esse artigo antes de comprar a Whey Protein!

whey protein para que serve como tomar preço comprar

O que é e para que serve a Whey Protein:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

As principais vantagens de usar a Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

  • Maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;
  • Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda.

Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

→ Whey Protein Concentrado:

Recomendado para quem quer ganhar massa muscular sem gastar muito dinheiro, já que é a opção mais em conta financeiramente falando. 

Isso se deve ao custo para elaboração desse Whey ser reduzido, pois essa versão passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração.
Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras.

Ainda sim esse tipo de Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs e glutaminas, além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

→ Whey Protein Isolado:

Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica.

Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

→ Whey Protein Hidrolisado:

Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

Grande parte das marcas de Whey Protein de qualidade, e citamos como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Benefícios da Whey Protein:

1 – Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular);

2 – A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining;

3- Quando a ingestão de whey protein é orientada por um profissional e aliada a uma dieta para tal objetivo, a whey protein ajuda na perda de peso e emagrecimento;

4- E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, algo de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação.

Logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas e seus aminoácidos. Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso;

5- Um estudo publicado em 2014, mostrou os efeitos benéficos da suplementação com a proteína do soro do leite (WP), na promoção de saúde e melhora do desempenho na realização de exercícios aeróbicos;

6- Auxilia na redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL), enquanto aumento o chamado “bom” colesterol (HDL).

Como tomar a Whey Protein:

como tomar whey protein
Aprenda agora como tomar Whey Protein corretamente e ter melhores resultados!

Depois do treino, outro horário muito indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, o mais indicado é tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatinaBCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos, informamos a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino. 

→ Nota importante:

Não é obrigatório tomar whey com os carboidratos citados acima (maltodextrina ou dextrose). Se você já tem uma alimentação balanceada, esses complementos não são necessários e seu excesso pode acabar prejudicando.

Não é necessário tomar o suplemento de whey protein imediatamente após o treino. Existem estudos (2003) que mostram que a tal “janela de oportunidades” pode durar até 24 horas após finalizar o treino. 

Posso tomar whey protein com outro suplemento ou termogênico?

O Whey protein pode ser tomado junto com termogênicos ou outros suplementos sim, desde que orientados por um profissional após avaliar suas reais necessidades.

Lembrando que esse artigo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional.

Antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou termogênico, um nutricionista deve ser consultado.

Whey Protein engorda ou emagrece?

E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas.

Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar, por isso criamos o artigo: Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? para tirar todas as dúvidas sobre essa questão, leiam pois é muito importa saber isso.

Preços, onde comprar e as melhores e mais confiáveis marcas de Whey Protein:

Antes de comprar sua Whey Protein, é importante que você leia os artigos que publicamos recentemente com as melhores marcas de Whey Protein nacionais e importadas, tanto na categoria de concentradas, como as Whey Protein Isoladas, e ainda indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet.

Vale destacar que os produtos citados nos artigos, não tiveram suas vendas proibidas e nem foram reprovados em testes e laudos realizados pelos órgãos competentes, testes no qual tiveram grande repercussão na mídia nos últimos tempos e noticiamos também aqui no Treino Mestre.

Você pode conferir os artigos com as melhores marcas e com todas as dicas abaixo:

⇒ Para quem vai comprar a Whey Protein Isolada: Melhor Whey Protein: Conheça as melhores marcas Importadas e Nacionais.

⇒ Para quem pretende comprar a Whey Protein concentrada: Whey Protein – As melhores marcas do mercado

Efeito colaterais

O principal efeito colateral que pode ser causado pelo whey protein está relacionado a presença de lactose, já que pessoas com intolerância ao açúcar do leite apresentam alguns problemas como gases, diarreia, cólicas e má digestão.

Nesse caso a pessoa deve seguir orientação de um profissional que pode recomendar o uso do whey protein isolado, já que grande parte dessa versão do produto, não possui lactose em sua composição.

Prejudica os rins?

Até o momento não existem estudos conclusivos que indiquem que esse suplemento prejudica os ruins. Apenas indivíduos que já apresentavam algum tipo de deficiência renal, tiveram complicações após o consumo. Claro que o consumo em excesso e sem orientação pode vir a causar problemas em pessoas sadias. Por isso que frisamos mais uma vez a importância da orientação de um profissional.

Relatos e outras dúvidas

Logo abaixo você irá encontrar mais de 450 comentários onde muitas perguntas foram respondidas. Caso ainda reste dúvidas, faça sua pergunta. Leia também os relatos de quem já tomou e deixe o seu depoimento. Será muito útil para os próximos leitores. 

Abraços e Bons Treinos a todos.

Referências:
Wilborn CD, Taylor LW, Outlaw J, et al. The Effects of Pre- and Post-Exercise Whey vs. Casein Protein Consumption on Body Composition and Performance Measures in Collegiate Female Athletes. Journal of Sports Science & Medicine. 2013;12(1):74-79. – Ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3761774/
CHEN W-C, HUANG W-C, CHIU C-C, CHANG Y-K, HUANG C-C. Whey Protein Improves Exercise Performance and Biochemical Profiles in Trained Mice. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2014;46(8):1517-1524. doi:10.1249/MSS.0000000000000272. – Ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4186725/
Tipton KD1, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise. 2004 Dec;36(12):2073-81 – Ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142
Eur J Clin Nutr. 2016 Aug;70(8):879-85. doi: 10.1038/ejcn.2016.39.
Epub 2016 Mar 30. Effect of whey protein on blood lipid profiles: a meta-analysis of randomized controlled trials. Zhang JW 1 , Tong X 1 , Wan Z 1 , Wang Y 2 , Qin LQ 1, 3 , Szeto IM 2 .- Ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27026427

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.
  1. reginaldo francisco dos santos

    me avise sobre todos os beneficios sou iniciante nunca malhei mais agora quero comecar pra poder quanhar massa no corpo todo tenho bracos finos e pernas merço 1.73 de altura peso 65 trabalho de vigilante em banco queria que a minha farda apertasse mais sempre tive esse sonho de quanhar musculos na minha adolescencia mais nao tinha dinheiro agora eu trabalho sou casado tenho um filho tenho 33 anos de idade sera se eu consigo

  2. Ola.. Ja sou bem magra porem estou com o percentual de gordura alto, para me ajudar a ganhar massa magra, qual eu devo tomar?

  3. Tem idade limite?
    Mesmo praticando exércitos de esforço?

  4. Olá eu sou magrinha e gostaria de ter um corpo mais definido,coxão e bun**…posso tomar whey protein?

  5. “Existe contraindicação para pessoas que têm um histórico de cálculos renais?”

    Sim, o excesso de Proteínas leva a um aumento do catabolismo destas, levando ao aumento de ácido úrico, uréia e creatinina, tendo que ser eliminado através da urina. Alguns cálculos são formados ou apresentam em sua composição o ácido úrico.

    Também aumenta a excreção de cálcio no organismo, tendo assim que haver uma maior ingesta de água para que os rins consigam eliminar, caso não ocorra pode haver retenção destes elementos em torno de um núcleo a nível dos cálices renais, porém pode se formar em outras regiões do sistema urogenital.

    Portanto, não vá na conversa de vendedor pois este não tem graduação e nem pós graduação na área específica, apenas tem interesse nas vendas e lucro. Procure um profissional capacitado e com experiência, geralmente um Nutricionista ou Médico da área Esportiva.

    Carlos Eduardo. Nutrição Clínica e Esportiva.

  6. perdi 6 k fazendo dieta..e agora se eu tomar o whey protein e correndo todo dia 30 minutos vou perder peso.??!!!

    porque o único exercício que me sobra tempo para fazer é correr 30 minutos a noite. E foi assim que perdi 6 k em três meses fazendo dieta..
    Não gosto de musculação. Só gosto de corrida. Gosto de pilates. No passado ja fiz, porém agora não estou tendo tempo.

    bjus

  7. existe betacaroteno no whey

  8. Faço 3 dias de musculação e 3 dias de zumba intercalado. Gostaria de saber se devo tomar o whey protein só nos dias do treino de musculação ou também posso tomar nos dias de zumba?

  9. francisca de fatima carvalho

    Eu, estou muito magra, não consigo engordar, sinto fraca quando faço musculação, qual tipo de proteina é melhor ? eu tenho um pouco de colesterol alto.

    grata, Francisca

  10. francisca de fatima carvalho

    Me indicaram a proteína Whey concentrada, falaram que é excelente,

  11. Gostaria de saber se tomo Whey todos os dias ou somente nos dias de treino. Treino 4x na semana, musculação e aeróbico.

    Obrigada

  12. Quanto tempo dura essa “janela de oportunidades” após o treino?

  13. Bom dia. Você podeia falar sobre o Whey New Millen. Eu tomo, pois é mais em conta e na tabela nutricional afirma que supre as necessidades de BCAA, Proteinas e Glutaminas no pós treino. Sua experiencia em suplementos pode me ajudar nessa questão.

  14. Ola, estou com uma duvida, espero que possam me ajudar.

    Estou a 8 meses fazendo uma dieta restritiva, com alimento principal a proteina, e bem pouco carboidratos, zero açucar zero refrigerante zero bebida alcoólica, exercícios 5 vezes por semana, 40 minutos de aeróbica mais o treino de musculação. Chego na academia por volta das 20hs e minha nutri pediu para tomar o isofort isolada as 17hs e depois do treino bcaa mais car up, depois do artico fiquei na duvida quanto ao melhor horário para tomar o isofort, continuo tomando as 17 ou durante ou depois do treino?
    Objetivo perder gordura ganhar massa

  15. fiz bariátrica e preciso ganhar massa muscular. me ajudem por favor. não como carne.grata.

  16. Boa Tarde, eu treino musculação na parte da manhã, Logo quando termino o treino tomo Whey e 15 minutos depois como 3 ovos cozidos. Será que há algum malefício em fazer isso?: Ou seja tomar Whey e logo depois ovos cozidos sendo que ambos são fontes de proteínas consideráveis.

    • Malefício nenhum…Desde que esteja tudo calculado e sem estar exagerando no consumo de proteínas. Vale lembrar que não se deve focar apenas nas proteínas na alimentação, assim como os outros macronutrientes (carboidratos e lipídios) e os micronutrientes (vitaminais e minerais), todos desempenham papel importante em uma dieta, essa no qual deve ser desenvolvida por um nutricionista, respeitando as necessidades da pessoa.

  17. Gostaria de saber se o whey faz “nascer”acnes como efeito colateral??

  18. Acabei de comprar outro whey, já estou a uns 40 dias tomando whey em todos os dias em que treino. E um amigo me falou que só se pode tomar Whey por no máximo 3 meses consecutivos e depois disso tem que ficar mais 3 meses sem ingerir o whey, pois se não respeitar esse prazo provavelmente teria problemas com pedras nos rins.
    Essa informação é verdadeira?

    • Olá Thiago, hahaha, isso não é Verdade, isso é Mito! pode desfrutar do seu Whey tranquilamente, só para você entender e se quiser explicar ao seu amigo, o (WHEY PROTEIN) assim como outros grandes e conhecidos suplementos, são 100% naturais, encontrado na alimentação, só que o unico problema é que na comida não conseguimos alcançar as gramas altas como conseguiriamos facilmente em um unico scoop de whey ou Ex da creatina, que para alcançar 1 colher dela teriamos que comer equivalente a 2 kg de carne Crua que não deve ser muito legal né? então os suplementos vieram para nos ajudar a alcançar essa falta que os alimentos não conseguiram ser suficientes para chegar nos nossos objetivos. só cuide sempre no seu whey para que os carboidratos não sejam Maiores que as proteínas encontradas no Produto, um abraço espero ter lhe ajudado. 🙂

  19. Bom dia! Comprei o whey na esperança de tomar para ajudar no treino (faço musculação de 4 a 5 vezes por semana) meu objetivo é emagrecer, como vc recomenda que eu use ele? Comprei BCAA tb e gostaria de saber se uso antes ou depois do treino.

    • Oi Mariele, o Recomendado é que você use o whey Protein Isolado, já que o objetivo não é ganho, por conter mais proteína e uma porcentagem bem menos de carboidrato, ele acaba sendo um pouco mais caro. e Recomenda-se que você tome uma dose de whey com Bcaa como pré treino ou se for comprimido não tem problema.

  20. Boa tarde! meu objetivo é ganhar massa, tenho o waxy maize, whey protein, e creatina, dá pra fazer um shake incluindo tudo e tomar após os treinos?

    • Olá Kelly, uma boa combinação para quem tem o objetivo de Ganhar Massa, além da dieta claro ser um pouco mais calórica aumentando o carboidrato e Proteína, voce pode incluir na sua dose de whey 1 scoop de Glutamina e 1 scoop de creatina, e cuidar para comer certinho a cada 3 horas Abraço (Pablo Avila)

  21. Olá, quais os efeito do whey no organismo?

    • Oi Juliana, na verdade o whey tem a função semelhante a da alimentação que ingerimos, a diferença é que ele é mais concentrado e tem gramas a mais dela, ele nos ajuda a crescer um pouco mais rapido por conter bastante proteina, um Ex: a maioria dos suplementos incluindo o whey protein, nós conseguimos encontrar na alimentação, (ovo, carne seja ela frango´gado, porco) só que eles não tem a quantidade suficiente para quem treina, não que seja impossivel de conseguir um resultado significativo sem o uso de suplementos só com a alimentação voc~e também consegue porém o processo é mais lento/demorado, e como nós Gostariamos de ter um resultado mais rápido, tomamos os suplementos (por que ninguém merece tanto sofrimento na academia para um minimo de resultado né amiga, hahah) mas em fim Respondendo tua pergunta, o whey ele atua de forma saudável e natural no nosso organismo auxiliando a falta de proteína e Carboidrato no nosso corpo. Espero ter lhe ajudado, um abraço! 🙂

  22. Quem amamenta pode tomar whey? Qual risco pro bebê?

  23. Alessandra Mengel

    Faz mal tomar whey vencido?

  24. Oi eu gostaria de tomar o whey mais quero perder peso e ganhar massa muscular ao mesmo tempo como posso tomar ele antes ou depois do treino ? É qual que é mais indicado?

  25. De quanto em quanto tempo deve tomar e quando parar? Pode ser pra sempre?

  26. Boa tarde ! tenho 40 anos e estou querendo ganhar massa.Se passar consumir Whey e começar treinar consigo algum resultado?

  27. Peso 50 kg quero ganhar massa qual a medida certa á ser tomada Por dia?

    • A quantidade pode variar de 20g ate 60g…no pós treino costuma ser 30g…a maioria das embalagens de whey protein informam a quantidade. Mas tem que ser levado em consideração antes de td, a sua ingestão diaria de proteinas…contando suas refeiçoes. Fica mais fácil de controlar…em média se mutiplica 1.5 g de proteina pelo cada kg da pessoa…ñ é uma regra, mas parte dai…tem que usa 2 g por kg. Por exemplo, como vc pesa 50kg x 2g, vai dar 100g de proteinas por dia…como ê novato o ideal é multiplicar por 1.5 mesmo. N esqueça tb dos carbos e lipidios…abs e boa sorte

  28. Tenho 1 metro e 80 centímetros, estou com 96 quilos, 55 anos, amigos, preciso da ajuda de vocês, pois ando meio desanimado, estou com a barriga bem grande, existe algum medicamento, para diminuir a barriga? Tenho que diminuir a minha barriga para só depois tomar o Whey Protein, ou posso já começar a bebe-lo? Também sinto muito cansaço, o que beber para eliminar esse cansaço e ter mais energia? E outro ponto importante que eu gostaria de saber, como aumentar a minha Testosterona?
    Desde de já agradeço, e parabéns pelas ótimas informações. Muita paz em nossos corações. Claudio

    • Cláudio, você pode ingerir o whey aliado a sua dieta e exercícios. Ao contrário das lendas difundidas na internet, ele não engorda. Porém, é necessário que você tenha uma rotina de treino. Caso contrário é só mais um acúmulo de energia. O cansaço vai ser reduzido gradativamente. Parece uma contradição, mas é a verdade. Com relação a testosterona, conforme avançar em sua rotina de treinos, teu corpo vai ajustar os níveis hormonais (dentro das capacidades fisiológicas naturais). Existem meios de elevar de forma sintética, contudo, incluem riscos que só são recomendados em casos extremos, e com acompanhamento profissional.
      Nunca é tarde para começar.
      Sorte nos treinos. Abraço!

  29. Posso tomar whey durante o treino ou isso gera um pico de insulina antes da hora desejada?

    • Cara, se vc já faz uma alimentação adequada antes do treino, ñ tem necessidade tomar whey durante o treino. Tome apenas água que está excelente. Deixe a whey para os períodos mais necessários, depois do treino, períodos mto longo sem se alimentar…

  30. Depois de quanto tempo, após o treino, devo tomar o whey? Qual o tempo que essa “janela” fica aberta? Qual o tempo limite?

  31. Excelente artigo. Tirei tds as dúvidas que tinha. Irei comprar essa whey da growth e tomar depois da academia. Ja estou seguindo dieta que a nutri passou e malho 4 vzs na semana c acompanhamento do professor. Depois volto pra falar como estão os resultados! 🙂

  32. Olá, gostaria de saber se é indicado consumir o whey protein concentrado no pós treino aliado a uma fruta, como a banana…

  33. Tenho uma grande dúvida, sobre o consumo de Whey Protein.
    Se o Whey for preparado com leite consumimos algumas proteínas de alto valor biológico a mais, porém o leite faz com que esse suplemento seja absorvido mais lentamente pelo organismo se comparado ao Whey com água.
    A absorção do Whey com leite é tão lenta a ponto de ser melhor prepara-lo com água ou não faz tanta diferença assim e eu poderia tomar com leite desnatado e aproveitar as proteínas do leite?
    Comecei a treinar a pouco tempo e estava pensando em consumir esse suplemento mas tenho essa dúvida sobre a maneira que deveria consumi-lo no pós treino.

    • Cara, pelo que eu li de estudos mais atuais, inclusive tem artigos aqui no site que citam esses estudos, a rápida absorção apos o treino seria para aproveitar a tal “janela de oportunidades”…mas segundo esses estudos, essa janela de oportunidade pode durar até 24 horas apos o treino, então pouca diferença fará se você tomar a whey com água ou com leite…quanto a ser desnatado ou integral esse leite, vai depender de que fase esteja…tenho 2 amigos em off com dieta controlada e tudo calculado, que tomam a whey com leite integral mesmo…cara, realmente, pouca diferença irá fazer…isso são apenas detalhes, uma dieta bem alinhada a um bom treino e descanso, ainda são os pontos no qual mais você deve ser preocupar.

  34. Marcelo samias da silva

    Tomando bcaa com wey protein. .Tem algum problema pós o treino e antes do treino ?

  35. posso tomar o whey antes do treino? ou isso não seria recomendavel?

    • Até pode tomar antes, mas eu prefiro fazer uma refeição sólida 1 hora e pouco antes do treino com boa quantidade de carbos complexos e proteína…e a whey utilize pós treino…mais indicado e ao acordar…quando a grana está curta, só depois do treino mesmo.

  36. Olá, não gosto do Shake de whey, me da enjoou.. Posso pegar a quantidade certa com um pouco só de água e fazer uma pequena mistura como se fosse uma papinha e comer? Terei o mesmo resultado?

  37. Olá. Sou celíaco tenho 1,70 de altura e 55kg. Faço academia porém mudei minha alimentação mas não ganho peso consideravelmente. O Whey também é indicado para ganho de peso ou digamos que serve mais como anabolizante?

    • Todo alimento e suplemento que auxiliam na hipertrofia, são considerados anabólicos…Se você pretende ganhar peso, deve ser com qualidade, ou seja, massa muscular…a whey vai auxiliar, creatina…mas a dieta vem em primeiro lugar…se não está tendo resultado com a dieta, não adianta colocar mais suplementos…procure um nutricionista esportivo para avaliar sua alimentação e deixar de acordo com seus objetivos.

  38. Tenho um aqui já passou a data de validade faz mal em usa-la?

    • Depende de quanto passou amigão…se passou 1 ano, tem nem o que falar né…joga fora…se passou apenas algumas semanas ~1 mês…ainda dá para arriscar…os fabricantes colocam um vencimento antes por segurança…

  39. Ola eu gostaria de saber uma questao …Eu tomo Whey apos treino mas 1h depois janto a algum problema nisso ?

  40. Parabéns pelo artigo, bem completo! Tenho alternado entre a whey concentrada e isolada por causa do preço. Pretendo comprar agora um blend de whey com caseína, alguém recomenda uma marca boa?

  41. la, Boa tarde, sou praticante de musculação e tenho pesquisado muito a respeito de suplementação, principalmente whey protein, eu tenho encontrado marcas boas com uma alta concentração de carboidratos, porem, sem glúten, e por outro lado marcas com baixíssima concentração de carboidratos mas, com glúten, qual seria melhor? desde ja agradeço

  42. Parabéns pelo artigo! Estava ainda com dúvidas e todas foram respondidas ao longo do texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend