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Whey Protein Concentrado: Para que Serve, Como tomar, Engorda?

O whey protein concentrado é um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo, que auxilia no crescimento muscular, na perda de peso, além de atuar na prevenção e tratamento de algumas doenças e condições de saúde.

Porém, como existem outras versões de whey, isolado e hidrolisado, com preços mais elevados, fica a dúvida: será que o concentrado é inferior e por isso custa menos? Esse artigo tem como objetivo esclarecer essa e outras dúvidas.

Continue lendo para entender o que é o whey concentrado, suas indicações, diferença para o isolado e hidrolisado, entre outras questões fundamentais para você não jogar dinheiro fora!

whey protein concentrado

O que é whey protein concentrado?

Whey protein concentrado é um composto de proteínas presentes no soro do leite, que é a parte líquida resultante do processo de fabricação de queijos.

Ao abrir um pote de iogurte natural ou uma lata de creme de leite, você já deve ter notado um líquido que fica por cima. Esse é o soro do leite, a matéria-prima do whey.

Obviamente, entre esse soro e o suplemento em pó que chega às lojas existe todo um processo, que inclui diferentes etapas.

Inclusive, é o processo de obtenção do whey protein que distingue os três tipos disponíveis no mercado (concentrado, isolado e hidrolisado), como detalharemos mais à frente.

O whey protein concentrado apresenta um preço mais acessível que as demais versões, justamente porque seu processo de fabricação têm um custo mais baixo. Contém, além de proteínas, baixos percentuais de carboidratos e gorduras.

De qualquer forma, é importante escolher um whey protein concentrado que contenha 80% de proteínas e que seja de boa procedência, para garantir que o percentual proteico que consta no rótulo corresponda ao conteúdo da embalagem.

Composição

O whey protein concentrado possui uma composição nutricional riquíssima, na qual encontramos principalmente:

  • Beta-lactoglobulina

Peptídeo fonte de aminoácidos essenciais (que o corpo produz) e de cadeia ramificada, o famoso BCAA.

  • Alfa-lactoalbumina

Proteína presenta no leite materno, fonte de aminoácidos essenciais (que o corpo não produz). Também é rica em triptofano, precursor da serotonina.

  • Imunoglobulinas

Proteínas que estimulam o sistema imunológico.

  • Glico-macropeptídeos
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Favorecem a absorção de minerais no intestino e possuem altos níveis de aminoácidos essenciais.

  • Albumina do soro bovino

Excelente fonte de aminoácidos essenciais.

  • Cálcio

Mineral importante para formação e manutenção dos ossos e dentes.

Para que serve

O whey concentrado serve para complementar a ingestão diária de proteínas de forma prática, já que é fácil de transportar e preparar.

Pode ser consumido por pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos (sempre com supervisão médica).

Também pode ser usado para pré e pós treino. No primeiro caso para aumentar a resistência durante a execução dos exercícios e no segundo para garantir o aporte proteico que o corpo necessita para que ocorra a recuperação muscular e o crescimento dos músculos.

É empregado ainda como auxiliar no tratamento de algumas doenças e condições de saúde (para reduzir a perda de massa muscular em pacientes portadores do vírus HIV, por exemplo).

Diferença do whey protein concentrado para whey isolado e hidrolisado

Whey protein concentrado

Conforme mencionado, o whey protein concentrado possui baixas quantidades de gordura e lactose (que é um carboidrato), que se mantêm após o processo de filtragem.

Essa versão também preserva a estrutura das proteínas quase intacta, o que torna seu processo de digestão e absorção mais lento.

Esse tipo de suplemento tem um preço mais acessível e oferece diversos benefícios, que serão detalhados no próximo tópico.

Porém, para indivíduos que com intolerância à lactose e que precisam de uma absorção mais rápida, pode não ser a melhor opção.

Whey protein isolado

É aí que entra o whey protein isolado, cujo processo de filtragem elimina praticamente toda a lactose e gordura.

Seu percentual de proteínas fica em torno de 90% e seu processo de digestão e absorção é mais rápido, quando comparado ao whey concentrado.

Com preço mais elevado que o concentrado, é indicado para intolerantes à lactose, praticantes de exercícios e atletas que precisam de uma reposição rápida de proteínas no pós treino e em dietas com restrição de carboidratos.

A maioria dos estudos realizados até o momento analisou o whey protein isolado, embora o concentrado seja o mais popular.

Whey protein hidrolisado

O whey protein hidrolisado tem esse nome porque em sua fabricação as proteínas passam pelo processo de hidrólise, similar ao que ocorre durante a digestão no corpo humano.

Por isso também é chamado de whey pré-digerido. É a versão que tem absorção mais rápida e menor potencial alergênico.

5 Benefícios do whey concentrado

1- Ajuda a ganhar massa muscular

A suplementação de whey protein concentrado, associada ao treino de musculação, aumenta a síntese proteica e promove o crescimento muscular, conforme comprovam diferentes estudos.

Vale lembrar que apenas consumir o whey não resulta em hipertrofia, embora traga outros benefícios.

2- Auxilia na perda de peso

O consumo do whey ajuda a emagrecer, ainda que de maneira indireta. Quando aumentamos o consumo diário de proteínas, respeitando os limites recomendados, há uma redução do apetite, pois a sensação de saciedade é prolongada.

3- Tem efeito benéfico sobre os níveis de colesterol

O whey protein concentrado contribui para a redução dos níveis totais de colesterol e do LDL, conhecido como “mau colesterol”.

4- Melhora a imunidade

Consumir whey concentrado ajuda a reforçar o sistema imunológico, deixando o organismo mais resistente a infecções por vírus, bactérias, fungos e outros agentes causadores de doenças.

Um estudo publicado no International Journal of Food Science and Nutrition, com crianças que sofriam de asma, demonstrou que o uso do suplemento por um mês melhorou sua resposta imunológica.

5- Reduz a pressão arterial

Um estudo de 2010 demonstrou que o consumo de bebidas com whey protein reduziu significativamente a pressão arterial em pacientes hipertensos, além de diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Engorda?

Se for consumido dentro de uma alimentação balanceada e nas proporções indicadas, o whey concentrado não causa aumento de peso. Seu valor calórico fica em torno de 110 calorias por porção de 30 gramas.

Sem falar que, por se tratar de uma excelente fonte de proteínas, ajuda a controlar a fome, o que pode levar à redução da quantidade de calorias consumida por dia e, consequentemente, ajudar no emagrecimento.

Como tomar

A dose geral recomendada de whey protein concentrado é de 30 gramas ao dia, mas o ideal é ter essa proporção calculada por um profissional de nutrição, de acordo com as características e objetivos individuais.

Sobre o melhor horário para consumir, isso também depende dos objetivos. Pode ser no pré treino, pós treino, para substituir alguma pequena refeição durante o dia, ao acordar ou antes de dormir, para evitar o catabolismo durante o sono.

De acordo com a nutricionista Patrícia Leite, a ideia de que consumir o whey protein somente com água depois do treino, ser uma opção melhor, não passa de um mito.

Você pode associá-lo a um carboidrato de alto índice glicêmico (maltodextrina ou dextrose) para facilitar o aporte de aminoácidos ao tecido muscular, além de repor as energias durante os treinos. 

Claro que isso também não é uma regra. Tudo vai depender das suas necessidades de acordo com sua dieta.

Se você já faz uma alimentação rica em carboidratos antes do treino, não tem necessidade de tomar a whey com maltodextrina ou dextrose.

Dica valiosa

Se você já tem uma alimentação balanceada ao longo do dia com proteínas, carboidratos e lipídios, tome o whey protein concentrado apenas no pós treino.

É o período mais indicado e que irá garantir que você economize mais no consumo e possa investir também em outro suplemento que garante ótimos resultados, como a creatina.

Como vimos, o whey protein concentrado oferece diversos benefícios para quem quer perder peso e ganhar músculos, com um preço mais acessível que as versões isolada e hidrolisada. Agora que você já conhece suas especificidades, ficará mais fácil decidir na hora da compra.

Qual a melhor marca de whey protein concentrado?

Existem várias excelentes marcas de whey protein concentrada tanto nacionais quanto importadas. 

O que vai diferenciar ai, é você escolher uma que tem além de excelente matéria-prima, um preço justo!

Nos indicamos sempre a whey protein concentrada da Growth Supplements!

Certamente é a whey com melhor custo benefícios do mercado, já que você irá comprar direto do site do fabricante, sem preços adicionais de lojistas e nem correr o risco de falsificações ou produtos adulterados como já vem ocorrendo por ai.

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Efeitos colaterais

  • Espinhas (em pessoas que já tem predisposição a acne);
  • desconfortos estomacais;
  • diarreia;
  • gases;
  • cólicas;
  • má digestão.

Esses efeitos gastrointestinais ocorrem principalmente em pessoas intolerantes a lactose. Para essas pessoas, o whey protein sem lactose é mais indicado.

Contraindicações

  • É contraindicado para pessoas alérgicas ou intolerantes as substâncias presentes na composição.
  • Pessoas com problemas renais ou hepáticos. 

Referências

  •  The Effect of Whey Protein Supplementation with and Without Creatine Monohydrate Combined with Resistance Training on Lean Tissue Mass and Muscle Strength. Human Kinetics Journals, Volume 11 Issue 3, September 2001.
  •   A whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study. Nutr Metab (Lond). 2008; 5: 8.
  •   Protein, weight management, and satiety. Am J Clin Nutr. 2008 May;87(5):1558S-1561S.
  •   Whey beverages decrease blood pressure in prehypertensive and hypertensive young men and women. International Dairy Journal .Volume 20, Issue 11, November 2010, Pages 753-760.
  •   Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. vol.19 no.4 Campinas July/Aug. 2006.
  •   5 Mitos do Whey Protein e Alertas. Patricia Leite.

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