TREINO

Exercícios que melhoram a postura

Exercícios físicos e alongamentos podem contribuir muito para a melhora da postura e principalmente a saúde da sua coluna. Conheça alguns deles.

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Os problemas que a má postura pode trazer são muito grandes. Isso não é novidade, certo? Mas quando falamos em boa postura, muitas dúvidas acerca de exercícios e práticas assolam a grande maioria da população.

Com isso, quero ajudar você a suprir um pouco destas dúvidas, mesmo sabendo que este assunto é altamente complexo e que diversas variáveis estão em jogo.

Inicialmente quero deixar bem claro que os problemas posturais podem ter as mais variadas causas e que em casos mais complexos, um médico ortopedista deve ser consultado.

O que é boa postura?

Inicialmente devemos definir o que é boa postura. Segundo o pesquisador Pablo Feal, uma boa postura é o alinhamento simétrico e proporcional dos segmentos corporais sobre as ações da gravidade. Portanto é com o intuito de buscar este alinhamento que os exercícios citados serão indicados. Vamos analisar alguns exercícios que melhoram a postura:

Exercícios e alongamentos para melhorar a postura

Alongamentos: ao alongar as fibras e prevenir o encurtamento destas, teremos a totalidade da extensão muscular e articular, que irá atuar no controle postural. As imagens abaixo mostram alguns exercícios que podem ser feitos para a melhora da flexibilidade da coluna:

Exercícios e alongamentos para melhorar a postura

Lógico que existem muitos outros, mas estes são alguns básicos, que você pode fazer no dia a dia e em momentos de relaxamento. No trabalho por exemplo, são uma ótima maneira de relaxar a musculatura e consequentemente melhorar a postura. Fazê-los a cada 2 ou 3 horas já trará bons resultados. Cada posição deve ser mantida por pelo menos de 15 a 20 segundos.

Exercícios de Fortalecimento: fortalecer a musculatura das costas e da lombar é essencial para a boa postura. Alguns exercícios bastante eficientes para as costas podem ser encontrados neste artigo sobre os Treino de costas para iniciantes (vídeos com as execuções corretas). Para a lombar, que deve ser treinada também e jamais negligenciada, temos alguns exercícios:

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– Inicie o movimento em pé, com a carga sobre os ombros. Abaixe até seu corpo ficar em 90º, retorne a posição inicial.

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– Apoiando os pés no aparelho, desça até formar um ângulo próximo a 90º e retorne a posição inicial.

– Exercício similar ao anterior, porém feito em um banco inclinado.

exercicio no banco

Outra variação dos exercícios em banco. Inicie com o corpo inclinado em aproximadamente 45º e levante até a cabeça se alinhar com os joelhos, retorne a posição inicial.

Estes exercícios de fortalecimento devem ser feitos com cuidado, principalmente no que se refere às cargas, pois uma carga muito elevada pode lesionar os músculos da região.

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Além de praticar exercícios de musculação e flexibilidade, práticas como o Pilates, Yoga, corrida e caminhada auxiliam na adoção de uma postura adequada.

Algumas práticas diárias também auxiliam neste processo e devem ser repetidas por pelo menos três vezes ao dia:

Caso trabalhe sentado o dia todo, mantenha-se por pelo menos 2 minutos na postura ideal, mantendo-se ereto, com os joelhos dobrados e pés paralelos aos joelhos. Repita isso por pelo menos 2 vezes por hora, para criar uma melhor consciência corporal.

Tente se conscientizar de seu corpo. Conscientize-se de sua postura nos diversos períodos do dia, aumentando sua percepção da postura. Este é um processo que inicialmente deve ser feito de maneira consciente ( ou seja, você tem de parar e analisar sua postura), mas com a prática, se tornará um processo natural.

Estas são algumas das medidas que você pode adotar para melhorar sua postura, preservando a saúde articular e de sua coluna.

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

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