fbpx
Página Inicial » Musculação Feminina » 17 Melhores Suplementos Para Mulheres: Guia Completo
suplementos femininos mulheres
Conheça agora a lista dos melhores suplementos femininos

17 Melhores Suplementos Para Mulheres: Guia Completo

Conheça agora quais são os suplementos femininos que mais apresentam resultados não só estéticos para quem faz academia, como também para a boa manutenção da saúde das mulheres.

Quando o assunto é saber quais são os melhores suplementos femininos, é fácil ficar perdida.

Afinal, são tantas opções no mercado que fica difícil decidir exatamente o que tomar para obter os resultados desejados.

Pensando nisso, preparamos um guia completo com as 17 melhores opções, não só para quem deseja perder gordura e ganhar músculos, mas também para aquelas que se preocupam em prevenir problemas de saúde com o auxílio da suplementação alimentar.

Continue lendo para saber o que são, que benefícios trazem e como tomar os 17 suplementos alimentares mais indicados para mulheres.

17 melhores suplementos femininos

1- Whey Protein

Suplemento feito à base da proteína extraída do soro do leite. Atualmente encontramos três versões no mercado, que se diferenciam pelo processo de obtenção:

  • Whey protein concentrado

É resultado de um processo de filtragem que mantém as proteínas do soro do leite intactas e não elimina totalmente a gordura e a lactose agregadas.

Por isso tem um processo de digestão mais lento e não deve ser ingerido por alérgicos à lactose.

  • Whey protein isolado

Contém menos gordura e lactose que o concentrado. Além disso, seu processo de obtenção quebra as proteínas do soro do leite, garantindo uma absorção mais rápida. Pode ser consumido por intolerantes à lactose.

  • Whey protein hidrolisado

Também chamado de whey pré-digerido, porque em seu processo de extração as proteínas são quebradas por hidrólise, como se tivessem passado pelo processo de digestão.

Possui o menor tempo de digestão e absorção das três versões, além de ser a melhor opção para mulheres alérgicas à lactose.

  • Principais vantagens

Independentemente da versão, o whey protein ajuda a ganhar massa magra e contribui para a perda de peso.

Também fortalece o sistema imunológico, aumenta a densidade mineral óssea e ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres (tem ação antioxidante).

  • Como usar

Em geral recomenda-se a ingestão de 20 a 40 gramas de whey ao dia, mas é importante estabelecer a dose ideal para cada mulher. Pode ser consumido antes e/ou logo após o treino.

Leia também:

Whey Protein: O que é, para que serve, como tomar, benefícios e efeitos colaterais

Whey Protein Isolado: O que é, para que serve, como tomar, benefícios e preços

2- Creatina

É uma substância naturalmente sintetizada pelo corpo a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina, encontrada principalmente nas células musculares, mas também no cérebro. Pode ser obtida ainda através de alimentos como carne bovina e peixes ou suplementos.

Os suplementos geralmente são à base de creatina monoidratada, forma mais comum e melhor estudada de creatina.

  • Principais vantagens

aumenta a produção de ATP, por isso melhora a performance durante os exercícios de alta intensidade e contribui para o ganho de massa muscular. Também reduz o tempo de recuperação.

Acredita-se que a suplementação de creatina possa ser utilizada para o tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson, epilepsia e para melhorar a função cerebral em idosos.

Entretanto, ainda são necessárias mais algumas pesquisas para poder comprovar tais benefícios.

  • Como usar

a dose indicada varia de 2 a 5 gramas ao dia, podendo ser fracionada. Como seu efeito é cumulativo e não imediato, pode ser consumida em qualquer horário e nos dias em que não se treina.

Leia também:

Creatina: O que é, para que serve, como tomar, benefícios e saturação

3- Óxido Nítrico (NO)

É uma substância gasosa naturalmente produzida pelas células do organismo, que age na regulação da pressão arterial, no sistema imunológico, na transmissão de impulsos neurológicos e na motilidade gástrica, entre outras funções.

A suplementação fornece os elementos que o corpo precisa para sintetizar óxido nítrico, como L-arginina, L-citrulina e nitrato.

Por isso, o mais correto é falar em precursores de NO, já que os suplementos não contêm a molécula propriamente dita.

  • Principais vantagens

Os suplementos precursores de óxido nítrico aumentam o fornecimento de oxigênio e energia aos músculos durante os exercícios, otimizam o uso da glicose, aceleram a recuperação e reduzem a fadiga dos músculos, favorecendo o ganho de massa muscular.

  • Como usar:

A dose recomendada varia de acordo com o suplemento. Em geral recomenda-se tomá-lo antes do treino, em jejum.

4- BCAA

BCAA é o acrônimo de “Branched Chain Amino Acids”, que podemos traduzir como “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”.

Este tipo de suplemento é composto pelos aminoácidos essenciais (que o corpo não produz) leucina, valina e isoleucina.

Os aminoácidos de cadeia ramificada proporcionam um maior aporte energético, auxiliam na reparação dos danos sofridos pelos músculos durante os treinos, promovem uma recuperação mais rápida, estimulam a síntese proteica e diminuem a fadiga.

  • Principais vantagens

Auxilia no ganho de massa muscular e previne a perda de massa magra.

  • Como usar

As as doses precisam ser individualizadas, mas, em geral, variam de 77 a 154 mg por quilo de peso corporal. O suplemento deve ser ingerido no pré e pós treino.

Leia também:

BCAA: O que é, para que serve, como tomar, benefícios, funções e efeitos colaterais

5- Caseína

Principal proteína encontrada no leite de vaca, pouco solúvel em água, rica em aminoácidos essenciais e de lenta absorção. Os suplementos de caseína são encontrados em 3 versões:

  • Caseína micelar

Nesse tipo de suplemento a proteína mantém sua estrutura, por isso sua absorção no intestino é bem lenta.

  • Caseinato de cálcio

Nessa versão adiciona-a hidróxido de cálcio à caseína para aumentar sua solubilidade.

  • Caseína hidrolisada

Forma da proteína reduzida a partículas menores, para acelerar sua digestão e absorção.

  • Principais vantagens

assim com a whey protein, a caseína ajuda a melhorar a performance nos treinos, a aumentar a massa muscular e a reduzir o percentual de gordura corporal.

Por ter digestão lenta, evita a perda de massa magra durante períodos prolongados sem alimentação.

  • Como usar

Por ter absorção lenta, o melhor momento para ingerir a caseína é antes de dormir. A dose diária recomendada varia de 20 a 40 gramas. Algumas pessoas apresentam alergia à caseína.

Leia também:

Caseína: O que é, para que serve, como tomar, benefícios e efeitos colaterais

6- Albumina

Proteína sintetizada naturalmente em nosso fígado. Os suplementos de albumina em geral são produzidos a partir da clara de ovo pasteurizada.

É fonte de minerais, vitaminas e aminoácidos. Seu processo de digestão e absorção é relativamente lento.

  • Principais vantagens

Atua nos processos de regeneração e crescimento muscular (favorece a hipertrofia), além de fornecer energia extra durante os treinos. Também melhora a cicatrização, a coagulação sanguínea e a imunidade.

  • Como usar

A a dose diária máxima recomendada é de 20 gramas. O suplemento de albumina pode ser consumido antes de dormir, pela manhã ou depois do treino.

Leia também:

Albumina: O que é, para que serve, como tomar, benefícios, funções e efeitos colaterais

7- Óleo de peixe

Os suplementos de óleo de peixe, como o nome diz, são produzidos a partir da gordura extraída dos tecidos de peixes como atum, arenque e salmão, entre outros.

O óleo de peixe é rico em ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa.

Principais vantagens

Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, protege a saúde ocular e da pele, tem ação anti-inflamatória, auxilia no tratamento da depressão e tem efeito protetor sobre as funções cerebrais.

Também ajuda a reduzir a circunferência abdominal e, quando associado a uma alimentação balanceada e exercícios, contribui para a perda de peso.

  • Como usar

De acordo com as indicações de uso de cada suplemento e necessidades individuais.

Leia também:

Óleo de peixe: O que é, para que serve, como tomar, benefícios, funções e efeitos colaterais

8- Beta-alanina

A beta-alanina é um aminoácido não essencial, ou seja, que é sintetizado pelo organismo. A suplementação visa aumentar a produção de carnosina, que ocorre a partir da quebra da beta-alanina.

A carnosina tem um papel fundamental no aumento da resistência muscular e prevenção da fadiga.

  • Principais vantagens

favorece o ganho de massa muscular e aumento da força, retarda a fadiga muscular, melhora o desempenho nos treinos e promove um aumento da resistência física em geral.

  • Como usar

Consumir de 4 a 5 gramas ao dia, por até 12 semanas consecutivas.

9- Oléo de Prímula

Óleo extraído das sementes da planta Prímula (Oenothera biennis), é fonte de ácidos graxos essenciais, incluindo o ômega 6 gama linoleico (GLA).

O óleo de prímula é encontrado em forma de suplemento no mercado em cápsulas.

O GLA é essencial para o bom funcionamento do cérebro, para a saúde óssea, do sistema reprodutor e metabolismo, além de estimular a renovação da pele e o crescimento capilar.

Lembrando que é importante manter o equilíbrio entre a ingestão dos ômegas 6 e 3.

  • Principais benefícios

O óleo de Prímula é um suplemento muito recomendado para o público feminino, pois são usados principalmente para aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual e da menopausa.

Quando conjugado a uma alimentação balanceada e atividade física, pode auxiliar na perda de peso.

  • Como tomar

A ingestão diária recomendada varia de 500 a 2000 mg.

10- Cafeína/termogênicos

De forma resumida, podemos dizer que os suplementos termogênico promovem uma aceleração do metabolismo, tornado a queima de gorduras mais rápida.

Por isso, são indicados também para as mulheres que querem perder gordura e definir músculos.

Existem centenas de termogênicos no mercado, com diferentes fórmulas, porém a maioria possui um ingrediente em comum: a cafeína.

Essa substância é conhecida por seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e sua ação diurética leve.

  • Principais benefícios

Os termogênicos aceleram a queima de gorduras durante a prática de atividades físicas, contribuindo a perda de peso e definição muscular.

A cafeína em especial retarda a percepção da fadiga, proporcionando treinos mais intensos.

  • Como tomar

Os termogênicos devem ser utilizados antes do treino, de acordo com as quantidades especificadas nas instruções de cada suplemento.

Leia também:

Termogênico: O que é, para que serve, como tomar, benefícios, e efeitos colaterais

11- Tribulus Terrestris

Os suplementos à base do extrato da planta Tribulus terrestris contêm diferentes ativos com propriedades medicinais, como flavonoides, saponinas e alcaloides.

O Tribulus terrestris é indicado para regular os níveis normais de testosterona em mulheres sem causar efeitos indesejados como engrossamento da voz, aumento dos pelos corporais e agressividade exacerbada.

  • Principais benefícios

Aumenta o desejo sexual, favorece o ganho de massa muscular, reduz a retenção de líquidos, melhora o humor, proporciona mais energia e ajuda a controlar os níveis sanguíneos de colesterol e glicose.

  • Como tomar

A dosagem varia de acordo com as necessidades de cada mulher, o ideal é seguir a prescrição de um profissional de saúde.

Leia também:

Tribulus Terrestris: O que é, para que serve, como tomar, benefícios e se funciona

12- Multivitamínico

Os multivitamínicos fornecem as quantidades diárias recomendadas de vitaminas (A, C e B12, por exemplo) e minerais (como ferro, cobre e zinco).

Servem para prevenir e tratar quadros de carência em função de alimentação desbalanceada ou necessidades aumentadas.

  • Principais benefícios

Os multivitamínicos repõem os nutrientes necessários para o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo.

Melhoram a imunidade, fortalecem a saúde da pele, olhos e sistema reprodutor, ajudam a regular o apetite e garantem mais disposição, entre outros inúmeros benefícios.

  • Como tomar

De uma a duas cápsulas ao dia, de acordo com as indicações de consumo de cada suplemento.

13- Vitamina D

A vitamina D é produzida pelas células da pele durante a exposição aos raios solares, também pode ser obtida através da alimentação ou suplementação.

Atua como hormônio no corpo, regulando o metabolismo ósseo e a absorção dos minerais cálcio e fósforo.

  • Principais benefícios

A suplementação ajuda a fortalecer os ossos e dentes, o sistema imunológico, previne doenças como esclerose múltipla, diabetes e hipertensão, além de ter efeito antioxidante.

Também melhora o equilíbrio, contribui para a manutenção da saúde cardíaca e auxilia no ganho de massa magra.

  • Como tomar

Seguir as indicações específicas de cada suplemento.

14- Cálcio

Mineral essencial para manter o tecido ósseo e dentes saudáveis. Também é requisitado pelos músculos, células nervosas e coração. O corpo humano não produz cálcio, por isso ele precisa ser obtido através da alimentação ou suplementação.

  • Principais benefícios

A suplementação de cálcio previne a osteoporose, doença que atinge principalmente as mulheres. Também ajuda a regular a pressão arterial, protege o sistema nervoso e auxilia na manutenção de dentes saudáveis.

  • Como tomar

Seguir as indicações de uso de cada suplemento.

15- Vitamina C

Substância hidrossolúvel que não pode ser sintetizada pelo corpo, devendo ser ingerida através da alimentação ou suplementos.

Entre suas múltiplas funções no organismo destacam-se: é necessária para síntese de colágeno, de certos neurotransmissores e participa do metabolismo de proteínas. Possui ainda ação antioxidante o que é fundamental para todo o bom funcionamento do sistema imune.

  • Principais benefícios

A suplementação de vitamina C previne e combate sua carência. Fortalece o tecido cutâneo, melhora a imunidade e ajuda a neutralizar os danos causados pelos radicais livres às células.

  • Como tomar

A dose ideal diária deve ser calculada de acordo com o peso corporal e idade da mulher, seguindo as instruções da bula do suplemento.

16- Complexo B

Composto que reúne as vitaminas hidrossolúveis B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B11 (carnitina) e B12 (cobalamina).

  • Principais benefícios

De modo geral, as vitaminas do complexo B proporcionam mais energia, melhoram as funções cognitivas, fortalecem a pele, cabelos e unhas, melhoram o humor, combatem a anemia e protegem a saúde ocular.

  • Como tomar

Seguir a posologia indicada na bula do suplemento.

17- L-Carnitina

Substância naturalmente produzida pelo corpo, sintetizada nos rins e fígado a partir dos aminoácidos metionina e lisina. Participa do metabolismo de gorduras e carboidratos, possibilitando sua transformação em energia.

A L-carnitina também ajuda a preservar as reservas de glicogênio dos músculos, o que proporciona maior resistência e reduz o tempo de recuperação após os treinos.

  • Principais benefícios

A suplementação de L-carnitina aumenta a queima de gordura durante os exercícios, ajuda a metabolizar a glicose e favorece o ganho de massa magra. Contribui ainda para preservar a massa óssea e fortalece a imunidade.

  • Como tomar:

A L-carnitina deve ser ingerida junto a fontes de carboidratos (principalmente) e proteínas. Pode ser consumida antes ou depois do treino, devendo ser evitada antes de dormir para não prejudicar o relaxamento, já que fornece uma dose extra de energia.

Depois de conhecer os melhores suplementos para mulheres, fica mais fácil decidir quais são os mais indicados para suas necessidades individuais.

Leia também:

L Carnitina: O que é, para que serve, como tomar, se emagrece e efeitos colaterais

Importante salientar

Esses são os suplementos para mulheres que apresentam resultados mais efetivos, mas não é por isso que devem ser ingeridos todos de uma vez no mesmo período.

Todos esses suplementos tem venda liberada no mercado, mas é recomendado consumi-los sob a orientação de um médico ou nutricionista, para poderem avaliar a real necessidade de consumir e assim, obter todos os benefícios, evitar riscos à saúde e não jogar dinheiro fora!

 Referências:

17 Melhores Suplementos Para Mulheres: Guia Completo
5 (100%) 5 votes

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

36
Deixe um comentário

avatar
27 Tópicos de comentários
9 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
27 Autores de comentários
AmandacristinaFernandalucas sousaThamirys Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Amanda
Visitante
Amanda

Boa noite, minha irmã tem 15 anos, meio cheinha e a uns 4 meses tem ido pra academia comigo, só que ela vai arrastada, faço alguns sucos detox pra dar uma energia mas ela n gosta de beber, tomo pre treino forte e não tenho coragem de dar pra ela, muito novinha, tem algum suco/shake que posso dar pra ela ter mais energia antes de malhar?? Ou algum suplemento, pensei em maltodextrina, li alguns artigos que dizem ser normais o uso de suplementos em adolescentes nos EUA, mas não vi nada aqui, se puderem me ajudar agradeço!!

cristina
Visitante
cristina

Malho já tem um tempo já emagreci bastante mas não consigo definir o corpo o que eu tomo pra ajudar.

Thamirys
Visitante
Thamirys

Oi iniciei na academia a 2 dias e estou com mt fadiga muscular, o que seria mais indicado nesses casos? sempre que for mudar os exercícios terei fadiga tb?

lucas sousa
Visitante
lucas sousa

Compra uma maltodextrina vai ajudar muito.

Diana
Visitante
Diana

Olá boa tarde..eu comecei a malhar ta com umas 3 semanas… E como eu me sentia muito cansada ..comprei uma creatina em cápsula e bcaa tbm em cápsula… Mas quero saber se posso tomar os dois juntos …antes e depois do treino

Aguardo resposta
Agradeço desde já.

Fernanda
Visitante
Fernanda

Eu também sentia uma fadiga intensa a ponto de não malhar no dia seguinte. Passei a usar bcaa 4 cp antes do treino segundo meu nutrólogo e funcionou muito bem. Uso outros suplementos tb para liberar energia na hora do treino.

Carla carvalho
Visitante
Carla carvalho

Respondam por favor galera

Carla carvalho
Visitante
Carla carvalho

Olá boa noite tenho 14 anos sou muito magra muito mesmo mais nao e por isso quero mudar mesmo pelo meu gosto quero tomar suplemento alimentar tenho muito pouca vitaminas no corpo pelo meu querer quero muito mesmo tomar suplemento midar dicas por favor galeras por favor preciso muito das suas opinioes importantes mesmo…..

ELIZABETH
Visitante
ELIZABETH

eu tenho 14 anos gostaria de saber se posso tomar o BCAA ?

ELIZABETH
Visitante
ELIZABETH

eu vou começar a fazer academia este mes, e quando começar eu gostaria de saber se ja poderei tomar o BCAA ? tenho 14 anos sera que ja posso tomar ?

deilane
Visitante
deilane

como posso tomar whey protein + albumina? meu treino é pela manha as 5:30

Júlia
Visitante
Júlia

olá, gostaria de sabe se quando eu começar a academia ja poderia consumiu whey ou se devo esperar pelo tempo de adaptação, gostaria de saber se somente o whey daria resultado, ou se precisaria de mais algum suplemento alem da dieta, obrigada.

Rochele
Visitante
Rochele

Oii malho a quase quatro meses e ja estou no treinamento de hipertrofia gostaria de saber se o whey protein ajuda tbm no crescimento dos seios?

Franciele
Visitante
Franciele

Olá, comecei na academia faz um mês, tenho 174 e peso 55k, meu objetivo é ganhar massa muscular… Vou começar a tomar whey protein da Probiótica, mas gostaria de saber com o que posso complementar. Estou em dúvida em tomar creatina ou albumina junto com o whey. O que me sugere? E se eu tomar isso posso ainda tomar dextrose? Obrigada!

Lidhia
Visitante
Lidhia

Oi boa tarde tenho uma duvida
Eu ja tenho massa muscular ja malho alguns tempos
Se eu tomar whey posso ficar igual um homem ?
Obs: nao quero fica igual homem

Caroline
Visitante
Caroline

Eu faço 1 hora de musculação 3x na semana, no periodo das 6 as 7 da manha. Minha duvida é qual suplemento devo tomar pré e pós treino ? e se devo tomar nos dias que não treino ? lembrando que meu objetivo é ganhar massa e perda de gordura abdominal..

Valdelania
Visitante
Valdelania

Tenho 39 anos, altura 1,65 e 65 quilos,treino 3x na semana em casa tenho uma estação.Minha duvida é a quantidade de whey que devo tomar pôs treino,pois,tenho medo de engordar.Meu objetivo ganhar massa muscular e emagrecer 2 quilos.Parabens pelo site.

Marcia
Visitante
Marcia

Oi boa tarde estou precisando que me tire umas duvidas minha eu treino a 6 meses eu era bem magra agora estou bem melhor ate uns musculos tenho. Gostaria de saber se ja poderia tomar Animal pak? E se posso usar whey junto com ele? O meu objetivo e ganhar mais musculos..
Beijo..