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Albumina: Para que serve, benefícios, como tomar e melhores marcas (segundo consumidores)

Tudo que você precisa saber sobre a albumina. Especialista mostra quando e como tomar corretamente e destaque das melhores marcas segundo os próprios consumidores.

Albumina Growth Supplements
A albumina é uma proteína encontrada em alimentos de origem animal e em algumas plantas, os quais recebem o nome de albuminoides.

Normalmente, porém, a utilizada na suplementação vem especificamente da clara do ovo, na forma de ovoalbumina.

No corpo humano, a albumina tem uma série de benefícios além de auxiliar no ganho de massa muscular.

Ela vem sendo bastante utilizada na medicina, no processo de cicatrização, em pessoas vítimas de queimaduras e hemorragias sérias.

O que é Albumina?

Por ser considerada uma proteína de alto valor biológico (proteína completa, contendo aminoácidos essenciais em valor adequado) e de alta digestibilidade, a albumina é, hoje em dia, parte de alguns dos principais suplementos para quem deseja ter um aumento de massa muscular.

O que poucos sabem, porém, é que ela também é utilizada de modo mais amplo, até mesmo na medicina.

Por certo, isto não significa que o seu uso está liberado em qualquer dosagem.

Assim como qualquer outra substância, mesmo que benéfica, deve ser restringida a doses seguras e que só tragam vantagens e não malefícios ao corpo.

No caso da albumina em particular, sabemos que ela é metabolizada no fígado.

Glutamina Growth Supplements

Por isso, este é um dos órgãos que mais sofre se a suplementação for feita por muito tempo ou em doses acima das indicadas.

Para que serve a Albumina?

Albumina

No corpo humano, a albumina é a proteína existente em maior quantidade, daí a sua importância.

Em particular para os praticantes de exercícios, ela pode atuar melhorando o desempenho e auxiliando na hipertrofia. É este o principal objetivo das 5 melhores marcas de albumina que iremos falar hoje, aliás.

Outra grande característica da albumina é ser considerada uma proteína de alto valor biológico. Isto porque ela detém todos os nove aminoácidos considerados essenciais, que são tão caros para a regeneração do tecido muscular.

No corpo humano, esta proteína possui muitas funções. Ela auxilia a transportar alguns nutrientes pelo sangue, ajuda a desintoxicar o corpo e mantém o equilíbrio osmótico entre os tecidos e o sangue, por exemplo.

Para quem treina musculação, ela favorece ao facilitar o transporte dos aminoácidos diretamente para o tecido muscular. Assim, favorece a construção e regeneração dos músculos.

É este um dos principais benefícios das 5 melhores marcas de albumina que iremos listar abaixo.

Essa lista com as melhores albumina foi elaborada seguindo a preferência dos nossos leitores e comentários em fóruns e sites especializados em suplementos.

5 Melhores marcas de albumina

1. Albumina Growth Supplements

albumina growth supplements

Considera a melhor albumina do mercado, a  Growth Supplements é uma das principais marcas quando falamos em suplementação. Pela sua qualidade, está presente na nossa lista de 5 melhores marcas de albumina.

A composição do produto garante 24g de proteínas a cada porção. As porções, por sua vez, detém 30g.

Do restante da tabela nutricional, fazem parte o valor energético (102 kcal), carboidratos (2,5g) e sódio (408mg). O ingrediente principal é a clara de ovo pasteurizada desidratada.

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2. Albumina Naturovos

albumina naturovos

A Naturovos é outra empresa que fornece uma albumina de qualidade e, portanto, está na nossa lista das 5 melhores marcas de albumina. Ao contrário de outras empresas, aqui o produto é vendido em opções até sem sabor artificial.

A albumina da Naturovos tem na sua composição mais de 80% da proteína, de forma pura. Uma porção de 14g carrega 12g de albumina, além de 2g de fibra alimentar, 204mg de sódio e 47 kcal de valor energético.

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3. Albumina Salto’s

Whey Protein Growth Supplements

saltos albumina

A Albumina Salto’s é outra que merece a nossa atenção nas 5 melhores marcas de albumina. Este produto de ótima qualidade tem ganhado cada vez mais mercado, se destacando também pela sua pureza.

De forma geral, o produto, que deve ser usado no pós-treino, contém 11g da proteína para uma dose de 14g. Há também menos de 1g de carboidratos e 54 kcal de valor energético, além de 117mg de sódio.


4. Albumina Sina Cheff – Fama Ovos

fama ovos sina cheff

A Fama Ovos também produz uma albumina pura, feita a partir da clara de ovo desidratada. A marca possui um produto de qualidade, sendo utilizada por muitos fisiculturistas.

A fabricante informa que numa dose de 100g do produto há 81,1g de proteínas – ou seja, mais de 80%, demonstrando sua pureza e seu valor.

Também temos 7,8g de carboidratos, 1280g de sódio e 382 kcal de valor energético.

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5. Albumina W – Tech da Body Action

body action

Para finalizar nossa lista de 5 melhores marcas de albumina, temos a Albumina W – Tech da Body Action.

Esta é outra fabricante muito conhecida e agrega com um produto um pouco diferente dos anteriores, mais completo com relação a propriedades complementares.

A composição da Albumina da Body Action é um pouco mais complexa que as anteriores.

Isso ocorre uma vez que possui uma pequena dose de outras proteínas, como BCAA, glutamina e whey protein (derivada do soro do leite). Para uma porção de 30g do produto (equivalente a duas colheres de sopa), há 24g de proteínas.

Além disso, carrega em sua tabela nutricional valores distintos. São 122 kcal de valor energético, 2g de carboidratos, 2g de gorduras totais, 120mg de sódio, vitaminas (A, B1, B2, B5, B6, B12 C, D, E, PP), ácido fólico e minerais (zinco, manganês, cobre, cromo, iodo, selênio, flúor, magnésio, fósforo e molibdênio).

Outras dúvidas frequentes

Existem 3 tipos de albumina:

  1. Produzida no fígado, chamada seroalbumina;
  2. Do ovo, ovoalbumina;
  3. E que vem do leite, lactoalbumina.

As duas últimas fazem parte da nossa dieta quando ingeridas nestes alimentos.

 Nos suplementos à venda, contudo, a sua derivação costuma ser a clara do ovo desidratada e pasteurizada, visto já que a clara do ovo possui alta concentração de proteína.

Esse tipo, vindo do ovo, chama-se ovoalbumina.

Ela é presente em grande quantidade no alimento e ainda conta com uma característica que ajuda a resistir a temperaturas extremas, garantindo a confiabilidade do produto.

Na corrente sanguínea, ela é uma das principais proteínas, estando no plasma.

Quando a albumina está em níveis muito baixos, pode ser prejudicial e ocasionar problemas mais graves.

Níveis de baixos de albumina podem ser ocasionados por: insuficiência hepática, histórico familiar, problemas digestivos e intestinais e desnutrição.

Função da albumina

A albumina tem funções bem específicas no corpo humano, sendo elas:

  • Auxilia no aumento do volume muscular e na manutenção do volume existente
  • Controla o pH
  • Faz o transporte de hormônios da tireoide
  • Auxilia a absorção dos minerais nas células
  • Ajuda a formação de hormônios

Como tomar Albumina

Assim como ocorre com outros suplementos, a forma de como tomar albumina é bem simples e versátil. Pode ser acrescentada a uma série de outros alimentos:

Misture a albumina com sucos, shakes ou água;

Coloque a albumina na receita de sua preferência;

Pode ser ingerida em qualquer hora do dia, embora seja indicada para complementar as refeições que são menos proteicas;

Ainda assim, é sempre interessante realizar um acompanhamento com um nutricionista.

Somente um profissional da área saberá indicar com perfeição em qual momento do dia e qual a dose necessária para cada um, de acordo com suas características particulares.

Como consumir para ganhar massa muscular (quantidade recomendada)

Quem deseja consumir albumina para ganhar massa muscular, tem uma forma de uso equivalente à exposta acima.

O que pode mudar é somente a quantidade recomendada.

Normalmente, a albumina indicada é de 20 a 50g por dia, porém a quantidade de albumina que você precisa consumir por dia vai variar de acordo com sua necessidade nutricional e objetivos.

O período de consumo costuma ser recomendado antes de dormir ou depois dos treinos como substituto do whey protein.

É claro que aí há uma grande janela. Até mesmo por isto, o contato com um profissional é importante, pelo menos num primeiro momento, para entender as suas necessidades fisiológicas e ter uma orientação.

Lembrando que quando se faz o uso do suplemento de albumina é preciso tomar no mínimo 2 litros de líquidos diariamente para que não haja problemas renais.

7 Benefícios da albumina

O grande benefício da albumina, na forma de suplemento, é fornecer de maneira concentrada a proteína.

Dessa forma, pode potencializar as vantagens encontradas a partir do seu consumo:

  1. Auxilia o ganho de massa muscular, reparando as micro lesões musculares sofridas nos exercícios físicos e aumentando o volume
  2. Dá uma saciedade que favorece quem está querendo perder peso, já que tem a sua digestão mais lenta
  3. A albumina pode ser utilizada na dieta low carb
  4. Pode ser tomada por quem é vegetariano
  5. Fonte de minerais (potássio, cálcio, magnésio)
  6. Fonte de vitaminas (principalmente as do complexo B)
  7. É indicada na medicina para quem sofreu queimaduras, teve hemorragias, fez cirurgias plásticas (como lipoaspiração), teve síndrome nefrótica, tem doenças no fígado ou fez cirurgias cardiovasculares – nestes casos, somente conforme orientação médica.

Composição

A albumina é um tipo de proteína globular, formada exclusivamente por aminoácidos essenciais.

Estes nutrientes não são produzidos pelo corpo humano, mas são necessários para o bom funcionamento. Eles são apenas adquiridos através do consumo de alimentos.

Por essa composição, a albumina é tão importante no organismo.

Caso não seja ingerida na alimentação ou em suplementos, ficará em falta e irá gerar efeitos adversos.

Na suplementação, ela pode ainda ser complementada por fórmulas mais amplas.

Apesar disso, normalmente só há adição de sabores (baunilha, morango e chocolate, principalmente).

Ou seja, o produto é puro e tem por base a ovoalbumina, citada anteriormente.

Albumina ou Whey Protein?

Como falamos agora há pouco, vai de sua disponibilidade financeira.

Se tiver condições de comprar whey protein, fique com ela no pós treino ou em outras oportunidades já citadas.

Pela qualidade da proteína e absorção, a whey é a melhor opção.

Caso não possa tomar sempre whey protein, então utilize a albumina.

Você pode muito bem ingerir antes de dormir, claras de ovos cozidas, caso opte em comprar apenas a whey protein.

Caso queira utilizar os 2 suplementos ao longo do dia, sem problemas também.

No entanto que não cometa exageros e tome a quantidade indicada por um profissional.

Para quem é indicado a suplementação?

  • para quem está visando aumentar a força;
  • melhora da performance para atletas como nadadores, jogadores de futebol, praticantes de lutas;
  • recuperação do tecido muscular e ganho de massa muscular,
  • recuperação após exercícios físicos como a musculação,
  • também para quem deseja emagrecer.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais podem ser leves e desagradáveis ou mais sérios, quando tomados sem critério.

  • Entre o mais comuns estão o acúmulo de gases e diarreia, causados por uma reação do sistema gastrointestinal em algumas pessoas suscetíveis e mais sensíveis. Apesar de ser desagradável, ele não é grave e pode ser evitado com o uso de medicações com orientação médica.
  • Entre os efeitos colaterais graves – porém mais raros – estão as alergias e distúrbios renais que já foram descritos com o uso em excesso e sem critério do suplemento da albumina.

O que acontece é uma “sobrecarga” renal pelo aumento de trabalho causado pela grande concentração de proteína ( e as vezes de sódio) no sangue.

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Albumina Engorda?

Esse suplemento possui poucas calorias e gorduras, ou seja, não deve levar ao aumento de peso.

Isso só acontece em casos em que há a suplementação em excesso e sem a realização de exercícios.

Assim, como qualquer outro alimento, a energia consumida em excesso e não utilizada pelo metabolismo corporal irá se acumular na forma de tecido adiposo.

O que se deve considerar é que, como é utilizada por pessoas que fazem exercícios , haverá a hipertrofia muscular e assim o ganho de peso, mas de massa magra.

Faz mal? Tem contraindicações?

Tirando pessoas alérgicas aos componentes ou com problemas de saúde que estejam impedidas do consumo por causa de restrições dietéticas, a albumina não é contraindicada.

Vale apenas ressaltar que que gestantes, idosos e crianças devem consultar o médico antes de utilizar.

Também recomendamos que consulte um nutricionista antes de utilizar o suplemento de albumina. 

Qual a melhor albumina na sua opinião?

E na sua opinião, qual a melhor albumina? Está nessa lista acima? Você tem preferência por outras marcas? Deixe seu relato logo abaixo em nossa área de comentários e ajude os próximo leitores a escolherem a melhor opção.

Abraços e Bons Treinos. 

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Fonte
Serum albumin and muscle strength: a longitudinal study in older men and women.

Bruna Bosco

Nutricionista formada em 2011 e pós graduada em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pela UNICAMP. (CRN 36740)

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