Musculação e Suplementação

Qual o Melhor BCAA do mercado em 2021? – LISTA ATUALIZADA!

Você conhece qual o melhor BCAA do mercado? Conheça os melhores nacionais e importados segundo a escolha e relatos de nossos leitores. Lista atualizada em 2021!

Nutricionista tira todas as dúvidas e fala como tomar o BCAA e para que serve esse suplemento. Veja ainda todos os seus benefícios e qual o melhor BCAA segundo os consumidores.

O que é BCAA?

Branch Chain Amino Acids, esse é o nome que origina a sigla BCAA, que basicamente quer dizer aminoácidos de cadeia ramificada.

Estes são os aminoácidos que não são formados por nosso organismo, que são a L-Leucina,   L-Valina e L-Isoleucina.

Estes são os 3 aminoácidos que nosso corpo não é capaz de produzir e precisam ser ingeridos, sendo que os outros 17 que são fundamentais importância para a hipertrofia, podem ser transformados pelo organismo e ingeridos facilmente na alimentação.

Junto com o Whey Protein, Creatina e Glutamina, o BCAA é um suplemento que está entre os mais famosos e consumidos suplementos alimentares do mundo, e você sabe por que? Vamos te mostrar logo abaixo!

Para que serve o BCAA?

Dos 20 aminoácidos existentes para construção muscular e o bom funcionamento das funções vitais do nosso organismo, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.

Por isso atletas que necessitam desses aminoácidos essenciais para completar sua ingestão diária, consomem esse suplemento antes e depois dos treinos de musculação, visando ganhar e manter a massa muscular.

Qual a melhor marca de BCAA para os leitores?

Qual o melhor?

Elaboramos uma enquete meses atrás, onde nossos leitores votaram em qual eles consideravam a melhor marca, e segundo os resultados, elaboramos um artigo falando um pouco de cada marca que teve mais votos.

É importante você conferir todos os detalhes sobre as melhores e mais confiáveis marcas de BCAA a seguir: 

Como essa lista foi elaborada?

Essa lista foi elaborada baseada primeiramente na confiabilidade que a empresa possui, já que  em alguns laudos divulgados no passado, algumas empresas apresentaram alterações no produto, havendo discrepância nas informações presentes em seus rótulos.

Ou seja, todas as marcas nessa lista de melhores BCAA, não tiveram reprovação em testes e laudos.

Outra questão para estar presente aqui na lista é a qualidade do produto e por final, e mais importante, a avaliação dos consumidores que você pode ver nos comentários ao final ou na própria página do fabricante do produto clicando nas imagens destacadas abaixo.

Qual o melhor ou melhores marcas de BCAA do mercado?

Agora está na hora de saber qual o melhor BCAA para hipertrofia em cada categoria e analisar qual o mais vantajoso para sua compra. 

Vamos começar falando quais as melhores marcas de BCAA importadas e por último os melhores nacionais.

4 Melhores marcas de BCAA’s Nacionais

1 – BCAA da Growth Supplements

BCAA da Growth Supplements
Um que tem sido considerado o melhor BCAA nacional da atualidade é o da Growth Supplements. E seu BCAA disponível em pó ou cápsula não tem sido diferente.

Além de possuir excelente matéria-prima na elaboração do produto, tem um excelente custo x benefício. Já que comparado a outras marcas citadas aqui no artigo, seu custo é o mais atrativo e não perde em qualidade nem para importadas.

Na versão do BCAA 2:1:1, a cada 4 cápsulas (2g) do BCAA da Growth Supplements, você irá encontrar o composto de aminoácidos de cadeia ramificada formada por 840 mg de L-Leucina, 580 mg de L-Isoleucina e 580 mg de L-Valina.

Já na versão 5:1:1 em póa cada porção (medidor) com 5 gramas, oferece 3570 mg de Leucina, 715 mg de Isoleucina e 715 mg Valina. Esses valores são para o sabor natural. Para os sabores laranja ou limão, você pode consultar clicando no link logo abaixo.

É o suplemento dessa lista que oferece maior quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) por porção! Por isso encabeça a lista do melhor BCAA nacional.

O Produto não contém glúten e nem quantidades significativas de calorias, carboidratos e sódio.

A recomendação do fabricante é de ingerir 4 cápsulas por dia antes ou após os treinos.

Para obter mais informações e onde comprar o BCAA 2:1:1 da Growth Supplements com preço promocional clique aqui.

Já o 5:1:1 com maior quantidade de BCAA clique aqui.

Já o 10:1:1, um super BCAA, com maior quantidade ainda de BCAA clique aqui.


2 – BCAA 2400 Max Titanium

BCAA 2400 Max Titanium
A Max Titanium tem desenvolvido produtos de alta qualidade e ganhando cada dia mais prestigio entre os consumidores de suplemento.

Não é por acaso que muitos de seus suplementos são considerados o melhor ou fica entre os melhores suplementos Nacionais.

O BCAA 2400 da Max Titanium contém a cada 4 cápsulas (quantidade recomendada para tomar) 960mg de L-Leucina, 700mg de L-Valina e 700mg e L-Isoleucina.

O produto também é livre de glúten em sua composição, assim como também não contém quantidades significativas de carboidratos, gorduras, fibra alimentar e sódio.

Seu preço também é bem justo o que acaba sendo um ótimo custo benefício para que não quer deixar de tomar seus suplementos e ainda assim não ter muito gasto mensal com eles.

Leia também:

+ Para que serve a Glutamina? Veja as Melhores Marcas 2021


3 – BCAA Fix e Amino BCAA top da Integralmédica

BCAA Fix e BCAA Top Integral Medica
Outro suplemento nacional, o amino BCAA top também oferece um excelente custo benefício.

Isso porque ele oferece uma das mais elevadas taxas de aminoácidos por porção do mercado, além de oferecer estes de maneira pura.

Em uma porção de 3,8 gramas, o Amino BCAA top oferece 1360 mg de Leucina, 973 mg de Isoleucina e 973 mg de Valina.

Outro BCAA que incluímos na lista agora em 2020 devido aos comentários positivos aqui nesse artigo, foi o BCAA Fix da linha Darkness da Integralmedica.

Uma linha mais avançada de suplementos alimentares dessa empresa, e que vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos.

A cada 3 tabletes (4,5 g) é fornecido 1602 mg de Leucina, 1148 mg de Isoleucina e 1148 mg de Valina.

Não contém quantidades significativas de proteínas, carboidratos, gorduras, fibra alimentar e sódio. Disponível no sabor natural

Leia também => Conheça qual a melhor creatina


4 – BCAA Plus da Probiótica

BCAA Plus Probiótica
O BCAA plus da probiótica oferece um ótimo custo benefício. Este produto em cápsulas oferece os aminoácidos de cadeia ramificada de maneira pura, sendo que ele contém 985 mg de Leucina, 707 mg de Valina e 707 mg de Isoleucina.

5 melhores marcas de BCAA importados

Nesta lista abaixo, constam as melhores marcas importadas de BCAA que estão disponíveis no Brasil.

5 – BCAA 1000 ON Optimum Nutrition

BCAA 1000 ON Optimum Nutrition

Considerado o melhor BCAA importado e ganhar o posto de primeiro colocado é mais do que merecido para o 1000 New Pack da Optimum Nutrition.

Isso porque, das marcas que temos disponíveis no mercado, ele é um dos que mais oferece aminoácidos de qualidade.

A marca, que é considerada uma das melhores do mundo, garante a qualidade deste suplemento.

Ao contrário de alguns outros produtos do mercado, o 1000 New Pack da Optimum apresenta um excelente nível de pureza, não tem misturas com outros suplementos, o que garante uma absorção ainda mais rápida e eficiente.

Além disso, ele conta com 500 mg de Leucina, 250 mg de Valina e 250 gramas de Leucina, sem adição de carboidratos ou açúcares em geral.

O produto, que é importado, é vendido em embalagens de 60, 200 e 400 cápsulas.


6 – Best BCAA, da BPI

Best BCAA BPI
Outro suplemento importado e de grande qualidade. O Best BCAA da BPI é composto 100% por aminoácidos de cadeia ramificada, não contendo outras substancias que possam prejudicar a absorção.

Com 10 gramas (uma porção) você estará ingerindo 2500 mg de Leucina, 1250 mg de Isoleucina e 1250 mg de Valina.

Diferentemente do produto anterior, o Best BCAA da BPI é vendido em pó, muito interessante para quem não se adapta com as cápsulas.


7 – BCAA Pro Universal Nutrition

BCAA Pro Universal Nutrition

A Universal Nutrition não poderia ficar de fora dessa lista, certamente seu BCAA é considerados um dos melhores BCAA do mercado.

Formulado para fornecer as quantidades que a nutrição indica para atletas, este é um dos produtos importados de alta qualidade que temos por aqui.

Assim como os demais produtos, o BCAA Pro é um suplemento puro, que não conta com carboidratos e gorduras.

Este produto da Universal, que é em cápsulas, conta com a cada porção de 2,5g (4 cápsulas) com 1000 mg de L-Leucina, 500 mg de L-Valina, 500 mg de L-Isoleucina, 1,3 mg de Vitamina B6 em 2g de proteínas.

O fabricante recomenda o melhor horário para tomar BCAA, sendo 2 cápsulas antes do treino e 2 cápsulas depois dos treinos.


8 – BCAA Complex 2200 Dymatize Nutrition

BCAA Complex 2200 Dymatize Nutrition

A Dymatize Nutrition é outra empresa estrangeira que sempre se destacou pela sua excelência em produzir suplementos alimentares e está nessa lista com seu BCAA Complex 2200.

2 tabletes do suplemento com 1,1 g contém 549 mg L-Leucina, 272 mg de L-Valina e 272 mg de L-Isoleucina.

Com 1 g de proteínas, apenas 4 kcal e 0 de carboidratos, gorduras e sódio. Ainda contém vitamina B2 eB6 e Vitamina C.

Seu fabricante também recomenda o uso de 2 tabletes antes dos treinos e depois.

Leia também => Melhor Whey Protein – Você conhece as melhores marcas (Importadas e Nacionais)?


9 – BCAA Amino X da BNS

BCAA Amino X da BNSA empresa BSN famosa por produzir vários suplementos de qualidade, dentre os mais conhecidos o Syntha 6, entrou agora em 2020 na lista do melhor BCAA com seu Amino X.

O aminoácido vem em pó na embalagem e cada colher (1 medidor) com porção de 5.2 g, contém 980 mg de L-Leucina, 700 mg de L-isoleucina e 700 mg deL-Valina.

Com 24 g de proteínas e 1g de carboidratos.

Não contém gorduras nem fibras alimentares. Está disponível nos sabores: framboesa e uva.

Para quem tem dificuldade com o “gosto” de alguns suplementos, esse BCAA é bem saboroso.


Acabamos adicionando a nossa lista mais um suplemento nacional (BCAA da Growth Supplements) que não poderia ficar de fora, já que muitos dos nossos leitores tem elogiado sua linha de produtos.

Estes 9 produtos listados são de excelente procedência e te trazem a garantia de você estar ingerindo suplementos de alta qualidade, que vão fazer uma grande diferença em seu treino.

Eles oferecem aminoácidos de rápida absorção, somados a poucas calorias e sem aditivos, como açúcar ou gorduras.

Lembre-se que cada um de nós tem necessidades diferentes e que cada caso precisa ser avaliado por um bom profissional de nutrição, de preferência com especialização em nutrição esportiva.

Qual o melhor BCAA na sua opinião?

E para você, qual o melhor BCAA em 2020? Qual a marca ou marcas que você considera as melhores marcas de BCAA do mercado? Utilize a área de comentários logo abaixo e deixe o seu relato. Todos agradecem! 

Como tomar BCAA?

Uma pergunta muito comum é: “quanto de BCAA’s tomar por dia?”.

Isso vai depender muito do que você consome no restante do dia. Pois muitos alimentos são ricos em BCAA, como o ovo, frango, carne, peixe, leite, queijos e até mesmo o whey protein é composto por BCAAs e se sua dieta estiver equilibrada, de acordo com seus objetivos e treinos, a suplementação do BCAA é desnecessária.

Mas caso a alimentação não seja suficiente e você precise tomar o BCAA, algumas pesquisas indicam quantidades entre 2-4 gramas antes dos exercícios intensos e 2-4 gramas após os exercícios físicos.

Ou seja, se você pratica atividades físicas como a musculação, por exemplo, tome entre 2 a 4 gramas antes do treino e 2 a 4 gramas no pós treino. 

3 Possíveis benefícios do BCAA

1° Recuperação muscular (carece de mais estudos)

O principal papel do BCAA é auxiliar na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação.

É importante lembrar que todas as proteínas têm papel fundamental na recuperação muscular.

2° Manutenção e ganho de massa muscular (não possui 100% de comprovação científica)

Durante os exercícios intensos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia.

O resultado disso é a perda de massa muscular. Uma dieta rica com BCAA pode amenizar essas perdas e ainda contribuir para hipertrofia muscular

3° Produção de hormônio anabólico (carece de mais estudos)

Além disso, O BCAA também estimula e eleva a produção de insulina, um hormônio altamente anabólico que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos e permitindo uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

Leia também:

+ Albumina: O que é, 7 Benefícios, Colaterais e Como tomar

Engorda ou emagrece?

Não possui efeito emagrecedor, pois não é um termogênico como outros suplementos emagrecedores.

Claro que se utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, o BCAA não irá interferir de forma negativa e pode sim auxiliar no emagrecimento.

Quanto a engordar, a resposta para essa dúvida é simples: Não, o BCAA não engorda.

Como dito inicialmente, eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição. Elementos que seriam responsáveis para ganho calórico.

Veja esse artigo abaixo onde explicamos com todos os detalhes sobre essa questão:

BCAA Faz mal? Existem efeitos colaterais?

Caso ocorra durante o uso alguns desses efeitos colaterais:

  • Diarreia e problemas estomacais;
  • Náuseas;
  • Irritações gastrointestinais;
  • Dores de cabeça;
  • coordenação motora afetada;
  • Grandes alterações na glicose sanguínea (alta ou queda nos níveis de açúcar);
  • Flatulência;
  • Constipação;
  • Sobrecarga renal em pessoas com histórico de problemas nos rins (não existe problemas em pessoas saudáveis).

O recomendado é suspender o uso imediatamente e procurar um médico para melhor orientação.

Outras dúvidas comum sobre o BCAA:

Quais as vantagens do BCAA?

As vantagens de ingerir o BCAA são muitas, já que ele atua diretamente na reconstrução muscular durante o pós-treino. Além disso, a dor muscular tardia também é amplamente reduzida com a utilização de um bom BCAA. Além disso, o BCAA auxilia na liberação da insulina (ele é o que chamamos de insulinotrópico). Sabendo que a insulina é um dos hormônios anabólicos de nosso corpo, ele é de vital importância para quem busca a hipertrofia. Geralmente, são usadas de 4 a 8 gramas de BCAA antes do treino e a mesma quantidade no pós-treino, mas este valor pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com as suas individualidades.

Devo tomar BCAA todos os dias?

Não é necessário tomar BCAA's todos os dias, apenas nos dias de treino. Nos finais de semana, por exemplo, caso você descanse, manter a dieta através de alimentação sólida já é suficiente.

Quais as funções do BCAA?

* É um estimulante da síntese proteica; * Atletas que treinam em alta intensidade se beneficiam com a melhora de seu sistema imunológico; * Previne o overtraining, já que recupera a fadiga muscular; * Pode auxiliar na melhora da cicatrização; * Auxilia no tratamento de encefalopatia hepática; * Ajuda a no tratamento da fenilcetonúria; * Auxilia no aumento da ingestão proteica, para idosos, por exemplo, que sofrem grande perda de massa muscular.

Posso tomar BCAA Tomar com outros suplementos ou termogênicos?

Caso queira combinar esse suplemento com uma proteína concentrada, o BCAA pode ser consumido antes do treino e depois do treino tomar sua proteína escolhida, seja albumina, caseína, soy protein ou até mesmo o Whey Protein. Também pode ser consumido o BCAA com outros aminoácidos como glutamina, creatina, arginina entre outros. Os BCAAs pode ser consumido em conjunto com termogênicos e emagrecedores.

Fonte
Effect of BCAA intake during endurance exercises on fatigue substances, muscle damage substances, and energy metabolism substances. Kim DH1, Kim SH1, Jeong WS1, Lee HY2.Branched-chain amino acids and muscle protein synthesis in humans: myth or reality?Is Branched-Chain Amino Acids Supplementation an Efficient Nutritional Strategy to Alleviate Skeletal Muscle Damage? A Systematic Review

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

45 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *