fbpx
Pesquisar

Tribulus Terrestris: para que serve, bula, 6 benefícios e como tomar

Atualizado em
Compartilhe:

O Tribulus Terrestris vem sendo usado há séculos como um estimulante sexual e no tratamento da disfunção erétil. Nos últimos anos, praticantes de musculação tem utilizado o tribulus como suplemento para os ganhos de massa muscular. Saiba mais agora e como tomar corretamente para ter resultados.

O que é Tribulus Terrestris?

tribulus terrestris para que serve efeitos colaterais como tomar engorda

O tribulus terrestris é uma erva daninha pertencente à família Zygophyllaceae.

Ela tem troncos que variam de 1 centímetro a até 1 metro, folhas feitas de pinhas, flores com pétalas amareladas e frutos com espinhos bastante rígidos e perfurantes.

Isto significa que é uma planta rasteira e normalmente encontrada em regiões de clima tropical, inclusive em locais áridos.

Ele é mais conhecido, no entanto, por causa de uma das suas principais funções.

Por séculos na história humana, foi usado como forma de estimulante sexual e como tratamento para a disfunção erétil.

Isto motivou o apelido de “viagra natural” e uma série de estudos científicos.

Para que serve e Como funciona

O tribulus terrestris serve para uma série de funções, embora o mais conhecido seja relacionado à disfunção erétil.

O uso mais comum é o de regulador hormonal, sendo presente hoje até mesmo em farmácias.

Ele ajuda a induzir a produção de um hormônio chamado dehidroepiandrosterona (DHEA) no organismo, favorecendo também o aumento da produção de espermatozoides.

Uma das pesquisas realizadas foi no Brasil, por Décio Luiz Alves, médico ginecologista. O pesquisador concluiu que, de fato, houve melhora no desempenho sexual dos pacientes que utilizaram tribulus terrestris, corroborando outros estudos na Europa e na Ásia.

Além disso, tem sido estudado também de que forma o tribulus terrestris aumenta o nível de testosterona no organismo. Fisiculturistas do mundo todo têm utilizado com este objetivo.

 

6 Benefícios

Os benefícios do tribulus terrestris são, como podemos ver, relacionados à regulação hormonal.

  1. Melhora o desempenho sexual. Proporcionando ereções mais duradouras e com maior rigidez. O tribulus terrestris faz isso ao melhorar o sistema circulatório e, possivelmente, os hormônios da região peniana;
  2. É tratamento para a impotência sexual, aumentando a libido no organismo;
  3. Aumenta a espermatogênese, fazendo com que mais espermatozoides sejam produzidos e, assim, trazendo um maior nível de fertilidade;
  4. Controla os triglicerídeos, tipo de gordura no sangue e que em excesso podem fazer mal à saúde;
  5. Válido para mulheres, que também podem ter aumento da libido (não comprovado);
  6. Ganho de massa muscular. Pode impulsionar o nível de testosterona, melhorando os ganhos de massa muscular para os praticantes de musculação (carece de estudos).
Veja também:
Tribulus terrestris para mulheres, pode tomar? Quais os efeitos?

Como tomar e dosagem

tribulus terrestris bula funciona

A dosagem  indicada para tomar é de 250 até 1500 mg de Tribulus por dia. Sendo que as doses podem ser divididas em 3 vezes ao dia.

Por exemplo, 1 dose de 250 mg antes das principais refeições (café da manhã, almoço e janta), totalizando 750mg por dia.

Se cada cápsula for de 500mg, pode ser tomado 2 vezes ao dia (café da manhã e jantar), totalizando 1000mg de tribulus por dia.

Já em cápsulas de 625mg cada, como da marca Optimum, também pode ser dividido em 2 doses por dia, segundo o fabricante informa na embalagem.

Esse valor pode ser alterado, pois tudo depende da necessidade do seu organismo e da concentração do extrato que o produto que você adquiriu oferece.

A melhor forma de saber a dosagem exata do produto para o seu corpo é consultando um médico.

A grosso modo falando, na forma de suplementos, a erva Tribulus Terrestris se encaixa na categoria de pró-hormonal (natural).

Temos um artigo específico aqui no Treino Mestre onde falamos só dos pró-hormonais onde pode ser a seguir: Pró-Hormonal – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Aqui no Brasil, a Anvisa classificou a erva Tribulus Terrestris como um fitoterápico na categoria de Agente Ergogênico Nutricional, resumindo, não pode ser vendido como suplemento alimentar, apenas em farmácias de manipulação.

Qual a melhor marca?

Para esse artigo não ficar muito extenso, nós realizamos uma enquete com os leitores alguns meses atrás, e segundo os resultados, elaboramos um artigo falando um pouco de cada marca que teve mais votos.

Você pode conferir todos os detalhes sobre as melhores e mais confiáveis marcas de Tribulus Terrestris a seguir:  

Veja também:
Qual é o Melhor Tribulus Terrestris? As 6 Melhores Marcas (2019)

Bula, Preço e Onde comprar?

A média de custo do Tribulus importado é de 120,00 até 150,00 reais a embalagem contendo 100 cápsulas.

Uma das mais elogiadas e considerada uma das melhores marcas do Tribulus Terrestris é da empresa Optimum Nutrition e você pode consultar sua bula e comprar pelo menor preço em uma loja de confiança clicando no banner abaixo:

Caso queira tirar maiores dúvidas sobre o Tribulus Terrestris Optimum, temos um artigo específico que pode ser lido a seguir: 

Veja também:
Tribulus Terrestris Optimum - Veja os resultados e onde comprar

Nesse artigo você terá informações de composição, como funciona, efeitos, custo e relatos.

Tribulus terrestris engorda ou emagrece?

Na verdade, não há nada que indique que tribulus terrestris engorda. Pelo contrário, a hipótese de que pode levar ao aumento da hipertrofia até induziria a uma troca da gordura pela massa magra. Ou seja, pode ajudar indiretamente a pessoas com sobrepeso a emagrecerem.

Seu uso no pós ciclo

Muitos usuários de esteroides anabolizantes tem usado a Tribulus Terrestris para estimular a produção endógena da testosterona ao final dos ciclos, conhecida como terapia pós ciclo (TPC), já que os níveis de testosterona caem muito durante o uso dos anabolizantes.

A utilização de suplementos em ciclos é usada, principalmente, para aquelas substâncias que são prejudiciais para a saúde se ingeridas em excesso.

Assim, o ciclo pode ser formado, por exemplo, de 3 semanas de uso (período on) com o intervalo de 1 a 3 semanas sem uso (período off).

Esse produto pode ser usado por homens e mulheres que desejem ter um aumento no desempenho durante o treino muscular.

É importante consultar seu médico sobre as possibilidades e a melhor maneira de usar o suplemento.

Efeitos colaterais

Não há muitos efeitos colaterais do tribulus terrestris conhecidos se tomados na dose correta.

O que a bula indica é a possibilidade de sintomas como gastrite e refluxo apenas.

Caso aconteçam, consulte um médico de confiança.

Contraindicações do Tribulus Terrestris

No caso de uma ingestão em excesso pode ocorrer uma piora do quadro em pacientes portadores de câncer de próstata ou câncer de testículo.

Justamente por esse motivo, o Tribulus terrestris deve ser evitado por qualquer pessoa que tenha câncer.

Mulheres que já apresentam algumas características masculinas como: excesso de pelos; voz grossa e outras também deve evitar ingerir essa substância.

  • Gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas que fazem o uso de medicamentos hormonais, como para tireoide, também devem evitar;
  • crianças estão proibidas de fazer o uso do produto.

O tribulus terrestris não é recomendo para pessoas com alterações na pressão arterial ou com problemas cardíacos.

Não são relatados muitos efeitos colaterais em seu uso, apenas os mais comuns são:

  • aparecimento de acne;
  • desconfortos estomacais.

Efeitos que desaparecem após a suspensão do uso.

Especialista responde dúvidas sobre o Tribulus

Referências:
JÚNIOR, Hernani Pinto de Lemos; LEMOS, André Luis Alves de; LEMOS, Ligia Maria Dolce de.  Tribulus terrestris. Nutrologia. Diagnóstico e Tratamento. 2011; 16(4): 170-3.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

89
Deixe um comentário

avatar
67 Tópicos de comentários
22 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
80 Autores de comentários
JOAOantonio tavaresdanilosulianBruno kuhnen Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
JOAO
Visitante
JOAO

Gostaria de saber qual a melhor marca? Vi que tem um artigo falando sobre isso Mas queria saber de relatos de alguém que tenha usado alguma das marcas e que tenha obtido bons resultados. Obrigado.

antonio tavares
Visitante
antonio tavares

Concordo com o Antonio Luiz Brito. Se o Tríbulus Terrestris inibe a produção de angiotensina, então a pressão arterial tende a baixar. Partindo desse princípio, não vejo motivos para não ser recomendado a pessoas hipertensas ou com problemas cardíacos. Sou hipertenso (tomo Losartana potássica) e faço uso do Tríbulus há bastante tempo, em pequena dosagem, apesar dos meus 71 de idade.
Com relação aos testes das ovelhas e os ciclos, concordo plenamente.

sulian
Visitante
sulian

o tribulos ajuda com a ereção sexual ok ! mas e quando essa impotencia é causada pela diabetes e neuropatite ? sera que tem alguma melhora ????????????///

Bruno kuhnen
Visitante
Bruno kuhnen

Esse medicamento me faz perder muito peso, mesmo fazendo dieta para engordar com hipercalórico e whey… isso acontece mesmo pois achei que aumentaria a massa muscular por estimular os hormônios. Emagrece mesmo?

Lucia
Visitante
Lucia

Meu nome José Carlos, estou tomando a uma semana e espero resposta em minha ereção, pois sou hipertenso e tenho marcapasso .faz efeito é meu lado sexual? Me responda.

Elias
Visitante
Elias

E ai José Carlos, como foram os resultados? Estou pensando em tomar para os mesmos fins, mas também sou hipertenso…