Página Inicial » Suplementos » 6 melhores suplementos para tomar antes de dormir

6 melhores suplementos para tomar antes de dormir

Alguns suplementos têm sua ação muito mais efetiva, quando tomados antes de algumas horas de sono. Veja neste artigo, uma lista com os 6 melhores suplementos para tomar antes de dormir para quem deseja hipertrofia!

Melhores suplementos para antes de dormir
Sempre mencionamos que a hipertrofia se baseia em uma tríade: treino, descanso e dieta. Descansar corretamente é tão importante quanto treinar. Isso porque é no sono, que mais ocorrem os processos anabólicos.

Neste sentido, alguns nutrientes, quando bem empregados, podem potencializar o resultado de seu anabolismo. Alguns suplementos, quando tomados antes de dormir, também potencializam este processo.

De forma geral, indica-se que uma pessoa que quer ter bons resultados, durma de 8 a 10 horas por dia. Mas se esta pessoa, que treina e dorme estas horas, não tiver o suporte nutricional adequado, os resultados acabarão sendo pífios.

Além disso, é importante salientar que os suplementos que podem ser tomados antes de dormir auxiliam, mas caso a dieta durante o dia seja ruim, de nada adiantarão. Hipertrofia é resultado de uma rotina específica e não de uma ou outra estratégia. Ingerir o suplemento adequado antes de dormir será um potencializador, mas jamais, a solução única.

Se você tem uma boa dieta, mantém a qualidade e regularidade nas refeições, pode usar alguns destes suplementos para otimizar seus ganhos.

6 suplementos que você pode tomar antes de dormir para potencializar os resultados

1. Caseína

caseina melhor suplementos antes de dormirA caseína é uma proteína extraída do leite de mamíferos. No leite de bovinos, quando fresco, podemos encontrar cerca de 80% de caseína. Apesar de ser uma proteína, ela se enquadra no grupo das conjugadas. Ou seja, tem um outro componente químico em sua formulação).

Ela é considerada uma proteína de alto valor biológico, ou seja, há uma grande utilização de seus aminoácidos pelo metabolismo. Mas o que faz com que a caseína seja um suplemento excelente para ser tomado antes de ir dormir, é seu tempo de absorção.

Como você passará várias horas sem se alimentar, quanto mais lenta for a absorção de determinada proteína, melhor para o anabolismo. Dentre os suplementos mais conhecidos, a caseína é o melhor suplemento para tomar antes de dormir, por possuir maior tempo para ser absorvida. No geral, ela leva de 3 a 5 horas para que seja totalmente absorvida pelo organismo. Ou seja, neste período temos aminoácidos sendo absorvidos o tempo todo. Isso otimiza o processo de anabolismo.

Como se isso já não fosse o bastante, a caseína tem ainda outra vantagem neste caso: ela possui um conteúdo de glutamina muito alto, que pode girar em torno de 20,5%. Este é o aminoácido que ajuda a evitar o catabolismo proteico. Some isso a uma proteína de lenta absorção e teremos o cenário ideal para sua utilização antes de ir dormir!

Desta maneira, a caseína é altamente interessante para este objetivo, de potencializar o anabolismo muscular durante o sono. Além de fornecer de forma lenta e gradual, os aminoácidos para a recuperação muscular, ela ainda ajudará a evitar o tão temido catabolismo proteico.

Esta é provavelmente, a proteína mais usada se tomada antes de dormir. Não que seja a única, nem a melhor para todos os casos. Mas que a caseína tem um excelente custo benefício e ação nestes casos, ninguém pode negar! Você pode ingerir a caseína até uma hora antes de ir para a cama.

Qual a melhor marca de caseína?

Algum tempo atrás realizamos uma enquete aqui no Treino Mestre, onde os leitores votaram e escolheram qual a melhor marca de caseína. Seguindo as primeiras colocações nos elaboramos um artigo onde você pode ver todas as informações dessas marcas e onde comprar pelo melhor preço, segue o artigo: Top 5 – Melhor marca de caseína – Importadas e nacionais.

2. Arginina

arginina tomar a noiteA Arginina é um suplemento proteico muito usado como pré-treino, sob o argumento de aumento do óxido nítrico, o que faria o desempenho aumentar consideravelmente. Então o que faz a Arginina aqui, em um texto sobre suplementos para tomar antes de dormir?

Além desta qualidade, há ainda a possibilidade de aumento da secreção de GH com a sua utilização. Como sabemos, o GH é um hormônio altamente anabólico e lipolítico. Sua secreção aumenta consideravelmente durante o sono. Desta maneira, podemos ter um aumento deste processo anabólico, com a utilização de arginina antes de ir para a cama.

Além disso, a arginina ainda tem uma ação altamente positiva sobre outros dois hormônios fundamentais para a hipertrofia: a insulina e o glucagon.

Desta maneira, a sua utilização antes do sono tem uma característica muito específica: auxiliar na melhora dos processos hormonais.

Para otimizar ainda mais a sua utilização durante o sono, a arginina tem um grande poder de regeneração muscular, através da cicatrização das microlesões teciduais. Desta maneira, somando todos os fatores aqui já citados, a arginina é um suplemento fantástico para tomar antes de dormir, visando o anabolismo! Indica-se o seu uso até uma hora antes de ir para a cama dormir!

3. Glutamina

glutamina suplementoA glutamina ficou famosa por ser um suplemento que veio da medicina. Muito usada para a recuperação de cirurgias e outros procedimentos, por se poder cicatrizante. No caso da hipertrofia, ela atua diretamente na recuperação muscular, otimizando o descanso e fazendo com que o corpo se recupere mais rapidamente dos estímulos.

Então, ela não poderia estar de fora desta lista! As razões para isso são simples: é durante o sono, que ocorre de forma mais intensa, o processo de recuperação muscular.

Neste caso, se ingerirmos um suplemento capaz de otimizar este processo, teremos resultados ainda melhores. Dependendo de cada caso, pode-se ingerir a glutamina entre 1 hora e 30 minutos antes de ir dormir. Em determinados casos, indica-se seu uso apenas nas noites que seguem os treinos, não sendo necessária sua utilização nos dias de descanso. Mas isso é alto que vai da individualidade de cada um.

4. ZMA

zma suplementoNem só de proteínas vive quem treina. Muitas vezes, as pessoas que não conseguem ter resultados relevantes em seus treinos, apresentam deficiências em micronutrientes. Ou seja, sua dieta não é adequada para este caso. Por isso, é fundamental levar isso em conta. No caso de treinos mais intensos e de pessoas avançadas, não é difícil encontrarmos pessoas com deficiências em minerais como o zinco e outras vitaminas.

Neste caso, o ZMA é de grande ajuda. O ZMA é formado por um composto de zinco, vitamina B6 e aspartato de magnésio, ele atua diretamente em seu metabolismo na melhora dos processos hipertróficos.

Mas qual a aplicação prática do ZMA sendo tomado antes de ir para a cama? Muitas delas! O fator mais importante é o aumento considerável da secreção de testosterona e do GH. Como estes hormônios são a base para qualquer processo anabólico e tem sua secreção aumentada durante o sono, o ZMA potencializa este processo.

Além disso, o ZMA também atua na melhora da qualidade do sono, o que faz com que os resultados sejam ainda melhores.

A sua utilização depende muito de sua rotina e de sua dieta. Mas no geral, indica-se seu uso uma hora antes de ir dormir e em casos específicos, deve ser ingerido com o estômago vazio. Mas para saber qual a melhor forma de utilizá-lo para seu caso, consulte um nutricionista!

5. Linhaça

linhaça suplementoLinhaça em um texto sobre suplementos? Sim, pois ela é muito importante no processo de hipertrofia. A linhaça é rica no que chamamos de “gorduras boas”. Ou seja, ela não apenas melhora seu desempenho e aumenta a lipólise, como também regula seu organismo como um todo.

Além disso, a sua absorção é mais lenta, o que faz com que você evite o catabolismo muscular. Por ser uma oleaginosa e de fácil ingestão, indica-se sua utilização sempre acompanhada de um outro macronutriente.

No caso de ingeri-la antes de ir dormir, é muito indicado que ela seja misturada com alguma proteína de absorção lenta. A caseína, já citada aqui, é uma das melhores opções!

6. Albumina

Albumina segundo melhor suplemento antes de dormirProvavelmente um dos suplementos mais viáveis do ponto de vista econômico e que pode trazer excelentes resultados. A albumina é muito usada antes de dormir por razões simples. Primeiramente, ela tem uma absorção mais lenta. Não chega a se comparar a caseína em termos de tempo total de absorção, mas por seu custo menor, é uma escolha em muitos casos.

Além disso, a albumina ainda melhora os processos inflamatórios, auxiliando diretamente na recuperação muscular e reposição de proteínas.

A Albumina apresenta um alto valor biológico, o que também auxilia fortemente no anabolismo. Além disso, aumenta a sensação de saciedade, fundamental para quem está passando por dietas mais restritivas.

Para pessoas que possuem alguns inconvenientes com a ingestão de lactose e tem que evitar a caseína, ou como explicado antes, quer economizar por questão de custo, certamente a albumina passa ser uma ótima opção de suplemento para tomar a noite ou antes de ir dormir.

Temos um artigo específico e bem completo aqui no Treino Mestre onde você pode tirar todas as dúvidas sobre a albumina, principalmente quando e como tomar, além das melhores marcas e onde comprar, segue o artigo: Albumina – O que é, para que serve, efeitos e como tomar.

Lembrando que você não precisa tomar apenas um desses suplementos antes de dormir, a quem utilize, por exemplo, a linhaça junto com alguma proteína (albumina ou caseína) ou com um aminoácido (Arginina ou Glutamina).
O que é imprescindível é quem um nutricionista seja consultando antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

O que você toma antes de dormir tem relação direta com seus resultados. Quanto mais conseguirmos otimizar os processos anabólicos durante o sono, melhor. Mas lembre-se, o que você faz no restante do dia também conta e muito. Por isso, mantenha a qualidade de sua dieta sempre e não apenas antes de ir para a cama. Bons treinos!

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.
  1. claudinei pires Cardoso

    Posso fazer um bater todos esses suplementos juntos e tomar antes de dormir

  2. Posso combinar albumina e caseína, por exemplo, albumina antes de dormir e caseína pela manhã?

  3. Boa Tarde,

    Compreendo a orientação de um nutricionista na melhora da alimentação, NO ENTANTO, se cada vez que for fazer uso de determinado suplemento ou “dieta” for procurar um nutrólogo ou nutricionista, é melhor contratar um cuidador. Chega a ser hilário como se pode comprar suplementos facilmente MAS procure um nutricionista, não dá! Suplemento não é droga ilícita ou mesmo lícita, para procurar um médico sempre, muita gente não tem condições de procurar um médico toda vez que tiver que cuidar da saúde, É POR ISSO que existe esse site, ele não substitui um profissional da Saúde, PORÉM é uma alternativa. Ex: Alguém decide ir para academia (procura um médico), aí ele vai passar a consumir Wheyprotein (procura um médico de novo), e decide comprar caseína (procura outra vez um médico), o personal indica ZMA (lá vai ele atrás de um médico de novo), aí o cidadão pensa, vou ingerir BCAA para dar um UP (ooooooutra vez vai atrás do médico)…pelo amor né???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend