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6 melhores suplementos para tomar antes de dormir

Alguns suplementos têm sua ação muito mais efetiva, quando tomados antes de algumas horas de sono. Veja neste artigo, uma lista com os 6 melhores suplementos para tomar antes de dormir para hipertrofia!

Whey Protein Growth Supplements

Sempre mencionamos que a hipertrofia se baseia em uma tríade: treino, descanso e dieta.

Descansar corretamente é tão importante quanto treinar. Isso porque é no sono, que mais ocorrem os processos anabólicos.

Neste sentido, alguns nutrientes, quando bem empregados, podem potencializar o resultado de seu anabolismo.

Alguns suplementos, quando tomados antes de dormir, também potencializam este processo.

De forma geral, indica-se que uma pessoa que quer ter bons resultados, durma de 8 a 10 horas por dia. Mas se esta pessoa, que treina e dorme estas horas, não tiver o suporte nutricional adequado, os resultados acabarão sendo pífios.

Além disso, é importante salientar que os suplementos que podem ser tomados antes de dormir auxiliam, mas caso a dieta durante o dia seja ruim, de nada adiantarão.

Hipertrofia é resultado de uma rotina específica e não de uma ou outra estratégia. Ingerir o suplemento adequado antes de dormir será um potencializador, mas jamais, a solução única.

Se você tem uma boa dieta, mantém a qualidade e regularidade nas refeições, pode usar alguns destes suplementos para otimizar seus ganhos.

6 suplementos que você pode tomar antes de dormir para potencializar os resultados

Índice - Informações que você encontrará nesse artigo:

1. Caseína

caseina melhor suplementos antes de dormirA caseína é uma proteína extraída do leite de mamíferos.

No leite de bovinos, quando fresco, podemos encontrar cerca de 80% de caseína.

Creatina Growth Supplements

Apesar de ser uma proteína, ela se enquadra no grupo das conjugadas. Ou seja, tem um outro componente químico em sua formulação).

Ela é considerada uma proteína de alto valor biológico, ou seja, há uma grande utilização de seus aminoácidos pelo metabolismo.

Mas o que faz com que a caseína seja um suplemento excelente para ser tomado antes de ir dormir, é seu tempo de absorção.

Como você passará várias horas sem se alimentar, quanto mais lenta for a absorção de determinada proteína, melhor para o anabolismo.

Dentre os suplementos mais conhecidos, a caseína é o melhor suplemento para tomar antes de dormir, por possuir maior tempo para ser absorvida.

No geral, ela leva de 3 a 5 horas para que seja totalmente absorvida pelo organismo.

Ou seja, neste período temos aminoácidos sendo absorvidos o tempo todo. Isso otimiza o processo de anabolismo.

Como se isso já não fosse o bastante, a caseína tem ainda outra vantagem neste caso: ela possui um conteúdo de glutamina muito alto, que pode girar em torno de 20,5%.

Este é o aminoácido que ajuda a evitar o catabolismo proteico. Some isso a uma proteína de lenta absorção e teremos o cenário ideal para sua utilização antes de ir dormir!

Desta maneira, a caseína é altamente interessante para este objetivo, de potencializar o anabolismo muscular durante o sono.

Além de fornecer de forma lenta e gradual, os aminoácidos para a recuperação muscular, ela ainda ajudará a evitar o tão temido catabolismo proteico.

Esta é provavelmente, a proteína mais usada se tomada antes de dormir.

Não que seja a única, nem a melhor para todos os casos. Mas que a caseína tem um excelente custo benefício e ação nestes casos, ninguém pode negar! Você pode ingerir a caseína até uma hora antes de ir para a cama.

Qual a melhor marca de caseína?

Algum tempo atrás realizamos uma enquete aqui no Treino Mestre, onde os leitores votaram e escolheram qual a melhor marca de caseína.

Seguindo as primeiras colocações nos elaboramos um artigo onde você pode ver todas as informações dessas marcas e onde comprar pelo melhor preço, segue o artigo: Top 5 – Melhor marca de caseína – Importadas e nacionais.


2. Albumina

Provavelmente um dos suplementos mais viáveis do ponto de vista econômico e que pode trazer excelentes resultados.

A albumina é muito usada antes de dormir por razões simples. Primeiramente, ela tem uma absorção mais lenta.

Não chega a se comparar a caseína em termos de tempo total de absorção, mas por seu custo menor, é uma escolha em muitos casos.

Além disso, a albumina ainda melhora os processos inflamatórios, auxiliando diretamente na recuperação muscular e reposição de proteínas.

A Albumina apresenta um alto valor biológico, o que também auxilia fortemente no anabolismo.

Além disso, aumenta a sensação de saciedade, fundamental para quem está passando por dietas mais restritivas.

Para pessoas que possuem alguns inconvenientes com a ingestão de lactose e tem que evitar a caseína, ou como explicado antes, quer economizar por questão de custo, certamente a albumina passa ser uma ótima opção de suplemento para tomar a noite ou antes de ir dormir.

Temos um artigo específico e bem completo aqui no Treino Mestre onde você pode tirar todas as dúvidas sobre a albumina, principalmente quando e como tomar, além das melhores marcas e onde comprar, segue o artigo: Albumina: O que é, para que serve, benefícios e como tomar.

Não cometa erros, Conheça também as melhores marcas de albumina clicando abaixo:


3. Arginina

A Arginina é um suplemento proteico muito usado como pré-treino, sob o argumento de aumento do óxido nítrico, o que faria o desempenho aumentar consideravelmente.

Então o que faz a Arginina aqui, em um texto sobre suplementos para tomar antes de dormir?

Além desta qualidade, há ainda a possibilidade de aumento da secreção de GH com a sua utilização.

Como sabemos, o GH é um hormônio altamente anabólico e lipolítico. Sua secreção aumenta consideravelmente durante o sono.

Desta maneira, podemos ter um aumento deste processo anabólico, com a utilização de arginina antes de ir para a cama.

Além disso, a arginina ainda tem uma ação altamente positiva sobre outros dois hormônios fundamentais para a hipertrofia: a insulina e o glucagon.

Desta maneira, a sua utilização antes do sono tem uma característica muito específica: auxiliar na melhora dos processos hormonais.

Para otimizar ainda mais a sua utilização durante o sono, a arginina tem um grande poder de regeneração muscular, através da cicatrização das microlesões teciduais.

Desta maneira, somando todos os fatores aqui já citados, a arginina é um suplemento fantástico para tomar antes de dormir, visando o anabolismo!

Indica-se o seu uso até uma hora antes de ir para a cama dormir!


4. Glutamina

A glutamina ficou famosa por ser um suplemento que veio da medicina. Muito usada para a recuperação de cirurgias e outros procedimentos, por se poder cicatrizante.

No caso da hipertrofia, ela atua diretamente na recuperação muscular, otimizando o descanso e fazendo com que o corpo se recupere mais rapidamente dos estímulos.

Então, ela não poderia estar de fora desta lista! As razões para isso são simples: é durante o sono, que ocorre de forma mais intensa, o processo de recuperação muscular.

Neste caso, se ingerirmos um suplemento capaz de otimizar este processo, teremos resultados ainda melhores.

Dependendo de cada caso, pode-se ingerir a glutamina entre 1 hora e 30 minutos antes de ir dormir.

Em determinados casos, indica-se seu uso apenas nas noites que seguem os treinos, não sendo necessária sua utilização nos dias de descanso. Mas isso é alto que vai da individualidade de cada um.

Conheça as melhores marcas de glutamina clicando abaixo:


5. ZMA

Nem só de proteínas vive quem treina. Muitas vezes, as pessoas que não conseguem ter resultados relevantes em seus treinos, apresentam deficiências em micronutrientes. Ou seja, sua dieta não é adequada para este caso.

Por isso, é fundamental levar isso em conta. No caso de treinos mais intensos e de pessoas avançadas, não é difícil encontrarmos pessoas com deficiências em minerais como o zinco e outras vitaminas.

Neste caso, o ZMA é de grande ajuda. O ZMA é formado por um composto de zinco, vitamina B6 e aspartato de magnésio, ele atua diretamente em seu metabolismo na melhora dos processos hipertróficos.

Mas qual a aplicação prática do ZMA sendo tomado antes de ir para a cama? Muitas delas!

O fator mais importante é o aumento considerável da secreção de testosterona e do GH.

Como estes hormônios são a base para qualquer processo anabólico e tem sua secreção aumentada durante o sono, o ZMA potencializa este processo.

Além disso, o ZMA também atua na melhora da qualidade do sono, o que faz com que os resultados sejam ainda melhores.

A sua utilização depende muito de sua rotina e de sua dieta. Mas no geral, indica-se seu uso uma hora antes de ir dormir e em casos específicos, deve ser ingerido com o estômago vazio.

Mas para saber qual a melhor forma de utilizá-lo para seu caso, consulte um nutricionista!

Conheça as melhores marcas de ZMA clicando baixo:


6. Linhaça

Linhaça em um texto sobre suplementos? Sim, pois ela é muito importante no processo de hipertrofia.

A linhaça é rica no que chamamos de “gorduras boas”. Ou seja, ela não apenas melhora seu desempenho e aumenta a lipólise, como também regula seu organismo como um todo.

Além disso, a sua absorção é mais lenta, o que faz com que você evite o catabolismo muscular.

Por ser uma oleaginosa e de fácil ingestão, indica-se sua utilização sempre acompanhada de um outro macronutriente.

No caso de ingeri-la antes de ir dormir, é muito indicado que ela seja misturada com alguma proteína de absorção lenta. A caseína, já citada aqui, é uma das melhores opções!

A linhaça também pode ser substituída pelo suplemento de óleo de peixe, temos um artigo falando por que esse suplemento também é bem interessante para quem deseja hipertrofia ou emagrecimento. Clique abaixo para ler  o artigo.

Lembrando que você não precisa tomar apenas um desses suplementos antes de dormir, a quem utilize, por exemplo, a linhaça junto com alguma proteína (albumina ou caseína) ou com um aminoácido (Arginina ou Glutamina).

O que é imprescindível é quem um nutricionista seja consultando antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

O que você toma antes de dormir tem relação direta com seus resultados.

Quanto mais conseguirmos otimizar os processos anabólicos durante o sono, melhor.

Mas lembre-se, o que você faz no restante do dia também conta e muito.

Por isso, mantenha a qualidade de sua dieta sempre e não apenas antes de ir para a cama. Bons treinos!

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Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

4 Comentários

  1. Boa Tarde,

    Compreendo a orientação de um nutricionista na melhora da alimentação, NO ENTANTO, se cada vez que for fazer uso de determinado suplemento ou “dieta” for procurar um nutrólogo ou nutricionista, é melhor contratar um cuidador. Chega a ser hilário como se pode comprar suplementos facilmente MAS procure um nutricionista, não dá! Suplemento não é droga ilícita ou mesmo lícita, para procurar um médico sempre, muita gente não tem condições de procurar um médico toda vez que tiver que cuidar da saúde, É POR ISSO que existe esse site, ele não substitui um profissional da Saúde, PORÉM é uma alternativa. Ex: Alguém decide ir para academia (procura um médico), aí ele vai passar a consumir Wheyprotein (procura um médico de novo), e decide comprar caseína (procura outra vez um médico), o personal indica ZMA (lá vai ele atrás de um médico de novo), aí o cidadão pensa, vou ingerir BCAA para dar um UP (ooooooutra vez vai atrás do médico)…pelo amor né???

    1. eu sou nutricionista e vou te falar o que acontece, a grande maioria das pessoas toma uma quantidade de suplementos, principalmente macronutrientes(proteina, carboidratos e gordura) que nao precisam , gastam fortuna em mer** , quando necessitam na verdade de micronutrientes. Entao procurar um nutri faria a grande maioria economizar dinheiro e nao fu*** a saude. Simplificando e isso

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