Musculação e Suplementação

Dextrose: Para que serve, como tomar, se engorda e a melhor marca

Artigo onde você poderá tirar todas as dúvidas sobre o suplemento Dextrose e como consumir em diversas situações.

Dextrose Growth Supplements

Você já ouviu falar na dextrose? Ela é conhecida como um açúcar de laboratório, e tem a finalidade de auxiliar principalmente atletas e praticantes de atividades aeróbicas. Portanto, se é o seu caso, é bom ficar atento a ela.

Então, dito isso, como tomar a dextrose? Quando utilizá-la e em quais quantidades? Será que é mesmo benéfica para o organismo? Existem efeitos colaterais associados a ela? Para saber isto e muito mais, acompanhe o post!

O que é Dextrose

Pois bem, como já antecipei, a dextrose é um tipo de glicose o qual é produzido a partir do amido de milho. Como resultado, portanto, ele é uma fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, que atua diretamente na glicemia e no fornecimento de energia ao organismo.

Este processo de obtenção da dextrose é realizado através da chamada hidrólise enzimática da mandioca, do milho ou da batata. Ela utiliza, então, o amido destes alimentos para obter uma forma de glicose diferenciada.

Para que serve

Afinal de contas, por que alguém se interessaria por uma fonte de glicose distinta das mais habituais? Na verdade, este produto é considerado um recurso nutricional importante, em função dos seus benefícios.

A dextrose, então, é tomada principalmente por atletas e praticantes de atividades físicas de alta intensidade, sobretudo aeróbicas. Isto porque ela é capaz de fornecer, por exemplo, uma grande dose de energia, favorecendo o desempenho.

Vale ressaltar, ainda, que esta forma de açúcar pode ser ingerida antes ou até mesmo depois das atividades físicas. Isto se dá por conta do seu valor como carboidrato, que pode oferecer o que é perdido durante a prática do seu treino.

5 Benefícios da Dextrose

Até aqui, você já deve ter notado que existe um público específico para esta glicose e que ela foi criteriosamente desenvolvida. Veja agora, portanto, os benefícios da dextrose:

1. É uma fonte de energia para atividades físicas

Em primeiro lugar, como já mencionei, a dextrose é uma excelente fonte de energia para atletas. Ela é ingerida, neste caso, com o objetivo de suprir as necessidades energéticas, oferecendo uma boa fonte de carboidratos.

2. Auxilia a ganhar massa muscular

Outro benefício importante deste carboidrato é que ele auxilia você a ganhar massa magra. Como ela é uma glicose, tende a levar a um pico de insulina no organismo, que ocorre como resposta. Então, com esse processo, mais proteínas entram nos músculos, oferecendo o que eles precisam para se desenvolver.

3. Aumenta a regeneração muscular

HOT Termogênico Growth Supplements

Outro efeito importante e benéfico da dextrose para a musculatura, é que ela aumenta também a regeneração dos tecidos musculares.

Dessa maneira, ela ajuda a tratar microlesões que virtualmente possam surgir com a prática intensa de exercícios. Para isso, prefira ingeri-la com uma fonte de proteínas também, como o whey protein.

4. Aumenta o desempenho físico

Como resultado de todos estes processos, a dextrose aumenta o desempenho em atividades físicas.

Isto porque ela mantém os tecidos musculares bem nutridos, evitando a fadiga e melhorando a resistência deles também.

5. Bom para pacientes internados

Sabia que a dextrose tem seu uso recomendado até para pacientes internados, em determinadas situações?

Isto ocorre em pacientes que estão precisando alimentar-se por meio de uma sonda, sendo ela uma das fontes de nutrição utilizadas.

Indicações da Dextrose

Embora possa ser utilizada por basicamente qualquer um, a dextrose é mais recomendada principalmente para alguns grupos de pessoas.

Isto está ligado, por certo, aos benefícios e à forma como ela age no organismo, como já falei até aqui.

Então, a dextrose é indicada para atletas e pessoas que executem treinos de alta intensidade ou de grande durabilidade. Assim, esta fonte de carboidratos ajuda a evitar a fadiga muscular, melhorando a sua performance.

Como já dito também, porém, não é somente nestes casos. Em pacientes internados em hospitais, ela é muito utilizada como elemento da dieta.

Forma de consumo e como tomar Dextrose

O shake com dextrose é antes ou depois do treino?

A dextrose é encontrada em pó e na hora de ingerir, deve ser diluída em água.

Para quem faz musculação, o ideal é consumir a dextrose com uma fonte de proteína no pós-treino para garantir melhores ganhos de massa magra.

Para aqueles que praticam treinos aeróbicos como corrida ou natação, a orientação é para que a dextrose seja utilizada antes ou durante o exercício.

Assim, o atleta terá energia disponível durante todo o treino já que esse tipo de atividade consome bastante energia em pouco tempo.

É importante informar que o suplemento não deve ser ingerido nos dias em que você não treina.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos.

E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Dextrose Growth Supplements

Dextrose engorda?

Whey Protein Growth Supplements

Muita gente tem essa dúvida, o que é muito natural. Afinal de contas, a dextrose é um carboidrato como qualquer outro e pode desenvolver acúmulo de gordura.

Só que isso acontece apenas quando a quantidade ingerida não é a ideal.

Para saber exatamente quanto de dextrose o seu corpo precisa, o ideal é consultar um nutrólogo ou um nutricionista.

A partir de uma avaliação minuciosa que leva em conta o tipo de exercício, quanto tempo de atividade física por dia você faz e o quanto você come, esses profissionais poderão de recomendar a sua dose de dextrose ideal.

A média mais comum é a de 30 gramas por dia, o que equivale a 120 calorias.

Esses números devem ser incluídos na sua lista de calorias consumidas durante o dia.

Também deve fazer parte dos 55 a 60% de carboidratos que devem ser ingeridos diariamente.

Para as pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física, esse cálculo deve ser feito por um profissional.

Leia também:

+ 10 Melhores Whey Protein – LISTA ATUALIZADA!

+ Qual a melhor Creatina? – Lista com as 8 Melhores

Algumas precauções

Antes de comprar e consumir a dextrose, verifique se a empresa responsável pela fabricação possui o selo da ANVISA.

É claro que isso não vale apenas para a dextrose, mas sim para todo e qualquer suplemento que você venha a adquirir.

Para armazenar, ela deve ficar em lugar seco e longe do sol para evitar a oxidação.

Também tenha a certeza de deixar a tampa bem fechada para impedir a entrada de formigas.

Outras dúvidas frequentes:

Qual a diferença de se tomar Dextrose ou Maltodextrina no pós treino?

Apesar da Maltodextrina ser um polissacarídeo, (carboidrato complexo formado pela união de muitos monossacarídeos, no caso polímeros de dextrose/glicose) e ter uma absorção mais lenta. Dextrose por ser um carboidrato simples de rápida absorção, a diferença delas ao serem absorvidas pelo organismo logo após o treino, será bem pouca, já que seu corpo estará tão sedento para repor as energias, que pela grande demanda e a necessidade de reposição, fará com que a quebra dos compostos da Maltodextrina seja bem rápida também, já que a união desses compostos é fraca e extremamente simples, pois como explicado agora pouco, esses compostos são polímeros de dextrose, ou seja, no final das contas a Maltodextrina vai se transformar em moléculas de glicose/dextrose. E a diferença na velocidade de absorção de uma para outra, será bem pequena.

Existe risco em consumir a dextrose?

Além da dextrose causar ganho de peso quando consumida em excesso, ela também pode prejudicar pessoas que têm tendência para desenvolver o diabetes. Já que haverá uma carga extra de glicose no sangue, se você já for predisposto, não haverá insulina suficiente para metabolizar e isso poderá desencadear o início da doença. Esse é outro importante motivo para consultar um profissional especialista antes de ingerir a dextrose de qualquer maneira.

Possui contraindicações?

A dextrose é contraindicada para pacientes com problemas metabólicos, como é o caso da diabetes, por exemplo. Além disso, se você não pratica exercícios físicos ou se não está no peso adequado, também não é para você. Isto porque a dextrose altera o fornecimento de glicose e interfere diretamente na glicemia. Portanto, se fizer parte de um desses grupos ou se tiver alguma outra doença conhecida, procure um médico antes de utilizá-la.

Dextrose tem efeitos colaterais?

Existem alguns efeitos colaterais associados à dextrose, especialmente se você a consumir em excesso. Um deles, é que pode levar às doenças metabólicas que mencionei antes, como é o caso da diabetes. Outro problema relacionado ao excesso do produto, é que, por levar a um acúmulo de carboidratos no corpo, ela pode ocasionar o excesso de peso. Para evitar isso, tome de forma cuidadosa e, de preferência, com orientação nutricional.

Referências:
Tarnopolsky MA, Parise G, Yardley NJ, Ballantyne CS, Olatinji S, Phillips SM. Creatine-dextrose and protein-dextrose induce similar strength gains during training. Med Sci Sports Exerc. 2001 Dec;33(12):2044-52. doi: 10.1097/00005768-200112000-00011. PMID: 11740297.

Black Maca Peruana Original

Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

115 Comentários

  1. Ola, no meu caso eu termino os treinos as 22h acredito que se eu tomar a dextrose no pós treino ficarei com energia e não conseguirei dormir o tempo necessário.
    O que posso tomar no lugar da dextrose pra ajudar na absorção das proteínas ??

    1. Pelo contrario, no meu caso e muitos amigo dá um sono do caramba pois já estou fadigado e elevando o IG com o Whey fico praticamente pronto para dormir!

  2. Queria tirar uma dúvida tenho muitos suplementos e não seI como posso combinado. Comecei a tomar gh max universal. E tenho

    Dextrose. Glutamina. Bcaa. Creatina. Zma. Albumina. E whey protein.

    Me ajudem aí por favor…

    1. Creatina pode tomar de manhã, glutamina e bcaa antes e depois dos treinos, zma não sei pq nunca usei, whey vc toma junto com dextrose logo após os treinos o quanto antes melhor, e a albumina tu toma antes de dormir.
      Mas pra dizer a verdade acho muito investimento todos estes suplementos, eu indico a utilizar apenas o BCAA, creatina, whey e dextrose.

    2. DOA ALGUM PRA MIM,RS
      MAS VAMOS AO QUE INTERESSA, LOGO DE MANHÃ EU TOMARIA UM BO CAFÉ DA MANHÃ E JUNTO A GLUAMINA E O BCAA, UMA HORA ANTES DE TREINAR A CREATINA, ZMA, DEPOIS DO TREINO A DEXTROSE E O WHEY, ANTES DE DORMIR ALBUMINA VAI FICAR GIGANTE EM UM MÊS SE TREINAR FEITO CHARLIE ATLAS

  3. Primeiramente parabéns pelas dicas top.
    Ajudaram muitoooo.
    Ficou bem explicado a parte de: unir dextrose+whey+creatina. Mas o bcaa posso consumir as capsulas antes ?
    Gostaria de indução pra denifir o abdômen.

    1. Não é recomendável. Pelo simples fato dessas bebidas serem super calóricas e atrapalharem a dieta e consequentemente seus objetivos.

    2. jamais, pois além de fazer mau a sua saúde, não terá o resultado no treino pois o alcool causa catabolização, ou seja, perda de massa muscular e também jogará o dinheiro que vc está gastando em suplementos simplesmente no lixo, obrigado pela atenção fique com Deus.

      1. Alimentação correta,força de vontade e FOCO. Sem dúvidas fica fácil chegar no objetivo. perdi 40 kg em poco mais de 2 meses seguindo uma dieta rigorosa e fidelidade nos treinos.

    1. Cerca de 1g de carboidrato para cada kg peso do atleta. No caso, se a pessoa pesa 75kg, deve-se ingerir cerca de 75g de carboidratos em um pós-treino. podendo ser dividido meio a meio entre dextrose e maltodextrina

  4. Boa tarde,

    Pratico musculação há pouco mais de 03 anos. Sou lutador de jiu jitsu e faço treinos pelo menos cinco vezes na semana. Tenho uma dieta regular e me alimento bem, porém não é suficiente. Muitas vezes tenho que malhar nos mesmos dias de treino, então meu gasto calórico aumenta vertiginosamente. Tomo apenas whey protein e gostaria de saber se uma dextrose ajudaria a maximizar os efeitos das atividades, tanto no aspecto físico (ganho de massa magra), quanto no aspecto funcinal (mais energia e força). Em caso positivo, gostaria de saber qual a melhor forma de aliar os dois suplementos (whey e dextrose). Obrigado.

  5. Olá, Carlos. Entrei na musculação faz duas semanas apenas, mas como estudo de manhã e trabalho de tarde, meu único horário viável pra ir malhar acaba sendo às 21h. Após o treino, tomo whey e vou passar a tomar dextrose também. Após isso, geralmente tomo um banho e já vou dormir. Tem problema?

  6. Olá, tenho a pressão baixa e o professor sugeriu que eu tomasse a dextrose durante o treino para manter os níveis de glicose e assim não haver queda da pressão.Posso utilizar a dextrose desta maneira?Obrigada. Adriana Medeiros.

  7. Priscilla
    Olá, tenho 28 anos 1,53 de altura e atualmente estou pesando 57,00kg, voltei a malhar depois de 2 anos parada , estava bem gordinha p minha altura, doei para o universo 4,00kg acho que p minha altura meu corpo ta legal. E agora comecei a tomar whey+ dextrose ppós treino e pré treino estava tomando carnitina, pré treino agora mais nada, só que ainda estou com gordura e não estou vendo definiçao , só qdo passo a mão ai sinto!
    o que devo tomar para perder gordura e ganhar massa magra e definição?

    1. Como está sua dieta? Ela está regulada para tal objetivo? Tem várias coisas que se pode tomar… como os termogênicos por exemplo, mas se tua dieta não tiver bem elaborada com redução de calorias, cálculo de proteínas…, não vai adiantar nada. Suplementos são apenas complementos…temos centenas de artigos aqui no site onde damos dicas sobre cálculos de calorias, proteínas, carbos, alimentos a se incluir…caso não tenha tempo para ler sobre isso, recomendo procurar um nutricionista esportivo, não saí tão caro uma consulta e vai te poupar muita coisa.

    2. ENTÃO, FAZ O SEGUINTE COMECE A POR INTENSIDADE NOS SEUS TREINOS SÓ ASSIM CONSEGUIRA O CORPO QUE DESEJA, VC TEM QUE TRANSPIRAR EM APENAS 30 MINUTOS DE TREINO, E FAZER MUITA FORMA NOS 10 MINUTOS FINAIS, AO TODO 40 MINUTOS…E QTO A ALIMENTAÇÃO É O SEGUINTE CORTE QUALQUER FONTE DE AÇÚCAR, COMA BASTANTE FIBRAS, E DENTRO DE UM MÊS COM CERTEZA VAI TER CORPO DE MISS,
      OBS: E SE QUISER FICAR GIGANTE COMO UMA FISICULTURISTA, BASTA INGERIR ALIMENTOS QUE CORTEM SUA PROGESTERONA, E ESTIMULEM SUA TESTOSTERONA, TUDO QUE EU DISSE NÃO É DICA É FATO, COMO VC ACHA QUE ATORES CONSEGUEM CORPOS EXTRAORDINÁRIOS EM SEMANAS?
      E SÉRIO PRA ENCERRAR ZERO AÇÚCAR, POR FAVOR

    1. Caso tenha necessidade(repor energias), deixe apenas para depois do treino, fazendo uma boa refeição 1 hora antes do treino, já é o suficiente.

  8. Bom Dia Galera, Estou malhando a 1 Mês se eu estivesse malhando direto sem parar estava com 6 anos na Academia, estou tomando Megabolic Super No3 antes de malhar e Whey Protein Isolage 100% Proteina e Dextrose depois do treino, tenho 1.65 de Altura e Peso 73k.

    Dúvidas: Estou no Caminho certo de Hipertrofia, Quero massa Magra.

  9. Olá,
    Li bastante sobre a malto e a dextrose e os benefícios desse suplemento após o treino é inquestionável, principalmente se for usado com o Whey.
    Minha dúvida é a seguinte, pratico Jiu Jitsu e meu objetivo é a queima de gordura. Será que a dextrose também seria indicada para este caso? E o Whey? Será que é necessário também?

    Obrigado.

  10. Estou tomando creatina pura 3mg e Dextrose 03 colheres de sopa rasa 30 minutos antes do treino e logo após a mesma dosagem da dextrose e 06 porções com dosador do whey Protein, estou molhando à dois meses, gostaria de ouvir sua opinião quanto as doses e produtos, minha intenção é acelerar a definição muscular, pois tenho 38 anos, 1, 77 altura e 94 kg.
    Abraço e obrigado pela atenção.

  11. Olá,
    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Alguém pode me ajudar???

    Entrei na academia há duas semanas. Estou sentindo uma dificuldade enorme para malhar. Durante o treino me dá um sono terrível. Como trabalho em horários alternados fica dificil manter uma rotina para malhar. Um dia treino de dia, outro a tarde e outro à noite.Tento me alimentar da melhor maneira possível,mesmo assim é dificil. Gostaria de uma indicação de algo que me desse disposição para treinar e algo para depois do treino. Meu objetivo é perder barriga e ganhar musculos(ESTILO PANICAT,rs). Tem outro probleminha: Tenho labirintite então provavelmente não posso tomar algo que contenha certa quantidade de cafeína. Gostaria também de indicação de algum médico(especialista) que entendesse do assunto para me orientar.

    Agradeço desde já pela atenção e se possível me envie a resposta também via email…
    Grata,
    Denise.

  12. Boa noite, estou com uma grande dúvida. Fiz um período de queima de gordura com objetivo principal de definição corporal, mas percebi que emagreci muito, pois cortei quase 100% o carboidrato, mas estou com uma definição satisfatória, resumindo: estou tomando Whey da Optimum com Dextrose, essa Dextrose pode atrapalhar na minha definição muscular?

  13. Estou tomando BCAA e creatina antes do treino e BCAA, dextrose e whey após. Antes de dormir tomo caseína. Porque a creatina deve ser tomada depois? Antes dos treinos corro durante 25 minutos; que suplemento devo tomar junto com o BCAA antes dos treinos para ter mais energia? Malho a 5 anos e meu objetivo é manter um bom condicionamento aeróbico e ganhar massa magra.

    1. Olá Adson, tem artigos específicos tanto da creatina quanto do BCCA aqui no blog (na lateral tem link), onde explicamos detalhadamente cada uma das suas dúvidas, passa lá.

      Abraços.

  14. Malho a 3 meses. tomo so whey 3 protein isolado. antes de durmi. pq treino na hora do almoço da 11 a 12:20 e volto a trabalha as 13:00. queria tomar dextrose mais whey . qual horario seria ideal já q treino na hora do almoço. ou sou continuo tomando o whey. abraço!

  15. EStou com 1 mês Malhando..queria Saber o melhor Suplemento para eu Começar a Tomar.?.Tow Tomando uma Creatina Pro-series…. tnho 1.75.. 62 kg .. Kero ganhar Massa. Att.

  16. Ola amigo. Malho a 1 ano e 2 meses e comecei a tomar
    bcaa, whey protein, dextrose e creatina. Tomo duas capsula de bcaa antes de ir pro treino e duas pós treino junto com o whey, dextrose e creatina. Estou tomando certo ? tem como me dar uma dica ?

  17. Olá, sou iniciante na musculação, faço a menos de um més e o meu objetivo é ganhar massa muscular. Gostaria de saber se já posso fazer o uso de suplementos, ou se é muito cedo ainda. Pelo o que li, estou pensando em iniciar, com creatina + whey + dextrose ou malto. É muita coisa pra uma iniciante, ou posso ir fundo? E qual o melhor pra mim, malto ou dextrose? Desde já agradeço. Beijos. :*

  18. ola,
    Eu já faço academia a alguns meses, malhando naturalmente e estou pensando em comprar a creatina, teria algum problema eu toma-la pura, sem adicionar outros suplementos?

  19. eu faço musculação e logo depois faço aeróbico, posso tomar termogênicos antes do treino e Dextrose + Whey Protein + Creatina no pós treino ?
    meu objetivo e perder gordura localizada, principalmente a barriga, quero parar de tomar Sibutramina, e soube que é melhor tomar algum termogênico.

  20. Olá gente, administrador Carlos.
    Eu tenho 18 anos e malho faz 5 meses o meu objetivo é ganhar massa, bom, eu peso 47kg e minha altura é 1,62 e queria toma Designer Feme – D.N.A . Só que tenho dúvidas,uns dizem que tenho que tomar Malto/dextrose junto e outros dizem que so ele ja serve,se você puder me aconselhar fico grata ;)

  21. opa gostaria d e uma dica sua tenho 50 anos faço academia ja a 6 anos 4 a5 vezes na semana ,comeceia tomar deposi dos treinos 5g de creatina mais 20de dextrose e 20de whey protein com 250 ml de agua gostaria de saber se essa seria a dosagen coreta , o qual dosagen vc me indicaria desde ja obrigado pela atenção ha e oque vc me diz de usar o bcaa

  22. Tinha algumas dúvidas, lendo as publicações da galera foram respondidas a maioria delas, rs
    Restou apenas uma : Tenho 3 meses treinando intenso quero perder Apenas a gordura localizada no abdomem. Estou seguindo uma dieta.mas teria algum complemento que poderia agilizar esse Processo?
    Desde já agradeço!

    1. Não existe perder gordura localizada, leia o último artigo postado em nosso blog…..
      Se sua dieta estiver bem montada para tal objetivo, treinando e intercalando com exercícios aeróbicos e dando espaço pro descanso, está no caminho certo, só ter paciência agora….existem os termogênicos que podem dar uma acelerada na queima de gordura, mas é fundamental que caso não tenha conhecimento suficiente para administrar esses emagrecedores, que consulte de preferência um nutricionista esportivo.

  23. Adm. Carlos, meu nome é Alexandre, tenho 20 anos, 1.73 e 67kg, sou leigo no quesito musculação, começei a frequentar a primeira academia há pouco mais de um mês.. Porém sou muito fraco, não consigo realizar os exercícios com um peso razoavel, por exemplo, supino só consigo com 10 de cada lado.. Gostaria de saber se há algum suplemente que possa me ajudar a obter mais força e auxiliar na hipertrofia.. Desde já, obrigado.
    PS: Me alimento muito mal, não tomo café da manhã, somente almoço (mal), tomo café da tarde e de vez enquando janto..

    1. Esse é o problema, sua alimentação, suplementos auxiliam muito, mas não são os principais fatores, dieta vem em primeiro lugar, aqui no blog tem dicas de dietas além dos artigos específicos de cada suplemento.

  24. Boa tarde!!

    Acabei de conhecer o blog e gostei muito e gostaria de tirar umas duvidas!!

    tenho 1,70 e peso 64kg, meu objetivo e ganhar massa pois me acho magra, estou seguindo a seguinte dieta!!
    Malho as 7:30 da manha, antes de sair como metade de um sanduíche natural com Pão integral e 1 comprimido de lipo black 6, chego as 9:00 e como um sanduiche natural inteiro,2 BCAA, dextrose,glutamina e depois sinta6! Antes do almoço como uma fruta e tomo 1 HMB, almoço : carne magra, uma colher de arroz e salada, as vezes como batata no lugar do arroz! Tarde é meu pecado, adoro beliscar bolachas e salgadinhos, mas estou me controlando e comendo fruta ou barra de cereal light, na janta arroz, carne magra, salada e 1 HMB e na hora de dormir caseina! estou malhando a 1 mes, estou me adaptando ao novo ritmo, e vou me esforçar! Gostaria de saber se estou tomando os suplementos certos? Se é muito? Se há algo errado?

    Desde já agradeço!!!

    1. Para um mês de academia acho muito suplemento, primeiro porque não tem necessidade já que no início o treino não é tão intenso e tomar grandes quantidades de suplementos achando que vai acelerar o processo de hipertrofia é jogar dinheiro fora…
      No inicio ainda estamos nos adaptando a treino, dieta….e só com o passar do tempo apenas que vai se corrigindo alguns erros…quando tiver a certeza que a dieta está mesmo tendo resultados ai considero colocar mais suplementos com o tempo, já que o treino vai ficando mais intenso, a síntese proteica inicial tende a diminuir…
      Na minha opinião, para iniciantes no máximo whey protein e dextrose como suplemento….o resto é alimentação e adaptações até que passe para um outro nível que vai exigir mais do corpo e para continuar tendo resultados satisfatórios, tem que aumentar o consumo de proteínas, carboidratos, lipídios que as vezes a dieta não supri até mesmo por falta de tempo em se alimentar.

      Eu tenho como regra que meu consumo diário principalmente de proteínas, nunca pode ser maior na suplementação do que na alimentação…se isso acontece, é porque algo está errado, independente de que nível que a pessoa esteja.

      Quanto aos períodos a serem tomados os suplementos, tem todos explicados bem detalhados em seus respectivos posts aqui do blog.

      Abraços e bons treinos.

    1. Syntha 6 é uma proteína de absorção lenta, recomendado para tomar antes de dormir, nesse horário não é ideal a ingestão de carbos, como a dextrose…..como ele também contém proteínas de rapida absorção também (whey protein), pode ser tomar depois do treino ai sim com dextrose e creatina, mas não exagere muito na dextrose, como já foi dito o syntha 6 tem carbos…
      No artigo da caseína aqui no blog, nos falamos dessa proteína de lenta absorção..

      abs

  25. Olá, gostaria de saber se comer banana amassada com whey protein e aveia antes do treino e tomar whey protein e dextrose após o treino está certo? Abç!

  26. Comecei a malhar a pouco mais de 3 meses, me alimento bem, e após treino do uma corrida de ums 3 km 3x por semana.
    E comecei a tomar maltodextrina essa semana, to tomando antes um copo e durante, está correto ou é melhor tomar apenas um copo durante ou depois? Geralmente treino de 6 ás 8 e logo que chego depois do banho janto.
    E um irmão meu que faz natação está tomando dextrose antes, ele está querendo aumentar o peso porque queima muito na natação e ás vezes corre comigo, tem algum problema tomar dextrose antes?

  27. Gostaria de saber se é melhor tomar (whey protein+creatina+dextrose) com água ou com leite? Ouvir dizer que com leite a absorção é mais lenta. Qual é o mais recomendado por você?

    Att,

  28. No final das contas, vale mais a pena utilizar a Maltodextrina no lugar da Dextrose, correto? Tendo em vista que a diferença entre as duas na absorção pelo organismo no pós-treino será bem pequena e ainda pelo fato de que a Maltodextrina pode ser usada no pré-treino.

    Resumo: A ‘Maltodextrina’ pode ser usada tanto no pré como no pós treino, enquanto a ‘Dextrose’ aconselha-se que seja utilizada apenas no pós-treino, devido seu alto índice glicêmico.
    Portanto seria mais vantajosa a compra da Maltodextrina ao invés da Dextrose.

    Me corrijam se eu estiver errado.
    Grato.

  29. KELSON, Hipercalorico já tem muito carboidrato na composição, e dextrose é só carboidrato.

    Sem necessidade de tomar, vai acabar ganhando gordura apenas, já que ñ vai queimar tudo isso.

  30. Gostei muito desse shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina logo após os treinos mais me bateu uma duvida em quais alimentaçôões(para ganhar massa magra) eu devo usar depois desse shake,(acredito q seja uma alimentação com baixo indice glicêmico certo ou errado? Vc poderia me citar alguns alimento certos para esse horário????) sendo que eu começo meu treino ás 18:00 e termino as 19:00, ai vou tomo esse shake, (que daria por volta das 20:00. Para eu ganhar massa magra esse horário de alimentação seria o ideal ou deveria acrescentar + uma alimentção antes de dormi bem levinha sendo q eu durmo 23:00???
    Desde já muito obg e estou ansioso pelas suas dicas..
    Abração

  31. Bom queria uma ajuda de todos estou começando a malhar agora preciso de algo para secar e gostaria de saber qual o melhor antes e pos treino….
    Deste já agradeço a atenção de todos!!!

  32. e se eu tomar uma dose de dextrose com uma dose de whey qndo acordar ? 6:30 da manhã
    fais bem?
    e depois tomar do jeito certo depois do treino de tarde…

  33. TO AMANDO ESSE BLOG NAO TENHO PERGUNTAS POIS TODAS AS DUVIDAS QUE EU TINHA JA FORAM RESPONDIDAS… OBRIGADOOO DORUUUU MALHAR MALHAR E MALHAR!!!!

  34. Eu tomo a dextrose assim mesmo, sempre depois do treino para repor as energias, batido junto no shake com whey protein e creatina.

    Melhor combinação!!

  35. Vou comprar pela primeira vez os suplementos Whey Protein e Dextrose (Já que li no aqui que esse era o combo inicial perfeito).

    Agora minha única dúvida é o sabor, estava pesquisando aqui e vi que existe Whey de chocolate, morang, etc assim como o Dextrose. Ai minha dúvida é eu pego um sabor para ou Whey Protein e o Dextrose natural, ou vice-versa ou pego os dois no mesmo sabor?

    Agradeço desde já pela atenção.
    Espero que responda a minha dúvida.

  36. Admin. Carlos
    sou iniciante na musculação ainda, e queria saber se posso tomar só malto antes e dextrose depois para suprir minhas gorduras gastas e compensar a proteína nos alimentos ( café da manhã, almoço e talvez antes de dormir )…. tive hérnia inguinal pela fraqueza anatomica de minha gordura e por isso meu interesse em consumir mto carboidrato pra pegar forte na musculação…
    desde já grato pela sua atenção

  37. Administrador,

    muito obrigado pela atenção e parabéns pelo belo trabalho, estou seguindo suas dicas e o resultado vem sendo cada vez mais satisfatório. “Exite ganho muscular sem anbolizantes podem acreditar”… vlw

  38. Ruviro, como dito em relação a malto, é o msm p/ dextrose por se tratar tb de carboidrato, tem que se controlar a glicose…..e ter um acompanhamento.

    Os carbos ñ são só p/ ajudar na absorção da whey, mais importante ainda é na reposição de energia, é a pricipal fonte.

    O melhor msm é então o consumo CONTROLADO.

  39. Administrador,

    Gostaria de saber se há alguma restrição para quem é diabético quanto ao uso da dextrose, pois em relação a maltodextrina você afirma que sim?

    E caso positivo, ou seja não sendo recomendado o uso da dextrose e da maltodextrina, se há algum outro suplemento para ajudar na absorção dos nutrientes da Whei Protein no pós-treino?

    Desde já obrigado!

  40. Sinceramente,tô amando esse blog.As opiniões, esclarecimentos e explicações são tão bem-humoradas,realistas e ponderadas!Eu malho há dez anos.Não continuamente,mas entre idas e vindas.E por incrível que pareça, só descobri esse universo dos suplementos há pouco mais de 1 ano.Como mulher (e desinformada) pensava que essas coisas serviam só para aqueles homens que queriam ficar GIGANTES.E foi assim,lendo uma coisinha aqui, conversando com amigos ali,que encontrei esse blog(Graças ao GOOGLE)e me apaixonei por ele – mais especificamente pelo autor ou autora que responde às questões mais corriqueiras e comuns a todos,só que da maneira mais honesta que já vi. Muito obrigada!

  41. João, risco tem sim, mas ñ pelos suplementos e sim pelo termogênico a base de efedrina, substância que causa alguns efeitos colaterais dependendo da quantidade e organismo da pessoa….

    E outra coisa, achei muito suplemento c/ carbo p/ quem está pensando em secar…

    além de tomar tds as proteínas de uma vzs só logo após o treino.

    Indico que vc pesquise a respeito ou procure um profissional que analise seu caso de perto e possa montar um dieta adequada.

    abs

  42. Teria algum risco se tomar o shake pos treino com( whey protein,dextrose,maltodextrina,glutamina,creatina e BCAA)junto com termogenico a base de efedrina?
    O nome do termo é Diablo 5

    Meu objetivo é secar, ae depois sim, ter o ganho de massa magra.

    abss

  43. Eu costumo misturar 50% de malto e 50% de dextrose, junto é claro c/ uma whey e creatina, e mando tudo quando chego em casa depois do treino…

    tá certo tb né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo