Página Inicial » Dietas e Nutrição » Cará: O que é, 14 Benefícios e propriedades

Cará: O que é, 14 Benefícios e propriedades

Você já conhece o tubérculo chamado cará e seus benefícios para saúde? Provavelmente até já deparou com ele por aí, talvez até com outro nome, pois em diversos lugares do país é vendido como inhame. Você sabe a diferença? Veja tudo agora isso agora!


PUBLICIDADE

Atualmente é consumido como uma ótima opção para carboidratos saudáveis e vitaminas e ultrapassa a batata-doce, mandioca e até mesmo a batata.

Nesse texto falaremos mais sobre o cará: qual é a sua origem, benefícios, para que seja uma boa opção na sua alimentação.

Cará

O que é o cará?

O cará é uma hortaliça, cujo o nome científico é Dioscorea alata L, sendo primo do inhame.

Origem:

A discussão sobre a sua origem é variada, mas dizem que foi trazida para o Brasil pelos escravos africados, das ilhas de Cabo Verde e São Tomé.

Diferença para o inhame

cará e inhame diferenças

Por conta da sua semelhança com o inhame, é constantemente confundido, mas há características que as diferenciam.

O inhame possui uma casca mais escura e pelos longos. O cará tem formato mais comprido e não tem pelos.

O cará é um alimento muito rico em proteínas e vitaminas, principalmente a do complexo B.

É rica em carboidratos complexos, que são considerados os carboidratos bons, pois não geram picos de glicose e insulina no sangue.

Propriedades e informações nutricionais

Em uma porção de 100 gramas do cará, são encontradas cerca:

  • 0,30mg de vitamina B6;
  • 28g de carboidrato;
  • 0,20mg de cobre;
  • 17mg de vitamina C;
  • 815mg de potássio;
  • 4g de fibras;
  • 0,10mg de vitamina B1;
  • 55mg de fósforo;
  • 0,55mg de vitamina B3;
  • 0,30mg de vitamina B5;
  • 25mg de vitamina B9;
  • 20mg de magnésio;
  • 0,55mg de vitamina B3;
  • 1,55g de proteína;
  • 0,05mg de vitamina B2;
  • 0,25mg de zinco.

Como reconhecer o cará?

Além das características comentadas anteriormente, há algumas outras formas de se reconhecer o cará:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Raiz: sua raiz é carnuda e comestível.

Cor: o cará comumente possui a casca em cor clara e por dentro pode ser branca e amarela, ainda podendo ser roxa em sua outra variedade.

Sabor: possui um sabor doce bem suave.

Quais são os benefícios do cará?

Como você pode ver, o cará é bem rico em nutrientes e seus benefícios são inúmeros. Abaixo, apresentamos 14 deles.

14 Benefícios

1. Melhora na circulação sanguínea:

A antocianina, um pigmento vegetal, e o potássio presentes no cará, controlam a pressão arterial, ajudando na saúde do coração.

Ele possui propriedades antioxidantes que eliminam os radicais livres do corpo, que podem, então, formar coágulos sanguíneos. Já o potássio ajuda no aumento do cálcio nos ossos.

2. O cabelo fica mais saudável:

O cará possui vitamina A, que ajuda no crescimento do cabelo. Aliado com o beta-caroteno presente na hortaliça, ajuda a dar brilho e combater a caspa.

3. As fibras e seus benefícios:

É muito conhecido que as fibras ajudam em problemas digestivos. O cará também possui essa propriedade, ajudando na digestão dos alimentos e é muito benéfico para quem apresenta problemas de constipação.

Essa estrutura também auxilia na prevenção da diabetes, pois evita picos de insulina no corpo que acontecem quando há uma grande quantidade de glicose.

Essa alta taxa provoca o aumento do trabalho do pâncreas para a criação de insulina.

Em consequência, com o passar do tempo, o corpo vai criando resistência à insulina, desenvolvendo diabetes do tipo 1.

Para evitar essa situação, o ideal é ter fibras em sua alimentação, pois assim, menor será liberação de insulina no sangue.

4. Retarda o envelhecimento da pele:

Outro benefício do cará é forte presença da vitamina C, antioxidantes e ácido ascórbico, que ajuda a eliminar os radicais livres que danificam a pele.

A vitamina C tem ainda o poder de regenerar a pele danificada, estimular a produção de colágeno, deixando a pele macia e elástica.

5. É uma boa fonte de carboidratos para quem treina:

Como mencionado, o cará é muito consumido por ser conhecido como um alimento que contém carboidratos complexos, ou seja, que não possui gordura ruins e é rico em vitaminas, proteínas e minerais.

Dessa forma, acaba sendo uma ótima fonte de energia, principalmente para quem treina e quer ganhar músculos e perder gordura.

6. Ajuda na reposição hormonal feminina:

Essa é uma ótima notícia para as mulheres que estão na menopausa. O cará é uma ótima fonte de diosgenina, uma substância similar ao estrógeno, significando na melhora dos sintomas dessa fase da vida da mulher.

7. Auxilia no combate a depressão:

O cará é muito rico em vitaminas do complexo B, como falado anteriormente. Essas vitaminas ajudam na síntese de neurotransmissores, principalmente as responsáveis pelo humor como a serotonina e a dopamina.

Aliado com vegetais ricos em triptofano, como o amendoim, frango, ovo, entre outros, ajudam a diminuir os efeitos da depressão.

8. Reduz desconfortos durante a gravidez:

Muito conhecido por ajudar na minimização dos sintomas da gravidez, como vômitos e náuseas, o cará, por conter vitamina B6, também alivia problemas relacionados a constipação, por conta de suas fibras e ajuda na prevenção de partos prematuros.

9. Ajuda no tratamento da catapora:

As propriedades do cará podem ser muito poderosas para amenizar os sintomas da catapora, podendo ser consumido ou como elixir ou como compressa em cima das feridas.

10. Ajuda no tratamento de abscessos:

Uma das formas para combater os abcessos, que são bolsas de pus que se acumula nos tecidos do corpo, é fazendo compressas com o cará.

Isso porque a hortaliça tem componentes anti-inflamatórios, ajudando no desinchaço do edema.

Uma das formas é ralar o cará cru, fazer uma compressa e substituir de hora em hora, fazendo, no mínimo por quatro horas.

Também funciona para a diminuição de furúnculos, queimaduras e até acnes.

11. Antibacteriano e antiviral:

As propriedades do cará possuem atividades anti-bactericidas, agindo contra elas em no organismo, prevenindo e combatendo gripes e resfriados.

12. Auxilia no combate ao câncer:

Essa é mais uma ação dos radicais livres do cará. Aliadas ao selênio e o iodo, também presentes no tubérculo, auxiliam no combate ao câncer, por suas propriedades anticancerígenas.

13. Ótimo para a alimentação de bebês:

Por toda a sua riqueza nutricional, o cará é ótimo para a dieta de bebês e crianças, principalmente a partir dos seis meses de vida.

Pode ser feito como papinha salgada, em forma de purê ou em conjunto com o leite que está habituado a consumir.

14. Ajuda na saúde do cérebro:

O cará também é fonte de fósforo e vitamina B6, que ajuda no funcionamento do cérebro.

O cará também ajuda no controle do colesterol ruim que afeta os neurônios de forma negativa na corrente sanguínea.

Quais são efeitos colaterais?

A ingestão do cará em excesso, pode causar diarreia, dor de cabeça e vômito.

Além disso, como é um agente similar de estrogênio, ao comer em demasia, pode desregular os hormônios no organismo.

O cará ajuda emagrecer?

Essa é uma questão relativa. Ele possui a presença de calorias complexas, livres de gordura e é muito utilizado por quem treina musculação e quer ganhar massa muscular.

Seu consumo deve ser evitado em excesso por quem está querendo emagrecer, pois mesmo se tratando de um carboidrato completo, o excesso também engorda.

Alguns de seus componentes auxiliam na perda de peso e dentro de uma alimentação balanceada, só trará benefícios. Portanto, o mais indicado é falar com um nutricionista e ver suas recomendações.

Cará: O que é, 14 Benefícios e propriedades
5 (100%) 4 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de