fbpx
Página Inicial » Dietas e Nutrição » Vitaminas do complexo B – Funções, fontes, benefícios e engordar

Vitaminas do complexo B – Funções, fontes, benefícios e engordar

Guia completo onde falamos das vitaminas do Complexo B, suas funções no organismo, algumas fontes nos alimentos, seus benefícios e se ela engorda aliada a buclina.

O que é o complexo B

As vitaminas são substâncias muito importantes para o desempenho das funções corporais. O complexo B é formado por várias vitaminas que coexistem em alguns alimentos e que se complementam para fazer a manutenção da saúde.

As vitaminas que fazem parte do complexo são a B, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 (Folacina) e B12 (Cobalamina).

Entre as principais funções que essas vitaminas desempenham, a produção hormonal; o metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras; formação de hemácias; respiração celular; crescimento celular; entre outros.

A necessidade de consumir tais vitaminas

Tendo em vista as várias funções, é imprescindível que se tenha o consumo dessas vitaminas diariamente, para não prejudicar áreas importantes do organismo. O consumo pode ser feito através de alimentos que são ricos nestas vitaminas.

Carnes, Legumes, verduras e frutas, como a uva, possuem complexo B em grande quantidade, os quais podem ser consumidos diariamente, regularizando as várias funções do corpo.

Outras fontes de vitaminas do complexo B

  • Gema de ovo;
  • Aveia;
  • Arroz  e cereais Integrais;
  • Fígado;
  • peixes;
  • Feijão
  • Brócolis;
  • Abacate;
  • Leite;
  • Carne vermelhas;
  • Batata;
  • Vegetais verdes.

vitaminas complexo b

O consumo dessas vitaminas, além de manter o funcionamento regular dos processos corporais, pode melhorar o bem-estar do indivíduo, tendo em vista que elas desempenham funções em relação ao metabolismo de alimentos, assim como os carboidratos. Os carboidratos e outros nutrientes são convertidos em glicose, que, depois, se tornam ATP.

O ATP é responsável por dar energia ao organismo, para que este realize as funções mais básicas. Além disso, a glicose advinda dos carboidratos é responsável por auxiliar a produção e disseminação da serotonina no cérebro, hormônio conhecido por dar prazer.

Benefícios de se tomar as vitaminas do complexo B

Dessa forma, sem o consumo correto do complexo B, doenças como depressão, síndrome do pânico e anorexia poderiam se desenvolver. Por isso, uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais, além de moderada e balanceada é importante não somente para a manutenção do peso, mas para proporcionar bem-estar.

Outras doenças também têm correlação com a diminuição do consumo de complexo B. Como o sistema imunológico depende da produção correta de hemácias, e estas somente poderiam ser produzidas com o auxílio das vitaminas pertencentes ao complexo B, várias doenças oportunistas poderiam acontecer com o baixo consumo de complexo B.

Complexo B engorda

Nenhuma vitamina, em si, engorda. O alimento que a contém poderia engordar, por ter mais calorias. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

Em outro artigo aqui no Treino Mestre nos damos dicas essenciais de como engordar através dos alimentos e suplementos.

Por melhorar o metabolismo dos alimentos e outras áreas do corpo, o consumo de vitaminas pode regularizar as funções, que estavam com processos mais lentos, devido à alimentação com poucos nutrientes.

Quando o corpo recebe nutrientes de maneira correta, os processos se regularizam, demandando mais energia. Esta energia viria da alimentação e das reservas, o que contribui para o emagrecimento, especialmente por diminuir a capa de gordura corporal, que faz parte das reservas de energia do organismo.

CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

É possível ver um aumento do apetite, quiçá do peso, porém este aumento não seria ligado ao ganho de gordura e, sim, de massa magra. Portanto, o possível aumento de apetite e de peso não estão ligados diretamente ao complexo B, mas à melhora de desempenho do organismo, que retorna a suas funções regulares.

Complexo B e Buclina para engordar

Para as pessoas que querem ganhar peso, associar o complexo B a alguma medicação que aumente o apetite possibilitará o maior ganho de massa magra. Entre os produtos que são associados ao complexo B, a Buclina é uma das mais usadas.

Ela é usada para aumentar o apetite e, quando associado a uma alimentação saudável e às atividades físicas, suplantada com complexo B, mostra uma melhora no desempenho do organismo, especialmente por aumentar o consumo de nutrientes, os quais serão mais bem metabolizados com o complexo B em níveis bons no organismo.

Suplementação com complexo B

A suplementação com vitaminas, do complexo ou outra, deve ser demandada pelo médico. Quando o corpo não necessita de consumir uma dose a mais de certa vitamina, normalmente, ele não a usa, pois a maioria das vitaminas não acumulam no organismo, sendo externadas através da urina ou das fezes.

Se você não consegue suprir todas as necessidades de vitaminas nas refeições diárias, os suplementos de vitaminas do complexo B podem ser uma boa alternativa.

Algumas vitaminas poderiam causar hipervitaminose, como a vitamina A e a C. Ambas, quando consumidas em grande quantidade, poderiam intoxicar o corpo, atrapalhando diversas funções, assim como a diminuição na liberação da vitamina B3 no organismo, entre outros.

Efeitos colaterais das vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B não causam hipervitaminose. Elas são expelidas, quando em excesso, pelas fezes. Por isso, consumir aquém do necessário não ajudará em nada ao organismo e, muito menos, dará mais energia para desempenhar funções.

Sempre consulte o médico para ver a necessidade de se medicar e suplementar com qualquer nutriente. Faça os exames necessários, os quais irão mostrar como está a qualidade da sua alimentação. Consuma alimentos saudáveis, de maneira moderada. Beba muito líquido e faça atividades físicas regularmente.

Vitaminas do complexo B – Funções, fontes, benefícios e engordar
5 (100%) 1 vote

19
Deixe um comentário

avatar
10 Tópicos de comentários
9 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
19 Autores de comentários
AlcidesElianeManoelLiviaYester Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Alcides
Visitante
Alcides

Adorei a matéria foi esclarecedora refente ao Complexo vitamina B.

César
Visitante
César

Olá tenho 40 anos e tenho problema de hiperidrose (transpiro nas mãos, pés e axilas ) mas não é direto só de vez em quando !!!
Um amigo me indicou o complexo B para amenizar o problema !!!
O que você acha ?

Livia
Visitante
Livia

Olá César, minha filha tem tomado Retemic e tem ajudado na hiperidrose.

mari
Visitante
mari

Olá eu sinto muita dor nas pernas e todas as vezes que dar essa dor aparece manchas escuras nas minhas pernas , pode ser por causa que está faltando complexo b ?
Manda a resposta por email
Obrigado

Yester
Visitante
Yester

Olha, isso não é bom sinal…
Dor nas pernas e aparecimento de manchas pode ser um alerta de que vc precisa tratar.
As vezes coisas simples, mas…
Deus te abençoe!

Michel
Visitante
Michel

Estou acima do peso estou malhando mais sinto dores no corpo esse complexo b pode me ajuda?

Priscila
Visitante
Priscila

Tomei complexo B por 1 mês. Me senti melhor e mais disposta…. mto né falaram q eu engordaria e q deveria parar. A fome aumentou… e o peso tb depois de 1 mês. .. primeiro emagreci… mas depos engordei.
É o complexo B o resposta cel por esse aumento de peso????

ALAN
Visitante
ALAN

como tomar o complexo B mais a buclina ?

Emanuela
Visitante
Emanuela

Meia hora antes do almoço tome a Buclina e logo após o almoço tome o complexo B repita a noite da mesma forma

Geny Vieira
Visitante
Geny Vieira

Desde os 8 anos de idade, lembro de meu pai me dando vitamina C, complexo B e um alho no café da manhã. Minha saúde é muito boa, porém, hoje aos 46 anos sinto a falta dessas vitaminas no meu corpo, ou seja, se deixo de tomar por 1 ou 2 meses, começo a me sentir fraca, sem energia e com tonturas, além de aumentar de peso. Gostaria de parar de ingeri-las, porém sinto seus efeitos imediatos pela falta. Já perguntei a médicos e não me disseram nada convincente. Fiquei dependente????

Naiara
Visitante
Naiara

Boa tarde!
Sinto muitas dores nas pernas e nos braços. Ñ sei se é deficiência de alguma vitamina no corpo. Gostaria de saber se o complexo b pode me ajudar.

Grata,
Naiara

aguardo resposta no email

Luciana de jesus Ramos
Visitante
Luciana de jesus Ramos

Oi sinto dores nas pernas sera que a falta do complexo b?Uma fraqueza pra andar,nao fico em pe direito.Grata Luciana

Leoni8lda Ramos Santos
Visitante
Leoni8lda Ramos Santos

o comple b ajuda dar animo tirar dores nas pernas , cansaço fraqueza no corpo ?

Manoel
Visitante
Manoel

Vai ao médico Luciana.
isso pode ser anemia..
problemas de circulação.
podem ser varias coisas.
você preciso de um exame de sangue e um médico avaliando.

Eliane
Visitante
Eliane

Fraqueza nas pernas pode ser anemia. Descobrir através de exame de sangue, qual anemia e tratar. Deficiência de ferro (noripurum), ácido fólico + Vitamina B12.

aLIXA
Visitante
aLIXA

Mulhe, vai procura um medico! se é loca?

Raohael
Visitante
Raohael

Cloreto de magnésio P.A. Dá uma pesquisada. Pode ser que você não esteja com os níveis ideais e não existe exame pra verificar, pois quando o corpo está carente de magnésio ele é retirado dos ossos. Pesquise Lair Ribeiro no YouTube. O magnésio atua em várias funções do nosso corpo.

dayane
Visitante
dayane

eu estou abaixo do peso ideal pra minha idade eu já tomei o complexo b mais será que quando eu engravidar vou engordar muito por conta da vitamina

geane sarges pessoa
Visitante
geane sarges pessoa

quais as patologias causadas pela carência das vitaminas do complexo b gostaria de receber no meu e-mail