fbpx
Página Inicial » Treinos » Treinar em casa e ter bons resultados, é possível?
treinar em casa academia

Treinar em casa e ter bons resultados, é possível?

Com elementos como transito e vida corrida, treinar em casa passa a ser uma alternativa para muitas pessoas. Mas será que é possível ter bons resultados?

Treinar em casa traz uma proposta tentadora, de não precisar ir até a academia, mas traz também, alguns questionamentos importantes. Um dos mais importantes, é se treinar em casa traz bons resultados. Porém, há muitos pontos que devem ser pensados neste quesito.

Treinar em casa é uma alternativa, principalmente para quem não tem tanto tempo para ir para a academia. Mas e os resultados?

É possível ter resultados treinando em casa?

A resposta é sim, é possível. É fácil e serve para qualquer um? De forma alguma. Treinar em casa é algo amplo, bem como ter resultados, pode variar de pessoa para pessoa. Você vai ficar “monstro” treinando em casa? Dificilmente. A não ser que você tenha uma estrutura excelente e tenha amplo conhecimento sobre treinamento.

Porém, emagrecer, ganhar mais tônus muscular ou melhorar a sua qualidade de vida, é sim possível, através de um treino em casa!

Tudo isso, se o treino for adequado e trouxer um aumento constante de intensidade e carga total.

Por isso, treinar em casa é muito útil para alguns casos e não alcança os objetivos em outros. Em termos de hipertrofia, até conseguimos um bom resultado, mas nada fora do comum. Afinal, para que tenhamos um processo amplo de hipertrofia, precisamos de uma variação de carga e intensidade, que é difícil conseguir sem determinados aparelhos.

Sim, você pode montar uma academia em casa. Isso é totalmente possível. Mas você vai precisar de um investimento considerável.

Treinar em casa para emagrecer, o que eu preciso?

Falando em termos de estrutura, temos que pensar em suas individualidades. Se você é uma pessoa ativa, que já treinou e tem uma base muscular, pode emagrecer com poucos equipamentos. Agora, se você é totalmente sedentário (a), alguns cuidados devem ser tomados.

O primeiro ponto, é entender como será seu treino. Ele será feito de forma aeróbica? Com exercícios resistidos?

Por que se ele for apenas aeróbico, dependendo do caso, nem precisa de estrutura. Basta um lugar mais aberto.

Agora, se você vai optar por uma estratégia de aumento de massa magra (que sempre será mais sustentável), precisará de pelo menos alguns pesos, barras, anilhas e pequenos aparelhos, como TRX.

Neste caso, primeiramente é preciso definir este ponto. Depois disso, analisar como será seu treino.

Este é, sem sombra de dúvidas, o grande problema. Quem treina em casa com acompanhamento profissional? Praticamente ninguém. Aí reside um grande risco, pois podem acontecer inúmeros erros.

99% das pessoas que treinam em casa, não tem resultados por falta de um treino adequado. Não é por falta de estrutura, é por treinar errado!

Leia também => Como treinar sem aparelhos – Pernas, bíceps, dorsais e antebraço
=> Como treinar sem aparelhos – Peito, tríceps e ombros

Treinar em casa para emagrecer, possibilidades de treino

mulher malhando em casa halteres e corda

Há diferentes formas de treinar em casa para emagrecer. Podemos usar métodos como circuito, HIIT, caminhadas, corridas ou bike.

O mais importante neste caso, é gerar o déficit calórico, que dará a base para o emagrecimento.

Você pode usar exercícios com o peso do corpo, como agachamento, flexão de braço, abdominais, saltos e burpees. O mais importante neste caso, é usar movimentos mais amplos, com grande qualidade de movimento.

Se você optar pelo HIIT, pode fazer ele na esteira ou na bike estacionária. É uma alternativa fantástica para o emagrecimento, se você não tiver restrições de movimento e já tenha uma base mínima de condicionamento aeróbico.

Ele pode ser feito com diferentes protocolos, como o Tabata (30 segundos em alta intensidade e 10 segundos de descanso) ou de Gibala (1 minuto em alta intensidade e 1 minuto de “descanso).

As possibilidades são infinitas.

Além disso, você pode usar os tradicionais exercícios aeróbicos. Neste caso, uma esteira ou um bicicleta, para que não tenha que sair na rua. Nesse caso, o importante é treinar pelo menos 40 minutos, em intensidade constante.

Treinar em casa para hipertrofia, o que preciso?

Este é um ponto mais complexo. Uma pessoa iniciante, por exemplo, bem orientada, pode fazer um baita treino, apenas com um TRX. Mas veja bem, muito bem orientada.

Mas chegará um momento em que o TRX deixará de dar resultados. Você vai precisar de carga, de pesos.

Uma opção interessante é ir comprando aos poucos, alguns halteres, barras e anilhas. Conforme você desenvolver seus músculos, irá ter mais estrutura.

Aparelhos são uma opção interessante, por darem mais dinâmica em alguns treinos. Mas devem ser comprados com inteligência. Por exemplo, um aparelho com alturas reguláveis, pode te dar uma infinidade de possibilidades.

As estações de musculação depois de um tempo que estiver firme nos treinos, também pode ser uma excelente opção.

Mas aqui, sua condição financeira e de espaço é altamente importante.

Como treinar em casa e ter bons resultados para hipertrofia?

Se a estrutura não é um problema para você, há diversas possibilidades. Primeiramente, você precisa desenvolver a execução dos movimentos. Como haverá certas limitações de exercícios, principalmente os guiados, a execução é ainda mais importante.

Este deve ser o primeiro ponto que deve ser observado.

Depois, assim como no treino para emagrecimento, você precisa necessariamente de um treino de qualidade. Aqui, isso é ainda mais importante.

A relação entre estímulo e descanso precisa ser muito bem trabalhada.

No mais, é treinar em intensidade e volume adequado e principalmente, manter a continuidade dos treinos.

Aliás, nem citei isso, mas este é o problema mais comum. As pessoas começam a treinar em casa, compram equipamentos e em poucas semanas, “largam”. Com isso, não há método, não há treino ou equipamento, que traga resultados.

Portanto, se você quer treinar em casa, saiba que precisará ainda mais de disciplina e foco, pois as distrações são ainda maiores neste ambiente.

Fora isso, a orientação de um bom profissional é fundamental. Você pode sim ter excelentes resultados treinando assim, basta fazer a coisa certa! Bons treinos!

Treinar em casa e ter bons resultados, é possível?
Avalie este artigo

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de