Página Inicial » Emagrecimento » Como perder barriga: Exercícios e dieta

Como perder barriga: Exercícios e dieta

Com a grande procura por maneiras de como perder barriga, temos muitas informações infundadas. Veja neste artigo, um guia completo de como perder barriga!

Como perder barriga com exercícios e dieta

Perder barriga é um dos objetivos de grande parte das pessoas que estão descontentes com seu corpo. A gordura localizada nesta região muitas vezes é de difícil eliminação. Para que você consiga eliminar esta gordura abdominal em excesso, precisa de uma abordagem completa, levando em conta uma série de fatores, como treino, dieta e até postura.

É muito importante entender que a gordura armazenada na região abdominal está ali por algum motivo. Por isso, antes de falarmos especificamente de como perder barriga, vamos entender porque acumulamos gordura de modo mais acentuado nesta região!

Por que acumulamos gordura no abdômen? A chave para saber como perder barriga!

É muito importante entender que nosso corpo não foi “desenvolvido” para a maneira como vivemos hoje em dia. Sua essência é a vida selvagem, sem as mordomias da vida moderna. Desta forma, o primeiro objetivo de nosso metabolismo é manter o equilíbrio e a vida. Com isso o corpo vai criando formas de manter a vida sem maiores riscos.

Uma das regiões mais importantes de nosso corpo é justamente o tronco, onde se encontram grande parte dos órgãos vitais. Desta forma, como a gordura é uma fonte energética de grande potencial, o corpo acaba armazenando mais gordura nesta região, pela proximidade com os órgãos vitais. Assim sendo, a sobrevivência estaria garantida mesmo em tempos mais hostis em termos de alimentação.

Esta é uma razão evolucionista e que de certa forma explica esta questão. Porém, hoje a alimentação não é mais um dos maiores problemas do homem moderno e com isso, não há necessidade fisiológica de armazenarmos energia em forma de gordura nesta região.

Muito mais do que apenas uma questão estética, perder barriga em casos mais acentuados é uma questão de saúde! A gordura abdominal é um dos maiores indicadores de problemas cardíacos ou metabólicos.

Por isso, muito mais do que apenas buscar um resultado estético melhor, é muito importante perder barriga para ter mais saúde!

Agora, vamos a parte prática, da dieta e dos exercícios para perder barriga!

Dieta para perder barriga, alguns princípios básicos!

O primeiro ponto a ser destacado aqui é que não existe uma dieta específica para perder barriga. Na verdade, é impossível perder barriga com a dieta! Antes que você ache que eu enlouqueci, quero deixar alguns pontos claros. Não há possibilidades de perder apenas barriga com a dieta, pois o nosso corpo eliminar as reservas de gordura como um todo e não apenas em determinado ponto de nosso organismo.

Leia também: Perder gordura localizada e abdominais para “perder barriga” é possível?

Por isso, uma dieta para perder barriga será efetiva se pensada no contexto geral, de redução de seu percentual de gordura. Neste sentido, é muito importante ter este conceito bem claro para não cair na ladainha de produtos ou métodos picaretas.

Se a dieta para perder barriga é focada na redução do percentual de gordura, ela não tem maiores segredos.

Veja agora 5 pontos fundamentais para ter em sua dieta para perder barriga!

1. Elimine totalmente os carboidratos simples de sua dieta!
Se você quer eliminar algo, precisa primeiramente acabar com a fonte, não é? Tentar perder barriga e continuar comendo carboidratos simples é o mesmo que tentar esvaziar o mar com uma colher! Os carboidratos simples, que são aqueles que apresentam uma resposta glicêmica mais alta, ou seja, são absorvidos mais rápido, tem uma maior propensão a serem transformados em tecido adiposo. Isso porque ao serem ingeridos, liberam uma grande quantidade de insulina, que faz com que as quantidades em excesso, sejam convertidas em gordura. Neste sentido, é muito importante eliminar totalmente os carboidratos simples de sua dieta, para fins de eliminação de gordura.

2. Alterne a ingestão de carboidratos durante o dia:
De modo geral, os carboidratos são peças fundamentais para quem quer perder barriga. Portanto, é muito interessante utilizar técnicas para quebrar a homeostase do corpo em termos de alimentação. Utilizar dias com baixa ingestão de carboidratos em momentos específicos pode ser de grande valia para quem quer melhores resultados em termos de emagrecimento. Isso não significa que você deva optar pelas dietas low carb de maneira contínua, pois estas também trazem alguns prejuízos para seu metabolismo. O que quero dizer é que em determinados dias, é interessante reduzir a ingestão de carboidratos para causar uma “confusão” em seu metabolismo e acelerar o processo de eliminação de gordura.

3. Ingira proteínas de maneira suficiente:
Se os carboidratos devem ser ingeridos de maneira inteligente para que haja uma maior eliminação de gordura, as proteínas têm papel fundamental para potencializar este processo. Assim sendo, é muito importante que a sua ingestão e proteínas seja constante e suficiente. Por se tratar de um nutriente que demanda de mais esforço do organismo para ser ingerido, pela questão da quebra das proteínas em aminoácidos, sua ingestão ainda aumenta o metabolismo basal. Se aliado a exercícios resistidos, que é um ponto que será destacado mais adiante, ainda teremos um aumento da massa magra, que aumenta seu metabolismo basal também!

4. Beba água de maneira constante:
A água é nosso catalizador mais importante. Além de melhorar toda a questão da eliminação de gordura, ela ainda auxilia na manutenção dos processos metabólicos. Com isso, seu corpo tem mais potencial para eliminar as gorduras no geral e com isso, você perde barriga. Aqui é muito importante entender que não existe uma fórmula básica para definir a quantidade de água, pois cada pessoa tem necessidades diferentes.

5. Utilize a cafeína com inteligência:
A cafeína é um importante potencializador da queima de gordura, pois ela além de acelerar o metabolismo pela termogênese, facilita a desacoplação mitocondrial, que nada mais é do que retirar as moléculas de gordura da célula. Desse modo, seja através de alimentos ricos em cafeína, seja com suplementos, é muito interessante integrar a cafeína em sua dieta. Mas isso não significa entupir-se dela, pois em excesso, esta pode causar inúmeras reações adversas que podem até mesmo causar a morte. Por isso, é muito importante que você tenha o acompanhamento de um bom nutricionista!

Este são alguns dos elementos mais importantes dentro de uma dieta para perder barriga. Porém, sempre é importante o acompanhamento de um bom nutricionista, que poderá delimitar suas necessidades e estratégias mais eficientes.

Agora, chegou a hora de vermos os exercícios para perder barriga mais eficientes!

Exercícios para perder barriga, quais os mais eficientes?

Para quem acompanha meus artigos aqui no Treino Mestre sabe que existem diversos pontos onde falo sobre a importância da intensidade para quem quer eliminar gordura. Através de diversos mecanismos fisiológicos, nosso corpo busca compensar a alta intensidade com o aumento do metabolismo. Desta forma, teremos resultados mais eficientes.

Um dos pontos bases para entender isso é o efeito compensatório (Efeito compensatório, entenda o que é e como ele influencia seus resultados). Desta maneira, os melhores exercícios para perder barriga são aqueles que de fato tenham uma intensidade mais elevada.

Como a intensidade é um ponto amplo e pode ser discutido sob diferentes óticas, vou focar em 5 dicas para aumentar a intensidade de seu treino de forma inteligente e que irá gerar maiores resultados!

1. Exercícios resistidos são a base para você perder barriga!
Por mais que tenhamos uma cultura que ainda preconiza a utilização constante de exercícios aeróbicos para perder barriga, é muito importante entender que temos pontos mais amplos a serem destacados. Os exercícios resistidos são fundamentais neste objetivo, pois eles trazem um aumento constante do metabolismo basal (músculo consome muito mais energia, por ser um tecido ativo). Além disso, com exercícios resistidos bem aplicados, temos menores incidências de lesão e de problemas articulares, pelo fortalecimento de todas estas estruturas. Desta maneira, teremos possibilidades maiores de perder barriga e melhorar sua saúde como um todo!

2. Intervalados de alta intensidade podem ser uma saída rápida e eficiente:
A popularização do HIIT (Treino HIIT – Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura) fez com que muitas pessoas passassem a utilizá-lo em sua rotina de exercícios. Ele é sim um exercício fundamental para quem quer perder barriga, mas precisa ser feito de forma inteligente. Uma pessoa sedentária e obesa, por exemplo, tem de tomar certos cuidados para que não se machuque ou tenha maiores complicações. É muito importante escolher bem a atividade e a intensidade para fazer o HIIT. Mas fora isso, o HIIT, aliado aos exercícios resistidos, é a melhor forma para conseguir perder barriga!

3. Integra as atividades intensas:
Quando recebo um aluno de personal ou de consultoria online, que tem como objetivo também perder barriga, na grande maioria dos casos opto pela utilização de HIIT aliado a musculação. Mas aqui, é importante entender que não temos fórmula pronta, pois tudo depende das individualidades de cada caso. Utilizar o HIIT depois da musculação ou em dias diferentes é uma escolha bastante individual e que deve levar em conta uma série de aspectos. Por isso, sempre procure um educador físico para montar seu treino!

4. Não fique horas na academia!
Este é um dos maiores problemas que eu vejo constantemente. Muitas pessoas que pensam em perder barriga vão para a academia e no intuito de compensar o tempo perdido, passam horas treinando. Se o treino intenso é o mais indicado, por que ficar horas na academia treinando? A intensidade está ligada a fatores qualitativos e é inversamente proporcional ao volume, que é relacionado a questões quantitativas. Desta forma, seu treino pode ser rápido, intenso e o principal, altamente efetivo!

Leia também: Exercícios que podem ser feitos em casa para perder barriga

5. A direção é mais importante que a velocidade:
É muito comum vermos pessoas que começam de maneira muito intensa um determinado projeto e depois logo o abandonam. É mais importante que você comece a treinar 3 u 4 vezes por semana e faça isso pelo resto de sua vida, do que treinar todos os dias, durante poucos meses. Busque adequar o treino a sua rotina e você conseguirá perder barriga de maneira saudável e eficiente!

Abaixo um vídeo com exemplo de Treino Tabata para fazer em casa:

Perder barriga não é uma das tarefas mais fáceis, mas com conhecimento e uma boa dose de determinação, é sim possível conseguir bons resultados. Para isso, tenha sempre auxílio de um bom nutricionista, que saberá eleger as melhores estratégias e de um educador físico, que saberá montar um treino de qualidade. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Bicicleta ergométrica, um guia completo de utilização!

A bicicleta ergométrica é um equipamento bastante versátil e que pode ser usado para diferentes …

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

  1. Bom dia, parabéns pelo blog, é de grande utilidade e auxílio acho que tanto para quem está iniciando quanto para quem já estar se aprimorando. No meu caso estou iniciando e na verdade minha dúvida nem tem muito haver com esse post, mas como se relaciona a peso e gordura devido fazer aqui mesmo, gostaria de uma ajuda para esclarecer se meu plano está correto, nos últimos meses fiz dieta e fiquei apenas em exercícios aeróbicos, consegui perder 10kg mas em contra partida acho q descuidei da musculação e percebi que perdi massa magra, agora vou iniciar musculação, não quero perder mais volume, talvez um ou dois quilos, mas minha intenção é de transforma a gordura que ainda tenho em massa magra, fiz algumas pesquisas e por algumas dicas montei um plano de suplementação que não fosse ficar tão caro para me auxiliar no ganho de massa magra e usar essa gordura. Li q a Carnitina além do processo de usar a gordura estocada tbn auxilia no aumento do hormônio do crescimento, montei um plano com ela e mais alguns aminoácidos. Aqui vai o meu plano pré e pós treino. No pré treino 700mg de Carnitina e BCAA(800mg Leucina, 265mg Isoleucina, 500mg Valina), no pós treino optei por um blend com P.I.S por conta do preço, enriquecida com 8,5g de Glutamina, 3,6g de Creatina, 3,6g de Albumina, BCAA( próprio da proteína 900mg Leucina,600mg Isoleucina, 600mg Valina). Optei pela proteína isolada de soja pelo menor custo e pela riqueza de outros nutrientes como arginina, aspartato, etc, essas quantidades são por porção de 30g, penso em tomar esse blend junto com açúcar mascavo para agir como dextrose e ajudar na absorvição dos aminoácidos. Está correta essa suplementação aliada com a musculação? E se estiver corretor qual a quantidade adequada do açúcar mascavo que devo usar nesse intuito?

  2. Se for seguir o que diz o artigo terei que eliminar frutas da minha dieta visto que são fonte de carboidratos simples. Mas e os benefícios que as frutas tem, como vitaminas? Vou viver suplementando ao invés de adquirir da fonte?

    • Pode incluir fruta na primeira refeição…varias verduras e legumes são ricas em vitaminas e minerais, possuem pouco carboidrato e ainda são ótimas fontes de fibras. Um exemplo é o pimentão amarelo, possui mais vitamina C que a maioria das frutas e poucas calorias.

  3. Acredito que a última dica é a mais importante de todas. Devemos começar e nunca parar, devemos ir até o fim para conseguirmos alcançar nossos objetivos.

  4. Site completo, muito bom. Recomendo sempre aos meus alunos. Parabéns.

  5. Que dicas maneiras tem nesse site hein! Vou adicionar você aqui pra mostrar pra galera do treino! Continuem com essa ótimas dicas!

  6. Dicas muito práticas e completas, pra quem quer ficar em forma artigo de conteúdo relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!