Pesquisar
Preparação física para natação

Preparação física para natação, como ela deve ser?

A preparação física para natação é um dos principais elementos para a melhora do rendimento no esporte. Veja neste artigo completo, como deve ser a preparação física para natação!


PUBLICIDADE

A natação é um dos esportes mais completos e ao mesmo tempo exigentes, no que se refere a condição física.

O fato de ela ser feita em um ambiente diferente ao que estamos habituados a ficar na maior parte do tempo, traz inúmeros desafios para atletas e treinadores.

A preparação física na natação tem inúmeros pontos que precisam ser levados em conta.

Para que este artigo fique o mais didático possível, irei dividir a natação em provas de velocidade e resistência. Eu sei que cada uma delas, bem como os estilos, tem necessidades específicas.

Preparação física para natação em provas de velocidade

No caso das provas de natação para velocidade, temos alguns pontos importantes a serem observados. Neste caso, as qualidades físicas mais importantes são a força, agilidade e velocidade. Neste caso, precisamos trabalhar na preparação física com exercícios que deem suporte para estas qualidades físicas.

Além disso, temos que trabalhar fortemente com aumento da mobilidade articular, melhora da coordenação motora, força, resistência e velocidade. Tudo isso, empregado a natação.

Por exemplo, você tem que trabalhar com aumento da velocidade de membros inferiores, mas diferentemente do que acontece com a corrida. Na natação as “pernadas” são mais curtas e com uma mobilidade diferente do que na corrida. Neste caso, os exercícios usados devem ser focados neste objetivo.

Algumas dicas de preparação física para natação em provas de velocidade:

Primeiro fique mais forte

Se você precisa aumentar sua velocidade, precisa antes disso, ficar mais forte. Potência e velocidade estão baseadas em aumento de força. Desta maneira é fundamental que como base de sua preparação física para natação, você tenha trabalhos de força. Como eles podem ser feitos?

Primeiramente, temos que usar movimentos com uma boa transferência de força. Usar movimentos que, por exemplo, trabalhem com peito, deltoides, costas e braços de forma integrada, é muito interessante. Você não precisa necessariamente fazer os movimentos da natação, mas precisa buscar movimentos que tenham transferência de força.

Por exemplo, o agachamento é um movimento que tem uma excelente transferência de força, mesmo que não seja igual ao que fazemos na natação.

Trabalhe com estímulos similares

Se a preparação física para natação precisa tornar a prática mais eficiente e confortável, precisamos trabalhar com estímulos similares, não é mesmo? Não necessariamente iguais, mas contextualizados.

Por exemplo, se você participa de uma prova que é feita em alta intensidade, com um tempo médio de 30 segundos, os exercícios de força e potência devem trabalhar nesta linha de tempo e intensidade. É natural que em determinados momentos, trabalhe-se com mais ou menos tempo, mas sempre em ordens parecidas.

Isso fará com que os substratos energéticos, bem como toda a dinâmica muscular, sejam otimizados para esta finalidade.

Use movimentos conjugados

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

movimentos conjugados

A natação, assim como qualquer esporte, usa sempre grupos musculares em conjunto. Desta maneira, na preparação física, temos que trabalhar com diferentes grupos musculares em conjunto. Por isso exercícios como os de LPO são tão usados.

Trabalhar com core, membros superiores e inferiores nos movimentos fará com que o estímulo seja mais próximo do ideal para o esporte.

Trabalhe com uma boa alternância de estímulo

Este é um ponto fundamental. Não é por que você participa de provas de velocidade, que não precisa melhorar os fundamentos de base, como a resistência. Um erro muito comum na preparação física na natação e em outros esportes, é esquecer disso.

Se você não alterna os estímulos, para que qualidades físicas de base sejam melhoradas, é natural que o desempenho não aumente. Por isso, precisamos trabalhar alternando estes estímulos.

Além disso, se o trabalho for sempre na mesma intensidade e volume, ou você não se desenvolve, ou irá se machucar. O corpo precisa do ciclo estímulo-recuperação para que possa desenvolver seu potencial físico.

Lembre-se que ninguém fica no topo o ano todo

Em preparação física, temos que trabalhar com objetivos. Isso é o que torna a periodização tão importante. Ninguém consegue se manter no máximo de desempenho físico o ano todo. É necessário treinar e destreinar, reduzindo o volume de treino, para que o corpo possa ir melhorando constantemente.

Neste sentido, a preparação física para natação também precisa estar bem alinhada com isso. Você precisa desenvolver uma série de qualidades físicas, para que possa chegar num desempenho excelente. Para isso, é necessário que os estímulos sejam cumulativos, o que vai invariavelmente, em algum momento, reduzir seu desempenho momentaneamente.

Estas são algumas das principais dicas para a preparação física na natação, para provas de velocidade. Veja agora, a preparação física para provas de resistência.

Preparação física para provas de natação de resistência

No caso das provas de natação que envolvem mais resistência, como as travessias e maratonas aquáticas, temos que adaptar a preparação física para determinados pontos.

O próprio treinamento acaba sendo parte da preparação física e precisamos, fora da água, preparar músculos, articulações e sistemas orgânicos para melhorar o desempenho. Como o nadador de longas distancias já trabalha com a melhora da resistência aeróbica através dos treinos, irei focar nas qualidades físicas de base.

Primeiro fortaleça

Nos esportes de resistência, a falta de fortalecimento é um dos principais fatores causadores de lesão. Por isso, antes de pensarmos em uma melhora no desempenho, sem um fortalecimento adequado.

Isso se dará através de exercícios estabilizadores e de força. O fortalecimento, diferentemente do treino visando aumento de força, deve ser feito no primeiro momento, com exercícios pensados em estabilização e fortalecimento de grandes grupos musculares.

Alterne força, resistência e potencia

exercícios aeróbicos e de força

Na preparação física na natação, temos que preparar o corpo para diferentes situações. Por exemplo, mesmo que as provas sejam de longa distância, precisamos de um trabalho de potência também.

 Isso vai preparar o corpo para diferentes estímulos e melhorará a forma de uma maneira geral. Por isso, por mais que você participe apenas de provas de longa distância, é fundamental trabalhar com diferentes cenários, como força e potência.

Use integrado exercícios aeróbicos e de força

 

Outra forma interessante de melhorar a preparação física para provas de longa distância é integrando os movimentos de força e resistência aeróbica. Por exemplo, você pode fazer o agachamento com carga para 8 a 10 repetições (força) e no intervalo de descanso, fazer bike ou corrida.

Isso vai melhorar a integração destas qualidades físicas, fazendo com que elas sejam mais eficientes nas necessidades do esporte.

Melhore a força e a resistência do core

O complexo do core é muito utilizado na natação. Em provas de longa distância isso é ainda mais importante. Fortalecer adequadamente o core, é uma das bases para a boa preparação física na natação.

Para isso, é preciso que haja uma preparação generalista. Trabalhar com diferentes exercícios, alternando movimentos dinâmicos e estáticos, para todas as partes do core.

Isso vai fazer com que o core estabilize os movimentos e torne o nado mais eficiente e econômico.

Leia também =>  Core, o que é, exercícios, como treinar e qual a sua importância!

Use exercícios de resistência na água

Usar implementos, como boias e paraquedas, para que você trabalhe com a força e resistência específica. Aqui, cabe envolver diferentes cenários, de acordo com o tipo de prova que a pessoa irá participar.

A preparação física para natação tem uma enorme complexidade e deve sempre ser feita com o acompanhamento de um bom profissional. Bons treinos!

Preparação física para natação, como ela deve ser?
5 (100%) 1 vote

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de