Página Inicial » Emagrecimento » Natação emagrece? Depende do seu treino!

Natação emagrece? Depende do seu treino!

Uma pergunta muito comum entre as pessoas que estão querendo perder peso é se natação emagrece. Esta resposta é mais complexa do que parece e está diretamente relacionada ao seu treino!

Natação emagrece

O emagrecimento é sem sombra de dúvidas, um dos grandes problemas da vida moderna. As pessoas buscam constantemente métodos e dietas que resolvam isso. Quando estas dietas e métodos não são baseados em ciência e no bom senso, o que sobre é a frustração de mais uma tentativa que não deu certo. E com isso partem para mais uma busca pelo melhor exercício e a melhor dieta. Como quero deixar claro que isso não existe e que cada pessoa reage de uma forma diferente, quero mostrar que natação emagrece, mas tudo depende do contexto e da forma como o treino é executado!

Existem muitas coisas envolvidas na natação que a fazem ser eficiente para o emagrecimento (ou não, em dados casos). Tudo vai depender da forma como o treino é executado e de uma série de outros fatores.

Para que você possa entender melhor isso tudo, vou discorrer mais sobre o assunto a seguir!

Natação emagrece se o treino for correto!

A natação por ser um esporte que foge um pouco de nossos padrões naturais de movimento (apesar de ela ter sido fundamental para nossa sobrevivência como espécie, ela apresenta padrões de movimento diferentes dos que estamos acostumados no dia a dia). Desta forma, antes mesmo de pensar em usar este esporte para o emagrecimento, é muito importante melhorar a técnica, para que o corpo possa ser de fato, treinado.

Este é o ponto de partida para falarmos se natação emagrece ou não. Imagine um cenário onde a pessoa mal consegue se movimentar adequadamente dentro da água, onde o corpo precisa de um esforço descomunal para nadar. É lógico que neste caso o treino de natação não será nem um pouco indicado para quem quer emagrecer. Isso porque a pessoa em questão irá ficar cansada, mas não treinada.

Por isso, antes mesmo de falarmos do treino de natação aplicado ao emagrecimento, temos que pensar na parte técnica do esporte. Não que você precise nadar como um atleta, mas o movimento precisa ser o mais natural possível.

Desta forma, já temos um ponto muito claro, natação emagrece, mas só para quem sabe nadar de maneira minimamente eficiente! Fora disso, nem se arrisque na água!

Aqui o conceito de eficiência mecânica é muito importante! Quanto mais eficientes forem seus movimentos, mais efetivo será o treino, pois dessa forma você terá mais desgaste fisiológico e muito menos articular.

Mas mesmo que você saiba nadar de maneira eficiente, ainda existem outros fatores envolvidos que precisam ser destacados. Veja se natação emagrece de verdade!

Natação emagrece se a intensidade estiver adequada!

De nada adianta passar horas na piscina, contando azulejos (como dizem os próprios nadadores). A intensidade é um ponto fundamental para ter melhores resultados na natação aplicada ao emagrecimento. Desta forma, como você deve nadar bem, é muito importante ter um treino intenso.

Mas como aumentar a intensidade na natação? Existem diferentes maneiras.

A primeira e mais simples é aumentar a velocidade. Assim como no treino HIIT feito com corrida ou bike, você dará tiros mais rápidos, seguidos de um descanso curto. Isso fará com que você tenha melhores resultados em seu treino de emagrecimento, pelo implemento de uma intensidade mais elevada. Aqui, é possível manipular os intervalos de descanso, a maneira como você descansa (ativa ou passivamente), as distâncias e o tempo de intensidade mais alta. Desta forma, é muito importante uma periodização e um bom planejamento para saber a maneira certa de envolver estas variáveis.

Leia também: HIIT na natação, é possível fazer?

Outra maneira interessante de aumentar a intensidade é a de utilizar equipamentos para aumentar a carga, com algumas boias específicas para esta finalidade. Estas boias ficam presas ao corpo e aumentam a resistência da água, o que faz com que a intensidade seja mais elevada. Da mesma maneira como acontece com a velocidade, neste caso podemos usar pausas entre as séries para ter um treino mais intenso.

Adaptando corretamente a intensidade, a natação pode ser altamente eficiente para o emagrecimento, pois ela proporciona uma série de benefícios. Veja agora alguns dos benefícios da natação para o emagrecimento!

Benefícios da natação para o emagrecimento

Se todos os pontos já apresentados forem levados em conta, a natação emagrece e melhora sua qualidade de vida como um todo!

Veja agora alguns dos benefícios da musculação para o emagrecimento:

1. Integração com diferentes modalidades:
A natação é uma saída interessante para quem pratica diferentes esportes, como a corrida e o ciclismo, mas precisa de atividades diferentes para evitar o overtraining. Você pode manter diferentes treinos em alta intensidade, em outros cenários. Desta maneira, a natação se torna complementar e aumenta suas possibilidades de emagrecimento.

2. Praticamente todos os públicos podem utilizá-la:
Este é o ponto que acredito ser o principal. Pessoas com limitações articulares podem executar a natação, desde que com o acompanhamento adequado, sem maiores problemas. Diferentemente do que acontece com a corrida, por exemplo, teremos um impacto reduzido e a possibilidade de trabalho com diferentes públicos, independentemente de sua condição. Assim, pessoas limitadas podem ter um treino de alta qualidade!

Leia também: Natação provoca a Hipertrofia?

3. Treino atrativo e dinâmico:
A natação tende a ser um esporte divertido para quem o executa. Pelo fato de ser em um ambiente diferente, sua motivação será muito maior para treinar e com isso, os resultados serão mais efetivos!

A natação emagrece sim, mas com um treino correto. Por isso, sempre procure a orientação de um bom profissional de educação física. Bons treinos!  

Leia também

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!