Natação

Ombro de nadador, o que é e como prevenir

O ombro de nadador é uma lesão muito comum e prejudica a funcionalidade e o desempenho do praticante. Veja agora o que é o ombro de nadador e como evitá-lo.

Whey Protein Growth Supplements

As lesões de ombro estão entre as mais comuns na natação. Entre estas lesões, temos uma que inclusive levou o nome do esporte, em sua versão popular: ombro de nadador.

Esta é uma lesão muito comum em praticantes de natação e deve ser ao máximo, prevenida.

Para isso, há uma série de situações que devem ser trabalhadas para que possamos ter melhores resultados. Veja agora, o que é o ombro de nadador

Índice - Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é o ombro de nadador?

Basicamente, o ombro de nadador é uma tendinite, que acontece de forma concentrada no tendão do supraespinhal e do bíceps, no espaço do subacromial. Desta maneira, esta é uma lesão caracterizada por uma inflamação, ou seja, oriunda de um agente estressor.

Por ser uma lesão em um dos músculos do manguito rotador, é natural que o portador sinta uma dor mais acentuada ao tentar elevar o braço. Isso atinge diretamente a inflamação e pode causar dores e formigamentos.

Causas do ombro de nadador

A inflamação causada no músculo supraespinhal e no bíceps pode ser oriunda de diversos motivos. No geral, o ombro de nadador tem como principais causas:

– Técnica errada de natação

Movimentos como o nado livre ou borboleta tendem a tornar o ombro de nadador mais comum. Isso por que é comum a técnica de nado gerar uma rotação externa ou interna além do necessário, o que pode gerar a tendinite.

– Excesso de treinamento

A repetição exagerada do movimento, sem as devidas pausas ou controle da carga, também podem gerar o ombro de nadador.

– Falta de fortalecimento específico

Pelo fato da natação trabalhar com uma resistência constante (atrito com a água), faz com que seja fundamental um fortalecimento muscular específico. A falta deste, pode ocasionar uma série de lesões.

– Falta de estabilização do core e de músculos adjacentes

Se o seu core não é fortalecido, gera padrões de movimento alterados, o que vai impactar profundamente no aparecimento de lesões, como o ombro de nadador.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

De forma geral, o ombro de nadador é oriundo de problemas com o treinamento e o controle de cargas. Não que esta seja a única razão, mas sim, uma das mais comuns.

Como prevenir o ombro de nadador?

1- Melhora da técnica

Quanto mais sua técnica de natação for trabalhada em torno de melhora da técnica, alinhamento articular do movimento, menores serão as chances de desenvolver o ombro de nadador.

Por isso é fundamental que você trabalhe com exercícios de melhora de técnica de braçada, mobilidade de quadril e movimentação de pernas.

Ao melhorar sua técnica, você faz com que estruturas como o manguito rotador, não sejam tão expostas a estímulos lesivos.

2- Fortaleça os músculos estabilizadores (exercícios)

Se a lesão do ombro de nadador acontece prioritariamente na articulação do ombro, então ali temos a solução para minimizá-la! Fortaleça seu manguito rotador e seu deltoide, bem como o bíceps braquial (que também atravessa esta articulação).

Abaixo,  artigos com exercícios específicos:

Artigos complementares => Veja a importância de exercitar o manguito rotador
=> Core, o que é, como treinar e qual a sua importância!
=> Treino de Bíceps – 5 exercícios mais efetivos -MELHORES RESULTADOS!
=>  Tenha ombros mais fortes e definidos com essas dicas valiosas

Desta maneira, teremos muito menos impacto e instabilidade nesta articulação, o que vai dificultar o aparecimento de uma tendinite.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Whey Protein Isolado Growth Supplements

Por isso, dedique uma boa parte de seu treino, para fortalecer estes músculos. Além disso, por causa da melhora da técnica, é fundamental fortalecer os músculos do core também.

3- Melhore sua mobilidade articular

A flexibilidade e mobilidade articular é fundamental para que o nadador evite esta lesão. Trabalhe com movimentos que irão melhorar a mobilidade e também, que vão impactar na melhora da técnica.

4- Tenha uma periodização de treinamento

Somando tudo isso que já foi dito, temos ainda a questão do treinamento em excesso. Sem uma periodização adequada, não temos como ter um controle adequado da carga total de trabalho. Com isso, pode-se exceder a quantidade ideal de treino e termos lesões, como a do ombro de nadador.

Por isso, a periodização é fundamental para que seu treino seja mais eficiente!

Prevenir o ombro de nadador não é difícil, mas precisa de cuidados. Se você é nadador e quer ser funcional por mais tempo, tem que destinar uma parte de seu tempo para o fortalecimento e melhoria das estruturas, para evitar lesões. Sempre treine com orientação de um bom profissional. Bons treinos!

Referências:
Prevention and Treatment of Swimmer’s Shoulder –  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2953356/

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar