As facilidades com que podemos contar hoje para a prática da musculação fazem com que ocorram muitos erros em sua execução. Hoje, você pode treinar em casa mesmo, ou então, optar por uma academia.
Independendo do caso, temos uma série de erros que são básicos, mas que podem comprometer não apenas seus resultados, mas também sua saúde!
Neste sentido, selecionamos os 10 erros mais comuns no treino de musculação e vamos compartilhar com você. Estes erros, são em grande maioria oriundos de falta de conhecimento ou de falta de orientação profissional adequada.
Veja agora os 11 principais erros na musculação!
Treino de Musculação – 11 principais erros, você comete algum?
1- Dieta:
Parece óbvio, mas grande parte das pessoas acabam tendo problemas e falta de resultados no treino de musculação porque a dieta não é adequada.
Aqui é importante salientar que não existe uma fórmula pronta, pois a rotina e a intensidade de seu treino de musculação faz com que a sua dieta precisa ser específica.
O que posso te afirmar é que sem uma dieta equilibrada, o treino acaba sendo perda de tempo. Isso porque é a dieta que lhe dá a base para qualquer ganho.
E por dieta, não entenda apenas a correta ingestão de proteínas e carboidratos. Os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) também são fundamentais para obter melhores resultados!
Continuando nessa parte de nutrição, fica aquela máxima que sempre falamos aqui: suplemento não é comida! Não queira substituir refeições por suplementos, eles são apenas um complemento a sua dieta e usados como estratégia em determinados períodos.
Era necessário aqui falar antes de tudo, da dieta. Se ela não estiver correta, os resultados do seu treino de musculação, seja qual for o objetivo: definição, perder ou ganhar peso. Se a sua alimentação não for boa, os resultados também não serão!
2- Falta de periodização:
A periodização é onde organizamos o treino de musculação, de acordo com a necessidades de cada um e com o foco em determinados objetivos. Sem ela, os resultados ficam muito aquém do que poderiam ser.
Na periodização iremos dar uma sequência correta para seu desenvolvimento, com o controle adequado das cargas e da intensidade. Desta maneira, você saberá que está indo pelo caminho certo.
Além disso, com uma periodização adequada, você terá muito mais segurança em termos de prevenção de lesões, haja visto que seu desenvolvimento seguirá uma progressão.
3- Falta de objetivos:
Este erro na verdade complementa o anterior. Você treina para o que? Qual seu objetivo? Por mais que possa parecer uma pergunta clichê e sem grande importância, cada objetivo passa por caminhos diferentes.
Seja hipertrofia, emagrecimento ou melhora da definição muscular, todos eles passam por caminhos específicos. É lógico que numa boa periodização, podemos interligar estes, mas para isso, precisamos de objetivos traçados previamente.
4- Pouca qualidade de movimento:
Esta talvez seja a origem de grande parte das lesões que acontecem na musculação. Seu movimento precisa ser feito com qualidade, respeitando as rotas articulares e com a amplitude necessária. Sem isso, de nada adianta usar uma resistência externa.
Lembre-se que a qualidade dos movimentos acontece apenas com treino de musculação constante, carga adequada e controle dos movimentos. Sem isso, você pode treinar durante muito tempo sem ter os resultados que espera!
5- Pouca flexibilidade:
Grande parte dos praticantes de musculação tem um problema em comum: pouca flexibilidade. Com isso, acabam ocorrendo algumas compensações nos movimentos e desta maneira, as rotas articulares acabam sendo prejudicadas.
Por isso, independentemente de qual seja o seu objetivo, lembre-se que você precisa desenvolver sua flexibilidade para que tenha um treino de musculação com mais qualidade. Além de ganhar em amplitude de movimento, você ainda terá muito mais possibilidades de prevenir possíveis lesões.
6- Beber pouca água:
A água é a solução mais importante de nosso corpo. Praticamente todas as reações químicas que ocorrem, se baseiam na presença de água. Neste sentido, é muito importante que você mantenha uma boa ingestão de água durante todo o dia, para que a recuperação e seu treino ocorra de maneira correta.
Não se apegue a valores dados como “ideais” como os famosos 2 litros por dia. Tudo depende de sua rotina, de onde você vive e de como é seu treino de musculação. Existem casos onde o indicado é mais de 4 litros! Por isso, busque ajuda profissional!
7- Treinos insuficientes:
Este é um erro também bastante comum. Muitas pessoas acabam começando a treinar e não tem uma boa quantidade de treinos. Menos de 3 treinos por semana, por exemplo, produzem muito pouco em termos de ganhos.
Dependendo do caso, até 6 treinos por semana são necessários para atingir as metas traçadas. Neste sentido, é muito importante saber que você precisará ter pelo menos 3 ou 4 treinos por semana, para ter resultados melhores, independentemente de qual seja seu objetivo.
Não que este seja um número ao qual você deva se apegar veementemente, mas são raros os casos onde temos resultados consistentes com tão poucas sessões.
8- Treinos de musculação muito longos:
Os treinos longos são a principal causa de overtraining e de desistências. Além disso, treinos com elevado volume acabam não trazendo os resultados esperados, pois no geral, eles tem uma intensidade baixa (lembrando que volume e intensidade são valores inversamente proporcionais).
Neste contexto, seus treinos não precisam ter mais do que uma hora, sendo que em grande parte dos casos, podemos ter um treino altamente efetivo em menos de 30 minutos. Mas aqui, tudo vai depender de quem está treinando e como é a orientação!
9- Achar que é um guindaste:
Preste muita atenção: você não vai treinar para deslocar pesos! Você precisa é impor estímulos aos seus músculos. Muitas pessoas acabam errando feio em seus treinos ao usarem cargas elevadas além de sua capacidade, o que prejudica não apenas suas articulações, mas também a qualidade dos movimentos.
Usar cargas adequadas, de preferencia pré-estabelecidas na periodização, é um dos fatores de sucesso para seu treino. Lembre-se que o que importa é o estímulo que você impõe ao seu organismo e não a quantidade de peso que você desloca!
10- Copiar exatamente o treino de outra pessoa
Você pode e deve testar métodos que outras pessoas usam, como bi-set, drop-set, rest-pause, super-set, pirâmide, entre outros, e até combiná-los no treino de musculação (como já falamos aqui Posso combinar diferentes métodos de treino na mesma sessão?). O que não pode é fazer um ctrl+c e ctrl+v do treino de uma pessoa comum, ou ainda pior, copiar até mesmo o treino de um profissional de bodybuilding, e abaixo explicamos o porquê:
- Primeiro de tudo, a individualidade deve ser sempre respeitada. Seja em relação ao biotipo físico quanto outras questões relacionadas ao tempo de treino. Tem profissionais que treinam há mais de 20 anos. Imagina querer trazer a intensidade e volume de treino desse atleta para seu treino? É descomunal!
- Outro pronto, é a rotina da pessoa. O Treino e dieta são elaborados levando em consideração o objetivo da pessoa e sua rotina diária, como o tempo de descanso, a hora que acorda, entre outras questões. Você jamais deve copiar todo um treino e até mesmo a dieta de outra pessoa, sendo que tudo em você difere dela, não tem lógica não é mesmo?
Leia também: Devo aquecer antes do treino de musculação?
11- Querer reinventar a roda:
Nosso corpo tem respostas específicas ao treino. Mas no geral, não temos resultados melhores com “treinos revolucionários”. A cinesiologia e a biomecânica cada vez mais nos mostram que os movimentos básicos, bem executados, são a melhor maneira de obter bons resultados. Lembre-se disso sempre que vir alguém com um exercício “novo” que “pega mais”.
Perceba que na musculação tudo está baseado em equilíbrio e qualidade. Reinventar a roda ou mudar o que vem dando certo, quase sempre é perda de tempo e risco a sua saúde. Lembre-se que seu corpo precisa de estímulos corretos e bem aplicados para responder positivamente!
Compartilhe e ajude seus amigos!
Gostou desse artigo sobre os erros mais comuns no treino de musculação? Então comente logo abaixo e ajude a divulgar e orientar seus amigos, compartilhando esse artigo em suas redes sociais! Será muito importante para nós e agradecemos muito! Bons treinos!
Excelente Dica. Outra dica importante em quaisquer atividade em educação física é o uso correto da RESPIRAÇÃO para metabolizar o oxigênio e absorção dos glóbulos vermelhos.
É necessário INSPIRAR NA CONTRAÇÃO E expirar na “Distração” caso contrário pode prejudicar nossos objetivos na musculação!
Boas dicas, um erro grande que se comete na musculação, é cair na rotina, e não digo só no treino, mas também na alimentação. Se não está vendo resultados, veja o que pode modificar em sua dieta, calcular corretamente a iingestão de proteínas, quantidade de carboidratos e lipídios. Verifique também se sua suplementação está correta.
A unica coisa que não se deve mexer é no descanso. Se já dorme o suficiente (em torno de 8 horas) continue assim.
Com o tempo o resultado aparece.
Bons Treinos a todos.
faiz 7 anos que treino em casa ,e ja fiz academia mais de 2 anos e tenho um corpo bem formado por que os meus melhores resultado eram em casa e não na academia.