Musculação e Suplementação

Dextrose: Para que serve, como tomar, se engorda e a melhor marca

Artigo onde você poderá tirar todas as dúvidas sobre o suplemento Dextrose e como consumir em diversas situações.

Você já ouviu falar na dextrose? Ela é conhecida como um açúcar de laboratório, e tem a finalidade de auxiliar principalmente atletas e praticantes de atividades aeróbicas. Portanto, se é o seu caso, é bom ficar atento a ela.

Então, dito isso, como tomar a dextrose? Quando utilizá-la e em quais quantidades? Será que é mesmo benéfica para o organismo? Existem efeitos colaterais associados a ela? Para saber isto e muito mais, acompanhe o post!

O que é Dextrose

Pois bem, como já antecipei, a dextrose é um tipo de glicose o qual é produzido a partir do amido de milho. Como resultado, portanto, ele é uma fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, que atua diretamente na glicemia e no fornecimento de energia ao organismo.

Este processo de obtenção da dextrose é realizado através da chamada hidrólise enzimática da mandioca, do milho ou da batata. Ela utiliza, então, o amido destes alimentos para obter uma forma de glicose diferenciada.

Para que serve

Afinal de contas, por que alguém se interessaria por uma fonte de glicose distinta das mais habituais? Na verdade, este produto é considerado um recurso nutricional importante, em função dos seus benefícios.

A dextrose, então, é tomada principalmente por atletas e praticantes de atividades físicas de alta intensidade, sobretudo aeróbicas. Isto porque ela é capaz de fornecer, por exemplo, uma grande dose de energia, favorecendo o desempenho.

Vale ressaltar, ainda, que esta forma de açúcar pode ser ingerida antes ou até mesmo depois das atividades físicas. Isto se dá por conta do seu valor como carboidrato, que pode oferecer o que é perdido durante a prática do seu treino.

5 Benefícios da Dextrose

Até aqui, você já deve ter notado que existe um público específico para esta glicose e que ela foi criteriosamente desenvolvida. Veja agora, portanto, os benefícios da dextrose:

1. É uma fonte de energia para atividades físicas

Em primeiro lugar, como já mencionei, a dextrose é uma excelente fonte de energia para atletas. Ela é ingerida, neste caso, com o objetivo de suprir as necessidades energéticas, oferecendo uma boa fonte de carboidratos.

2. Auxilia a ganhar massa muscular

Outro benefício importante deste carboidrato é que ele auxilia você a ganhar massa magra. Como ela é uma glicose, tende a levar a um pico de insulina no organismo, que ocorre como resposta. Então, com esse processo, mais proteínas entram nos músculos, oferecendo o que eles precisam para se desenvolver.

3. Aumenta a regeneração muscular

Outro efeito importante e benéfico da dextrose para a musculatura, é que ela aumenta também a regeneração dos tecidos musculares.

Dessa maneira, ela ajuda a tratar microlesões que virtualmente possam surgir com a prática intensa de exercícios. Para isso, prefira ingeri-la com uma fonte de proteínas também, como o whey protein.

4. Aumenta o desempenho físico

Como resultado de todos estes processos, a dextrose aumenta o desempenho em atividades físicas.

Isto porque ela mantém os tecidos musculares bem nutridos, evitando a fadiga e melhorando a resistência deles também.

5. Bom para pacientes internados

Sabia que a dextrose tem seu uso recomendado até para pacientes internados, em determinadas situações?

Isto ocorre em pacientes que estão precisando alimentar-se por meio de uma sonda, sendo ela uma das fontes de nutrição utilizadas.

Indicações da Dextrose

Embora possa ser utilizada por basicamente qualquer um, a dextrose é mais recomendada principalmente para alguns grupos de pessoas.

Isto está ligado, por certo, aos benefícios e à forma como ela age no organismo, como já falei até aqui.

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Então, a dextrose é indicada para atletas e pessoas que executem treinos de alta intensidade ou de grande durabilidade. Assim, esta fonte de carboidratos ajuda a evitar a fadiga muscular, melhorando a sua performance.

Como já dito também, porém, não é somente nestes casos. Em pacientes internados em hospitais, ela é muito utilizada como elemento da dieta.

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Forma de consumo e como tomar Dextrose

O shake com dextrose é antes ou depois do treino?

A dextrose é encontrada em pó e na hora de ingerir, deve ser diluída em água.

Para quem faz musculação, o ideal é consumir a dextrose com uma fonte de proteína no pós-treino para garantir melhores ganhos de massa magra.

Para aqueles que praticam treinos aeróbicos como corrida ou natação, a orientação é para que a dextrose seja utilizada antes ou durante o exercício.

Assim, o atleta terá energia disponível durante todo o treino já que esse tipo de atividade consome bastante energia em pouco tempo.

É importante informar que o suplemento não deve ser ingerido nos dias em que você não treina.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos.

E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Dextrose engorda?

Muita gente tem essa dúvida, o que é muito natural. Afinal de contas, a dextrose é um carboidrato como qualquer outro e pode desenvolver acúmulo de gordura.

Só que isso acontece apenas quando a quantidade ingerida não é a ideal.

Para saber exatamente quanto de dextrose o seu corpo precisa, o ideal é consultar um nutrólogo ou um nutricionista.

A partir de uma avaliação minuciosa que leva em conta o tipo de exercício, quanto tempo de atividade física por dia você faz e o quanto você come, esses profissionais poderão de recomendar a sua dose de dextrose ideal.

A média mais comum é a de 30 gramas por dia, o que equivale a 120 calorias.

Esses números devem ser incluídos na sua lista de calorias consumidas durante o dia.

Também deve fazer parte dos 55 a 60% de carboidratos que devem ser ingeridos diariamente.

Para as pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física, esse cálculo deve ser feito por um profissional.

Leia também:

+ 10 Melhores Whey Protein – LISTA ATUALIZADA!

+ Qual a melhor Creatina? – Lista com as 8 Melhores

Algumas precauções

Antes de comprar e consumir a dextrose, verifique se a empresa responsável pela fabricação possui o selo da ANVISA.

É claro que isso não vale apenas para a dextrose, mas sim para todo e qualquer suplemento que você venha a adquirir.

Para armazenar, ela deve ficar em lugar seco e longe do sol para evitar a oxidação.

Também tenha a certeza de deixar a tampa bem fechada para impedir a entrada de formigas.

Outras dúvidas frequentes:

Qual a diferença de se tomar Dextrose ou Maltodextrina no pós treino?

Apesar da Maltodextrina ser um polissacarídeo, (carboidrato complexo formado pela união de muitos monossacarídeos, no caso polímeros de dextrose/glicose) e ter uma absorção mais lenta. Dextrose por ser um carboidrato simples de rápida absorção, a diferença delas ao serem absorvidas pelo organismo logo após o treino, será bem pouca, já que seu corpo estará tão sedento para repor as energias, que pela grande demanda e a necessidade de reposição, fará com que a quebra dos compostos da Maltodextrina seja bem rápida também, já que a união desses compostos é fraca e extremamente simples, pois como explicado agora pouco, esses compostos são polímeros de dextrose, ou seja, no final das contas a Maltodextrina vai se transformar em moléculas de glicose/dextrose. E a diferença na velocidade de absorção de uma para outra, será bem pequena.

Existe risco em consumir a dextrose?

Além da dextrose causar ganho de peso quando consumida em excesso, ela também pode prejudicar pessoas que têm tendência para desenvolver o diabetes. Já que haverá uma carga extra de glicose no sangue, se você já for predisposto, não haverá insulina suficiente para metabolizar e isso poderá desencadear o início da doença. Esse é outro importante motivo para consultar um profissional especialista antes de ingerir a dextrose de qualquer maneira.

Possui contraindicações?

A dextrose é contraindicada para pacientes com problemas metabólicos, como é o caso da diabetes, por exemplo. Além disso, se você não pratica exercícios físicos ou se não está no peso adequado, também não é para você. Isto porque a dextrose altera o fornecimento de glicose e interfere diretamente na glicemia. Portanto, se fizer parte de um desses grupos ou se tiver alguma outra doença conhecida, procure um médico antes de utilizá-la.

Dextrose tem efeitos colaterais?

Existem alguns efeitos colaterais associados à dextrose, especialmente se você a consumir em excesso. Um deles, é que pode levar às doenças metabólicas que mencionei antes, como é o caso da diabetes. Outro problema relacionado ao excesso do produto, é que, por levar a um acúmulo de carboidratos no corpo, ela pode ocasionar o excesso de peso. Para evitar isso, tome de forma cuidadosa e, de preferência, com orientação nutricional.

Referências:
Tarnopolsky MA, Parise G, Yardley NJ, Ballantyne CS, Olatinji S, Phillips SM. Creatine-dextrose and protein-dextrose induce similar strength gains during training. Med Sci Sports Exerc. 2001 Dec;33(12):2044-52. doi: 10.1097/00005768-200112000-00011. PMID: 11740297.

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115 Comentários

  1. Ola, no meu caso eu termino os treinos as 22h acredito que se eu tomar a dextrose no pós treino ficarei com energia e não conseguirei dormir o tempo necessário.
    O que posso tomar no lugar da dextrose pra ajudar na absorção das proteínas ??

    1. Pelo contrario, no meu caso e muitos amigo dá um sono do caramba pois já estou fadigado e elevando o IG com o Whey fico praticamente pronto para dormir!

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