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Enxofre: Para que serve, 12 Benefícios e fontes nos alimentos

O mineral enxofre possui funções fundamentais para nossa saúde e sua deficiente pode causar problemas sérios de saúde.

Índice – O que você irá ver nesse artigo sobre o Enxofre:

O que é Enxofre:

O enxofre é um mineral presente principalmente em camadas mais profundas do solo, esse mineral também está presente na estrutura de outros nutrientes com função na construção de vitaminas e aminoácidos.

Não é usado pelo organismo na sua forma isolada mas sim na forma de sulfetos que é a estrutura que está presente na composição de outros nutrientes como a vitamina b1e os aminoácidos cisteína e metionina.

Funções no organismo:

Oxigenação do cérebro

O enxofre está presente na composição de aminoácidos e com um aumento dos aminoácidos, que são transportadores de oxigênio, melhor é a oxigenação desse órgão indispensável.

Componente de vitaminas e aminoácidos:

É peça fundamental na formação de vitaminas e aminoácidos. Esses nutrientes são responsáveis por processos como formação de fibras musculares e formação óssea.

Melhora secreção de bile

O enxofre tem função no fígado, lá ajuda na eliminação de toxinas e no controle da bile liberada pela vesícula biliar, impedindo que haja formação e liberação de bile em excesso.

Síntese de queratina e colágeno

Participa diretamente na síntese do colágeno e da queratina, sendo também componente importante na estrutura da queratina.

Oxigenação de tecidos

Assim como a oxigenação do cérebro, os tecidos também tem efeitos positivos na quantidade oxigênio que é ofertado com a presença do enxofre no organismo.

Transporte de nutrientes

É parte dos aminoácidos que são responsáveis pelo transporte de nutrientes à todos os tecidos do corpo, os nutrientes são os responsáveis pela regeneração celular e por manter o bom funcionamento das células.

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Coagulação sanguínea

Ajuda no controle do processo de coagulação sanguínea, evitando tanto que ocorra coagulação em excesso ou a falta dela, já que ambos são prejudiciais.

O excesso de coagulação pode favorecer coágulos nas artérias e problemas cardíacos e a coagulação deficiente impede a cicatrização e regeneração da pele.

12 benefícios do enxofre

1. Promove maior elasticidade à pele

Por ser um nutriente essencial na formação do colágeno e da queratina, o enxofre é um nutriente muito importante para uma pele saudável e sem rugas.

2. Antioxidante

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O enxofre se liga aos radicais livres possibilitando a ação deles no organismo e facilitando a eliminação desses oxidantes.

3. Antibiótico natural

Atua no combate à infecções de origem bacteriana ou por fungos através de sua ação no sistema imune que é o responsável por combater infecções.

4. Fortalece cabelos e unha

Ajuda na síntese de queratina que é o componente principal dos cabelos e unhas, com maior síntese maior será a concentração de queratina nos cabelos e unhas tornando-os mais fortes.

A ação antibacteriana pode ajudar também no combate a calvície causada pela presença de fungos no couro cabeludo que impedem o nascimento dos fios saudáveis.

5. Promove o crescimento dos cabelos e unha

O aumento da síntese de queratina também ajuda a promover o crescimento dos fios de cabelo que já existem.

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6. Reduz aparecimento de fadiga

O enxofre participa do processo de transporte de oxigênio para as células e quanto maior for essa oxigenação menor são os efeitos da fadiga.

7. Melhora circulação sanguínea

O enxofre atua aumentando a elasticidade das veias e artérias permitindo que elas sejam mais flexíveis e a ocorrência de picos de hipertensão seja reduzida.

8. Alivia alergias e dores nas articulações

Age como antiinflamatório minimizando a ocorrência de alergias e problemas das articulações que também são causados por processos inflamatórios exacerbados.

9. Melhora a resistência à insulina

Em casos de diabéticos do tipo 2 o enxofre pode ajudar a melhorar a ação da insulina na captação da glicose e transportá-la para dentro das células.

10. Regeneração das células

O enxofre está presente na estrutura das células promovendo a síntese de novas células e junto com a boa oxigenação celular promove uma regeneração celular.

11. Reduz o aparecimento de acnes e cravos na pele

Por agir como forte antibacteriano, uma das principais causas no aparecimento de cravos e acnes na pele, o enxofre minimiza o aparecimento dessas dermatites.

Por isso um dos sabonetes mais conhecidos para tratar de espinhas e peles oleosas, é o sabonete de enxofre.

12. Combate dores crônicas

O enxofre se mostra muito eficiente no combate de dores crônicas, principalmente enxaquecas. Essa melhora se dá pelo aumento da oxigenação do cérebro.

Fontes de enxofre nos alimentos

As principais fontes de enxofre são os alimentos de origem animal pois contém os aminoácidos que são ricos nesse nutriente.

Existem algumas fontes vegetais que também fornecem o nutriente, essas devem ser consumidas, preferencialmente, cruas para potencializar a absorção do enxofre.

No caso das carnes o processo de cozimento é indispensável e pode causar perdas na concentração de enxofre mas, como é rica em aminoácidos ainda ofertam altas doses de enxofre. As principais fontes são:

Carnes e peixes

São a principal fonte de proteínas, essas são formadas de aminoácidos que contém em sua composição o enxofre, por isso é a melhor fonte do nutriente.

As carnes são as melhores fontes de proteínas, as proteínas são responsáveis pela produção das células vermelhas do sangue e produção de músculos e ossos.

Leite e derivados

Por ser uma fonte de proteínas também têm grandes quantidades de enxofre.

Os laticínios têm função muito importante no fornecimento de cálcio para os ossos e dentes e ainda fornecem aminoácidos para a nutrição do organismo.

Ovos

É um alimento rico em enxofre principalmente a clara, mas a gema também tem boa quantidade do nutriente. Um ovo de codorna já é suficiente para fornecer a quantidade de enxofre que o corpo necessita.

Os ovos tem a proteínas mais biodisponível, ou seja, a proteína presente no ovo é mais facilmente absorvido.

Alhos e Cebola

Tem em sua composição sulfatos ricos em enxofre, são potentes antibióticos naturais.

O alho e a cebola contém sulfatos e sulfóxidos que age na restauração de articulações e na estrutura cardiovascular.

Couve, Couve-flor, Brócolis e Repolho

Essas verduras são chamadas crucíferos, eles são ricos em glucosinolatos, que é uma substância rica em enxofre.

Os vegetais crucíferos são responsáveis pela regulação do estrogênio e pela ação de proteção de cânceres como de próstata, mama e cólon.

Castanhas e Amêndoas

São ricas em metionina e cisteína, que são aminoácidos que contém enxofre na sua composição, e por isso são uma das melhores fontes do nutriente.

As castanhas também são fonte de ômega 3, que é uma gordura boa para o organismo, e vitamina E que é um importante antioxidante.

Feijão e Lentilha

Por serem boas fontes de proteínas também tem em sua composição a presença de aminoácidos que são ricos em enxofre, se tornando assim fontes desse nutriente.

O feijão e a lentilha são grande fontes de aminoácidos, além de serem ricos em fibras, que como já falamos aqui no site, as fibras ajudam a promover maior saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Também é protetor contra o aparecimento de cáries.

Frutas

AS frutas em geral são boas fontes de enxofre, principalmente o abacate, o abacaxi e a banana.

Além do enxofre as frutas fornecem uma variedade de vitaminas e minerais que garantem um bom funcionamento do organismo, fibras que regulam a função intestinal e frutose que é uma ótima fonte de energia.

Suplemento de enxofre

Apesar de as fontes alimentares suprirem as necessidades diárias de enxofre existe uma versão de suplemento desse nutriente. Essa versão é composta de 400 mg de metilsulfonilmetano.

A suplementação é indicada para pessoas com diabetes, problemas de alergias crônicas, artrite, queda de cabelo sem causa predefinida e unhas muito enfraquecidas.

O suplemento é vendido em lojas de suplemento e produtos naturais, em embalagem com 60 cápsulas de 400mg. Mas podem ser também manipulados conforme dosagem recomendada por um profissional de saúde.

A indicação sobre como tomar do fabricante que vende a dosagem de 400mg por cápsula,  é de 1 cápsula por dia durante as refeições.

Efeitos colaterais

A ingestão excessiva pode causar:

  • náuseas,
  • diarreia,
  • dores de cabeça,
  • fadiga excessiva.

O suplemento não precisa de receita médica mas é recomendado que antes de iniciar o uso de qualquer remédio ou suplemento um médico seja consultado para que este certifique de que essa é a melhor opção de tratamento para as suas queixas.

Sintomas da deficiência

A deficiência de enxofre no organismo é incomum já que são muitos os alimentos fonte desse nutriente.

Outro ponto que dificulta o aparecimento da deficiência é que por estar associado à proteína um quadro de anemia seria notado antes dos sintomas da deficiência de enxofre. Alguns sintomas:

  • Unhas e cabelos fracos e quebradiços;
  • Pele seca, sem elasticidade com aspecto de enrugada;
  • Problemas nas articulações;
  • Secreção diminuída de bile;
  • Desequilíbrio nutricional do organismo, principalmente de minerais;
  • Em crianças pode causar retardo de crescimento;
  • Problemas no metabolismo de gorduras e carboidratos.

Sintomas do excesso

Não existem relatos de toxicidade com enxofre pois todo o excesso do mineral no organismo é eliminado pela urina.

Mas em caso de uma refeição contendo muitos alimentos ricos em enxofre é comum sentir um desconforto abdominal que é aliviado depois de algum tempo.

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