Pesquisar

MSM (Metilsulfonilmetano) – O que é, Para que serve e 10 Benefícios

MSM (Metilsulfonilmetano) é um suplemento que favorece a saúde prevenindo algumas doenças, diminuindo o estresse e aumentando a absorção de algumas vitaminas vitais.

MSM Metilsulfonilmetano o que e para que serve


PUBLICIDADE

O Metilsulfonilmetano ou MSM, como também é conhecido, é um suplemento baseado em enxofre orgânico, que pode ser extraído de qualquer ser vivo.

De forma resumida, o suplemento é considerado um mineral essencial para o tratamento e a prevenção de uma série de doenças e problemas – incluindo os que derivam da musculação.

No texto de hoje, separamos algumas informações relevantes sobre o MSM, como seus benefícios, as indicações e os possíveis efeitos colaterais ou contraindicações.

Índice – O que você irá ver nesse artigo sobre o MSM (Metilsulfonilmetano):

Confira mais abaixo!

O que é o MSM?

Como explicamos na introdução do texto, o Metilsulfonilmetano – também chamado de MSM pela maioria dos usuários – é um suplemento baseado em compostos orgânicos naturais.

De forma geral, ele está presente no organismo em quantidades suficientes para manter a saúde, porém, quando há sua deficiência, alguns problemas podem começar a surgir – como excesso de inflamações, por exemplo.

Seu uso para estética é bastante comum, já que ele atua na síntese de colágeno e também em toda composição celular.

Porém, como todo suplemento, deve ser indicado por um profissional. Separamos mais abaixo seus benefícios gerais!

Para que serve o MSM? Benefícios gerais!

O Metil sulfonil metano tem inúmeros benefícios, que vão desde a estética como a saúde de uma forma geral. Separamos 10 dos principais:

1- Ação Antioxidante

Um dos principais benefícios do Metilsulfonilmetano é sua ação antioxidante. De forma geral, isso significa combate aos radicais livres, que podem causar uma série de problemas e doenças, como o câncer, por exemplo.

2- Desintoxicante

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Além dos antioxidantes, o suplemento pode diminuir as toxinas do organismo e trazer um efeito detox impressionante. É claro que ele não deve ser usado como esse único intuito, porém, o suplemento é conhecido por dissolver compostos problemáticos para o organismo.

3- Elasticidade da pele

O MSM tem como um dos benefícios mais importantes a elasticidade da pele. Com isso, há uma melhora na saúde dela como um todo – o suplemento pode melhorar a aparência, a maciez e até o brilho.

É por esse motivo que alguns cosméticos têm o MSM em sua composição e alguns dermatologistas indicam a suplementação para alguns casos.

4- Aumento da absorção de vitaminas

Estudos recentes indicam que o Metil sulfonil metano tem uma função essencial para a saúde humana, que é a absorção de vitaminas, especialmente as do complexo B e a vitamina K.

Para quem pratica esportes, esse é um benefício relevante e que torna a suplementação indicada para alguns casos – como atletas de alta resistência, por exemplo.

Vale lembrar que o MSM presente no corpo já tem essa função e nem sempre é necessário repor com suplementação.

Geralmente, quando ela se torna presente, é porque há uma perda pelo excesso de atividades físicas ou por problemas de saúde.

5- Prevenção de doenças

Algumas doenças como Alzheimer podem ser evitadas com o Metilsulfonilmetano em níveis seguros no organismo. Isso porque ele age no sistema nervoso central e repara células do tecido cerebral.

Porém, as pesquisas sobre a prevenção com ele ainda são inconclusivos e exigem novas pesquisas. No geral, sabe-se que o MSM tem papel importante nesse quesito – só ainda não se sabe o quanto ele pode interferir no aparecimento ou prevenção de doenças.

6- Diminui o estresse

Outro benefício importante do MSM é a diminuição de alguns hormônios negativos, como o cortisol, responsável por problemas como o estresse.

Nesse caso, o suplemento de Metilsulfonilmetano pode ser um aliado, embora não seja comum sua indicação apenas para problemas de ordem mental.

7- Pode diminuir alergias

O Metilsulfonilmetano age nas células de forma geral e, por isso, vem sendo cada vez mais ligado à diminuição de alergias e problemas de pele.

Como falamos mais acima, o uso do suplemento pode auxiliar na formação de uma pele mais saudável, bonita e macia – e livre de alergias.

8- Músculos mais saudáveis

Por fim, o benefício mais procurado do Metilsulfonilmetano é sua ação nos músculos.

Há pesquisas que indicam sua relação com ganho de massa magra de forma mais saudável e aumento dos músculos e de sua regeneração.

Isso acontece, basicamente, devido a ação do MSM nas células do corpo humano em geral, que ficam mais otimizadas e trabalham melhor.

Dessa forma, o suplemento pode prevenir caimbras e diversas dores derivadas da musculação.

Por esses motivos, é comum que atletas utilizem a suplementação de MSM em academias ou mesmo para atividades como corrida.

Vale lembrar que é preciso procurar um treinador físico. Independente dos benefícios, a dosagem ideal só poderá ser estipulada por um profissional que irá se basear na sua massa corporal e nos seus objetivos para decidir o valor correto.

9 – Prevenção e tratamento da artrite reumatoide

Vários estudos tem mostrado que o uso de MSM pode ajudar a diminuir a longo prazo, não só a inflamação, como também a dor e a progressão da artrite reumatoide, já que a baixa quantidade de enxofre no organismo dos pacientes, estava ligado diretamente no surgimento da artrite reumatoide.

10- Distúrbios metabólicos – obesidade e diabetes

Estudos inicias em ratos apresentaram excelente resultados no tratamento de distúrbios alimentares, disfunções e distúrbios metabólicos como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças causas por gordura no fígado. 

Como tomar o MSM? 

Como tomar efeitos colaterais do suplemento MSM

Não há uma regra para tomar o Metilsulfonilmetano ou MSM – tudo irá depender da sua indicação médica ou de alguns sintomas que você possa apresentar.

Porém, se formos dar um valor geral, ele gira em torno de 3 gramas por pessoa, que costuma ser o valor da cápsula. 

Há contraindicações ou efeitos colaterais?

Sobre as contraindicações, elas são as comuns:

  • mulheres grávidas e lactantes devem evitar o uso de suplementos, especialmente sem indicação médica;
  • Além disso, o excesso do suplemento pode causar alguns efeitos colaterais como enjoos ou dores de cabeça.

Se você tiver esse sintoma, corte o uso e procure um médico.

De uma forma geral, o uso é seguro e o Metilsulfonilmetano é considerado natural.

O suplemento MSM é bastante seguro, porém, não esqueça de procurar um profissional para maiores informações e para estipular sua dosagem. Gostou das informações? Compartilhe o texto nas redes sociais!

Referências:
Jacob S, Lawrence R, Zucker M . The Miracle of MSM.  GP Putnams’s Sons, New York, NY, 1999.
Toxicity of methylsulfonylmethane in rats
Author links open overlay panelKHorváthaP.ENokerbSSomfai-RelleaRGlávitsaIFinancsekaA.GSchaussc
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278691502000868
The effect of methylsulfonylmethane on the experimental colitis in the rat Author links open overlay panelK.AmirshahrokhiaS.BohlooliaM.M.Chinifroushb 
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0041008X11001116
Methylsulfonylmethane (MSM), an organosulfur compound, is effective against obesity-induced metabolic disorders in mice https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0026049516300713 

MSM (Metilsulfonilmetano) – O que é, Para que serve e 10 Benefícios
4.6 (91.43%) 7 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
1 Autores de comentários
Zeca pagodinho Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Zeca pagodinho
Visitante
Zeca pagodinho

Procurei um profissional de saúde e, tive que lhe dar uma aula sobre alimentação, suplementação, prevenção e, além de perder meu tempo, ele não me pagou nada. Agora entendo o motivo pelo qual se deva procurar um profissional, é para ensina-lo sobre como deve fazer seu trabalho de forma a não comprometer o bom nome da profissão…