Treino de Ombros

Desenvolvimento frontal: Execução, músculos e variações

O desenvolvimento frontal é um dos exercícios mais completo e efetivo no treino de ombros. Veja como fazer corretamente, suas variações e dicas para potencializar os resultados.

Whey Protein Growth Supplements
Na musculação existem diversos exercícios que podem ser utilizados para poder estimular de maneira eficiente os grupos musculares.

Muitos destes tem uma contribuição maior no aumento de força e construção da massa muscular.

O desenvolvimento frontal é um destes exercícios, o qual é muito utilizado nas academias, porém nem todos conhecem como ele deve ser executado, de forma a evitar lesões e tornar o treino mais eficiente.

Sendo assim, este artigo abordará os principais aspectos deste exercício, como quais grupos musculares trabalha, sua execução, cuidados e contraindicações, assim como dicas de como potencializar o treino com o exercício e como inserí-lo no treino.

Grupos musculares

O desenvolvimento frontal é um exercício multiarticular, no qual o principal músculo trabalhado é o deltoide frontal, porém o deltoide lateral e posterior também são recrutados em menor grau.

O tríceps também é recrutado no exercício, pois atua como sinergista durante sua execução, assim como o trapézio.

Como fazer o desenvolvimento frontal

Realizar corretamente o exercício é muito importante para poder tornar o treino mais eficiente, assim como também para evitar lesões.

Portanto, será listado abaixo um passo a passo de como realizar corretamente o exercício.

1. Segurar a barra com pegada pronada, e a barra deve estar mais ou menos na altura do queixo. As mãos devem estar um posicionadas um pouco além da linha dos ombros.

Creatina Growth Supplements

2. Iniciar o movimento estendendo os cotovelos e levantando a barra até esta estar acima da cabeça.

3. Retornar lentamente à posição inicial.

4. Realizar o movimento pelo número de repetições previamente definido.

Leia também:

+ Desenvolvimento militar para ombros: como usar e quando evitar?

Cuidados e contraindicações

Muitas pessoas têm medo de utilizar o desenvolvimento frontal, pois o consideram lesivo. O problema não está no exercício em si, mas na maneira como é executado.

Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados ao realizar o desenvolvimento frontal, como por exemplo:

Evitar o excesso de carga

 Um erro comum e que pode aumentar as chances de lesão em muitas pessoas é colocar uma carga muito alta e prejudicar dessa forma a técnica do exercício.

O ombro é uma articulação instável, portanto necessita que se tenham mais cuidados, pois realizar o exercício de forma equivocada pode levar a lesões na região.

Dessa forma, para conseguir bons resultados com o exercício é importante priorizar a técnica antes de aumentar a carga de forma excessiva.

Manter o punho estável

Geralmente no desenvolvimento são utilizadas cargas maiores em relação aos outros exercícios para deltoide.

Ao realizar o exercício, o punho deve estar em uma posição neutra de forma a evitar uma sobrecarga na região e que consequentemente possa levar a dores ou até lesões na região.

O desenvolvimento frontal pode ser um excelente exercício para o trabalho dos deltoides, porém em alguns casos precisa ser adaptado ou até substituído.

Pessoas com lesões no ombro, cotovelo, punhos ou que possuam patologias na coluna precisam ter cuidado ao realizar o desenvolvimento frontal.

Variações

Para poder dar estímulos diferentes e adaptar o treino a necessidade de cada pessoa é preciso variar também o exercício, sendo assim o desenvolvimento frontal também possui variações como por exemplo:

Desenvolvimento com halteres

Uma variação bastante utilizada nas academias é o desenvolvimento com halteres.

Este exercício tem a vantagem de permitir maior liberdade articular e assim poder adaptar a execução a anatomia da pessoa.

Também pode ser utilizado para garantir um trabalho mais equilibrado entre os membros, recomendado principalmente para aqueles que podem ter um desequilíbrio entre estes.

Desenvolvimento máquina

Realizar o exercício na máquina também é uma opção para quem tem dificuldade de realizá-lo com peso solto por causa da coordenação, por exemplo.

Iniciantes podem utilizar do exercício na máquina antes de partir para as variações com peso solto e assim ir aprendendo a técnica do exercício.

Como potencializar o exercício desenvolvimento frontal

Para conseguir aproveitar o máximo dos benefícios de um determinado exercício é preciso prestar atenção a sua execução, assim a alguns detalhes por exemplo:

Prestar atenção a cadência

 Para poder intensificar o exercício é importante concentrar o trabalho no grupo muscular alvo e uma das formas é através do controle da cadência.

Foque na contração muscular de forma controlada e consiga um estímulo melhor ao longo de cada uma das repetições.

Utilizar de forma planejada métodos para intensificar o treino

 Por algumas vezes é necessário utilizar alguns métodos dentro do planejamento que auxiliem a intensificar o treino.

Bisets, dropset, rest pause e outros métodos podem ser utilizados para quebrar platôs e assim auxiliar obter melhores resultados.

Leia também:

+ Treino para Ombros – 8 Exercícios para Ombros GIGANTES

+ Elevação frontal: execução correta, variações e dicas para otimizar os ganhos

Concluindo

O desenvolvimento frontal é um excelente exercício quando bem aplicado e pode promover o aumento de força e massa muscular nos deltoides.

Sendo assim, por ser um exercício onde pode se utilizar uma carga maior e uma maior intensidade é recomendável que se inicie o treino de deltoides com este.

Dessa forma, é importante lembrar que a forma que os exercícios são inseridos no treino fazem uma grande diferença na obtenção dos resultados com o treinamento.

Portanto, antes de iniciar uma rotina de treino consulte um profissional de Educação Física de confiança e se exercite de maneira mais eficiente e segura.

Bons treinos!

Clique para conhecer

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar