O supino reto com barra é um dos execícios mais utilizados pela maioria dos praticantes de musculação. É um excelente exercício, mas que pode ser muito bem substituído pela variação com halteres. Veja agora as vantagens!
No treino de peitoral, o principal exercício e um dos mais conhecidos da musculação é o supino reto com barra, sendo a base para a hipertrofia do peitoral, assim como para desenvolver força na região superior do corpo.
Apesar destas vantagens é necessário também utilizar uma variação deste exercício, para poder continuar estimulando de maneira satisfatória a musculatura, levando a melhores resultados em termos de ganho de força e hipertrofia.
Para tal, em alguns casos é benéfico substituir o supino com a barra pela sua versão com halteres.
Dessa forma, neste artigo serão listadas as principais vantagens de utilizar o supino com halteres no treino e como esta variação pode trazer bons resultados a quem a utiliza.
1. Maior liberdade de movimento
O supino com halteres permite uma liberdade maior para as articulações, sendo muito utilizado por pessoas que sentem dores nos ombros ou punhos e cotovelos no supino com a barra.
Ao contrario da versão com a barra, na qual as articulações ficam com menor mobilidade, no supino com halteres é possível fazer ajustes maiores no movimento, de forma a tornar mais confortável e seguro adaptando o exercício as necessidades de cada pessoa.
2. Amplitude maior
Com uma amplitude maior há uma maior intensidade no treinamento, pois aumenta o grau de dificuldade e trabalho muscular, o que é excelente para o trabalho do peitoral que tem maior número de fibras recrutadas.
Sendo assim, para o processo de ganho de massa muscular efetuar o exercício com maior amplitude é de grande relevância.
3. Auxilia no combate ao desequilíbrio muscular
É comum pessoas que treinam possuir um dos membros mais fortes que o outro, neste caso se recomenda um trabalho com halteres para poder equilibrar a força entre os dois membros.
Utilizar a barra muitas vezes mascara discrepâncias na força entre os dois “lados”, onde o mais forte compensa o movimento, por exemplo quando ao efetuar o supino com barra, um membro sobe mais rápido que o outro.
Com o uso de halteres é possível trabalhar de maneira mais equilibrada os dois lados, sendo muito importante tanto para a hipertrofia, como também para evitar lesões.
Para aqueles que possuem desequilíbrios musculares entre os dois membros, mais força do lado direito que do esquerdo, por exemplo, utilizar a barra pode aumentar este desequilíbrio, afetar a execução e até aumentar o risco de lesão.
Leia também:
+ 8 Exercícios de peito realizados com halteres
4. Melhor trabalho dos músculos estabilizadores
Ao efetuar exercícios com halteres há uma maior recrutamento de unidades motoras, o que torna de certa maneira a execução mais difícil de ser realizada.
Dessa forma, os músculos estabilizadores são mais recrutados, o que contribui para a melhora da coordenação motora e consequentemente para um melhor controle da técnica do exercício.
Por exemplo, durante a realização do supino com halteres foi verificado em exames de eletromiografia, uma maior ativação do bíceps, o qual tem função estabilizadora em relação a versão com a barra.
5. Maior segurança
Tentar treinar até a falha muscular e de maneira mais intensa na barra reta pode ser um negocio meio arriscado, pois a barra pode cair em cima do peito levando a algum tipo de lesão.
Com halteres, ao chegar a falha muscular e para evitar se lesionar é possível soltar os halteres no chão, com a barra seria necessário um parceiro de treino para auxiliar ou evitar ficar preso entre a barra e o banco.
Leia também:
+ 11 Melhores Exercícios para Peito
Concluindo
O supino com halteres pode ser utilizado para quebrar platôs e mudar um pouco o estimulo do treino, quando inserido de maneira correta dentro da rotina de treinamento.
A dúvida que fica depois de ver os benefícios listados do supino com halteres é que, seria melhor realizar somente este exercício e não utilizar mais sua versão na barra e esta não tem nenhuma utilidade?
A resposta para esta pergunta é que vai depender do contexto e também tem de ser levada em conta a individualidade biológica da pessoa, o seu treino em geral e quais são os objetivos do individuo em questão antes de selecionar qual é melhor.
Leia também:
+ Evite os 4 principais erros do treino de peito
Sendo assim, antes de inserir ou modificar qualquer exercício no treino é necessário consultar um profissional de Educação Física para este poder avaliar e prescrever melhor a rotina de treino, que melhor atenda as necessidades de cada pessoa.
Bons treinos!
Quero aumenta o peito