q Supino reto com halteres: como fazer, músculos e 5 grandes dicas!
Treino de Peito

Supino Reto com halteres: Como fazer, músculos e dicas para melhores resultados

O supino reto com halteres é um excelente exercício para desenvolver o peitoral. Veja agora dicas sobre esse exercício.

Whey Protein Growth Supplements

O treino de peitoral é um dos mais buscados dentro do universo da musculação.

Afinal, quem não deseja peitorais fortes e com um bom volume que destacam o seu físico?

Para alcançar o peitoral que tanto se deseja é importante utilizar as estratégias corretas e adaptar os exercícios a necessidade de cada pessoa com a finalidade de tornar o programa de treino mais eficiente.

Sendo assim, um dos exercícios que podem auxiliar a ter um trabalho mais eficiente para o peitoral é o supino reto com halteres e neste artigo serão abordados diferentes aspectos deste exercício.

Músculos trabalhados

O principal músculo trabalhado ao efetuar o supino reto com halteres é o peitoral maior, junto com o deltoide e tríceps que também participam durante o exercício como sinergistas.

A diferença entre o supino reto com halteres e sua versão convencional com a barra é que o primeiro permite uma amplitude maior de movimento e também maior liberdade articular que a versão na barra.

Já na versão com a barra é possível utilizar um peso maior, pois no supino com halteres há uma maior “instabilidade” maior em relação a versão na barra, tornando a sua execução um pouco mais difícil com maiores cargas.

Execução – Como fazer o supino reto com halter

Assim, como qualquer exercício é preciso estar atento a uma execução adequada para poder ter melhores benefícios do deste dentro do programa de treino.

Por isso, para demonstrar como executar o exercício corretamente será mostrado abaixo um passo a passo do supino reto com halteres.

HOT Termogênico Growth Supplements

Deitar no banco e segurar um halter em cada mão.

Iniciar o exercício com os braços flexionados e os halteres próximos da linha do peitoral.

Depois, estender os braços até o ponto onde os cotovelos estejam quase que estendidos.

Logo após, retornar de maneira lenta e controlada até a posição inicial.

Repetir pela quantidade de vezes estipulada previamente.

Leia também:

+ Supino Reto: Execução correta, principais erros e variações (Dicas para potencializar os resultados)

Cuidados e contraindicações

Para evitar lesões que possam afastar dos treinos, assim como impactar de forma negativa na saúde e qualidade de vida de quem pratica musculação é preciso de certos cuidados ao realizar o supino reto com halteres.

Sendo assim, alguns cuidados que devem ser tomados ao efetuar este exercício são:

  • Evitar exagerar nas cargas

 Treinar de forma intensa e aumentar a carga de forma planejada é uma estratégia válida para poder evoluir e ganhar massa muscular.

Todavia, ao aumentar o peso de maneira descuidada, aumenta também a chance de lesões e acidentes que podem comprometer a integridade do praticante.

  • Manter a escapula aduzida

O ombro é uma articulação que está muito suscetível a lesão quando o exercício não é realizado corretamente e um dos erros neste caso é a posição da escápula.

Para dar mais estabilidade ao ombro é preciso contrair os músculos das costas ao “encaixar” a escápula durante a execução do exercício.

Ao não aduzir as escápulas há uma grande sobrecarga na articulação do ombro, o que pode aumentar o risco de lesões na região.

Apesar do exercício ser muito eficiente para trabalhar os músculos do peitoral, o supino reto com halteres pode gerar incômodo em algumas pessoas ao realizá-lo.

Pessoas com lesões no ombro podem sentir dores ao executar este exercício e é preciso avaliar cada situação individualmente para poder adaptar ou substituir o exercício se este não for a melhor opção no momento.

Leia também:

+ 11 Melhores Exercícios para Peito

Dicas para melhores resultados 

Para poder ter melhores resultados é preciso estar atento a detalhes que fazem toda a diferença no treino, por isso serão listados baixo algumas dicas para tornar o supino reto com halteres ainda mais eficiente.

Prestar atenção a cadência

Manter o músculo tensionado por mais tempo é uma das variáveis importantes para quem deseja mais hipertrofia.

Whey Protein Isolado Growth Supplements

Controlar a velocidade de execução do exercício é muito importante para ter um estimulo adequado para que o músculo se desenvolva.

Ao realizar cada repetição é importante que esta seja feita de forma controlada, ainda mais no movimento da “descida” do supino reto.

Leia também:

+ 8 Exercícios de peito realizados com halteres

Aumentar a dificuldade de maneira planejada

 Com o passar do tempo o músculo se acostuma com o estímulo do treino e é preciso ir progredindo no nível de dificuldade do treino para continuar a ter resultados.

Dessa forma, manter o mesmo treino por muito tempo não é recomendável para quem deseja melhores resultados.

É preciso tentar aumentar o número de repetições, séries e a carga do treino progressivamente e de forma planejada, de forma a maximizar os resultados.

Outra forma de intensificar ainda mais o treino é utilizar técnicas ou métodos que ajudem a elevar a intensidade e assim gerar um estimulo para aumentar o ganho de massa muscular.

Dessa forma são exemplos de métodos de intensificação utilizados no supino reto com halteres:

Biset

Na técnica biset são realizados dois exercícios de forma consecutiva para o mesmo grupo muscular com pouco ou nenhum descanso entre si.

Alternar o supino reto com o crucifixo com halteres é uma boa estratégia para intensificar o estimulo no músculo peitoral e que pode ser inserida no momento certo da periodização.

Rest pause

A técnica rest pause  é caracterizada pela execução até a falha do exercício, logo após é feito um intervalo curto para breve recuperação e depois a série é retomada até atingir o número de repetições estipulada.

Vale lembrar também que técnicas como esta devem ser utilizadas de forma planejada e dentro de um período estipulado do treino para trazer mais resultados e não de forma indiscriminada e aleatória.

Concluindo

O supino reto é uma excelente opção quando se fala em treino de peitoral, ainda mais porque permite um trabalho com um grau de amplitude maior, o que é muito interessante para quem deseja hipertrofia.

Além disso, por permitir uma liberdade de movimento maior em relação a sua versão na barra pode ser usado para diminuir a sobrecarga na articulação do ombro.

Porém, para saber o melhor momento de utilizar este exercício e a forma como será inserido no treino é preciso avaliar a necessidade de cada pessoa individualmente, assim como seu objetivo.

Para tal, é necessário consultar um profissional de Educação Física e assim treinar de forma mais segura e eficiente, para alcançar melhores resultados.

Bons treinos!

Clique para conhecer

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo