Treino de Pernas

Quem tem condromalácia patelar pode fazer agachamento?

A condromalácia patelar é um problema altamente comum e que traz determinadas limitações aos seus portadores. Veja neste artigo, uma visão mais ampla sobre o problema, falando principalmente do agachamento.

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Uma dor que é difícil de ser descrita e muitas vezes, apontada. Este é um sintoma clássico da condromalácia patelar, uma patologia que envolve a estrutura cartilaginosa da patela.

Esta é uma doença altamente comum e que traz muitas dúvidas. Como um dos sintomas dela é a dor após movimentos de flexão, sempre existe a dúvida se pessoas que a possuem, podem fazer agachamento.

A resposta é sim, podem! Porém, na prática, não é tão simples assim. Dizer que as pessoas com condromalácia patelar podem agachar é uma coisa. Entender como deve ser este processo, é outra.

Se você se interessar, este excelente vídeo do ortopedista Pietro Mannarino, também pode te ajudar:

Condropatia Patelar - Conceitos Gerais

Condromalácia patelar, quais exercícios posso fazer?

Esta é uma dúvida muito comum. Em um primeiro momento, deve-se evitar exercícios que promovam uma grande compressão patelar, como já mostrei neste artigo (Compressão patelar, que exercícios de musculação evitar?).

Temos também um vídeo em nosso canal onde falamos sobre os exercícios mais recomendados para quem tem condromalacia patelar, veja:

Condromalácia patelar: Exercícios, o que evitar e cuidados

Convenhamos, nossos joelhos foram feitos para serem “dobrados” e evitar este tipo de movimento, só vai fazer com que o problema da condromalácia piore.

É muito importante entender uma questão: a condromalácia ocorre devido a um desequilíbrio mecânico.

Ou seja, por causa de questões posturais ou desequilíbrios musculares, a rota da patela (chamado de tracking patelar) é afetado e ela “desliza” pelo local errado.

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Isso vai desgastando a cartilagem patelar e caso não haja uma mudança neste processo, pode ocasionar até a artrose.

E é justamente este o ponto. Músculos enfraquecidos, posturas desequilibradas e outros problemas, favorecem esta quebra do tracking patelar.

Então aqui, temos duas situações muito importantes:

A primeira, em crises e casos já instaurados de condromalácia patelar, deve-se evitar inicialmente movimentos que causam compressão patelar, como é o caso do agachamento.

Porém, se não usarmos exercícios que fortaleçam principalmente o quadríceps, a condromalácia só vai piorar.

Por isso, é importante entender alguns pontos. Mas acredite, quem tem condromalácia patelar pode e deve agachar, desde que faça isso com os devidos cuidados.

Por que quem tem condromalácia patelar precisa de fortalecimento?

Imagine a seguinte cena: você sabe que tem condromalácia patelar e devido a alguma situação, está em crise de dor (sintomas agudos).

Naturalmente, nesta situação, se você fizer agachamentos, vai potencializar a dor. Há uma inflamação e você irá aumentar a fricção no local.

Mas ao mesmo tempo, os músculos da região precisam melhorar a sustentação do joelho.

Por isso, precisamos seguir uma progressão, para que este quadro seja minimizado.

Em um primeiro momento, é fundamental trabalhar com a melhora da mobilidade articular na região.

Além disso, se há um caso de dor aguda, o ideal é começar com exercícios estáticos, depois partir para movimentos menos amplos e ir aumentando a amplitude.

Como seria uma sequência de agachamentos para quem tem condromalácia patelar:

1- Comece com agachamento estático em 45°

2- Passe para o agachamento estático em 90°

3- Depois faça o agachamento dinâmico com angulação menor

4- Passe para o agachamento em 90°

Naturalmente, aqui existem muitas questões que precisam ser levadas em conta. Mas de uma forma bem geral, esta é a progressão mais adequada para quem sofre de condromalácia.

Se você não está em crise, pode iniciar pelo passo 3.

Se você for iniciante e sedentário, inicie conforme mostrado acima.

Além do fortalecimento de todos os músculos que atuam sobre a patela, também é fundamental ajustar a postura.

Apenas agachar não é o suficiente para a condromalácia patelar

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Um dos erros mais comuns, no tratamento da condromalácia patelar, é acreditar que devemos trabalhar apenas nos músculos que agem diretamente sobre o joelho.

Se a postura estiver desalinhada, se houver, por exemplo, um valgo dinâmico (Valgo dinâmico, o que é, como tratar e quais os riscos?), é fundamental um fortalecimento completo.

Por isso, é preciso um alinhamento de quadril, fortalecimento de estruturas como o glúteo médio e máximo e melhora da mobilidade articular.

Além disso, é preciso analisar se a pisada não é incorreta e não potencializa os efeitos da condromalácia.

Como o joelho está diretamente ligado ao tornozelo, quadril e coluna, o alinhamento de todas estas estruturas é fundamental.

Caso haja qualquer tipo de desequilíbrio, o joelho e consequentemente a patela, são afetados.

Um problema muito comum, neste caso, são os pés. Pessoas com o pé plano, por exemplo, tem uma tendência maior ao valgo dinâmico, pela base de sustentação prejudicada.

Neste caso, é muito comum que pessoas com este quadro, desenvolvam problemas de condropatia, como é o caso da condromalácia patelar.

Resumindo, a forma mais adequada de tratar a condromalácia patelar não é deixando de agachar, mas sim:

1- Manter o peso adequado

2- Fortalecer os músculos do quadríceps, isquiotibiais, tríceps surral e glúteos.

3- Melhorar a postura

Simples assim. Problemas como a condromalácia se resolvem com exercícios e não evitando eles.

Bons treinos!

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Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

3 Comentários

  1. Eu fui diagnosticada com condromalacia patelar grau 1 ha quase 10 anos atrás. O ortopedista que me atendeu disse que não poderia subir mais escada e nem correr. E deveria fazer aplicaçoes injetáveis de colágeno direto no joelho. Eu não fiz isso na época porque estava tentando engravidar e não seria compatível o tratamento com a gestação. Passou vários anos…. Tive duas gestações nesse intervalo e cuidei muito pouco do meu joelho. Consequentemente cheguei a condromalacia patelar grau 4. Só resolvi tomar uma atitude quando ja sentia muita dor. Dor pra agachar e dar banho nas crianças, dor pra descer e subir escada, dor pra apertar os pedais do carro. E a fraqueza muscular era tanta que já não conseguia levantar da cadeira sem apoio. Foi então que, por conta própria, comecei a fazer gradativamente exercícios em casa no período da pandemia. Hoje ja consigo fazer todas as minha atividades sem nenhuma dor. Fortaleci os músculos necessários. Faço agachamento livre com 30kg sem dor nenhuma. Há um ano que criei uma rotina de 4 dias por semana de atividade física.

  2. Boa tarde.

    Em certa parte do texto vc diz:

    “Como seria uma sequência de agachamentos para quem tem condromalácia patelar:

    1- Comece com agachamento estático em 45°

    2- Passe para o agachamento estático em 90°”

    O que seria agachamento estático?

    Obrigado.

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