fbpx
Página Inicial » Doenças » Valgo dinâmico, o que é, como tratar e quais os riscos?

Valgo dinâmico, o que é, como tratar e quais os riscos?

O valgo dinâmico é um problema bastante comum, principalmente nas mulheres e pode comprometer a integridade dos joelhos. Veja o que é e como tratar o valgo dinâmico.

Valgo dinâmico

Os desvios posturais, como o valgo dinâmico, passam desapercebidos na maior parte da população. Porém, problemas como ele, podem causar uma série de complicações. Afinal, um joelho desalinhado pode comprometer toda a mecânica do corpo.

No caso do valgo dinâmico, temos um problema menos intenso do que o joelho em valgo (Joelho em valgo, o que é, causas e como treinar), porém, se não houver tratamento, o problema se torna grande com o passar do tempo.

O que é valgo dinâmico?

O valgo no joelho é uma modificação na estrutura do mesmo, que pode ser articular ou muscular e que vai fazer com que ele seja “projetado” internamente. Há uma rotação interna dos joelhos.

No caso do valgo dinâmico, o joelho não possui, em posições estáticas, características de valgo. Porém, em movimentos como a flexão do joelho, ele “gira” internamente, como este vídeo mostra:

Basicamente, este é um desequilíbrio muscular, onde há mais tensão e menos flexibilidade em determinados músculos, que podem gerar este desequilíbrio.

O grande problema é que no valgo dinâmico, estamos com um desvio que aumenta consideravelmente a carga sobre os joelhos em uma situação de maior torque. Com isso, em longo prazo ele pode ser altamente prejudicial para a funcionalidade e desempenho nos treinos.

Como esta é uma desordem muscular, a melhora do valgo dinâmico acontece com exercícios específicos.

Como tratar o valgo dinâmico

No geral, o tratamento é feito por um fisioterapeuta, em conjunto com um educador físico. O diagnóstico do valgo dinâmico depende de vários fatores e deve ser feito por um profissional qualificado.

O diagnóstico é feito através de vários testes, com flexão de joelho em diferentes direções e situações. Além disso, ele pode ser feito com uma avaliação funcional ou multidisciplinar.

Já no que se refere ao tratamento, precisamos trabalhar com aumento do fortalecimento e flexibilidade, de uma forma geral.

Na maioria dos casos, o valgo dinâmico é um problema de fortalecimento e equilíbrio entre tensão e alongamento muscular. Por isso, todo o tratamento é feito com base em exercícios de força.

As mulheres são as mais afetadas pelo valgo dinâmico, mas há homens com o quadro também. No caso das mulheres, isso é oriundo do quadril mais largo, que faz com que o alinhamento do fêmur seja diferente e com isso, a carga seja projetada medialmente. Por isso, é ainda mais importante para as mulheres, fazerem um trabalho de prevenção e tratamento do valgo dinâmico.

Como o tratamento para o valgo dinâmico deve ser feito por profissionais, você não deve fazer nada do que será indicado sozinho. O que será mostrado a seguir é apenas em título de informação.

Veja como reduzir o valgo dinâmico!

1- Alongue seus músculos adutores da coxa

Há algumas situações onde a pessoa em questão até possui um bom nível de força, mas não consegue manter o alinhamento adequado do joelho, por causa de um desequilíbrio entre os músculos adutores e abdutores.

Neste caso, precisamos aumentar a flexibilidade dos adutores, através de alongamentos específicos. Desta maneira, ele terá mais facilidade em se alongar e manter o alinhamento adequado dos joelhos.

Neste vídeo, temos algumas possibilidades de alongamento dos adutores do quadril:

2- Fortaleça seu quadríceps

Se o quadríceps, que é um dos músculos com maior potencial de força nos membros inferiores, não estiver fortalecido, será difícil manter o alinhamento dos joelhos. Por isso, precisamos dar estabilidade para a articulação, mantendo o controle nos movimentos de flexão e extensão.

Por isso, é fundamental fortalecer adequadamente o quadríceps. Mas como fortalecer o quadríceps tendo valgo dinâmico?

Prefira movimentos guiados, com os pés fixos, como o Leg Press ou o Hack machine.  Estes movimentos tem um equilíbrio muito mais fácil e com isso, é mais fácil controlar o valgo dinâmico.

Desta maneira, com conscientização do movimento, é possível reduzir bastante o efeito do valgo dinâmico e fortalecer o quadríceps.

3- Fortaleça os abdutores e glúteo médio e mínimo

Além do fortalecimento do quadríceps, precisamos também melhorar o potencial de força e sustentação dos músculos da parte externa do quadril e coxa. Basicamente, estamos falando dos abdutores da coxa e dos glúteos médio e mínimo.

Realizar movimentos de abdução do quadril, em diferentes posições e cargas, é fundamental para quem tem valgo dinâmico.

Falando, por exemplo, do glúteo médio, ele é um músculo fundamental para eliminar o valgo dinâmico. Ele está localizado na parte externa do quadril e com isso, se ele estiver fortalecido, irá estabilizar o fêmur, ajudando a evitar o valgo dinâmico.

4- Alongue e fortaleça os isquiotibiais

Além de tudo o que foi citado aqui, é muito importante também fortalecer e alongar os isquiotibiais. Eles são responsáveis por movimentos como a flexão de joelho e precisam estar bem estáveis, para que o alinhamento seja mantido da melhor forma possível. Outro ponto é que devemos manter o fortalecimento com uma boa variedade de exercícios, para manter a mobilidade dos isquiotibiais.

Além disso, encurtamentos dos isquiotibiais irão fazer com que os joelhos sejam muito mais sobrecarregados.

5- Alinhe sua postura

Esta é provavelmente, a dica mais complexa das dadas aqui. Muitas vezes, problemas como o valgo dinâmico são oriundos de outros desvios. Por exemplo, há um leve desvio na coluna, que invariavelmente vai refletir no quadril e também nos joelhos.

Por esta razão, o valgo dinâmico precisa ser analisado por um bom profissional. Se ele é oriundo de um outro desvio articular, ou seja, é um reflexo, o que foi mostrado acima pode não funcionar.

Leia também:

Joelho em Varo – O que é, como treinar e tratar

Independentemente da situação, o mais importante é buscar tratar adequadamente o valgo dinâmico. Há inúmeros problemas que podem ser oriundos de um valgo dinâmico não tratado.

Imagine que toda vez que você agacha, seu joelho estará recebendo uma enorme sobrecarga. Por isso, é fundamental tratar o valgo dinâmico o quanto antes, eliminando este desvio.

Sempre treine com a orientação de bons profissionais. Bons treinos!

Valgo dinâmico, o que é, como tratar e quais os riscos?
Avalie este artigo

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de