Pesquisar

Joelho em Varo – O que é, como treinar e tratar

O joelho em varo é uma desordem articular que pode causar uma série de complicações. Veja como identificar e resolver este problema.

joelho varo torno
A complexidade articular que o joelho possui faz com que ocorram inúmeras lesões e problemas em suas estruturas. Um dos problemas é o joelho em Varo, ou com os joelhos direcionados “para fora”. Esta é uma desordem articular que pode gerar inúmeras outras lesões e problemas.

Um caso famoso de joelho em varo é o Jogador Rivaldo, que tinha este desvio.

O que é joelho varo?

Se o joelho em valgo, já mostrado neste artigo (Joelho em valgo, o que é, causas e como treinar) é quando os joelhos são direcionados medialmente (para dentro), o joelho em varo é o contrário. Nesta desordem articular, os joelhos são direcionados para fora.

Quem tem o joelho em varo está em uma posição como se estivesse montando em um cavalo.

No desenho abaixo, isso fica mais claro:

joelho varo tratamento valgismo

Assim como acontece no joelho em valgo, no varo, isso gera uma carga muito maior sobre os joelhos e pode ocasionar lesões e patologias em longo prazo. Como o quadril e tornozelos não estão anatomicamente alinhados, os joelhos é que sofrem mais sobrecarga da ação da gravidade e dos impactos.

Resumidamente, é um quadro que pode gerar inúmeros problemas articulares e funcionais.

As causas para o joelho varo podem ser muitas, como genética e problemas morfológicos nas estruturas, além de desequilíbrios musculares.

Se no caso dos joelhos em valgo as mulheres são mais impactadas, o joelho em varo é predominantemente masculino.

Como saber se tenho joelho varo?

O diagnóstico deve ser feito por um fisioterapeuta ou médico, mas há um teste simples para saber se há alguma possibilidade.

Com uma bermuda mais curta, que não cubra os joelhos, fique em pé em frente a um espelho de corpo inteiro. Encoste os pés. Caso não haja contato entre os joelhos, há a possibilidade de que você apresente um joelho em varo.

É importante salientar que isso não necessariamente quer dizer que você possua varo. Há outras disfunções que também pode apresentar este quadro.

Como resolver o joelho em varo?

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Caso o problema do joelho em varo seja oriundo de má formações morfológicas ou algo genético, no geral o tratamento é feito com cirurgias.

Porém, quando o problema for oriundo de desequilíbrios musculares, é possível minimizar seus efeitos. Porém, este não é o quadro mais comum.

O tratamento para o varo é um pouco mais difícil do que para o valgo. Isso, por que ele geralmente está atrelado a desvios mais profundos e os músculos envolvidos no processo, não influenciam tanto quanto no valgo.

Porém é possível melhorar o quadro, se o tratamento for adequado.

No geral, o tratamento para o joelho varo é feito com um fisioterapeuta. A conduta adequada se baseia em um realinhamento postural, através do fortalecimento e do aumento da mobilidade articular.

Será necessário dar mais mobilidade para os músculos abdutores da coxa, que geralmente são mais encurtados neste caso. Isso inclui também os glúteos.

Além disso, precisamos fortalecer os músculos adutores da coxa. Estes, tem um importante papel de estabilização e precisam ser fortalecidos constantemente.

O grande problema neste caso é que os adutores da coxa são inseridos diretamente no fêmur, o que reduz seu potencial de força. A maioria dos outros músculos se insere ou com tendões, ou com outros músculos.

Porém, com um bom trabalho de realinhamento postural, melhora da flexibilidade e força de membros inferiores, é possível ter uma melhora considerável.

Se no fortalecimento há uma dificuldade, temos que atacar mais fortemente a melhora da flexibilidade dos abdutores e glúteos.

 Além disso, é preciso fortalecer o quadríceps e os isquiotibiais, bem como melhorar a sua flexibilidade, para que haja um equilíbrio muscular mais acentuado.

Leia também:

Quadríceps, os 6 melhores exercícios para seu treino

Fortalecimento de isquiotibiais e prevenção de lesões

Como treinar com o joelho varo?

Este é um ponto crítico. O cenário ideal é melhorar o quadro. Porém, você pode treinar se fizer os exercícios da forma correta.

No caso dos treinos para membros inferiores, é fundamental manter o alinhamento do tornozelo, joelhos e quadril. No caso do joelho em varo, será necessário conscientizar-se deste quadro e colocar o joelho em alinhamento.

Além disso, não é interessante usar altas cargas com um quadro como este. Afinal, há um desbalanceamento muscular e precisamos melhorá-lo, antes de expor as articulações a um stress maior.

Fora isso, não tem outra receita a não ser fortalecimento, realinhamento e melhora da flexibilidade. Sempre treine com a orientação de um bom profissional!

Leia também:

Como integrar os treinos de hipertrofia e flexibilidade

Bons treinos!

Joelho em Varo – O que é, como treinar e tratar
5 (100%) 1 vote

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de