Página Inicial » Dietas e Nutrição » Queijo cottage – Todos os seus benefícios mais receita caseira

Queijo cottage – Todos os seus benefícios mais receita caseira

Considerado o queijo mais magro que existe, o queijo cottage está presente tanto em dietas para ganho de massa muscular como emagrecimento.

Queijo cottage - Benefícios, preços e receitas

O queijo cottage possui muita versatilidade, afinal de contas, pode ser usado tanto como recheio de pães, assim como complemento ou ingrediente principal de um prato chique. Mas os seus benefícios não ficam apenas no sabor e na possibilidade de usar nas mais variadas receitas, já que ele é um ótimo alimento para aquelas pessoas que pretendem manter uma dieta saudável e inclusive emagrecer.

O queijo cottage apresenta pouca gordura, em comparação com demais queijos, sendo exemplo minas e ricota, e se caracteriza rica fonte de vitaminas do complexo B, gorduras saudáveis e proteínas. Sem contar que tal queijo nutritivo tem nutrientes, como magnésio, selênio e zinco, cálcio, potássio, minerais que se resumem essenciais ao corpo.

Características principais
O queijo cottage se apresenta de duas maneiras diferentes: pode ser granulado (de variados tamanhos) ou em pasta. Qualquer uma dessas formas são igualmente saudáveis, assim como possuem as mesmas propriedades.

Sua cor é branca, sendo obtido a partir do leite desnatado visando assim a produção do ácido lático de maneira estrita. Com isso, temos um sabor ácido devido à própria fermentação. Esse sabor inclusive faz com que o seu uso seja bem-vindo tanto em frutas, passando por doces de sobremesa, como a comida salgada ou lanches.

Queijo light

O queijo cottage se enquadra perfeitamente entre os alimentos da linha light. Até porque, além do baixíssimo teor de gordura, a digestão fácil é uma das qualidades adquiridas durante o processo.

Enquanto outros queijos precisam passar pela cura ou salga antes de serem embalados, o mesmo não acontece com o cottage, contribuindo assim para o melhor aproveitamento da matéria-prima (leite in natura). Portanto, há ótimo índice de proteína e cálcio enquanto o teor de sódio e gordura é baixo.

Propriedades e valor nutricional do Queijo Cottage

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

– Gorduras totais.
Para 30 gramas do queijo cottage é presente 1 grama de gorduras totais.  O recomendado é ingestão diária dos queijos com inferior teor das gorduras, e o queijo cottage e ricota surgem como ideais opções pela dieta.

Sendo esta mais uma razão para acrescentar o queijo cottage na rotina da alimentação saudável e para controle do peso ideal. Na alimentação balanceada, as gorduras devem representar de 20 a 53% das calorias totais consumidas.

– Gorduras saturadas.
São 0,63 gramas de gorduras saturadas para 30 gramas do queijo cottage. Para entender se é consumida quantidade correta das gorduras saturadas, é suficiente calcular e manter o controle, e se forem consumidas 55 gramas das gorduras totais para um dia, as saturadas não podem passar o limite de 5,5 gramas.

Quando se fala em reduzir a ingestão da gordura saturada, é observado que o queijo cottage é o mais indicado, pois uma porção do item possui menos de 1 grama das gorduras saturadas.

– Proteínas.
Para 30 gramas do queijo cottage há 4 gramas de proteínas. As proteínas representam em torno de 10 a 35% da formação dos queijos, o que determina o item como grande fonte de tal nutriente. Já que o queijo tem produção da coagulação da caseína do leite, esta é a proteína mais importante presente no queijo. A caseína é muito utilizada por praticante de musculação, já que a 
caseína é considerada uma proteína de lenta absorção, sendo uma ótima opção a ser consumida antes de dormir.

As proteínas presentes em queijos se resumem da melhor qualidade a encontrar, portanto, apresentam todos os aminoácidos de que o corpo precisa para composição de novas proteínas, que possuem várias funções essenciais à manutenção da vida saudável.

O queijo cottage pode se caracterizar escolha para mudar o cardápio, em especial por apresentar menos gorduras em comparação com ricota. Ao adulto, as proteínas devem assimilar de 10 a 35% das calorias totais consumidas para um dia.

– Carboidratos.
Para 30 gramas do queijo cottage é presente 1 grama de carboidratos. Os queijos possuem normalmente quantidades bastante próximas dos carboidratos.

Tal nutriente é importantíssimo para prover energia ao corpo e não deve ter restrição na dieta, já que a sua ausência pode acarretar efeitos colaterais, sendo exemplo formigamentos, dores de cabeça, tonturas, mau hálito.

O carboidrato encontrado em queijos se caracteriza a lactose, em que a desvantagem única é a condição de determinadas pessoas terem intolerância. Ao adulto que leva dieta saudável, a representação dos carboidratos deve ser de 45 a 65% de calorias totais ingeridas ao dia.

– Cálcio.
Para 30 gramas do queijo cottage são presentes 18 mg do cálcio. O cálcio é muito importante em dieta, integra reações orgânicas em células e age no desenvolvimento corporal e para ossos e dentes fortalecidos, sendo essencial para prevenir osteoporose. O queijo se resume item rico no cálcio, e é uma das maiores fontes do mineral pela dieta.

– Fósforo.
Para 30 gramas do queijo cottage são encontradas 39,6 mg do fósforo. Tal nutriente é bastante popular por auxiliar o cérebro para funcionamento superior, integrando transmissão de impulsos nervosos e auxiliando em conservação da memória. O fósforo ainda tem envolvimento em geração da energia corporal, secreção dos hormônios e contração dos músculos.

– Sódio.
Para 100 gramas do queijo cottage, são encontradas 120 mg de sódio. O sódio é utilizado no organismo para reações dos impulsos nervoso, transportar substâncias entre células pela osmose e mais papéis essenciais.

Os estudos indicam que o consumo do sódio no Brasil está bastante acima do indicado, contribuindo para complicações, sendo exemplo hipertensão e mais enfermidades cardiovasculares.

Assim, é essencial diminuir a ingestão do sódio pela dieta, em especial através do sal que é acrescentado em preparos e de itens industrializados, os grandes vilões ao falar de excesso do nutriente. As indicações diárias do sódio são de 5 gramas do sal ou uma colher de chá do alimento.  

Benefícios do Queijo Cottage

As pesquisas indicaram que a dieta pobre no cálcio pode tornar maior a tendência a ganhar peso. Assim, é importante lembrar que o leite e derivados são ótimas fontes do nutriente cálcio.

Mais um benefício do leite e derivados se caracteriza no fato de favorecerem ao bom desenvolvimento da flora prebiótica em relação ao intestino, que gera a saúde intestinal, nutrientes absorvidos a incluir o cálcio, e ainda eficiência imunológica. Mais um ponto a lembrar é a importância do cálcio para saúde dos ossos e dentes.

O cottage é um tipo de queijo perfeito para emagrecer exatamente por conter bem menos gordura e colesterol do que os outros feitos igualmente com leite de vaca. Além disso, se apresenta como ótima fonte de proteínas e é muito gostoso. E por conta do seu sabor, acaba dando retoques no gosto e na textura dos alimentos. Para incluir nas mais simples das receitas, você só precisa trocar os outros tipos de queijos pelo cottage.

O queijo cottage possui quantidade baixa das gorduras saturadas, as gorduras associadas ao desenvolvimento das enfermidades cardiovasculares. Desta maneira, este alimento é ótima escolha para vida saudável, além de favorecer a controlar o peso.

Muitas pessoas têm dúvidas em como aplicá-lo na dieta. O queijo cottage se caracteriza alimento versátil, com possibilidade de ser consumido das mais diversas maneiras. Há possibilidade de usar em muitas espécies de preparações, sendo exemplo, recheios aos sanduíches, base de molhos, patês, e tortas.

E o queijo cottage pode ser ingerido nas saladas, tortas salgadas apresentando massas integrais na medida do possível, e recheio de massas. Ainda há maneiras menos comuns e bastante deliciosas de aplicá-lo em dieta. Este queijo pode servir de recheio nas quiches, panquecas, sobremesas, uma amostra é o creme de cottage com frutas vermelhas.

7 Benefícios do Queijo Cottage

– Este alimento diminui risco do câncer de mama.

– Auxilia para fortalecimento dos ossos.

– Ajuda na digestão.

– Diminui o colesterol.

– Ajuda na saúde das gestantes.

– Regula taxas de açúcar pelo sangue.

– E ajuda na saúde cardíaca.

Queijo Cottage na dieta para perder peso

Além da ingestão do queijo cottage não tornar o peso corporal maior, o próprio alto teor de proteínas auxilia em manutenção da massa magra. Os queijos brancos, como queijo cottage, apresentam alto teor do CLA, ácido linoléico conjugado, o que os transformam em amigos da dieta, já que auxiliam a diminuir gordura do abdômen.

Substituição do queijo amarelo pelo queijo Cottage

O queijo cottage integra o grupo de alimentos de indicação dos nutricionistas. Apresenta poucas calorias e gorduras, podendo ser grande aliado para o próprio regime. A quantidade inferior das gorduras neste queijo faz com que o mesmo apresente quantidade inferior de calorias, auxiliando na perda de peso ou controle.

E, a popular proteína do soro do leite (whey protein), presente abundantemente no queijo cottage, acarretando em uma boa quantidade de  aminoácidos BCAA, que se caracteriza de fácil absorção e auxilia a diminuir gordura, e também ótima opção em dietas para quem deseja ganhar massa muscular. Ou

Os indivíduos que se encontram com colesterol alto devem escapar do leite integral e queijos amarelos, já que os mesmos se resumem ricos na gordura saturada. Por outro lado, a opção dos queijos brancos com baixo teor da gordura, sendo o cottage um grande exemplo, não apresenta qualquer contra-indicação.

Quantidade recomendada do Queijo Cottage

A grande preocupação das pessoas que estão em regime é entender a quantidade de calorias ou pontos, e gorduras, oferecidos pelos alimentos que serão ingeridos. Na situação do queijo cottage, vai depender do tipo de leite que foi utilizado na própria fabricação.

Há 2 tipos do queijo cottage, o que é produzido usando leite semi-desnatado, com 2% da gordura, e o valor calórico deste é de 90 kcal a cada 100 gramas, sendo que uma colher de sopa possui em torno de 30 gramas. O outro tipo de queijo cottage é produzido usando leite desnatado, com 1% da gordura, e possui valor calórico de 70 kcal a cada 100 gramas.

É preciso alertar acerca da diversidade entre a quantidade da gordura dos 2 tipos de queijo. Se produzido usando leite desnatado, para 100 gramas há 1 grama das gorduras totais; são 0,63 gramas das saturadas, 0,09 gramas da poliinsaturada, e 0,28 gramas da monoinsaturada. Se produzido usando leite semidesnatado, trata-se de 2 gramas das gorduras totais.

A recomendação é de 2 a 3 porções de leite e derivados diariamente. A dica é que há possibilidade de ingerir tal quantidade do cottage, incorporando ainda, leite desnatado e iogurtes pelo dia, para alcançar tal indicação.

Mesmo com os benefícios ao organismo e saúde, a ingestão do queijo deve ser realizada moderadamente. Consumir cerca de 2 colheres diariamente, 3 vezes semanalmente, se caracteriza freqüência saudável. E pode ser ingerido com alimentos integrais, sendo exemplo torradas, pães e sanduíches.

Comparação entre Cottage e mais queijos

Pelo mercado são oferecidas muitas opções e é difícil, muitas vezes para o consumidor, selecionar o tipo de queijo saboroso e mais saudável. Porém, quando se trata de queijo e dieta, há uma certeza, os queijos amarelados apresentam quantidades superiores das gorduras, em comparação com os mais brancos.

E os queijos mais brancos se resumem as opções ideais para as pessoas que seguem alimentação equilibrada.  Porém, mesmo entre queijos brancos existe confusão, e até os mais populares, ricota, cottage e queijo minas frescal, levantam dúvidas em relação ao consumo e dieta.

É de importância destacar que o queijo minas frescal não é semelhante ao queijo minas padrão, popular ainda como queijo minas curado ou pausterizado. O frescal se caracteriza o de coloração mais branca e de consistência mole, que gera soro. E o padrão, mesmo sendo também queijo claro, se resume seco e firme.

As pessoas que desejam perder peso devem estar atentas em relação às calorias sempre, e observar a quantidade de calorias em particular dos queijos. Uma fatia de 30 gramas do queijo cottage fornece 29 calorias, e são 56 calorias da ricota e 79,2 calorias de queijo minas frescal.  

Preço do queijo cottage

O preço do queijo cottage é um pouco elevado, dependendo da região, o pote com 400g chega custar até R$15,00. Ainda existem as versões de potes menores, com 200g, onde o preço fica em torno de R$7,00 á R$8,00.
Por causa do preço alto do queijo cottage, algumas pessoas optam por prepará-lo em casa. Por isso nos disponibilizamos logo a seguir, uma receita super fácil de como fazer o queijo cottage caseiro.

Receita de como preparar seu próprio queijo cottage caseiro

Como já vimos, o processo de preparação desse tipo de queijo é bastante simples e por isso pode ser realizado aí mesmo na sua casa. A receita é consideravelmente rápida e fácil. E é claro que a receita caseira sai muito mais em conta do que comprar o queijo pronto no mercado. Então, se você preferir fazer o seu próprio cottage ao invés de comprar, confira:

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • Vinagre branco ou limão;
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Mantenha o fogo na altura média e acrescente o leite na panela, deixando ele aquecer até o ponto de fervura.

Assim que levantar a fervura, você deve desligar o fogo e acrescentar 3 colheres de sopa de vinagre ou suco puro de limão. Se não ficar suficientemente coalhado, acrescente outra colher, ou mais. A quantidade varia pois a acidez de cada suco ou vinagre muda entre um e outro, sem contar que a qualidade do leite influência também.

Leia também: Queijo minas frescal, ricota ou cottage: Qual opção é mais saudável? – Receitas light

Logo após, é só mexer até que o leite se separe do soro. Quanto mais você mexer, mais cremoso ficará o queijo, mas em compensação será um pouco mais difícil de peneirar o soro. Depois de mexer, coloque o conteúdo numa peneira e deixe até escorrer todo o soro. Então, é só esperar mais um tempo na geladeira, dentro de um pote fechado e pronto! Poderá consumir no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou janta.

Lembre-se que a validade do queijo caseiro é mais curta. O ideal é que se consuma no mesmo dia para aproveitar o frescor, ou, do contrário, em dois. Por isso, caso você consuma em um ou dois dias uma quantidade menor do que a ensinada na receita aqui, diminua proporcionalmente cada ingrediente.

Sobre Fernanda Mayumi

Leia também

O que avaliar ao procurar um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional fundamental para que você tenha melhores resultados em seu …

Recuperação muscular, 10 dicas para otimizá-la e ter melhores resultados!

A recuperação muscular é fundamental para que a hipertrofia aconteça e você tenha os resultados …

  1. Geeeente, tentei fazer esta receita de queijo cotage e nada aconteceu com o leite.

    • Deixou o leite chegar ao ponto de fervura e depois acrescentou o suco de 1 (um) limão espremido? Tem que ir mexendo depois até o leite se separar do soro…sempre faço desse modo e dá certo.

    • Leite de caixinha não serve, ele tem substancias pra não estragar. Tem que usar leite de saquinho.

      • Adriane Pinheiro Cavalcanti Dias

        eu uso leite de caixinha as vezes vc deixar o fogo ligado coloca o vinagre e deixa um pouquinho coalha super bem faço toda semana esse queijo.

  2. boa tarde,

    qual seria a porção resultante para a quantidade de ingredientes citados?

  3. Olá! Obrigada pela receita! Fiz e deu super certo!

  4. Vou tentar fazer esse queijo em casa. Espero que de certo.

    Obrigado pelas dicas

  5. Usar coagulante funciona para coalhar o leite. Meia tampinha em meio copo americano c água, e misturar ao leite mexer bem e esperar. Fica linda a massa 😉

  6. boas e qual é o valor nutricional num cottage caseiro? digamos que o leite que uso tem 4.4g de carboidratos e 3,5g de proteina. ao fazer o cottage esses valores aumentam?

  7. Um site muito bom para quem está aprendendo e entrando no mundo natural agora.

  8. Esse furioso desconsiderem por favor rsrs seria ele fica durinho ao ponto de corte ou cremoso tipo requeijão ?

  9. Oii, esse queijo cottage feito em casa com leite desnatado tbm fica com baixo teor de carboidratos ou só aquele q compramos pronto tem poucos carbos?

  10. SUZETTE ABDO MARTINS RIBEIRO

    Muito bom!

  11. Claudio José koetz

    Qual a origem das palavra cottage?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!