O ombro de nadador é uma lesão muito comum e prejudica a funcionalidade e o desempenho do praticante. Veja agora o que é o ombro de nadador e como evitá-lo.
As lesões de ombro estão entre as mais comuns na natação. Entre estas lesões, temos uma que inclusive levou o nome do esporte, em sua versão popular: ombro de nadador.
Esta é uma lesão muito comum em praticantes de natação e deve ser ao máximo, prevenida.
Para isso, há uma série de situações que devem ser trabalhadas para que possamos ter melhores resultados. Veja agora, o que é o ombro de nadador
O que é o ombro de nadador?
Basicamente, o ombro de nadador é uma tendinite, que acontece de forma concentrada no tendão do supraespinhal e do bíceps, no espaço do subacromial. Desta maneira, esta é uma lesão caracterizada por uma inflamação, ou seja, oriunda de um agente estressor.
Por ser uma lesão em um dos músculos do manguito rotador, é natural que o portador sinta uma dor mais acentuada ao tentar elevar o braço. Isso atinge diretamente a inflamação e pode causar dores e formigamentos.
Causas do ombro de nadador
A inflamação causada no músculo supraespinhal e no bíceps pode ser oriunda de diversos motivos. No geral, o ombro de nadador tem como principais causas:
– Técnica errada de natação
Movimentos como o nado livre ou borboleta tendem a tornar o ombro de nadador mais comum. Isso por que é comum a técnica de nado gerar uma rotação externa ou interna além do necessário, o que pode gerar a tendinite.
– Excesso de treinamento
A repetição exagerada do movimento, sem as devidas pausas ou controle da carga, também podem gerar o ombro de nadador.
– Falta de fortalecimento específico
Pelo fato da natação trabalhar com uma resistência constante (atrito com a água), faz com que seja fundamental um fortalecimento muscular específico. A falta deste, pode ocasionar uma série de lesões.
– Falta de estabilização do core e de músculos adjacentes
Se o seu core não é fortalecido, gera padrões de movimento alterados, o que vai impactar profundamente no aparecimento de lesões, como o ombro de nadador.
De forma geral, o ombro de nadador é oriundo de problemas com o treinamento e o controle de cargas. Não que esta seja a única razão, mas sim, uma das mais comuns.
Como prevenir o ombro de nadador?
1- Melhora da técnica
Quanto mais sua técnica de natação for trabalhada em torno de melhora da técnica, alinhamento articular do movimento, menores serão as chances de desenvolver o ombro de nadador.
Por isso é fundamental que você trabalhe com exercícios de melhora de técnica de braçada, mobilidade de quadril e movimentação de pernas.
Ao melhorar sua técnica, você faz com que estruturas como o manguito rotador, não sejam tão expostas a estímulos lesivos.
2- Fortaleça os músculos estabilizadores (exercícios)
Se a lesão do ombro de nadador acontece prioritariamente na articulação do ombro, então ali temos a solução para minimizá-la! Fortaleça seu manguito rotador e seu deltoide, bem como o bíceps braquial (que também atravessa esta articulação).
Abaixo, artigos com exercícios específicos:
Artigos complementares => Veja a importância de exercitar o manguito rotador
=> Core, o que é, como treinar e qual a sua importância!
=> Treino de Bíceps – 5 exercícios mais efetivos -MELHORES RESULTADOS!
=> Tenha ombros mais fortes e definidos com essas dicas valiosas
Desta maneira, teremos muito menos impacto e instabilidade nesta articulação, o que vai dificultar o aparecimento de uma tendinite.
Por isso, dedique uma boa parte de seu treino, para fortalecer estes músculos. Além disso, por causa da melhora da técnica, é fundamental fortalecer os músculos do core também.
3- Melhore sua mobilidade articular
A flexibilidade e mobilidade articular é fundamental para que o nadador evite esta lesão. Trabalhe com movimentos que irão melhorar a mobilidade e também, que vão impactar na melhora da técnica.
4- Tenha uma periodização de treinamento
Somando tudo isso que já foi dito, temos ainda a questão do treinamento em excesso. Sem uma periodização adequada, não temos como ter um controle adequado da carga total de trabalho. Com isso, pode-se exceder a quantidade ideal de treino e termos lesões, como a do ombro de nadador.
Por isso, a periodização é fundamental para que seu treino seja mais eficiente!
Prevenir o ombro de nadador não é difícil, mas precisa de cuidados. Se você é nadador e quer ser funcional por mais tempo, tem que destinar uma parte de seu tempo para o fortalecimento e melhoria das estruturas, para evitar lesões. Sempre treine com orientação de um bom profissional. Bons treinos!
Referências:
Prevention and Treatment of Swimmer’s Shoulder – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2953356/