Musculação não é apenas deslocar pesos. Na verdade, ela é um método de treino onde a quilagem em si, o peso representado por números, não é o mais importante. É na execução, na qualidade dos movimentos, que realmente vemos a diferença.
Quanto mais eficiente for um exercício, mais ele provocará adaptações no corpo. Por isso, a execução dos movimentos na musculação é tão importante e muitas vezes, complexa.
Sempre é importante estabelecer estratégias para que os movimentos sejam melhores, mais coordenados e seguros. Para isso, vamos transcender um pouco os conceitos básicos de musculação.
Vou usar um pouco do conhecimento que possuo sobre psicomotricidade (a ciência que envolve a interação do corpo no espaço), para aprofundar mais o conteúdo, bem como com métodos de treinamento de força.
Melhore a execução dos movimentos de musculação, seguindo estas 7 dicas
1- Conscientização
Aprendemos muito por assimilação. Com a parte motora, não seria diferente. Por mais que você treine há alguns anos, sempre é bom fazer os movimentos com mais consciência.
Isso ajuda o cérebro a emitir sinais mais precisos para os músculos e com isso, melhorar a eficiência do movimento.
Faça o seguinte: pegue um exercício mais complexo, como o supino, por exemplo. Pegue uma carga bem leve, como por exemplo, apenas a barra.
Agora deite no banco, aproxime as escápulas e faça o movimento de forma lenta, conscientizando-se do movimento das articulações.
Primeiro foque no ombro, sinta como a articulação se move. Depois, nos cotovelos. Para finalizar, nas duas articulações de forma integrada.
Alinhe as articulações e concentre-se também na contração dos músculos. Faça isso sempre como aquecimento. De preferência, ataque os movimentos que você tem mais dificuldades.
2- Repetições e velocidade
Continuando com o que mostrei no item 1, para melhorar a execução dos movimentos, precisamos que os músculos e articulações, “entendam” corretamente os movimentos.
Para isso, é fundamental usar movimentos mais lentos e com mais repetições. Dependendo do seu nível de coordenação motora, até sem carga.
Desta maneira, teremos uma melhor assimilação de toda a parte motora, aos movimentos e consequentemente, o movimento ficará fixado.
3- Variações de pesos e máquinas
Esta não é uma regra que vale para toda e qualquer execução. Mas para muitos movimentos, podemos melhorar a forma como ele é executado, variando pesos (halteres, barras, etc.) polia e equipamentos.
Por exemplo, imagine um movimento como o agachamento. Podemos melhorar a execução dele, usando variações com barra, com halteres, em máquinas (como o hack machine ou o Smith) e ainda com movimentos similares, como o Leg Press.
Naturalmente isso se encaixa de forma simples no treino, porque traz variações, o que é muito interessante. Mas sempre que possível, é importante usar isso de forma mais consciente.
4- Carga progressiva
Um dos erros mais comuns, que faz parte da rotina de pessoas com execuções ruins, é o excesso de carga.
Por excesso entenda como qualquer carga acima da capacidade funcional do indivíduo. Isso não significa muita carga, em muitos casos.
O ideal sempre será o aprendizado adequado do movimento, para então, termos um aumento progressivo da carga.
Por exemplo, uma pessoa que não consegue executar um agachamento sem carga externa, jamais deve usar barra, ou um halter. Ela precisa aprender a agachar, antes de tudo!
Leia também:
+ É necessário aumentar a carga entre as séries na musculação?
+ Carga ou amplitude de movimento, o que priorizar?
5- Melhore sua mobilidade e flexibilidade
Nada do que foi citado até aqui, tem efeito se você não tiver músculos e articulações móveis e estáveis.
Por isso, o primeiro ponto é identificar se a sua mobilidade articular e flexibilidade estão em dia. Acredite, na grande maioria das vezes, não estão.
A maioria das pessoas tem encurtamentos e desvios posturais. Por isso, para melhorar a execução, é fundamental que haja mobilidade.
Sem isso, os movimentos ficam “compensados” e invariavelmente, teremos modificações no padrão.
Resultado: execução ruim e em longo prazo, lesiva. É fundamental que você melhore o máximo possível a sua flexibilidade e mobilidade, para que tenha uma execução adequada.
6- Seu corpo é único. As execuções também são
Há uma certa psicopatia em torno das execuções dos movimentos na musculação. Uma coisa é tomar cuidado, buscar sempre melhorar. Outra é achar que um leve desvio vai te deixar de cadeira de rodas.
Seu corpo é único. Provável que haja algum desvio postural, que pode ser genético ou adaptativo. Temos que levar isso em conta.
O movimento precisa reunir duas características: ser funcional e seguro. Em cima disso, não há um modelo ideal. Há sim, adaptações, de acordo com cada corpo.
7- Treine!
Muitas pessoas pensam em melhorar a execução, mas treinam pouco. Provavelmente, uma melhora levará muito tempo para acontecer e não será tão eficiente em termos de resultados. Afinal, o movimento é um estímulo.
Por isso, uma boa execução só será possível com muita repetição, com exercícios educativos, melhora da mobilidade e tempo.
Seu corpo precisa de tempo para se adaptar. Não adianta querer pular etapas.
Somente no médio e longo prazo que os resultados de verdade, irão aparecer. Por isso, treine!
Melhorar a execução dos movimentos na musculação é tão, ou até mais, importante do que aumentar as cargas ou usar métodos avançados de treino.
Por isso, dedique-se neste sentido, para melhorar as execuções e ter cada vez mais resultados.
Bons treinos!
Excelentes dicas. Obrigado
Pessoal Eu treino a muito tempo e sinto muitas dores nos ombros. O quê devo fazer? Há muitos anos que nao desenvolvo nenhuma parte
Tenho escoliose torácica, com desnivelamento de um dos membros inferiores. Qual o tipo de exercício mais adequado?
Adorei as dicas fala de uma forma muito prática.
Parabéns.
Olá Alaide, ficamos felizes de apreciar o conteúdo do Treino Mestre! Volte mais vezes e bons treinos!
Por favor…qual sua sugestão, de marca ,para uma estação de musculação domiciliar,para 1 pessoa?? Grata.
Nesse artigo listamos as mais recomendadas e com melhor preço: https://treinomestre.com.br/estacao-de-musculacao-e-aparelhos-de-ginastica-vale-pena-comprar/
Adorei suas dicas, tenho certeza que serão muito úteis para todos.
Quem tem condromalacia patelar grau 2 pode executar o levantamento terra?
Olá Vanessa, tudo bem? Depende de alguns fatores, mas no geral, o levantamento terra bem executado, não tem tanta compressão patelar. Mas é preciso que você tenha um bom fortalecimento e melhora da mobilidade para que a condromalácia não prejudique sua funcionalidade.
Abraços!