Exercícios em CasaTreino de Abdômen

8 Exercícios abdominais para fazer em casa

exercícios abdominais para fazer em casa sem aparelho

Whey Protein Growth Supplements
Abdominais fortes e bem definidos é um dos maiores objetivos dos praticantes de musculação nas academias atualmente.

Sendo assim, a procura por exercícios que trabalhem esta região é muito grande, principalmente por aqueles que desejam efetuar um treino prático, sem aparelhos, que possa ser realizado até em casa.

Nesse artigo vamos trazer 8 exercícios de abdominal que podem ser efetuados em casa, assim como sua execução e principais cuidados ao realizá-los.

Exercícios de abdômen para fazer em casa

1. Abdominal reto solo

O abdominal reto no solo também conhecido como crunch, um dos exercícios mais conhecidos de abdominal na academia e um dos mais utilizados também nos treinos de diversos praticantes de musculação.

Músculos recrutados.

 Os principais músculos trabalhados neste exercício são o reto abdominal e oblíquos.

Execução:

 Para começar é necessário deitar em decúbito dorsal (barriga para cima), dobrar as pernas e manter os pés bem apoiados no chão.

Depois, colocar a mão na altura da cabeça e efetuar o movimento de flexão de tronco, levantando o tronco do solo e contraindo bem o abdômen, para depois deitar novamente e repetir o movimento pelo número de repetições estipulado.

3 séries de 15 repetições. 45 segundos de descanso entre as séries.

Cuidados:

Ao efetuar o exercício é importante focar no movimento do tronco e não colocar força com as mãos na cabeça, para não sobrecarregar a região da coluna cervical e arriscar uma lesão.

Leia também:

+ 11 Exercícios em Casa para Perder Barriga (Homens e Mulheres)


2. Abdominal infra

Outro exercício bastante utilizado no treino de abdominal, que pode ser utilizado para poder trabalhar a região é o abdominal infra, bastante comum nas academias.

Músculos recrutados:

Os principais músculos recrutados ao fazer este exercício são o reto abdominal, oblíquos, reto femoral e iliopsoas.

Execução:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Whey Protein Isolado Growth Supplements

Deitar, com as costas apoiadas no solo, braços estendidos embaixo do quadril, assim como as pernas também devem estar estendidas.

Flexionar o quadril trazendo as pernas na direção do tronco, até estarem próximas do ângulo de 90 graus e depois estende-las retornando a posição inicial.

3 séries de 15 repetições. 45 segundo de descanso entre as séries.

Cuidados:

Manter as costas bem apoiadas no solo, de maneira a preservar a curvatura fisiológica da coluna para não sobrecarregar a região e evitar dores e desconforto na mesma.

Leia também:

+ 11 Exercícios para Emagrecer que podem ser feitos em casa!


3. Prancha abdominal

Clique para conhecer

A prancha abdominal é muito  importante para fortalecer a região do core, muito importante para manter uma boa saúde da coluna vertebral, assim como também o desempenho de diversos exercícios.

Músculos recrutados:

 Os principais músculos trabalhados na prancha abdominal são o reto abdominal e o transverso.

Execução:

Deitar-se em decúbito ventral, apoiando os antebraços no solo, assim como também é necessário apoiar nas pontas dos pés e manter a contração do abdômen pelo tempo estipulado.

3 séries de 15 respirações como mostrado no vídeo acima. 45 segundos de descanso entre as séries.

Cuidado:

 Manter a cabeça, tronco, quadril e pés alinhados durante todo o exercício, evitando o quadril de “descer” aumentando a hiper extensão lombar para não sobrecarregar esta região.

Veja também:
Barriga Tanquinho: Treino e Dieta para um abdômen definido!

4. Prancha lateral

Assim como a prancha abdominal, este exercício também utiliza a contração isométrica testando o equilíbrio e fortalecendo a região abdominal

Músculos recrutados:

Os oblíquos são os principais músculos recrutados, porém também há ação do reto abdominal.

Execução:

Deitar de lado, apoiando um antebraço no solo e um dos pés no solo, segurar a contração isométrica pelo tempo programado previamente.

Depois efetuar o mesmo movimento do outro lado do corpo.

3 séries de 15 repetições de cada lado. Faz um lado e depois faz o outro e descansa 45 segundo para realizar outra série novamente.

Cuidados:

Manter a postura e o corpo alinhado é essencial para além de realizar o exercício com uma eficácia maior, também evitar sobrecarga na região lombar.


5. Abdominal remador

Este abdominal é muito utilizado em provas de concursos, pois testa a força e resistência abdominal dos praticantes de exercício físico.

Músculos recrutados:

Reto abdominal, transverso e oblíquos são os principais músculos recrutados durante a execução deste exercício.

Execução:

Deitado no solo em decúbito dorsal, começar com os braços estendidos na altura da cabeça e as pernas estendidas também.

Depois, flexionar o tronco e as pernas até abraçar as pernas e depois retornar a posição inicial.

3 Séries de 15 repetições. 45 segundo de descanso entre as séries.

Cuidados:

Iniciar devagar e ir progredindo aos poucos é uma das maneiras mais seguras de efetuar o movimento, importante também realizá-lo de forma controlada para aumentar a eficácia do exercício


6. Abdominal pé a pé

Este exercício possui um nível fácil para ser executado e é indicado para pessoas com restrições de mobilidade para executar exercícios abdominais que exigem mais flexão de tronco e quadril.

Músculos recrutados:

Os músculos oblíquos são os mais recrutados durante este exercício.

Execução:

Deitar no solo de preferência em cima de um colchonete com a barriga para cima e dobre as pernas. Erga levemente a cabeça e os ombros do chão.

Para ocorrer a contração muscular, levante ligeiramente o peito e vá com as mãos até tocar o tornozelo e retorno a posição inicial, como no exemplo do vídeo acima. Vá alternando em cada lado esse movimento. 

3 séries de 15 repetições de cada lado. Descanso de 45 segundos entre as séries.

Cuidados:

Não erguer muito a cabeça forçando a cervical e não realizar movimentos rápidos. Sempre manter o abdômen contraído durante a execução. 


7. Abdominal canivete

Este exercício requer força e coordenação para ser realizado, portanto precisa de um certo nível de condicionamento mais avançado do praticante for realizá-lo.

Músculos recrutados:

O reto abdominal é o principal grupo muscular trabalhado durante este exercício.

Execução:

Deitar-se no solo, com os braços e pernas esticadas, depois flexionar o quadril e tronco ao mesmo tempo, aproximando os braços e pernas e mantendo apenas a lombar no solo.

Cuidados:

Por ser um exercício com um grau maior de dificuldade, os iniciantes devem começar primeiro com exercícios mais fáceis e ir progredindo até chegar ao abdominal canivete.

Ir progredindo aos poucos é importante para uma melhor adaptação aos exercícios, assim como uma segurança maior na execução destes.

3 Séries de 15 repetições. 45 segundos de descanso entre as séries.


8. Russian twist

Este exercício possui um nível de dificuldade um pouco maior e para trabalhar ainda mais o abdominal precisa ser realizado com uma cadencia adequada.

Músculos recrutados:

 O oblíquo interno e externo são os mais trabalhados neste exercício.

Execução:

Sentar-se no solo, com os joelhos  um pouco flexionados e o corpo um pouco inclinado para trás, depois com os braços estendidos e um peso nas mãos girar o tronco para direita e esquerda alternadamente.

3 Séries de 15 giros para cada lado. Descanso de 45 segundo entre as séries.

Cuidados:

Não fazer uma rotação exagerada com o tronco, para não sobrecarregar a região da coluna e evitar assim o risco de lesionar a região.


Treino para ser realizado em casa

Após conhecer os exercícios acima, será mostrado abaixo um exemplo de treino que pode ser realizado em casa.

Vale lembrar que este é apenas um exemplo e que devem ser considerados diferentes fatores, para assim saber qual a melhor prescrição para cada pessoa.

Treino A

Exercício

Série

Repetições

Intervalo

Abdominal reto solo

3

15

45 segundos

Abdominal infra

3

15

45 segundos

Prancha lateral

3

15

45 segundos

Abdominal pé á pé

3

15

45 segundos

Treino B

Exercício

Série

Repetições

Intervalo

Abdominal remador

3

15

45 segundos

Abdominal canivete

3

15

45 segundos

Russian twist

3

15

45 segundos

Prancha abdominal

3

15 respirações

45 segundos

Este treino com rotina AB é melhor se utilizado em dias alternados com dias de descanso, podendo ter uma frequência de 3 vezes na semana.

Para aumentar a efetividade dos exercícios é importante estar atento a execução de cada um destes, efetuando cada repetição de maneira controlada, de maneira a sentir a contração muscular durante cada exercício.

Concluindo

Ter um abdômen forte é essencial para evitar lesões em diversos exercícios de musculação e treinar os grupos musculares da região é muito importante para alcançar este objetivo.

Somente treinar pesado não garante o abdominal definido almejado por muitos, também é necessário uma dieta adequada para conseguir um BF (percentual de gordura) baixo para alcançar tal resultado.

Portanto, antes de iniciar qualquer treino ou exercício físico é importante consultar um profissional de Educação Física para garantir uma prescrição e orientação adequada e que respeite as necessidades e objetivos de cada um.

Bons treinos!

Como montar academia em casa

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar