Pesquisar

Abdominal Infra (invertido) no solo: Execução e Benefícios

Veja agora como realizar corretamente o exercício abdominal infra, também conhecido como abdominal invertido ou inverso. 

abdominal infra invertido inverso


PUBLICIDADE

Treinar de forma balanceada e equilibrada os grupamentos musculares é essencial para manter um corpo forte e harmônico, assim como também evitar desequilíbrios musculares, os quais podem levar a lesões.

Um bom programa de treinamento tem sempre como objetivo atender as necessidades de cada pessoa, sempre buscando promover uma boa qualidade de vida.

Para tal é necessário a prescrição de exercícios para fortalecimento do core, sendo muito importantes para o desempenho de diversas atividades, assim como também auxiliam na composição de um físico mais completo.

Entre estes exercícios se encontra o abdominal infra (invertido no solo), que por não ser muito difícil de ser executado é utilizado até por iniciantes nas suas rotinas de treinamento.

Dessa forma, neste artigo serão abordados os principais grupos musculares trabalhados neste exercício, a execução e postura correta para efetuá-lo e cuidados e contraindicações ao realizar a atividade, assim como também dicas para potencializar os resultados com o treinamento.

Músculos ativados

Músculos ativados

Reto abdominal

Oblíquos

Reto femoral

Iliopsoas

O principal movimento efetuado ao realizar o abdominal invertido é a flexão de quadril, sendo assim os músculos ativados ao executar o exercício, além do reto abdominal e oblíquos são o reto femoral e iliopsoas.

Execução e postura correta do abdominal infra

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Para poder trabalhar bem os músculos abdominais de forma mais efetiva é necessário executar o exercício com a técnica e postura corretas.

Dessa forma, para auxiliar a compreender melhor como realizar corretamente o abdominal invertido no solo, será listado um passo a passo abaixo.

1. Deitar-se sobre um colchonete ou banco, apoiando bem as costas.

2. Dobrar os joelhos, trazendo-os em direção ao tronco, levantando os quadris do chão e contraindo ao máximo os músculos do abdômen.

3. Retornar de maneira controlada a posição inicial, estendendo as pernas, sempre mantendo a coluna bem apoiada.

Veja também:
Sibutra Power: Para emagrecer de forma saudável!

Variações do abdominal infra

Outra variação do abdominal infra ou invertido, é realizar o exercício com as pernas esticadas, como no vídeo abaixo:

Leia também:

10 tipos de abdominais para (ajudar a) perder a barriga

Barriga definida sem abdominal, é possível?

Dicas de como definir o abdômen – Conheça todos os mitos e verdades

Prancha abdominal, 17 variações para estimular ainda mais seu abdômen

Cuidados e contraindicações

Para poder obter um desempenho maior no treino de forma mais segura e evitar possíveis lesões ao efetuar o abdominal infra no solo, alguns cuidados devem ser tomados.

Evitar o excesso de curvatura da coluna

Ao efetuar a fase excêntrica é necessário ter cuidado para manter a coluna em posição neutra para evitar sobrecarregar a região lombar, levando a dores e desconforto na área.

Adaptar a amplitude ao nível de flexibilidade

Por possuírem encurtamento na região da posterior da coxa e lombar, algumas pessoas podem sentir dores e desconforto na fase concêntrica do movimento.

Dessa forma, é importante trabalhar a flexibilidade, ao mesmo tempo em que devem ser respeitados os limites de cada pessoa ao efetuar o movimento.

Em alguns casos o abdominal invertido no solo pode ser contraindicado principalmente em pessoas que tenham patologias na região lombar da coluna, como por exemplo, hérnias e protrusões discais.

Nestes casos a execução do exercício pode ser desconfortável e doloroso para alguns indivíduos, sendo recomendável a adaptação ou substituição da atividade.

Sendo assim, é recomendável consultar um ortopedista para poder avaliar a possível lesão e a gravidade desta e procurar um profissional de Educação Física para prescrever o treino de acordo com as possíveis limitações.

Potencializando o exercício

Aumentar a efetividade do exercício de forma a potencializar os resultados deste no treinamento é o objetivo de muitos praticantes de musculação.

Para tal é importante seguir algumas dicas para intensificar ainda mais o estímulo de maneira a progredir no treino.

  • Manter o foco no abdômen

Durante a execução do abdominal infra ou invertido é importante ter uma boa conexão mente-músculo de forma a manter a tensão muscular na musculatura durante toda a amplitude do movimento.

  • Utilizar sobrecarga para progredir

A medida que o corpo vai se adaptando ao treino, novos estímulos são necessários para poder continuar a produzir resultados.

Dessa forma, seja diminuindo o tempo de intervalo ou adicionando carga de maneira gradativa é importante aumentar a intensidade e assim estimular de maneira progressiva os grupos musculares envolvidos.

Concluindo

Fortalecer os músculos abdominais é importante para uma boa postura, assim como proteger a coluna e assim conseguir realizar atividades do cotidiano sem sentir dor.

Dessa forma, o abdominal infra é uma opção para ser utilizada no treino de abdômen, sendo que sua prescrição irá depender das necessidades e limitações de cada indivíduo.

Portanto é extremamente importante a orientação de um profissional de Educação Física para avaliar e montar o treino personalizado de cada pessoa.

Bons treinos!

Sobre Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Um comentário

  1. Muito bom! Ótimas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *