SuplementosWhey Protein

Whey Protein dá espinha? Qual suplemento causa acne?

Os suplementos podem trazer muitos benefícios, mas quando consumidos sem acompanhamento ou em excesso, podem causar alguns colaterais.

Whey Protein Growth Supplements
Uma das maiores preocupações com relação à aparência diz respeito à acne, sobretudo nos mais jovens. Por isso, uma pergunta muito comum é a de se Whey Protein dá espinha.

Para entender como isso funciona, precisamos entender os suplementos e como causam a acne.

Antes de tudo, então, preciso explicar o que, de fato, é esta doença.

Os suplementos, como vou explicar mais adiante, podem ter sim uma relação com ela. Para saber em detalhes como tudo isso funciona, leia até o final!

O que é a acne?

Antes de falar se Whey Protein dá espinha e quais suplementos causam acne, preciso explicar um pouco sobre as espinhas.

Acne é uma doença crônica, que ocorre por conta de um processo inflamatório nas glândulas sebáceas.

Na maior parte dos casos, ela ocorre já quando a pessoa é adolescente. Ainda assim, pode acontecer em qualquer idade.

Ela pode acontecer por mutações no corpo, como as hormonais (um dos motivos pelos quais possivelmente Whey Protein dá espinha).

  • Sintomas:

Doores, seborreia, presença de comedões, erupções na pele, pápulas, postulas, cicatrizes e problemas psicológicos (como baixa autoestima) são os principais sintomas.

  • Causas:

Alterações hormonais, predisposição genética, infecções, estresse e problemas emocionais em geral, tabagismo, alimentação desbalanceada e algumas medicações podem causar a acne.

  • Tratamentos:
O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Podem ser feitos tratamentos medicamentosos ou com sabonetes e cremes específicos, por exemplo. A acne é facilmente tratável.

Sintetizada a acne nesses pontos, é importante salientar que seus danos são físicos e emocionais.

O melhor então tratar isto o quanto antes, ou então prevenir. Por isso, siga lendo e veja se e como suplementos como o Whey Protein dá espinha.

Suplementos x espinhas

Os suplementos são excelentes para quem quer faz exercícios físicos por uma série de motivos.

Eles auxiliam na melhora da performance,  ajudam na recuperação e ganho de massa muscular, fornecendo nutrientes essenciais e até podem ajudar a pele a ficar mais bonita.

Por outro lado, no entanto, é verdade que podem sim ocasionar espinhas e, neste caso, prejudicar a pele.

Entre estes, inclusive os mais vendidos. Por isso, já posso adiantar que Whey Protein dá espinha se você não se cuidar, assim como L-arginina, glutamina e muitos outros.

Por que alguns dos principais suplementos podem causar espinhas: 

Creatina

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Whey Protein Isolado Growth Supplements

Até o momento nenhum estudo conclui que a creatina venha causar espinhas, inclusive esse tema foi abordado pela  nutricionista Bruna Bosco em nosso canal no Youtube, veja o vídeo abaixo:

Se sua intenção é ganhar massa muscular e não sofrer com espinhas, certamente é o suplemento mais indicado.

Clique no banner abaixo e compre creatina  de qualidade e por um preço justo direto do fabricante:

Creatina Growth Supplements

L-Arginina:

Causa vasoconstrição, o que, na prática, pode dificultar o metabolismo celular da pele, aumentando, então, as chances de desenvolvimento de acne.

Glutamina:

Clique para conhecer

Em geral, a  glutamina  auxilia a pele; quando ingerida em excesso, porém, pode ter efeitos contrários.

Maltodextrina:

O açúcar do suplemento maltodextrina pode gerar glicação do colágeno, seu consumo em excesso acaba prejudicando a pele.

Isso serve para outros suplementos de carboidratos, como dextrose, waxy maize, palatinose e até carboidratos em gel.

Tribulus Terrestris e Maca Peruana

Pré-hormonais como tribulus terrestris e maca peruana que prometem aumentar a produção de testosterona, e os ganhos de massa muscular, como falamos em nosso ebook “Suplementação Eficaz” com base em estudos, mas tem vários relatos que causam acne ao serem utilizados, apesar de não ter estudos conclusivos.

Na dúvida,  se você tem pré-disposição, o recomendado é não utilizá-los.

ZMA

O ZMA não possui estudos que comprovem que causar acne.

Apesar de existir comprovação que a suplementação com vitamina B12 pode aumentar a oleosidade da pele, não  tem comprovação que a vitamina B6 presente na composição do ZMA junto com o cromo,  zinco e magnésio, podem causar espinha.

Termogênicos:

Os termogênicos por serem diuréticos, podem prejudicar a hidratação da pele e criar condições para que lesões como as das espinhas surjam.

Como muitos termogênicos contém cafeína em sua composição, também pode contribuir para o surgimento de espinhas, já que é um estimulante  e pode aumentar a produção da oleosidade por estimular as glândulas sebáceas.

Na próxima seção, vou falar especificamente sobre a grande questão: Whey Protein dá espinha? Como funciona essa relação? Como vimos até aqui, os suplementos podem sim ocasionar isto, embora não seja tão comum.

Whey Protein dá espinha?

É verdade que Whey Protein dá espinha para algumas pessoas.

Isto acontece, de maneira geral, principalmente em quem já tem uma predisposição genética a desenvolvê-las. E acontece ainda mais facilmente se você não tem bons hábitos alimentares.

De forma geral as proteínas não influenciam tanto na acne. Isto é muito difícil de acontecer, e os alimentos que mais são vilões são as gorduras de má qualidade e os carboidratos de alta e média carga glicêmica.

Além disso, alimentos hipercalóricos tendem, de fato, a promover um aumento do quadro de acne. E essa, sim, é uma das principais razões pelas quais Whey Protein dá espinha.

Com relação à qualidade e à quantidade de proteínas do whey, não há nada de impeditivo. Pelo contrário, elas são de excelente qualidade e não estão relacionadas ao desenvolvimento ou não da doença.

Esses são, resumidamente, os principais motivos pelos quais Whey Protein dá espinha a alguns:

1. Dieta hipercalórica

Já introduzi este assunto: uma dieta hipercalórica potencializa o aparecimento das espinhas. Ainda mais se considerarmos que quem toma suplementos costuma, normalmente, ter uma dieta com muitas calorias.

Nesses casos, a pele fica mais sebosa, o que dificulta a transpiração e cria condições para a inflamação que origina as espinhas. Ou seja, o whey é só algo que soma a isso.

2. O IGF-1

O Whey Protein dá espinha por outro motivo também. É que ele tende a aumentar os índices de IGF-1 no corpo. Este é um hormônio que influencia na acne por ter uma ação específica nas glândulas sebáceas.

3. Andrógenos

Por fim, Whey Protein dá espinha por outros hormônios andrógenos que estimula. Eles podem acabar gerando obstrução dos poros, seguida pela inflamação que ocasiona as espinhas.

Dicas de suplementação com whey para quem tem acne

Bom, se você tende a ter uma pele mais oleosa, tem o fator genético e talvez outros fatores de risco, então é bom saber como usar o suplemento. Whey Protein dá espinha em alguns casos, mas tenho ótimas dicas para como evitar.

1. Saiba quais utilizar

As versões isolada e hidrolisada são as melhores, neste caso.

Isolado: O whey protein Isolado reduz carboidratos e gorduras, o que diminui os problemas metabólicos que podem levar à acne.

Hidrolisado: O whey protein Hidrolizado é  a melhor opção de todas, até porque tem a maior concentração de proteínas.

Veja também:
10 Melhores Whey Protein em 2020 - LISTA ATUALIZADA!

2. Evite adições

Adições ao seu suplemento podem não ser boas. Whey Protein dá espinha mais facilmente quando às fórmulas são adicionados componentes como creatina, vitaminas e andrógenos.

Como já falei antes, uma série de fatores, inclusive hormonais e relacionados à alimentação, aumentam as chances de acne.

Essas adições normalmente vão no sentido contrário, oferecendo o que você não pode consumir, se quer prevenir.

3. Aprenda a ter uma alimentação saudável

Também já citei antes sobre o tipo de alimentação que potencializa a acne e que faz a premissa “Whey Protein dá espinha” se tornar verdadeira. Portanto, siga as orientações abaixo:

  • Evite alimentos industrializados, cheios de conservantes e açúcares
  • Não coma fast foods
  • Procure não ingerir carboidratos de alto índice glicêmico
  • Fique distante das gorduras saturadas

4. Procure um especialista

Procurar um dermatologista e um nutricionista pode ajudar. Eles saberão avaliar se Whey Protein dá espinha no seu caso, e como proceder com seu cardápio. Inclusive como tratar isso.

Alimentos contra espinhas

Alguns alimentos podem, igualmente, ajudar a diminuir as espinhas. Se Whey Protein dá espinha para você, certamente vai diminuir consumindo estes abaixo.

  • Água ajuda a manter a pele hidratada;
  • Entre os carboidratos, prefira os de baixo índice glicêmico;
  • Inclua mais frutas e verduras no seu cardápio;
  • Alimentos ricos em “gorduras boas”, como o salmão e o atum são boas ideias.

Em geral, procure consumir mais grãos integrais, sementes (chia, abóbora, linhaça) e carnes magras. Alimentos ricos em vitamina A (mamão, cenoura, gema de ovo) e vitaminas C e E (brócolis, limão, laranja) também ajudam.

Veja também:
Carboidratos: O que são, funções, tipos e alimentos ricos para dieta

Estudos de referência

Alguns estudos dão suporte ao que expus hoje aqui. Whey Protein dá espinha a algumas pessoas, assim como os suplementos em geral.

É importante estar sempre atento às orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a estudos da área.

Se você quiser se aprofundar no tema, pode acessar aos estudos citados. Basta clicar nos links abaixo. Espinhas são tratáveis e precavidas com facilidade. Siga minhas dicas que você terá sucesso!
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Perfil nosológico das consultas dermatológicas no Brasil. An Bras Dermatol. 2006.
Vaz AL. Acne vulgar: bases para o seu tratamento. Rev Port Clín Ger. 2003.
Aizawa H, Niimura M. Mild insulin resistance during oral glucose tolerance test (OGTT) in women with acne. J Dermatol. 1996.

Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar