Página Inicial » Dietas e Nutrição » Tofu – O que é, como fazer, benefícios e receitas
Queijo Tofu - Preparo

Tofu – O que é, como fazer, benefícios e receitas

Além de ser um substituto saudável do queijo tradicional, o queijo Tofu tem ação antioxidante, ajuda na manutenção óssea e ainda é um aliado no ganho de massa muscular! Aprenda ainda como preparar e armazenar!

Hoje, muitas pessoas estão optando mais por alimentos ou preparações vegetais, seja por questões de saúde ou por opção de alimentação vegetariana ou vegana. Uma dessas preparações vegetais muito consumida hoje é o tofu.

Esse queijo de soja tem sido um substituto do queijo de leite animal e é bastante consumido por intolerantes e alérgicos ao leite de vaca. É uma boa opção, pois é um alimento rico em nutrientes e oferece alguns benefícios à saúde.

Por isso, acompanhe neste artigo mais sobre o tofu. Conheça seus nutrientes, benefícios, como preparar e armazenar. Você também aprenderá a fazer 4 receitas saudáveis com esse queijo vegetal.

O que é?

Tofu - O que é?

Tofu é um queijo vegetal que é produzido a partir da soja. É originário da culinária oriental, especificamente da China, mas também é muito utilizado na culinária japonesa e coreana.

Aparentemente é parecido com algum tipo de queijo branco tradicional feito de leite de origem animal. Apresenta cor esbranquiçada, textura macia, cremosa e firme e sabor suave. Geralmente é produzido em formato de cubo.

Pode ser encontrado na forma industrializada, porém, a melhor forma de consumo é a versão caseira, pois é natural e livre de conservantes e outros aditivos químicos presentes na versão industrializada.

Composição nutricional

O tofu contém nutrientes como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Fibras;
  • Vitaminas do complexo B.
  • Minerais: cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, magnésio, manganês, cobre e zinco.
O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

As gorduras presentes nesse queijo são as saturadas e as insaturadas, porém, as de maior quantidade são as insaturadas, especificamente as poliinsaturadas.

Já as fibras não estão em grandes quantidades nesse queijo vegetal, visto que a maioria está presente no resíduo do leite da soja. Em relação aos minerais, o de maior predominância é o fósforo.

Quanto às calorias, e o valor calórico para 100 g de tofu é de aproximadamente 65 calorias.

Leia também => Leite de soja – Veja todos os seus benefícios e se ele engorda ou emagrece

Benefícios do tofu

Há muita controvérsia em relação à soja quanto aos benefícios ou malefícios que ela pode oferecer à saúde.

Por isso, para que o tofu possa oferecer benefícios à saúde deve ser feito com soja natural, ou seja, orgânica. Infelizmente a maioria da soja produzida hoje é transgênica

A soja transgênica é geneticamente modificada, o que altera sua composição e pode não oferecer benefícios à saúde, além de ser rica em substâncias químicas como agrotóxicos e pesticidas que comprovadamente prejudicam a saúde.

Além disso, a soja deve ser consumida com moderação, pois é um alimento que possui os chamados antinutrientes, compostos que prejudicam a absorção de minerais como cálcio e ferro.

O consumo excessivo de soja também pode causar alterações hormonais podendo provocar aumento do hormônio feminino, o estrogênio, e desregulação da tireoide causando o hipotireoidismo.

O tofu, se consumido em excesso, também pode causar pedra nos rins e na vesícula, pois a soja é rica em oxalato de cálcio.

Porém, quando feito de soja orgânica e consumido de forma equilibrada, pode trazer alguns benefícios à saúde como:

1. Substitui o queijo tradicional

Como já dito, o tofu pode substituir o queijo tradicional de origem animal. Isso é benéfico para pessoas que são alérgicas ou intolerantes ao leite de vaca.

Também pode substituir o queijo comum em casos de alterações de colesterol e triglicerídeos, já que é pobre em gorduras.

2. Ajuda no ganho de massa muscular

Por conter uma quantidade satisfatória de proteínas, esse queijo de soja pode ajudar no ganho de massa muscular atuando como um coadjuvante, pois é um alimento de origem vegetal e, portanto, não é rico em proteínas de alto valor biológico.

Sabemos que o tipo de proteína primordial para o ganho de massa muscular é a animal presente, principalmente, nas carnes e ovos, porém, o tofu e outros alimentos fontes de proteínas vegetais podem auxiliar no ganho de músculos.

Leia também => Proteína de soja: benefícios, mitos e verdades

3. Exerce ação antioxidante

O tofu é rico em fitoquímicos, principalmente as isoflavonas. Estes são antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres prevenindo e combatendo doenças.

Entre as doenças que esse queijo de soja pode ajudar a combater estão os câncer e as doenças cardiovasculares. Além disso, também contribui para prevenir o envelhecimento precoce.

4. Ajuda na manutenção óssea

Esse queijo de soja também pode contribuir para a saúde óssea por causa da presença de uma boa quantidade de cálcio nesse alimento, mineral esse que é essencial para o fortalecimento dos ossos.

Como preparar

No preparo do tofu é utilizado basicamente a soja e um tipo de coagulante que pode ser o cloreto de magnésio, sulfato de magnésio, vinagre de álcool ou limão.

O coagulante mais utilizado é o cloreto de magnésio, pois mantém o sabor do queijo mais suave. Já o vinagre e o limão altera um pouco o sabor.

Vimos que a soja contém antinutrientes. Para minimizar esses antinutrientes, ela deve ficar de molho antes de ser utilizada.

Para preparar o tofu será necessário de 2 xícaras de chá de grãos de soja, 2 colheres de chá de cloreto de magnésio e 4 xícaras de água.

1° Em um recipiente coloque os grãos de soja e cubra com a água. Deixe de molho por 12 horas. Após esse período, escorra e lave a soja. Coloque a soja em um liquidificador e cubra com água. Triture bem.

2° Peneire a soja triturada em uma peneira bem fina ou um pano limpo espremendo até obter o leite. A quantidade de leite obtida deve ser de 1,5 litros. Se necessário, adicione mais água para atingir essa quantidade.

3° Coloque esse leite em uma panela e leve ao fogo. Deixe até ferver mexendo sempre. Enquanto isso, em outra panela ferva 1 xícara de água e adicione 2 colheres de chá de cloreto de magnésio. Reserve.

4° Assim que o leite começar a ferver, desligue o fogo e vá adicionando aos poucos a água com o cloreto de magnésio mexendo sempre. Quando o leite coalhar, tampe a panela e deixe descansando por cerca de 10 minutos.

5° Após esse período, coloque um pano limpo sobre uma peneira de inox redonda ou quadrada e adicione o leite coalhado. Coloque uma panela embaixo da peneira para receber o líquido peneirado.

6° Feche o pano e coloque uma tampa com um peso em cima da peneira para que o queijo fique compacto. Deixe descansando por cerca de 40 a 50 minutos.

7° Após esse tempo, retire o tofu e coloque-o dentro de uma vasilha com água filtrada. Deixe descansando por cerca de 20 minutos. Após esse período, escorra a água e está pronto para consumir.

Como armazenar

Para armazenar, coloque o tofu em um recipiente e cubra com água. Tampe e leve para a geladeira. Pode ficar na geladeira por até 7 dias. É importante trocar essa água todos os dias.

Leia também => Quais os melhores suplementos para veganos e vegetarianos que querem ganhar massa muscular?

4 receitas saudáveis com tofu

Receitas com Tofu - Salada

 

Esse queijo pode ser consumido sozinho e pode ser utilizado em diversos pratos, tanto doces quanto salgados. Abaixo estão algumas receitas saudáveis que você pode fazer utilizando o tofu.

Receita 1 Hambúrguer de tofu

Ingredientes

  • 2 xícaras de tofu amassado
  • 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas
  • 1 dente de alho amassado
  • ½ xícara de farinha de trigo integral
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Em um recipiente coloque o tofu e acrescente a salsinha, a cebolinha, o alho, o sal e a pimenta.

Vá acrescentando aos poucos o trigo até chegar a uma consistência firme. Unte as mãos com azeite, pegue um punhado da massa e modele o hambúrguer. Faça isso com toda a massa.

Unte uma frigideira com azeite de oliva extravirgem e coloque os hambúrgueres. Deixe até que doure dos dois lados.

Receita 2: Salada com tofu

Ingredientes

  • 250 g de tofu picado
  • 1 cenoura grande
  • 1 abobrinha
  • Salsinha e cebolinha a gosto picadas
  • Sal e orégano a gosto

Modo de preparo
Corte a cenoura e a abobrinha em cubos e coloque para cozinhar a vapor. Enquanto isso, em uma frigideira coloque um pouco de azeite de oliva extravirgem e jogue o queijo. Mexa até dourar. Após dourado e com o fogo desligado, acrescente os legumes cozidos. Acrescente também a salsinha, a cebolinha, o sal e o orégano e misture tudo. Transfira para uma travessa.

Receita 3: Maionese de tofu

Ingredientes

  • 1 xícara de tofu amassado
  • 1 colher de chá de mostarda light
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • Suco de ½ limão
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo
Em um liquidificador coloque todos os ingredientes. Bata bem até obter uma mistura homogênea.

Receita 4: Mousse de tofu com chocolate

Ingredientes

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • ¼ de xícara de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 xícaras de chá de tofu cortado em cubinhos

Modo de preparo
Em uma panela no fogo coloque o chocolate de deixe até derreter mexendo sempre. Em um liquidificador, coloque os demais ingredientes e, por último, o chocolate derretido e bata tudo. Coloque em taças e leve para a geladeira até gelar.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Leia também

Alimentos ricos em fibras para dieta

21 alimentos ricos em fibra para incluir na dieta

Está em dúvida em quais alimentos ricos em fibras colocar na dieta? Separamos 21 fontes …

Receitas de Kafta fit light

7 Receitas de Kafta Assada Light

Deixe seu churrasco menos calórico com essas saborosas receitas de kafta fit com ingredientes light! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!