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Proteína de soja: benefícios, mitos e verdades

Hoje vamos falar sobre a proteína de soja e todos os seus benefícios para o nosso organismo. Conhecer também os mitos e verdades dessa proteína de origem vegetal com o maior valor biológico de todas.


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A proteína concentrada esta presente em muitos suplementos, entre eles os mais conhecidos são: a Albumina, Caseína e Whey Protein.

A proteína de soja é uma proteína vegetal, o que difere o valor biológico. Mas, independente de qual seja a fonte de proteína, suas finalidades são as mesmas: desempenhar funções vitais no organismo é claro, e o que iremos tratar aqui, que é a recuperação e manutenção dos tecidos musculares.

Quais os benefícios na proteína de soja?

  • Por ter grande valor biológico, a proteína de soja é absorvida rapidamente pelo organismo, utilizada em todos os processos no organismo que necessitam dos chamados “aminoácidos essenciais”.
  • A absorção da proteína de soja é relativamente rápida, só um pouco inferior comparada a absorção da Whey Protein, porém muito superior a caseína, já que essa possui um perfil mais lento de absorção, e é usada antes de dormir. 
  • A proteína de soja é uma ótima alternativa para os vegetarianos estritos (que não consomem carnes, leite, ovos e seus derivados), pois além de ser rica em aminoácidos, também fornece vitaminas e minerais.
  • A soja possui compostos orgânicos, chamados de isoflavonas, com grande poder antioxidante, podendo auxiliar na recuperação muscular, e propriedades anti-cancerígenas.
  • Estudos apontam os benefícios do consumo da soja, no tratamento do câncer, pois diminui a atividade de células cancerígenas e ajuda a prevenir os cancros da próstata e das mamas. Além disso, os isoflavonas presentes na soja diminuem os sintomas associados com a menopausa como, por exemplo, a redução da intensidade e frequência das ondas subidas de calor, as alterações da pele, unhas, cabelo e secura vaginal.

Mitos e verdades sobre a proteína de soja:

Por ser uma fonte proteica de alto valor biológico, a proteína de soja tem um grande potencial e papel importante na síntese proteica, que é responsável pela recuperação e manutenção muscular.

A soja tem todos os aminoácidos essenciais, que tem no Whey Protein, só muda alguns níveis desses aminoácidos, que seriam maiores no Whey, entretanto, na proteína de soja temos dois aminoácidos importantes com níveis maiores que do Whey, a Arginina e a L-tirosina, um aminoácido essencial responsável pela produção de dopamina.

Alguns estudos apontam que a proteína de soja tem os mesmo resultados que a caseína e a albumina, que são produtos mais caros. Portanto pode ser uma boa opção, especialmente se já suplementa com outras fontes proteicas.

Um dos mitos em relação a ingestão da proteína isolada de soja por homens, é a interferência na produção natural da testosterona. Esse mito surgiu devido a presença de fitoestrógenos na soja, que são isoflavonas, e possuem estrutura química similar ao estrogênio.

Porém, não afetam os níveis de estrogênios e/ou testosterona no organismo. Podendo ser consumido tanto por homens quanto por mulheres.

No vídeo abaixo Leandro Twin tira maiores dúvidas e fala mais a respeito dos mitos da proteína de soja:

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Qual o melhor horário para suplementar com a proteína de soja?

Se for optar por um horário para suplementar apenas com a soja, o ideal seria no pós-treino, por ser muito eficaz no auxílio da recuperação muscular.

Se utiliza outra fonte de proteína, como o Whey, no pós-treino pode suplementar com o Whey, pois tem os níveis de aminoácidos maiores e é de mais rápida absorção e fácil digestão. E a proteína de soja pode ser utilizada em qualquer outro horário do dia, como por exemplo, ao acordar.

Comprar proteína de soja

Outra sugestão, dependendo da intensidade do seu treino e da necessidade de recuperação muscular, seria de combinar essas duas fontes proteicas, (Proteína de soja isolada e Whey Protein) que tem alto valor biológico com diferentes taxas de absorção, e mais a caseína, no seu pós-treino ou antes de dormir. Inclusive existem alguns suplementos que já combinam em sua fórmula, esse mix de proteínas contendo Caseína, Whey Protein e Proteína isolada de soja.

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Isso prolongará o efeito da síntese proteica, fazendo os aminoácidos agirem por mais tempo ao longo do dia na recuperação e manutenção do tecido muscular.

Proteína de soja: benefícios, mitos e verdades
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Zózimo Neves
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Zózimo Neves

Essa propaganda enganosa sobre a soja é gerada pelos picaretas comprometidos com a indústria de suplementos, sejam professores ou nutricionistas. Se ela realmente diminuísse o nível de testosterona, seria ótimo, pois seria mundialmente utilizada para tratar Hiperplasia Prostática Benigna e calvície. Só rindo.

Dodo
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Dodo

Para homens melhor evitar foi oque aprendi e as pessoas que me indicaram ao não consumo são graduadas no assunto. Então nada de soja, além de baixar o libido masculino diminui os níveis de testosterona.

Vera Mara Alves Machado Dias
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Vera Mara Alves Machado Dias

ótimo tirastes todas as minhas duvidas gostei doo video

Vera Mara Alves Machado Dias
Visitante
Vera Mara Alves Machado Dias

otimo tirei todas as minhas duvidas

cintia souza
Visitante
cintia souza

Ele refe-se a proteina da soja innatura?