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Proteína de soja: 10 Benefícios, mitos e verdades, fontes e consumo

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Hoje vamos falar sobre a proteína de soja e todos os seus benefícios para o nosso organismo. Conhecer também os mitos e verdades dessa proteína de origem vegetal com o maior valor biológico de todas.

proteína de soja

A soja é uma boa fonte de proteína vegetal e tem muitos benefícios para a saúde. Paradoxalmente, não tem muito sucesso entre os consumidores de suplementos nutricionais, exceto aqueles que são vegetarianos.

No entanto, com a melhoria dos processos de extração, agora encontramos isolados de proteína de soja que nada têm a ver com o sabor e o nível de qualidade com os concentrados de antigamente.

Então, o que essa proteína de soja realmente vale? Este artigo ajudará você a avaliar seu verdadeiro potencial.

O que é Proteína da Soja

É simplesmente uma proteína vegetal derivada naturalmente da soja. A soja pertence à família das ervilhas e é muito rica em proteína: leite de soja.

A soja é um alimento que geralmente contém fibras, isoflavonas e proteínas, e é logicamente popular entre vegetarianos e veganos.

A proteína de soja também proporcionar o corpo com uma fonte de lecitina e uma abundância de aminoácidos que, quando combinados, criam proteína para facilitar o crescimento do organismo.

A soja é uma planta originária da Ásia, onde é cultivada há milhares de anos. É uma planta de cerca de dois metros de altura cujas vagens contêm alguns grãos.

Hoje em dia, é cultivada em todo o mundo e são os americanos que mais produzem. As proteínas de soja são extraídas da soja (soja), que contém cerca de 40% de proteína.

Estudos mostraram que o consumo de soja pode controlar e reduzir a incidência de certas doenças.

De fato, existem substâncias ativas na soja com efeitos positivos sobre a saúde, como as isoflavonas.

Para que Serve a Proteína da Soja?

Os Macros nutrientes essenciais para o crescimento e reparação do tecido muscular, as proteínas também participam no crescimento e reparação das funções sanitárias e celulares.

É por isso que muitos fisiculturistas, atletas ou apenas pessoas que geralmente tentam cuidar de seus corpos consomem regularmente suplementos à base de proteínas.

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Dito isso, nem todos podem (querem) consumir suplementos de proteína de soro de leite ou proteínas de origem animal em qualquer forma.

Em geral, o pó de proteína de soja pode ser consumido por todos, embora haja pessoas que acreditam que é melhor para algumas pessoas do que para outras.

No entanto, para pessoas que não podem consumir suplementos de proteína à base de leite, seja por razões pessoais ou éticas, a proteína de soja é uma alternativa interessante.

Muitos veganos e vegetarianos poderão complementar sua dieta com produtos de proteína de soja para obter resultados impressionantes e substituir a carne.

10 Benefícios da Proteínas da Soja

Os efeitos da soja na saúde e, mais particularmente, em suas proteínas, foram demonstrados por numerosos estudos e pesquisas clínicas.

Há quem diga que a soja engorda, mas sinceramente, nenhum alimento por si só faz engordar ou emagrecer.

O que faz com que o processo de perda de peso ou aumento aconteça é o balanço energético: em outras palavras, para perder peso há que ingerir menos calorias do que aquelas que se gasta.

No entanto, é necessário consumir grandes quantidades para aproveitar esses efeitos.

Veja alguns benefícios da proteína de soja:

 Leia também:

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Soy Protein é bom? Para que serve, benefícios e como tomar

Caseína – O que é, para que serve e como tomar

Whey Protein: O que é, Para que serve, Benefícios e Como tomar

1. Alto valor biológico

Por ter grande valor biológico, a proteína de soja é absorvida rapidamente pelo organismo, utilizada em todos os processos no organismo que necessitam dos chamados “aminoácidos essenciais”.

2. Rápida absorção

A absorção da proteína de soja isolada em suplemento é relativamente rápida, só um pouco inferior comparada a absorção da Whey Protein, porém muito superior a caseína, já que essa possui um perfil mais lento de absorção, e é usada antes de dormir. 

3. Excelente fonte para vegetarianos

A proteína de soja é uma ótima alternativa para os vegetarianos estritos (que não consomem carnes, leite, ovos e seus derivados), pois além de ser rica em aminoácidos, também fornece vitaminas e minerais.

4. A proteína de soja tem um efeito positivo na incidência de doenças cardiovasculares.

A pesquisa mostrou que a ingestão de proteína de soja reduz os níveis de colesterol e triglicérides, reduzindo a relação entre colesterol ruim e bom.

5. A proteína de soja reduz o risco de certos tipos de câncer em mulheres e homens.

Estudos mostram uma redução do câncer de endométrio em mulheres que consomem soja, em parte devido à fitoestrogênios como as isoflavonas (genisteína e daidzeína) presentes na soja.

Houve também uma menor incidência de câncer de mama para as mulheres que consumiram soja durante a adolescência.

6. Homens que consomem o leite de soja também são menos propensos a desenvolver câncer de próstata.

Em suma, um anti-câncer no poder! Estudos também mostram efeitos sobre o sistema imunológico, estresse, prevenção da osteoporose, ondas de calor devido à menopausa em mulheres.

As doses a seguir são recomendadas para aproveitar os benefícios de saúde da soja.

Esta ingestão de proteínas pode provir de alimentos ou suplementos na forma de isolados de qualidade:

7. Prevenção de doenças cardiovasculares.

Diminuição do colesterol: 20 a 50g de proteína de soja por dia (25g).

8. Prevenção da osteoporose.

Previne doenças como a osteoporose por causa de suas propriedades milagrosas.

9. Combate aos sintomas da menopausa.

Além disso, os isoflavonas presentes na soja diminuem os sintomas associados com a menopausa como, por exemplo, a redução da intensidade e frequência das ondas subidas de calor, as alterações da pele, unhas, cabelo e secura vaginal.

10. Para praticantes de musculação.

Além de ser uma proteína rica em aminoácidos, ajudando na construção e recuperação muscular, a soja também possui compostos orgânicos, chamados de isoflavonas, com grande poder antioxidante, que auxilia na recuperação muscular

Malefícios do consumo em excesso da Proteína da Soja

Tudo em excesso faz mal. Vamos ver agora, os malefícios do consumo excessivo da proteína da soja.

  • Bloqueio da absorção do cálcio e minerais;
  • Inflamação  e outros problemas de saúde;
  • Problemas de tireoide;
  • Desconfortos abdominais.

Melhores Fontes no Alimentos

O teor de proteína nos alimentos de soja. Teor de proteína por 100g de alimentos:

Dica importante

Várias oleaginosas como as nozes, castanhas, amêndoas e sementes como a de linhaça e chia, além de serem ricas em gorduras boas, são ricas também em proteínas vegetais e devem estar presentes em dietas para quem visa hipertrofia e emagrecimento. 

Em nosso artigo sobre os benefícios das oleaginosas nos detalhamos porque devem fazer parte da dieta, as melhores fontes e quantidade recomendada.

Diminui a testosterona? Mitos e verdades

Um dos mitos em relação a ingestão da proteína isolada de soja por homens, é a interferência na produção natural da testosterona.

Esse mito surgiu devido a presença de fitoestrógenos na soja, que são isoflavonas, e possuem estrutura química similar ao estrogênio.

Porém, não afetam os níveis de estrogênios e/ou testosterona no organismo. Podendo ser consumido tanto por homens quanto por mulheres.

No vídeo abaixo Leandro Twin tira maiores dúvidas e fala mais a respeito dos mitos da proteína de soja:

Qual o melhor horário para suplementar com a proteína de soja?

Se for optar por um horário para suplementar apenas com a soja, o ideal seria no pós-treino, por ser muito eficaz no auxílio da recuperação muscular.

Se utiliza outra fonte de proteína, como o Whey, no pós-treino pode suplementar com o Whey, pois tem os níveis de aminoácidos maiores e é de mais rápida absorção e fácil digestão. E a proteína de soja pode ser utilizada em qualquer outro horário do dia, como por exemplo, ao acordar.

Outra sugestão, dependendo da intensidade do seu treino e da necessidade de recuperação muscular, seria de combinar essas duas fontes proteicas, (Proteína de soja isolada e Whey Protein) que tem alto valor biológico com diferentes taxas de absorção, e mais a caseína, no seu pós-treino ou antes de dormir.

Inclusive existem alguns suplementos que já combinam em sua fórmula, esse mix de proteínas contendo Caseína, Whey Protein e Proteína isolada de soja.

Isso prolongará o efeito da síntese proteica, fazendo os aminoácidos agirem por mais tempo ao longo do dia na recuperação e manutenção do tecido muscular.

Quantidade recomendada de Consumo Diário

O consumo diário recomendável entre fontes de alimentos e a suplementação com a proteína de soja isolado, sem comprometer sua saúde é de 100 gramas ou conforme orientação de um nutricionista.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

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Zózimo Neves
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Zózimo Neves

Essa propaganda enganosa sobre a soja é gerada pelos picaretas comprometidos com a indústria de suplementos, sejam professores ou nutricionistas. Se ela realmente diminuísse o nível de testosterona, seria ótimo, pois seria mundialmente utilizada para tratar Hiperplasia Prostática Benigna e calvície. Só rindo.

Dodo
Visitante
Dodo

Para homens melhor evitar foi oque aprendi e as pessoas que me indicaram ao não consumo são graduadas no assunto. Então nada de soja, além de baixar o libido masculino diminui os níveis de testosterona.

Vera Mara Alves Machado Dias
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Vera Mara Alves Machado Dias

ótimo tirastes todas as minhas duvidas gostei doo video

Vera Mara Alves Machado Dias
Visitante
Vera Mara Alves Machado Dias

otimo tirei todas as minhas duvidas

cintia souza
Visitante
cintia souza

Ele refe-se a proteina da soja innatura?