Página Inicial » Dietas e Nutrição » Grão-de-bico – Conheça seus benefícios e como fazer receitas deliciosas

Grão-de-bico – Conheça seus benefícios e como fazer receitas deliciosas

Além de possuir inúmeros benefícios para saúde, o grão-de-bico contém excelentes quantidade de vitaminas e minerais em suas propriedades.

Grão-de-bico

Se formos parar para pensar em um alimento que consiga levantar o nosso astral, o chocolate é um dos primeiros que nos vem à mente. A má notícia é que o que ele tem de delicioso também tem de calórico e por isso deve ser evitado em maiores quantidades. Mas, existe um alimento também muito saboroso e que consegue melhorar o nosso humor tanto quanto o chocolate: estamos falando do grão-de-bico.

Os benefícios do grão-de-bico

Por si só, o grão-de-bico é um alimento bastante saudável e que não deve faltar na dieta de quem pratica musculação já que é rico em proteínas e precisamos desse nutriente para desenvolver a hipertrofia. Além disso, ele possui muitos carboidratos complexos o que impede a formação do pico de insulina e tem pouca gordura. Ele também contém vitaminas do complexo B e alguns minerais como o ferro, o cálcio e potássio e o fósforo.

Rico em fibras
O grão-de-bico é um alimento rico em fibras e, por isso, consegue promover sensação de saciedade por mais tempo, evitando que você coma muito já que não sente tanta fome. Em apenas 2 xícaras dessa leguminosa temos a quantidade ideal de fibras que precisamos por dia. Dessa forma, esse alimento é essencial para quem quer perder peso e também para os diabéticos já que a presença de fibra impede o pico de insulina.

Ajuda o coração
Para aqueles que querem reduzir os riscos de uma possível hipertensão controlando a pressão arterial ou para aqueles que já sofram com a doença, o grão-de-bico é um excelente alimento para compor a mesa. As fibras presentes nesse alimento consegue reduzir a absorção de gordura por parte do nosso organismo. Dessa forma, evita-se o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos e a possível formação de placas de ateroma.

Leia também: Hipertensão Arterial Sistêmica – Tudo que você precisa saber

Melhora o humor
Essa leguminosa é rica em um aminoácido chamado de triptofano. Ele é um dos ingredientes para a síntese da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, sono e apetite. Por conta dessa propriedade alguns o chamam de “grão da felicidade”.

Aliado da saúde da mulher
Por conta da queda de vários hormônios no período da menopausa, a mulher fica mais vulnerável a certos tipos de doenças como a hipertensão arterial e a osteoporose. Porém, o grão-de-bico consegue oferecer fitoestrógenos – hormônios vegetais – que conseguem suprir, de forma razoável, o estoque de hormônios que agora se encontra quase vazio.

Como consumir o grão-de-bico

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Esse alimento fica ótimo em saladas, em sopas, massas e até mesmo na forma de patê com outros ingredientes acompanhando petiscos. O feijão, apesar de ser um prato tipicamente brasileiro, consegue fazer muita gente torcer o nariz. Para quem está nessa situação, o grão-de-bico consegue se transformar num excelente substituto.

Grão de bico engorda?

Não necessariamente. Realmente esse alimento é bastante calórico, porém, como já foi dito, ele consegue promover saciedade, compensando as suas calorias. Quando cozido, 4 colheres de sopa oferece 100 calorias, 4,5 g de gordura e o melhor, 14 g de proteínas. Portanto, o ideal é variar. Não comer apenas grão-de-bico, mas também feijão, lentilha e outras leguminosas encontradas no mercado.

Como fazer grão-de-bico

A primeira coisa a se fazer é deixar os grãos de molho na água. Isso deixa o cozimento muito mais rápido já que os grãos já irão para o fogo previamente hidratados. O ideal é que você coloque-os na água antes de ir dormir à noite e só retire no outro dia pela manhã.

Escorra a água da vasilha e coloque os grãos na panela de pressão. Cubra-os com água até que ela fique um ou dos dedos acima do alimento e coloque sal (quantidade de sua preferência ou até que a água fique levemente salgada). Ligue o fogo e assim que a panela começar a chiar, aguarde mais 15 minutos, espere a pressão sair e pronto! Caso você queira o grão para fazer algum tipo de patê ou massa, substitua os 15 minutos por 20. Você também pode acrescentar os temperos de sua preferência depois que os grãos estiverem cozidos para dar mais sabor.

Leia também: Lentilha – Conheça todos os seus benefícios e a melhor forma de preparar

Receitas com grão-de-bico

Grão-de-bico com legumes

Ingredientes

  • ½ copo de alho-poró picado
  • 1 copo e ½ de grão-de-bico cozido
  • ½ cebola picada
  • 1 tomate picado
  • 2 dentes de alho picados
  • 240 ml de água
  • 2 copos de legumes cortados em cubos
  • Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Despeje 1 fio de azeite na panela e leve ao fogo para refogar a cebola, o alho-poró e alho.
  2. Acrescente o tomate e os legumes cozinhando-os até que fique no seu ponto.
  3. Junte o grão-de-bico e misture tudo, acrescentando o sal.
  4. Sirva ainda quente ou gelado como salada.

Homus de grão-de-bico (pasta árabe tradicional)

Ingredientes

  • 1 Colher de chá de cominho em pó
  • Suco de 1 limão espremido
  • 1 Dente de alho
  • 1 Xícara de chá de grão-de-bico
  • 1 Xícara de chá de pasta de gergelim (tahine)
  • ¼ de xícara de chá de azeite de oliva
  • Sal marinho a gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhe o grão-de-bico por 30 minutos depois que a panela começara chiar.
  2. Peneire o grão-de-bico, mas reserve a água.
  3. Leve o grão-de-bico para o processador de alimentos e triture bem até que forme uma pasta.
  4. Acrescente o azeite, o cominho, o suco de limão e o tahine.
  5. Se ficar muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento.
  6. Está pronto para servir com um petisco.

Sobre Calila Galvao

Leia também

O que avaliar ao procurar um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional fundamental para que você tenha melhores resultados em seu …

Recuperação muscular, 10 dicas para otimizá-la e ter melhores resultados!

A recuperação muscular é fundamental para que a hipertrofia aconteça e você tenha os resultados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!