Pesquisar

Taurina – O que é, para que serve e 11 ótimos benefícios!

A Taurina pode apresentar resultados formidáveis tanto para quem deseja ganhar massa muscular como para quem quer emagrecer. Veja como!

taurina

A taurina está presente em todo o nosso corpo e participa de uma série de processos para otimizar nossa saúde, como as ações antioxidantes e o desenvolvimento de músculos.

Por ser produzida pelo nosso corpo, é raro haver deficiência de taurina no sangue, porém, caso isso ocorra, é possível sempre obtê-lo através da alimentação ou suplementação.

No texto de hoje, vamos entender melhor o que é a taurina, como ela funciona e seus onze principais benefícios para o organismo. Confira!

fórmula da taurina

O que é a Taurina?

A taurina é também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou l-taurina. Basicamente, trata-se de um aminoácido fabricado no fígado, considerado não-essencial, porque pode ser facilmente ingerido através de alimentos e suplementos diversos.

Como falamos, ela é produzida  pelo nosso corpo, mas isso não muda o fato de que obtê-la é sempre benéfico.

Pode-se dizer que a taurina é um estabilizador e modulador de cálcio. Por isso, suas ações nos músculos são bastante pontuais e sentidas logo nos primeiros dias de suplementação.

Função e Para que serve a Taurina

Como falamos, a Taurina tem funções generalizadas no organismo e participa de uma série de processos. Apesar de considerada não-essencial, isso se dá apenas pelo fato dela poder ser ingerida em casos de insuficiência – e não porque seus efeitos não são importantes.

Separamos 11 benefícios para que você entenda para que esse nutriente serve e como pode ajudar na sua dieta ou no seu ganho de massa. Confira mais abaixo!

taurina o que e suplemento efeitos colaterais função

Os 11 principais benefícios da Taurina

Anote aí os 11 benefícios da taurina que separamos! Saiba, porém, que ela tem muito mais a oferecer ao seu corpo – desde que o uso seja balanceado.

1- Ação no sistema nervoso

Em primeiro lugar, temos que falar sobre a ação da Taurina no sistema nervoso central. Não há pesquisas suficientes até o momento, mas alguns médicos ligam doenças como o Alzheimer com deficiência do nutriente – em grande parte dos pacientes, essa relação foi apontada.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Porém, além dessa doença severa, a Taurina tem, comprovadamente, ação no sistema nervoso e pode prevenir enxaquecas e até problemas mais sérios, como AVCs.

2- Emagrecimento

Embora não exista uma relação direta entre a taurina e o emagrecimento, alguns estudos indicam que ela pode diminuir o apetite e até ajudar o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia – o que causa a perda de peso e aumento de massa magra.

Além disso, por agir nos músculos, a taurina também faz com que emagrecer seja mais fácil. Obviamente, é preciso aliar seu consumo com uma dieta equlibrada.

Leia também:

Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

3- Ganho de massa muscular

A taurina produz um nutriente chamado ácido nítrico, que é fundamental para que o fluxo de sangue nos músculos fique otimizado. Por isso é comum que as pessoas liguem a taurina diretamente com um corpo mais malhado e com mais massa magra – e isso é, de fato, verdade.

Vale dizer, porém, que esse benefício só consegue se concretizar quando o atleta treina pesado e que só a ingestão de taurina não é suficiente para que os resultados apareçam.

4- Recuperação muscular

Esse mesmo fluxo de sangue que ajuda o músculo a crescer, também evita que ele se torne difícil de curar. Quando não temos uma boa recuperação muscular, a hipertrofia não acontece – ao contrário, o músculo se retrai e evita o crescimento.

Por isso é tão importante que o músculo consiga se recuperar depois do treino – com o descanso necessário entre ele o próximo e com uma boa suplementação.

5- Combate o colesterol

A taurina tem grande relação com o combate ao colesterol e com a limpeza do sangue no geral. Como ela aumenta o fluxo sanguíneo, o mal colesterol não acontece com tanta frequência e as gorduras são dissipadas mais facilmente.

Além do colesterol, a taurina também diminui o nível de triglicérides.

6 – Treinos otimizados

Sem dúvidas, precisamos citar o fato de que a taurina ajuda a deixar os treinos mais otimizados. Como os músculos reagem melhor e a recuperação é mais rápida, os treinos podem ser mais pesados e o atleta se sente apto a desenvolver as séries.

7- Protege o coração

A taurina ajuda a combater um aminoácido chamado homocisteína, que pode causar problemas severos no coração – como insuficiência ou mesmo infartos. Por isso, não é raro que pessoas com excesso desse aminoácido devam ingerir muito mais carne vermelha e precisam – muitas vezes – de suplementação pesada de taurina.

8- Prevenção do diabetes

A Taurina pode ser um dos aminoácidos mais importantes para combater o diabetes. Ela age no pâncreas, no metabolismo e no sangue de forma geral – todos eles precisam funcionar corretamente para que a doença não apareça.

Vale lembrar, porém, que a taurina não tem capacidade de curar o diabetes, embora possa ser benéfica para evitar que ele apareça. Procure um médico sempre antes de começar qualquer suplementação para essa finalidade.

9 – Melhora o sistema imune

Há inúmeras pesquisas indicando que a taurina age no sistema imune de forma positiva. Além de diminuir o colesterol e os problemas de coração, ela também age nas células de defesa, porque é capaz de reduzir os processos inflamatórios – deixando o corpo como um todo mais saudável.

10 – Ação diurética

Outro benefício que vale a pena ser citado é a ação diurética da Taurina. Sabe-se que, sem ela, nosso intestino teria dificuldades para trabalhar e poderíamos desenvolver uma série de doenças. É por isso que pessoas com problemas nesse sentido costumam precisar de suplementação indicada por médicos.

A ação diurética é também um dos motivos que fazem com que a taurina ajuda no emagrecimento e na perda de gorduras em geral.

11 – Melhora a definição corporal

Como explicamos ao longo do texto, a Taurina age no fluxo de sangue e pode levar mais oxigênio para os músculos. Isso aliado à perda de gordura e ao metabolismo mais eficiente, podemos definir que o aminoácido tem grandes chances de ser essencial para a definição corporal.

Por ser produzido pelo nosso corpo e ainda facilmente encontrado em nossa alimentação, quase não há necessidade de suplementação e, por isso a Taurina não ganha o protagonismo que merece nas academias. Porém, sabe-se hoje que ela é uma das formas mais importante de se chegar aos objetivos estéticos da definição corporal!

bebidas energéticas
Muitas bebidas energéticas possuem taurina em sua composição, mas não são fontes indicadas. Abaixo as melhores fontes.

Alimentos ricos em Taurina

Embora a suplementação ainda seja uma forma efetiva de conseguir obter taurina, alguns alimentos contam com uma dosagem boa do nutriente. São eles:

  • Peixes e frutos do mar como ostras e mariscos, são excelentes fontes de taurina;
  • a carne bovina aparece em segundo lugar como uma boa opção do nutriente;
  • Aves de carne escura como peru e frango,
  • também existem opções de origem vegetal como nozes, beterraba e até o feijão.

Para quem precisa ingerir em grandes quantidades, a melhor fonte de taurina é encontrada de forma concentrada em suplementos alimentares como veremos abaixo.

Também é possível encontrar em bebidas energéticas, fonte menos indicada, já que a maioria desses energéticos possuem grande quantidade de açúcar. A composição de alguns energéticos costuma ser de taurina com cafeína.

Dosagem recomendada e como tomar

A dosagem recomendada de taurina de forma concentrada pode variar a partir de 500 mg até 6 gramas por dia. Por ser uma variação relativamente grande, é sempre importante procurar um nutricionista e descobrir qual a melhor opção para o seu caso – dependendo dos objetivos e da produção do seu organismo.

Além da sua forma concentrada, existem 2 tipos de suplementos que normalmente possuem a taurina em sua composição. São eles os óxidos nítricos e termogênicos.

Preço e onde comprar o suplemento de taurina

Na forma de suplemento concentrado de taurina, as embalagens com 60 cápsulas contendo 500mg cada uma, tem seu preço médio vendido por R$26,00. Para ter mais informações sobre o produto ou comprar pelo melhor preço em um site de confiança, você pode clicar no banner abaixo para ser direcionado para loja.

Efeitos colaterais e contraindicações

Até o momento, não existem efeitos colaterais muito severos do excesso de taurina no organismo. Porém, é válido evitá-lo consumir em excesso, pois o fígado pode ficar sobrecarregado e, com isso, sofrer algum tipo de problema.

Vale lembrar que a taurina deve ser consumida em suplementos apenas por quem deseja ganhar massa magra e pratica esportes – para emagrecimento a dosagem é menor e exige a ajuda de um profissional de saúde também.

As contraindicações dessa substância recaem para o grupo de risco formado por crianças, gestantes, lactantes e idosos.

CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Taurina – O que é, para que serve e 11 ótimos benefícios!
4.3 (86.67%) 6 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
2 Autores de comentários
AlexandreGuilherme Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Alexandre
Visitante
Alexandre

Tenho a mesma dúvida do Guilherme, além de querer incluir a Creatina. Pelo que li a Taurina seria pré-treino e a Creatina + Beta-alanina no pós-treino?

Guilherme
Visitante
Guilherme

Olá, gostaria de saber como usaria a Taurina em conjunto com a Beta-alanina tendo em vistas que tomando no mesmo horário acabam competindo entre si.