Página Inicial » Suplementos » Taurina – Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Taurina – Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Todas as informações sobre a Taurina. Para que serve, como tomar, benefícios, fontes nos alimentos e suas versões concentradas nos suplementos e termogênicos.

taurina benefícios emagrecimento massa muscular

A taurina é um tipo de ácido orgânico que é encontrado na bílis já que é sintetizado com a ajuda do fígado ao entrar em contato com a metionina e cisteína que são outros aminoácidos e a vitamina B6.

Ela é um aminoácido não essencial, ou seja, o nosso próprio corpo é capaz de fabricá-la e em abundância. Outros locais onde a taurina pode ser encontrada é no intestino, nos ossos, no coração, sistema nervoso central e no cérebro.

Para que serve a Taurina?

A taurina é uma substância essencial para aqueles que querem ganhar massa muscular. Ela ajuda evitar o catabolismo, pois ajuda o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia evitando as proteínas sejam degradadas para garantir essa função.

Além disso, a taurina também ajuda o corpo a secretar, através do fígado, substâncias tóxicas que são produzidas pela musculatura durante o exercício físico de alta intensidade. Por todos esses motivos ela é uma excelente escolha para aqueles que praticam exercícios com elevadas cargas.

Porém, a taurina é mais conhecida por ajudar na perda de peso e por estar presente em diversos termogênicos e bebidas energéticas. A Unicamp realizou uma pesquisa com ratos na qual acrescentou o aminoácido na água que era oferecida aos camundongos.

Depois de certo tempo foi constatado que os animais, além de perder peso também conseguiram controlar a glicemia. Isso sugere que a taurina também pode ajudar a controlar e até prevenir o diabetes.

A taurina fica estocada nas células alfa do pâncreas que tem como função principal secretar o hormônio glucagon. Esse hormônio é utilizado para mobilizar a energia armazenada no fígado em forma de glicogênio durante longos períodos de jejum com o objetivo de evitar que haja hipoglicemia.

O glucagon também ajuda a estimular a produção de insulina por suas vizinhas, as células beta. As células beta, por sua vez ajudam a inibir a secreção de glucagon e as células delta, que também fazem parte da ilhota pancreática tem a função de inibir tanto o glucagon quanto a insulina através da produção de um hormônio chamado somatostatina. Tudo isso é feito para manter o equilíbrio das taxas de açúcar na corrente sanguínea.

Leia também: Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

Quando uma pessoa está acima do peso adequado ou apresenta outros fatores como aumento da circunferência abdominal de maneira desproporcional isso pode sugerir que o indivíduo possui intolerância à glicose e resistência à insulina.

Ambos dificultam a entrada da glicose nos tecidos o que faz que a taxa dessa substância na corrente sanguínea seja elevada aumentando a produção de insulina pela célula beta.

Isso se torna um círculo vicioso e pode levar a pessoa a desenvolver diabetes. Assim, o uso da taurina seria benéfico para essas pessoas, pois ajudaria a regular esse processo que acontece nas células das ilhotas pancreáticas.

Outro efeito da Taurina

Um outro efeito que o uso da taurina pode causar é o vasodilatador. Desta forma esse aminoácido pode ajudar a melhorar a movimentação de diversos nutrientes através do sangue e melhorar o aporte de substâncias como sais minerais e substratos para os tecidos do organismo. Além disso, ajuda a melhorar a função cardiovascular.

Como tomar a Taurina

Você pode encontrar a taurina na versão concentrada nos suplementos em cápsula ou em pó. O que se recomenda para quem quer usar a taurina como uma forma de minimizar o catabolismo é utilizar cerca de 500 mg de 2 a 3 vezes por dia.

Além disso, como não é um aminoácido essencial é possível ingerir alimentos que ajudem o corpo a produzi-lo como carnes, ovos e leite e até alguns de origem vegetal como a beterraba, feijão ou nozes. Além da sua forma concentrada, existem 2 tipos de suplementos que normalmente possuem a taurina em sua composição. São eles os óxidos nítricos e termogênicos.

Preço e onde comprar a taurina

Na forma de suplemento concentrado de taurina, as embalagens com 60 cápsulas contendo 500mg cada uma, tem seu preço médio vendido por R$26,00. Para ter mais informações sobre o produto ou comprar pelo melhor preço em um site de confiança, você pode clicar no banner abaixo para ser direcionado para loja.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais quanto ao uso da taurina. O que se pode notar é que o seu uso exagerado não melhora os seus efeitos ou traz maiores benefícios sendo esse excesso excretado pelos rins. Porém, isso pode sobrecarregar esses órgãos. Então, o ideal é que a suplementação com taurina seja apenas para praticantes de exercícios de resistência como a musculação.

As contraindicações dessa substância recaem para o grupo de risco formado por crianças, gestantes, lactantes e idosos.

Leia também

Minotauro 300g pré-treino é bom? Veja como tomar, relatos e preço

O suplemento pré-treino Minotauro da Iridium Labs  promete ganho de força e massa muscular, além …

SomaPRO – Para que serve, como usar e relatos com os resultados

Será que o SomaPro é bom e funciona mesmo? Nesse artigo iremos analisar esse suplemento …

  1. Olá, gostaria de saber como usaria a Taurina em conjunto com a Beta-alanina tendo em vistas que tomando no mesmo horário acabam competindo entre si.

  2. Tenho a mesma dúvida do Guilherme, além de querer incluir a Creatina. Pelo que li a Taurina seria pré-treino e a Creatina + Beta-alanina no pós-treino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!