Pesquisar

Óxido Nítrico (NO2) – O que é, para que serve, efeitos e como tomar

O suplemento óxido nítrico é um grande vasodilatador que contribui para o ganho de massa muscular. Conheça sua fórmula!

oxido nítrico

Você sabe o que é óxido nítrico (NO2) e como ele age no organismo? Busca informações sobre o suplemento? Preparamos um artigo completo sobre os usos e benefício dessa substância, com base em estudos.

O óxido nítrico ou NO é muito famoso entre atletas e praticantes de atividades físicas em geral, por seus efeitos positivos ligados à melhora da performance, comprovados por pesquisas.

Porém, há uma questão fundamental que muitos desconhecem: os suplementos de óxido nítrico na verdade não o contêm. Essa informação pareceu confusa? Continue lendo para entender.

O que é óxido nítrico

O óxido nítrico é uma substância gasosa produzida por diferentes células do organismo. Os suplementos de óxido nítrico, na verdade, contêm elementos necessários para sua síntese, como os aminoácidos L-arginina, L-citrulina e nitrato.

Muitos desses suplementos são vendidos aqui no Brasil com o nome comercial de pre workout ou pré-treino.

Por isso, o termo mais apropriado para este tipo de suplemento seria precursor de óxido nítrico.

Para que serve o Óxido nítrico

O óxido nítrico produzido por nossas células possui diversas funções importantes, entre as quais:

  • Regula a pressão arterial. O NO relaxa a parede interna dos vasos sanguíneos, promovendo sua dilatação e regulando a pressão do sangue em seu interior.
  • É importante para o sistema imunológico. Auxiliando no combate a certos tipos de bactérias.
  • Participa do processo de transmissão de informações entre as células cerebrais.
  • Tem ação anti-inflamatória.
  • Atua na motilidade gástrica.
  • Retarda a fadiga muscular durante a prática de exercícios.
  • Acelera a recuperação muscular.

Como funciona

Como dito, o óxido nítrico (NO2) é uma substância encontrada no organismo e responsável pela hemodilatação dos vasos sanguíneo, transporte do oxigênio, equilíbrio da glicose, produção de energia e crescimento dos músculos.

A forma de suplemento alimentar foi desenvolvida em 2002 por Edward A. Byrd, o mesmo criador da creatina. Byrd afirma que o NO2 é um aperfeiçoamento da creatina.

O NO2 funciona a partir da ação do óxido nítrico como molécula sinalizadora responsável pelo processo de hemodilatação.

O suplemento promove o nitrobombeamento permanente, fazendo com que o aumento do volume muscular alcançado com o treinamento dure mais.

Isso ocorre, pois há um aumento do fluxo sanguíneo, que percorre as fibras musculares por mais tempo mantendo o volume e densidade.

Composição

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A fórmula dos precursores de óxido nítrico varia de acordo com a marca, mas, em geral, esse tipo de suplemento contém:

  • o aminoácido L-arginina;
  • alguns também possuem em sua composição L-citrulina e nitrato (na forma de nitrato de sódio);
  • taurina;
  • beta-alanina;
  • dimetilamina;
  • algumas marcas também possuem a cafeína em sua composição para aumentar a disposição durante os treinos.

Leia também:

Arginina: Para que serve, benefícios, efeitos e como tomar e ter RESULTADOS

5 Principais benefícios do suplemento

Os precursores de NO são usados principalmente para melhorar a performance durante a prática de exercícios e esportes. Entre seus principais benefícios, podemos citar:

1 – Melhora a oxigenação e nutrição dos músculos durante os treinos

Conforme citado, o óxido nítrico participa de diversos processos celulares, incluindo a vasodilatação.

Essa dilatação dos vasos sanguíneos ajuda a aumentar a quantidade de nutrientes e oxigênio que chega aos músculos durante a prática de exercícios, melhorando a performance.

E os suplementos precursores de óxido nítrico contêm ingredientes conhecidos por aumentar a síntese dessa substância no organismo, como nitratos e os aminoácidos L-arginina e L-citrulina.

É importante destacar que vários estudos já demonstraram a eficácia da suplementação de nitrato no aumento de performance entre praticantes de diferentes modalidades esportivas.

2 – Aumenta o uso da glicose durante o exercício

A L-arginina presente nos suplementos de NO acelera a utilização de glicose pelo corpo durante a prática de atividades físicas, garantindo que ela chegue ao tecido muscular para servir como combustível, em vez de ser armazenada como gordura.

3 – Acelera a recuperação

Após um treino, os músculos precisam repor nutrientes. E como o óxido nítrico é um excelente vaso dilatador, ele contribui para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e tecidos adjacentes, a recuperação é muito mais rápida.

Quando temos uma recuperação mais rápida após treinos intensos de musculação, isso acaba nós permitindo exercitar-se com mais frequência e sem sofrer tantas perdas com o catabolismo e outras reações normais do corpo, sempre respeitando os próprios limites,  o que pode trazer melhores resultados em termos de hipertrofia e aumento de força.

4 – Reduz a fadiga muscular

Durante a realização de exercícios de alta intensidade, os níveis de oxigênio no corpo caem rapidamente, o que leva ao acúmulo de ácido lático nos músculos, que pode se manifestar como dor ou queimação e leva à fadiga.

Um estudo demonstrou que a citrulina malato, forma de citrulina presente em precursores de NO2, melhorou o desempenho atlético durante a realização de exercícios aeróbicos que possuem alta intensidade e com períodos de descanso curtos, como o Treino HIIT, além de aliviar a dor muscular no pós-exercício.

5 – Óxido nítrico para prevenção e tratamento da disfunção erétil

Um estudo recente apontou que baixos níveis de L-arginina e L-citrulina aumentam o risco de disfunção erétil, já que isso ocasiona uma redução da síntese de óxido nítrico, que é necessário para o relaxamento dos músculos penianos e, consequentemente, para que haja ereção.

Como vimos, os suplementos de NO em geral contêm esses dois aminoácidos em sua fórmula, logo podemos concluir que a suplementação pode ser uma alternativa para prevenir e tratar a disfunção erétil.

Como tomar óxido nítrico

Não existe apenas uma única forma de como tomar os precursores de óxido nítrico, é preciso seguir as instruções de cada fabricantes. Boa parte das marcas indica que o suplemento deve ser tomado em jejum antes do treino.

A dosagem recomendada do óxido nítrico também vai depender de cada marca, por isso a importância de olhar a bula do suplemento e seguir orientação de um profissional.

Óxido Nítrico, qual a melhor marca?

oxido nítrico no2 melhor marca

Para tomar corretamente os principais pré-treinos, nos indicados que você leia o artigo principal sobre os suplementos pré-treino e também o artigo com a lista de votação dos nossos leitores onde reunimos as melhores marcas de óxido nítrico. Lá contém um guia com maiores informações de cada produto.

Para isso é importante você ler: Qual o melhor Pré-treino? Veja uma lista com os melhores do mercado, assim evita de cometer erros na hora de comprar.

Fontes em alimentos

Consumir alimentos ricos em nitratos é uma forma de aumentar naturalmente a produção de óxido nítrico. Entre as principais fontes alimentares de nitratos temos os seguintes vegetais:

  • melancia (uma das melhores fontes);
  • Aipo;
  • Agrião;
  • Cerefólio;
  • Alface;
  • Beterraba;
  • Espinafre;
  • Rúcula.

Esses alimentos também fornecem antioxidantes, que por sua vez contribuem para o melhor aproveitamento do óxido nítrico no organismo, já que retardam sua degradação na corrente sanguínea, intensificada pela ação de certos radicais livres.

Acredita-se que o uso de enxaguante bucal pode afetar a produção orgânica de óxido nítrico a partir de fontes alimentares de nitratos. Isso acontece porque há bactérias na cavidade bucal que participam do processo de conversão dos nitratos em óxido nítrico.

O óxido nítrico possui efeitos colaterais?

Não podemos responder a essa pergunta de forma geral, já que para isso é preciso analisar a fórmula específica de cada suplemento.

A L-arginina, ingrediente comum nas composições, é geralmente bem tolerada, mas em alguns casos pode ocasionar efeitos colaterais como:

  • dor abdominal;
  • sensação de queimação no estomago;
  • inchaço;
  • diarreia;
  • gota;
  • alergias;
  • piora da asma;
  • pressão baixa;
  • pressão alta caso tenha cafeína em sua composição.

Para consultar outros efeitos colaterais da cafeína sugerimos ler o artigo principal.

Não são conhecidos efeitos colaterais da L-citrulina.

Contraindicações

 Casos de herpes

Pessoas que têm alguma forma de herpes devem buscar orientação médica antes de consumir suplementos que contenham L-arginina, uma vez que esse aminoácido é utilizado pelo vírus da herpes para se multiplicar.

Hipertensão

Indivíduos que utilizam medicamentos para hipertensão também precisam de autorização médica para usar precursores de óxido nítrico, uma vez que a combinação pode resultar em quedas bruscas na pressão arterial, ou aumento caso tenha cafeína, o que pode ser muito perigoso para a saúde.

Como você viu nesse artigo, o óxido nítrico é uma substância naturalmente produzida pelas células do corpo, que desempenha importantes funções.

Os suplementos que ajudam a aumentar sua síntese são especialmente indicados para melhorar a performante durante a prática de esportes e exercícios, mas também podem ser uma opção de tratamento para a disfunção erétil e problemas de libido.

Esperamos que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas! Caso ainda reste dúvidas, faça sua pergunta logo abaixo que iremos responder.

Esse artigo foi útil? Ajude a divulga-lo compartilhando com seus amigos nas redes sociais.

Referências:

Citrulline malate enhances athletic anaerobic performance and relieves muscle soreness. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20386132
The Effect of Nitrate Supplementation on Exercise Tolerance and Performance: A Systematic Review and Meta-Analysis
l-Arginine infusion increases glucose clearance during prolonged exercise in humans
Levels of l-arginine and l-citrulline in patients with erectile dysfunction of different etiology.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28178400 

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

36 Comentários

  1. Gostaria de fazer uma pergunta:
    Não achei onde perguntar, mas vai aqui mesmo.
    Meu unico problema é pressão alta, e tomo medicamento para isto.
    Gostaria muito de parar com os medicamentos substituindo-os por um alimento desses, e exercicios fisicos e uma boa alimentação. Não tenho outros problemas fisicos, mas sei que se comentar com meu médico, ele vai com certeza me pedir para nunca parar com os medicamentos.
    Como devo agir, ou como tomar NO2 para este problema que acima citei?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *