Ele é chamado de kefir, mais especificamente kefir de leite, e é um tipo de leite fermentado muito simples de se preparar e extremamente benéfico ao organismo humano.
Venha saber tudo sobre ele, suas origens, seus benefícios, como preparar e ainda outras informações relevantes. Ao fim da leitura, você entenderá porque deve consumi-lo diariamente. Confira!
Leia também:
+ 20 Receitas com Kefir de Leite
O que é?
O kefir já vem sendo usado há séculos pelos povos nativos da região do Cáucaso, que fica entre a Ásia Ocidental e a Europa Oriental. Isso graças às suas propriedades muito positivas ao nosso corpo, em especial ao sistema digestivo.
Os grãos do kefir são uma mistura de leveduras e bactérias boas e com sua fermentação eles conseguem gerar muitos outros nutrientes importantíssimos.
Basicamente podemos dizer que existem dois tipos de kefir: o de água, feito a partir de açúcar mascavo e o que falaremos melhor hoje, o de leite que é feito através do leite de animais ou até o de coco.
O gosto do kefir pós-fermentação láctea faz mesmo lembrar um iogurte natural. Ele pode se consumido puro ou de diversas maneiras diferentes.
É realmente um alimento bem versátil e as possibilidades de receitas são enormes, basta ter criatividade.
Quais são suas propriedades nutricionais do Kefir de Leite?
O kefir de leite é bem mais rico nutricionalmente do que o de água. Isso porque quando os grãos entram em fermentação com o leite, eles liberam diversas vitaminas e nutrientes essenciais para nosso corpo.
Além disso, vale lembrar que os grãos por si próprios já contém ao menos 8 tipos de leveduras, 16 variedades de lactobacilos, por volta de 2 tipos de bactérias acéticas e ainda mais 9 tipos de outras bactérias benéficas.
Dê uma olhada nos principais nutrientes gerados pelo processo de fermentação:
Vitamina B:
Esta vitamina se certifica de que o organismo possa produzir células novas. Além disso, pode atuar contra o estresse e ainda reforçar o nosso sistema imunológico.
Vitamina B3:
Age bem nos processos metabólicos e digestivos, o que por consequência faz com que esta vitamina ajude na perda de peso e no ganho de massa muscular.
Vitamina B6:
Está envolvida em várias funções biológicas diárias, como o gasto de energia, a movimentação, o fluxo do sangue e até na no acesso às memórias.
Vitamina B12:
Atua na saúde dos cabelos e da pele, assim como melhora o humor, ajuda a digestão, auxilia o coração e ainda age para elevar os níveis de energia.
Vitamina K:
Tem uma participação essencial na saúde dos ossos e no sistema cardiovascular, além de ser muito importante para a coagulação do sangue e para as funções cerebrais.
Triptofano:
É um dos responsáveis pela serotonina, um neurotransmissor encarregado das sensações de alegria, bem-estar e prazer.
Cálcio:
Um dos minerais mais conhecidos porque é elementar para o desenvolvimento da estrutura óssea e da arcada dentária, assim como ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e nas contrações musculares.
Ácido fólico:
Além de ser fundamental para o sistema nervoso e o cardiovascular, o ácido fólico também colabora para a reparação do DNA, a formação das hemácias e a síntese de mais proteínas.
Carboidratos:
Os carboidratos atuam na liberação de glicose, proporcionando energia às células e realizando a manutenção do metabolismo da glicemia, permitindo que o corpo funcione corretamente.
Ácido pantotênico:
Colabora para a produção de proteínas e gorduras boas, age na saúde das células da pele, bem como auxilia a produzir mais energia.
Lactase: a deficiência da produção desta enzima em nosso organismo é apontada como sendo a principal causadora da intolerância à lactose. Por isso ela é muito importante.
Fósforo:
Este elemento auxilia a estabelecer um PH normal no corpo, assim como colabora para gerar energia.
Aminoácidos:
São responsáveis por gerar proteínas que fazem parte da estrutura dos tecidos do organismo, como os músculos, as unhas, os tendões, as cartilagens e até certos hormônios.
Proteínas:
As proteínas são muito importantes para todas as células do corpo, assim como colaboram para a função neurológica e para o desenvolvimento e crescimento da massa muscular.
Magnésio:
O magnésio é essencial para mais de 300 reações dentro do organismo, como, por exemplo, na produção de energia, no metabolismo, no desenvolvimento do DNA e RNA e até no crescimento de outras células.
Potássio:
Um dos elementos mais importantes para o corpo humano, sendo fundamental para a saúde do sistema nervoso, para o bom funcionamento cardíaco e muscular e para o equilíbrio do PH sanguíneo.
Quais são os benefícios do kefir de leite?
Depois de conhecer todas as propriedades nutricionais geradas pelo kefir de leite, você pode imaginar o quão benéfico ele é para os seres humanos. Para que saiba seus principais benefícios, preparamos uma lista para você. Confira!
1 – Trata da saúde intestinal
Todos os microorganismos presentes no kefir auxiliam no alívio de doenças intestinais, como a colite ou a síndrome do cólon irritável.
Além disso, as bactérias boas do alimento também são capazes de lutar contra as bactérias prejudiciais ao órgão.
O kefir age muito bem na prevenção da diarreia, do inchaço, dos gases excessivos, das inflamações e das constipações intestinais.
2 – Colabora na formação de músculos
Por ser rico em proteínas, o kefir de leite consegue ajudar no desenvolvimento e no crescimento muscular, assim como melhora a absorção da glicose pelas células dos músculos, o que rende um melhor desempenho físico.
3 – Reduz problemas estomacais
O kefir de leite pode diminuir a sensação desconfortável de acidez estomacal, da mesma forma que se faz bem útil às pessoas que sofrem de problemas, como o refluxo, a gastrite e a úlcera.
4 – Alivia doenças respiratórias
O kefir pode auxiliar no alívio das crises de doenças respiratórias, como a tuberculose, a asma e a bronquite.
5 – Regula funções hepáticas
O kefir de leite é capaz de regular a produção da bílis (fluido produzido pelo fígado), assim como é recomendado como um auxílio a mais nos tratamentos contra hepatite.
6 – Luta contra problemas articulares
Por ser rico em cálcio, o kefir de leite pode ser um bom complemento no tratamento contra algumas doenças articulares, como o reumatismo e a artrose.
7 – Promove resistência ao sistema imunológico
Outro grande benefício do kefir é reforçar o sistema imunológico contra ameaças externas que possam causar doenças e alergias, como gripes, resfriados, candidíase, entre outras.
8 – Auxilia os sintomas de transtornos psiquiátricos
Este benefício só é possível graças ao triptofano, que impulsiona o cérebro a produzir neurotransmissores (serotonina e endorfina, por exemplo) essenciais para regular os casos de ansiedade e de depressão.
9 – Proporciona melhor aparência
Graças aos seus vários nutrientes e vitaminas, o kefir de leite é capaz de manter as unhas, o cabelo e a pele bonitos e saudáveis.
10 – Realiza funções circulatórias
Consumir o kefir de leite pode agir no estímulo à circulação do sangue, o que promove mais saúde ao coração e ainda controla a pressão arterial sanguínea, melhorando os níveis do colesterol ruim (LDL).
Kefir de leite emagrece?
O kefir de leite pode sim emagrecer. Veja algumas das razões que fazem com que isso aconteça:
- Proporciona uma sensação de saciedade, o que evita com que a pessoa coma mais do que deve;
- Contém boas quantidades de proteína, que ajuda a acelerar o metabolismo;
- Promove uma melhor digestão, o que consequentemente remove as toxinas do corpo e facilita a metabolização de gorduras;
- Possui baixas calorias, normalmente 90 kcal a cada 100 ml;
- Melhora a quantidade de fluidos corporais, o que remove mais compostos negativos e evita a sua retenção.
Como fazer o kefir de leite?
É bem simples. Utilize como base 1 colher de sopa de grãos para 500 ml de leite. Confira o passo a passo:
1- Pegue um recipiente de vidro, certifique-se de que ele está higienizado e esterilizado, e depois coloque os grãos de kefir de leite lá dentro;
2- Em seguida, acrescente o leite;
3- Tampe o recipiente com um pano limpo ou papel toalha e prenda-o com um elástico;
4- Deixe que fermente em temperatura ambiente (de preferência em um local sem luz) durante 24 horas;
5- Depois desse período, coe os grãos em uma peneira higienizada de plástico;
6- Não jogue os grãos fora, pois pode repetir o processo novamente no futuro;
7- O líquido que resultou após você coar os grãos é o produto final;
8- Deixe na geladeira por algumas horas e depois pode servir à vontade da maneira que preferir.
Leia também:
+ 11 Receitas com Kefir de Água
Como armazenar o kefir de leite?
O indicado é que, depois de pronto, ele fique na geladeira. Dessa forma, ele pode durar entre 2 a 3 semanas.
Se preferir mantê-lo em temperatura ambiente, o prazo vai apenas de 3 a 4 dias. Caso escolha o congelador, você pode usá-lo durante 3 meses.
Comente e compartilhe
Esse artigo foi útil para você? Não esqueça de comentar logo abaixo e ajude a divulgá-lo, compartilhando com seus amigos nas redes sociais. Ficaremos muito grato!
Desejo comprar e utilizar Kefir de Leite
importante e maravilhosa postagem