Página Inicial » Dietas e Nutrição » Kefir de água – O que é, para que serve, 10 Benefícios e como cuidar

Kefir de água – O que é, para que serve, 10 Benefícios e como cuidar

Muita gente tem introduzido o Kefir feito com água em sua dieta, pois além de ele trazer benefícios para saúde, é bem aceito por intolerantes a lactose que não podem consumir a versão comum feita com leite.

Kefir de água
Veja como fazer, cuidar e receitas de Kefir de água ao final do artigo.

O kefir de água é uma ótima segunda opção para quem tem vontade de experimentar o kefir, mas não quer consumir o de leite. Apesar de ser menos conhecido, ele também possui diversos benefícios.

Para quem não sabe, a palavra kefir vem do turco e quer dizer “bem-estar”. Ele é originário do Cáucaso, uma região entre a Ásia Ocidental e a Europa Oriental.

Era apelidado pelos nativos de “o grão da vida”, porque eles acreditavam que as pessoas que o consumiam viviam por mais tempo.

Ou seja, desde muitos e muitos anos o kefir é utilizado e reconhecido pelas suas propriedades extremamente vantajosas à saúde do corpo humano.

Neste texto, vamos detalhar mais sobre o kefir de água, sua importância, seus benefícios e tudo o que você precisa saber sobre este alimento!

Leia também:

Kefir de Leite – O que é, Seus 10 Benefícios e Como Fazer

20 Receitas com Kefir de Leite

O que é?

O kefir de água é um tipo de alimento basicamente probiótico, feito a partir de grãos transparentes, que podem ser fermentados em água com açúcar mascavo, água de coco ou sumo.

Esses grãos de kefir são compostos de bactérias boas e leveduras. Quando passam pela fermentação, as bactérias se alimentam dos açúcares presentes e liberam uma ótima quantidade de nutrientes e vitaminas.

Quais são suas propriedades nutricionais?

É verdade que o kefir de leite é mais variado com relação aos nutrientes, mas o de água não fica tão para trás. Confira suas principais propriedades nutricionais:

Vitamina B1: combate o estresse, aumenta a energia e protege o fígado;

Vitamina B12: age na saúde do sangue e no sistema nervoso central;

Vitamina K: fortalece os ossos, ajuda o bom funcionamento cerebral e ainda auxilia na prevenção do câncer;

Vitamina K12: ajuda a prevenir doenças cardíacas e osteoporose;

Biotina: A biotina atua na formação do cabelo, da pele e das unhas;

Quais são os benefícios do kefir de água?

Entre os maiores benefícios do kefir de água, estão:

1 – Previne alergias alimentares

Os lactobacilos e outras bactérias presentes nos grãos de kefir têm a capacidade de impulsionar a quebra de proteínas que possivelmente causariam alergia ao sistema digestivo.

Dessa forma, o kefir diminui o teor alérgico dessas proteínas e com isso reduz as chances de uma alergia alimentar se desenvolver.

2 – Age como anti-inflamatório

Os probióticos foram observados na prevenção contra doenças sérias, como o cancro, artrite e outros problemas cardíacos causados por inflamação crônica.

3 – Funciona como um antiviral

Além de fortalecer o sistema imunológico (que cuida da defesa de nosso organismo), o kefir também evita gripes e resfriados, assim como alivia os sintomas do rotavírus e diminui o tempo que esses problemas normalmente duram.

4 – Melhora a saúde do cabelo e da pele

Com relação ao cabelo, o kefir pode auxiliar na absorção de nutrientes elementares aos fios e ao couro cabeludo, como zinco e fósforo.

Isso, por consequência, previne ou alivia os casos de queda de cabelo ou caspa e outras dermatites.

Sobre a pele, o kefir é ótimo para ajudar contra distúrbios gerados por fungos ou bactérias.

Ele promove a elasticidade, o rejuvenescimento, a redução de danos causados pelos raios de sol, assim como ainda auxilia no tratamento de micoses, acne, psoríase, etc.

5 – Reduz o colesterol ruim

Algumas pesquisas mostraram que os lactobacilos de kefir conseguiram reduzir alguns níveis do LDL (o chamado de colesterol ruim), enquanto não modificaram o nível do HDL (o colesterol bom).

Nestes estudos, foi constatado que o colesterol total do fígado também diminuiu.

Ainda não existe uma explicação exata do porquê isso acontece, mas algumas hipóteses apontam que o colesterol pode ser assimilado pelas bactérias, ou o colesterol se incorpora à parede celular das células das bactérias.

6 – Previne transtornos mentais e nervosos

Algumas doenças relacionadas ao sistema nervoso podem estar ligadas a inflamações intestinais, segundo algumas pesquisas.

Manter a flora intestinal equilibrada e saudável pode ajudar na produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que agem diretamente contra depressão, ansiedade, insônia, síndrome do pânico, etc.

Isso porque tais neurotransmissores são produzidos em grande parte pelo intestino e depois se comunicam com o cérebro pelo sistema nervoso.

A mesma coisa também ocorre com o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson, que podem ser causados ou piorados pelos radicais livres. Alguns dos tipos de lactobacilos presentes no kefir se mostraram eficazes na destruição desses radicais.

7 – Auxilia na saúde intestinal

Talvez o maior benefício de ambos os tipos de kefir seja cuidar do sistema digestivo, proporcionando seu melhor funcionamento – em especial, a saúde do intestino.

Alguns estudos mostraram que os probióticos podem reduzir o impacto e aliviar os sintomas da colite ulcerativa, pouchite e, em alguns casos, Crohn (embora isso ainda esteja sendo pesquisado).

Além disso, os micro-organismos presentes no kefir reduzem os riscos de compostos prejudiciais invadirem o intestino através da alimentação ou da exposição à água, terra ou poeira contaminadas.

Alguns desses agentes externos que os componentes contra os quais o kefir de água consegue lutar contra são:

  • micotoxinas (produzidas por fungos, presentes em cereais);
  • xenobióticos (possui propriedades tóxicas causadas por contaminação ambiental);
  • E alguns compostos danosos que aparecem durante o processo alimentar.

Vale lembrar que a fermentação do kefir ainda consegue funcionar como um quelante, ou seja, auxilia na eliminação de metais pesados do corpo.

Entre algumas das doenças e problemas digestivos que a ingestão dos probióticos consegue tratar ou evitar estão:

  • Colite;
  • Prisão de ventre;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Cólicas;
  • Diarreias relacionadas a medicamentos e diarreias infecciosas;
  • Úlceras;
  • Gastrites;
  • Azia e refluxo;
  • Gastroenterites.

8 – Evita infecções urinárias

Os probióticos são grandes combatentes de infecções. Muitas das infecções urinárias são causadas pela bactéria E. Coli. O kefir, por ser um produto fermentado, é o inimigo ideal deste tipo de bactéria, agindo muito bem contra ela.

Além disso, os probióticos ainda são úteis para combater várias infecções relacionadas à candidíase.

Consumir kefir todos os dias reduz drasticamente as chances de você desenvolver alguma dessas infecções ou outros problemas relacionados ao trato urinário, assim como pode aliviar os sintomas caso você já possua alguma doença.

9 – Ajuda no tratamento de problemas e infecções respiratórias

Como já foi citado, os probióticos realmente ajudam o sistema imunológico a ficar mais forte e resistente. Por isso eles são capazes de prevenir que a rinite alérgica e a tuberculose se desenvolvam.

Além disso, os benditos probióticos também têm um efeito anti-alérgico, que pode retardar os sintomas, assim como prevenir alergias e infecções do trato respiratório.

Entre os problemas que podem ser ajudados com uma dieta rica em kefir, estão: sinusite, bronquite, amigdalite, pneumonia, otite, etc.

10 – Atua na saúde do fígado e dos rins

Deixa as funções hepáticas mais resistentes, e evita que o fígado acumule muita gordura ou auxilia a evitar que o fígado gordo sofra muitos problemas.

Com relação aos rins, o consumo de kefir impulsiona a secreção de hormônios e ainda auxilia na limpeza do sangue.

O kefir de água emagrece?

O kefir pode ser vantajoso para quem quer emagrecer porque, além de todos os benefícios importantes para o intestino, ele também consegue inibir a fome, já que promove uma boa sensação de saciedade.

Além disso, a grande quantidade de bactérias boas contidas neste alimento também são capazes de atuar no processo de emagrecimento.

Algumas pesquisas observaram que existe uma conexão entre o sobrepeso/obesidade e os distúrbios das bactérias intestinais. Isso tudo sem contar que o kefir é pouco calórico, favorecendo a perda de peso.

como cuidar fazer e benefícios kefir de água

Como fazer o kefir de água?

Para preparar o kefir de água, você precisa de grãos de kefir transparentes e qualquer líquido (consumível) com açúcar, porque é daí que as bactérias irão se alimentar para começar a fermentação.

Veja o passo a passo do preparo:

Adicione uma colher de sopa dos grãos de kefir transparentes em 500 ml ou 1 litro do líquido que desejar (pode ser água com açúcar mascavo ou água de coco, por exemplo);

  1. Deixe o conteúdo dentro de um recipiente de vidro coberto com um guardanapo ou pano em um lugar com temperatura ambiente, sem lacrá-lo;
  2. Mantenha-o nesse local de 12 a 36 horas (não deixe passar de 36 horas, pois pode estragar), este é o tempo indicado para a fermentação;
  3. Assim que esse período acabar, coe a substância com um pano ou um coador, para retirar os grãos e qualquer outra parte sólida que tenha ficado ali;
  4. Lembre-se: não retire os grãos com talheres metálicos;
  5. Deixe o recipiente bem higienizado antes de utilizá-lo.

Como cuidar e armazenar o kefir de água depois de pronto?

Se decidir deixá-lo em temperatura ambiente, pode durar de 3 a 4 dias. Se colocá-lo na geladeira (o mais indicado), pode durar entre 2 a 3 semanas. No congelador, ele pode ser utilizado por até 3 meses.

Não deixe de ler nosso outro artigo sobre como incrementar o kefir de água com receitas preparadas com frutas e outros sabores! Veja o artigo aqui: 11 Receitas com Kefir de Água. São receitas de Kefir de água super fáceis de preparar.

Comente e compartilhe

Gostou desse artigo? Então não esqueça de comentar logo abaixo, caso tenha alguma dúvida ou dica que usa no preparo do Kefir de água, será muito útil para os próximos leitores. Compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

Kefir de água – O que é, para que serve, 10 Benefícios e como cuidar
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend