fbpx
TREINO

Cigarro e Hipertrofia: 7 Causas que o cigarro atrapalha os resultados!

O cigarro mata, inclusive seus resultados na musculação. Veja nesse artigo o porquê!

Que o tabagismo faz mal à saúde não é mistério para ninguém. No entanto, qual será a relação entre cigarro e hipertrofia? Como isso pode acabar afetando o seu desempenho e a sua performance nos treinos?

Como você já deve saber, seus hábitos e comportamentos são fundamentais para garantir os melhores resultados dos treinos. Cigarro e hipertrofia estão ligados graças à quantidade de substâncias que quem fuma acaba colocando no corpo. Isso gera todos os malefícios.

1. Aumenta as chances de sarcopenia

A sarcopenia acontece quando os músculos ficam frágeis demais. Esta é uma condição médica, que predomina, em especial, nos pacientes idosos. Aliás, o próprio ato de treinar e de ingerir proteínas é medida preventiva contra ela.

A relação entre cigarro e hipertrofia aqui é bem clara. Estudos demonstram que, quanto mais você fumar, mais chances tem de desenvolver esta doença. Ou seja, aumenta o risco de perder massa magra, o que, obviamente, prejudica a hipertrofia.

Isso pode até não acontecer neste momento, uma vez que o efeito é cumulativo. Normalmente, quem fuma apresenta isto quando já está próximo da terceira idade, afetando o sistema metabólico em maior grau.

2. Prejudica o metabolismo

Uma segunda questão ruim está ligada à relação entre cigarro e hipertrofia. É que fumar prejudica o metabolismo, de modo que o corpo de um fumante não absorve tantos nutrientes como os de um não-fumante.

Nisto, entramos na questão de todas aquelas vitaminas e minerais que são fundamentais para a constituição da massa magra. Pense, por exemplo, nas vitaminas do complexo B.

Em geral, elas têm uma ação bem pontual, mas importante. Elas potencializam a absorção de minerais imprescindíveis, tais como o potássio e o magnésio.

Portanto, com menos absorção de tudo, um fumante irá desenvolver seus tecidos musculares menos do que um não-fumante.

Leia também:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

+ Saiba o porquê o álcool atrapalha tanto os resultados na musculação

+ Quem toma suplementos pode tomar cerveja ou outras bebidas alcoólicas?

3. Diminui a absorção de proteínas

arnold fumando

Um outro fator está ligado à relação entre cigarro e hipertrofia e ao item anterior. É que, além de prejudicar o metabolismo do corpo, também reduz a absorção proteica pela digestão.

Como você já deve saber bem, nosso corpo tem uma série de aminoácidos, os quais são importantes para desenvolver os tecidos musculares. Muitos deles, sintetizamos em nosso corpo, mas não na quantidade suficiente – então, precisam ser ingeridos.

Outros, para piorar, só conseguimos por meio de uma boa alimentação, com um cardápio específico. Ou, então, com o uso de suplementos alimentares, por exemplo.

A questão toda é que as proteínas são exatamente geradas por esses aminoácidos que tanto precisamos.

Uma vez que o seu corpo não consegue absorvê-las em tanta quantidade, também vai reduzir o número de aminoácidos.

Whey Protein Isolado Growth Supplements

E com o número de aminoácidos reduzidos, temos uma série de efeitos negativos:

  • Pior desempenho nos treinos
  • Os tecidos musculares não absorvem tantos nutrientes
  • Prejudica a produção de hormônios importantes para a hipertrofia

4. Prejudica a recuperação pós-treino

Tão importante quanto o seu treino, é a sua recuperação. E não é que cigarro e hipertrofia estão relacionados aqui também? Isto porque o tabagismo prejudica a regeneração muscular no período entre os treinamentos.

Quanto mais o seu corpo conseguir se recuperar após o treino (e até mesmo durante ele), melhor será o seu desempenho. Isto porque você estará mais apto a conseguir cargas e séries maiores, que possibilitem uma maior hipertrofia.

Em síntese, portanto, cigarro e hipertrofia fazem o seu pós-treino ter uma piora também. Cigarro e hipertrofia não combinam porque suas substâncias pioram a cicatrização dos músculos.

5. Piora o sistema cardiovascular

Cigarro e hipertrofia pioram as condições do seu coração, das veias, das artérias e do que mais está relacionado. Em quadros mais sérios, isso pode gerar uma série de doenças graves, que levam à morte.

Já, na academia, o efeito mais direto é outro. Isto porque uma boa irrigação cardiovascular é importantíssima para quem quer ganhar massa magra.

Afinal de contas, os nutrientes (que já vimos que são menos absorvidos nos fumantes) chegam aos tecidos musculares justamente através da corrente sanguínea.

6. Prejudica o sistema respiratório

Não só no coração, mas cigarro e hipertrofia podem causar males também ao sistema respiratório.

Ele prejudica a sua capacidade respiratória e diminui o seu fôlego. Naturalmente, prejudica atletas de alto rendimento e fisiculturistas, reduzindo o nível de oxigênio no sangue.

7. Piora a qualidade do sono

Para finalizar, cigarro e hipertrofia estão relacionados ao seu sono. Durante este período, inúmeros hormônios importantíssimos, como o do crescimento (GH), tem sua maior ação e influência na hipertrofia. Como fumar piora a sua noite, também reduz o desenvolvimento hormonal.

7 Dicas de como parar de fumar

dicas parar de fumar

Além de aprender a relação entre cigarro e hipertrofia, veja dicas para parar de fumar:

  1. Marque uma data para parar;
  2. Até esse dia, reduza o número de cigarros cada vez mais;
  3. Tenha distrações para o vício (como água ou chiclete);
  4. Procure acompanhamento médico;
  5. Corte os hábitos que você tinha associado a fumar;
  6. Evite ficar próximo a fumantes;
  7. Faça uma lista dos pontos positivos de não fumar.

Por todos esses motivos, combinar cigarro e hipertrofia não é uma boa ideia. Os dois não dialogam, já que fumar prejudica no ganho de massa e no rendimento durante os treinos. Cuide do seu corpo!

Clique para conhecer

Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

8 Comentários

  1. uma critica construtiva, achei o texto muito longo e cansativo, nao foi nada objetivo, falou mais oq eh o cigarro do que de fato eu procurava, q seria apenas a parte do “cigarro x musculação”, que poderia ser resumido, até pq só veio nesse link qm fuma, e todos ja sabem oq eh o cigarro, as tais 4700 substancias e bla bla bla

    1. Credo cara kkk. Pelo que intendi foi uma forma inteligente do autor fazer o leitor parar de fumar.
      O sujeito que faz uma busca sobre cigarro x musculação provavelmente ta fazendo essa pesquisa pq quer parar de fumar, ta treinando e nao conseguiu ainda…

  2. Eu estou 2 dias sem fumar, fiquei e ainda fico sim super irritada e tal, mas ao mesmo tempo fiquei assustada quando fui preencher um formulário e percebi que minha escrita estava muito mais fluente e bonita… Que o funcionamento do meu cérebro não apenas do meu corpo está bem mais alerta, estou me sentindo até mais inteligente… O povo pensa que é só a maconha, mas agora estou tento a consciência que o cigarro normal tb causa muitos danos ao cérebro. Logo após ter percebido isso estou aqui pesquisando e posso afirmar em poucos dias que não fumo que meu organismo está reagindo melhor aos treinos, meu cérebro está mais ativo (me sinto quase uma genia kkkk, brinks) e passei a dormi beeem melhor. Esperança de deixar de vez essa droga terrível que só faz mal!!!!

    1. Esto na mesma pegada que vc !! E concordo sobre o cérebro muito real isso!! Fora e dentro o cigarro muda …… 3 dia hoje , tá difícil !! Até sonhar o sonho duro mais kkkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar