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8 Benefícios da tilápia, inclusive no emagrecimento e ganho de massa muscular

Considerado um dos peixes mais magros, a tilápia é presença constante em dietas para hipertrofia e emagrecimento. Conheça todos os seus benefícios e como preparar.

benefícios da tilápia e receitas de como preparar

A tilápia é um peixe de origem africana e os egípcios, há muitos anos, já cultivavam esse peixe em cativeiro para o consumo e a venda de mercadorias sendo conhecido como tilápia do nilo. A China é o maior produtor mundial de tilápia e esse peixe é famoso no mundo inteiro: é o segundo mais consumido perdendo apenas para as carpas. Ele é um típico peixe de água doce, mas pode se adaptar à água salgada.

Sua carne é muito saborosa e a sua produção é bastante rentável já que precisa de pouco espaço e consegue se reproduzir rapidamente em um curto espaço de tempo.

Os benefícios da tilápia

A tilápia consegue oferecer um elevado valor nutritivo para quem a consome. Ela possui vitaminas, diversos sais minerais como o potássio, o fósforo e o selênio, uma alta taxa de proteínas, um ácido graxo importantíssimo conhecido como ômega-3 e o ácido pantotênico. Veja abaixo como todos esses benefícios da tilápia conseguem beneficiar a nossa saúde.

Alto teor de proteínas – Auxilia no ganho de massa muscular

A tilápia é um tipo de peixe que não pode faltar na alimentação de quem pratica musculação. Apenas 1 consegue ofertar 15% da proteína diária necessária. As proteínas são importantíssimas para a formação de todos os tecidos do corpo e elas podem ser quebradas e reagrupadas para sintetizar qualquer tipo de tecido que precise ser reconstruído. As fibras musculares são um excelente exemplo já que depois de uma sessão intensa de treinos está bastante lesionada e precisa ser rapidamente reconstruída. Para tanto, necessita de proteínas de alto valor biológico.

Leia também: Os melhores alimentos para ganho de massa muscular – 1° Parte: As proteínas

Ajuda no emagrecimento

Esse peixe possui duas características importantes para quem quer perder peso: primeiro, ele é rico em proteínas e segundo, tem baixa caloria e é pobre em gorduras. Além disso, como a tilápia possui uma grande quantidade de proteínas, o nosso organismo gasta muito mais energia para consegui metabolizá-las. A proteína é uma substância que possui muitas ligações, sendo muito mais difícil de quebrar em partes pequenas do que os carboidratos ou gorduras. Assim, você ingere poucas calorias e ainda gasta o que está acumulado.

Formações óssea

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Um mineral muito importante encontrado na tilápia e que ajuda na formação dos ossos é o fósforo. Ele não apenas ajuda na construção como também na manutenção de dentes e unhas ao longo da vida deixando-os resistentes e fortes. A medida que vamos envelhecendo o desgaste ósseo aumenta e assim, é necessário aumentar a quantidade de fósforo na alimentação para prevenir contra a osteoporose, que nada mais é do que o desgaste ósseo de maneira mais rápida. O osso fica “poroso” e pode ser facilmente quebrado.

Auxilia na prevenção do câncer de próstata

Outro mineral muito importante presente na tilápia é o selênio. Um estudo recente com 1.312 homens conseguiu comprovar que a ingestão de 200 ug/dia de selênio conseguiu reduzir 63% da incidência do câncer de próstata nesses indivíduos para os 2,5 anos seguintes. Além disso, a pesquisa também confirmou que pessoas com níveis séricos dessa substância menor do que o ideal possua duas vezes mais risco de desenvolver tumores.

Benéfico para o sistema cardíaco

Por ser rico em ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a tilápia é um alimento excelente para quem precisa reduzir os níveis de colesterol ou possui hipertensão arterial. Por ser um tipo de gordura boa, o ômega-3 consegue remover parte da gordura ruim que se agrega nas paredes dos vasos formando placas de ateroma e podem ocluir a luz do mesmo levando a um infarto cardíaco ou AVC. O potássio encontrado nesse peixe também ajuda a controlar a pressão arterial já que ele possui ação vasodilatadora, o que também evita a oclusão do vaso sanguíneo pelas placas de gordura.

Benefícios para o cérebro

O ômega-3 presente nesse peixe consegue fazer maravilhas pelo nosso cérebro, melhorando a memória e a concentração além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. O potássio também é um grande aliado das funções cerebrais já que auxilia na oxigenação cerebral melhorando a saúde dos tecidos locais. Também ajuda na passagem de informações através do sistema nervoso.

Trabalha na prevenção do envelhecimento precoce

A tilápia possui uma quantidade generosa de selênio que é um antioxidante. Essas substâncias são famosas por combater o excesso de radicais livres. Estes, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento celular de forma mais acelerada e podem desencadear doenças graves quando em contato com o material genético. Esse peixe consegue oferecer cerca de 20% do selênio que necessitamos por dia e assim cabe a nós complementar a dieta.

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Melhora as defesas do organismo

O selênio mais uma vez vira destaque nesse quesito. Ele consegue fortalecer e aumentar a atividade das células brancas, ou seja, das células de defesa. Isso ajuda não só a prevenir contra doenças como também torna o tratamento e a cura mais rápidos. Essa substância também ajuda a controlar a tireoide, glândula responsável por algumas funções hormonais. Isso interfere diretamente no metabolismo e no funcionamento dos órgãos.

Leia também: Dieta para ganhar massa muscular, é possível gastar pouco?

Qual a melhor forma de comer esse peixe?

Sem dúvidas o peixe cozido, grelhado ou assado são as melhores maneira de consumi-lo. O peixe frito não é uma boa opção mesmo para a tilápia que contém uma quantidade muito pequena de gordura. Se quiser prepará-lo dessa maneira, a melhor opção é usar o óleo de coco que não perde as suas propriedades durante o aquecimento. Procure o seu nutricionista para que ele te dê mais dicas de como consumir esse peixe de forma a agregar todos os benefícios dele.

Referências
Sociedade Brasileira de Urologia. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Câncer de Próstata: Prevenção e Rastreamento. 23 de junho de 2006.

Sobre Calila Galvao

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  1. Uma outra maneira de comer a Tilápia é ela crua. O peixe é saboroso por natural, dispensa temperos 🙂

  2. Em forma de ceviche também é ótima!
    Picar em cubos e acrescentar limão, cebola roxa em quadradinhos, azeite de leve, coentro (não precisa se não gostar). Eu gosto de colocar também gengibre e pedacinhos de pimenta dedo de moça.
    Deixar na geladeira marinando por 1 hora e depois comer. Com batata doce fica incrível!

  3. Adoro tilápia, a gordura dela é saborosíssima, principalmente a gordura contida na cabeça daquele peixe. Espero que não eleve o colesterol.

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