fbpx
Página Inicial » Suplementos » Tribulus terrestris para mulheres, pode tomar? Quais os efeitos?

Tribulus terrestris para mulheres, pode tomar? Quais os efeitos?

tribulus terrestris para mulher

Muitas mulheres ficam em dúvida se podem tomar o Tribulus Terrestris, devido alguns efeitos colaterais que podem ocorrer. Saiba mais e veja os estudos.

Os efeitos do Tribulus terrestris para mulheres é um tema que gera muitas dúvidas: será que realmente melhora o desempenho nos treinos e aumenta o ganho de massa muscular? Corta o efeito do anticoncepcional? Faz o cabelo cair? Eis alguns exemplos.

A melhor forma de obter informações corretas sobre qualquer substância é analisar os estudos científicos recentes a seu respeito e considerar os relatos de uso.

Foi o que fizemos para elaborar esse artigo completo sobre o famoso suplemento natural que tem fama de melhorar a libido feminina, entre outros benefícios.

Continue lendo para entender como o Tribulus terrestris age, seus benefícios comprovados para a mulher, modo correto de tomar e possíveis efeitos colaterais.

Índice – Principais temas nesse artigo:

Leia também:

Tribulus Terrestris – Para que serve, se funciona, 5 benefícios e como tomar

O que é Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris é uma erva da família Zygophyllaceae, usada na medicina tradicional chinesa e indiana (Ayurveda) no tratamento de várias doenças. É rica em componentes químicos com propriedades medicinais, como flavonoides, saponinas e alcaloides.

Os suplementos são feitos com o extrato seco ou pó da planta (obtido por trituração) e podem ser encontrados em cápsulas ou pó. Como o sabor do Tribulus é considerado bastante desagradável, a versão em cápsulas facilita o consumo.

Os suplementos à base do extrato seco da erva possuem maior concentração de ativos, por isso são considerados de melhor qualidade e custam mais caro.

Para que serve

A erva é usada tradicionalmente para aumentar a libido feminina e masculina, combater infecções do trato urinário e reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Também é indicada para aumentar os níveis de energia e combater a fadiga, problema comum para mulheres que precisam se desdobrar entre várias funções.

Os suplementos à base de Tribulus são muito populares entre praticantes de musculação, por proporcionar benefícios na melhora da performance e também ganhos de massa muscular.

Acredita-se que a planta promova um aumento na produção natural de testosterona (em homens e mulheres). Entretanto, os estudos realizados até o momento não conseguiram chegar a uma conclusão sobre esse efeito.

Mas é importante pontuar que não existe um grande interesse por parte da indústria farmacêutica em financiar pesquisas sobre o Tribulus, já que se trata de uma substância natural, que não pode ser patenteada.

Por outro lado, muitos médicos já prescrevem esse suplemento para homens e mulheres que precisam regularizar a produção normal de testosterona, embora ele não seja considerado um substituto para a reposição hormonal tradicional.

5 Benefícios do suplemento para mulheres

Conheça os principais benefícios da suplementação com Tribulus terrestris para a mulher:

1- Melhora o desempenho nos treinos

O Tribulus terrestris ajuda a melhorar a performance durante a prática de atividades físicas, retardando a fadiga muscular e reduzindo o tempo de recuperação. Uma das hipóteses é que isto ocorra em função da maior síntese de óxido nítrico que ele promove.

O óxido nítrico é uma substância produzida pelas células, que atua como vasodilatador, promovendo maior oxigenação e nutrição dos músculos durante a prática de atividades físicas, o que favorece o ganho de massa muscular.

2- Aumenta o desejo sexual feminino

Um estudo de 2014 avaliou a eficácia do Tribulus terrestris no tratamento da disfunção sexual em 67 mulheres.

As participantes foram divididas em dois grupos, recebendo o extrato da planta ou placebo diariamente, por quatro semanas.

Após esse período, as mulheres que consumiram o extrato de Tribulus apresentaram maior desejo sexual, além de uma satisfação e excitação muito maior em comparação com aquelas que tomaram placebo. Os efeitos colaterais foram similares nos dois grupos.

A conclusão foi de que a planta pode melhorar o desejo sexual feminino de forma eficaz e segura.

3- Pode reduzir os níveis de açúcar e colesterol

Um estudo analisou os efeitos da administração diária de 1000 mg de Tribulus terrestris em 98 mulheres portadoras de diabetes tipo 2.

Após três meses, as participantes que receberam o suplemento apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue, colesterol total e LDL (“colesterol ruim”).

4- Alivia os sintomas da TPM e melhora o humor

O suplemento é uma opção natural para evitar sintomas como irritabilidade e humor deprimido que aparecem no período pré-menstrual.

Estudos em animais demonstraram que o Tribulus terrestris pode combater problemas causados pelo estresse crônico e ter efeito antidepressivo.

5- Pode regularizar os níveis de testosterona em mulheres

Embora a ciência ainda não tenha chegado a uma conclusão sobre a eficácia do Tribulus em estimular a produção natural de testosterona, muitos profissionais de saúde defendem que a erva tenha essa propriedade, com base em resultados clínicos.

Os sintomas da baixa produção de testosterona em mulheres incluem: maior acúmulo de gordura no abdômen, perda de massa óssea, dificuldade para ganhar músculos, falta de desejo sexual, fadiga e humor deprimido.

É importante esclarecer que estimular a produção natural de testosterona na mulher não traz os efeitos colaterais observados com o uso de testosterona sintética, como voz mais grossa, aumento dos pelos corporais e agressividade.

Tribulus terrestris e anticoncepcional

Uma dúvida frequente é se os suplementos à base de Tribulus podem interagir com anticoncepcionais hormonais (pílula, injeções, adesivos, anéis vaginais e implantes transdérmicos), reduzindo sua eficácia.

A boa notícia é que não há referência a tal efeito na literatura sobre a erva nem relatos que possam sugerir essa interação. Mas vale consultar o ginecologista sobre essa questão para que não reste nenhuma dúvida.

Altera o ciclo menstrual?

Alteração do ciclo menstrual e intensificação do fluxo são alguns dos possíveis efeitos colaterais do Tribulus terrestris em mulheres. Entretanto, a probabilidade de que ocorram é muito reduzida se o suplemento for tomado corretamente.

Como tomar corretamente

A dose indicada varia de 500 a 2.000 mg de Tribulus terrestris ao dia. Não deve ser usado continuamente, já que os efeitos de seu uso por tempo prolongado ainda não foram avaliados.

O ideal é buscar orientação médica para tomar o suplemento de modo que atenda as necessidades específicas de cada mulher e não traga riscos à saúde.

De qual marca comprar?

Realizamos um tempo atrás uma enquete com nossos leitores, no qual eles votaram em qual consideravam a melhor marca do produto, a lista com as melhores nós postamos nesse outro artigo: Qual é o melhor Tribulus Terrestris? Conheça agora as melhores marcas do mercado, recomendamos a leitura para não cometer erros quando for comprar.

Possíveis efeitos colaterais

Além dos possíveis efeitos colaterais já citados (alterações no ciclo menstrual), o Tribulus terrestris pode causar dificuldade para dormir em algumas pessoas, dor estomacal e refluxo.

Contraindicado

Grávidas e lactantes não devem utilizar o suplemento, já que sua segurança em tais circunstâncias ainda não foi devidamente avaliada. Inclusive, estudos em animais sugeriram que seu uso pode afetar o desenvolvimento fetal.

Mulheres Tomarem o Tribulus terrestris pode engordar?

Não, o uso do Tribulus não leva ao ganho de peso. Seu valor calórico é quase insignificante: 1 cápsula de 500 mg possui em média 2, 5 calorias.

Emagrece?

Pode ter influência indireta na perda de peso, quando aliado à prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, já que aumenta o desempenho durante os treinos e favorece o ganho de massa magra. Como já falamos aqui no site, quanto mais massa muscular você ganhar, mais gordura irá queimar. Já que para manter a massa magra, o corpo queima calorias.

Causa queda de cabelo nas mulheres?

Não encontramos na literatura sobre o Tribulus menção a esse efeito colateral específico, que seu uso provoque queda de cabelo. Entretanto, há relatos de mulheres que notaram a intensificação da queda após começarem a ingerir o suplemento.

Leia também:

ZMA – O que é, para que serve, como tomar, efeitos e benefícios

Esse efeito poderia estar relacionado ao aumenta da produção de testosterona, ainda que dentro dos parâmetros femininos normais.

Isso porque, no organismo, a testosterona pode se converter em dihidrotestosterona (DHT), o que favorece a perda de cabelo.

Como se trata de uma questão ainda não esclarecida, por precaução, mulheres que já têm problemas de saúde que causam queda de cabelo ou predisposição genética a eles, devem buscar aconselhamento médico antes de começar a tomar o suplemento.

Buscamos trazer o máximo de informações seguras sobre os benefícios do Tribulus terrestris para mulheres, já que se trata de uma opção natural de tratamento para uma série de problemas, sem os efeitos colaterais dos medicamentos hormonais sintéticos.

Entretanto, como vimos, os estudos realizados até o momento ainda não fornecem respostas conclusivas sobre uma série de questões. Isso reforça a importância de usar o suplemento sob orientação profissional.

Referências:
Phytopharmacological overview of Tribulus terrestris. Pharmacogn Rev. 2014 Jan;8(15):45-51. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24600195
WebMD: Tribulus Terrestris Uses And Risks https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/tribulus-terrestris-uses-and-risks#1
Efficacy of the Hydroalcoholic Extract of Tribulus terrestris on the Serum Glucose and Lipid Profile of Women With Diabetes Mellitus: A Double-Blind Randomized Placebo-Controlled Clinical Trial. J Evid Based Complementary Altern Med. 2016 Oct;21(4):NP91-7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27255456
Tribulus terrestris for treatment of sexual dysfunction in women: randomized double-blind placebo – controlled study. Daru. 2014 Apr 28;22:40.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24773615
A systematic review on the herbal extract Tribulus terrestris and the roots of its putative aphrodisiac and performance enhancing effect.J Diet Suppl. 2014 Mar;11(1):64-79.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24559105
Effect of tribulus terrestris saponins on behavior and neuroendocrine in chronic mild stress depression rats. J Tradit Chin Med. 2013 Apr;33(2):228-32.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23789222

Tribulus terrestris para mulheres, pode tomar? Quais os efeitos?
4.3 (86.67%) 3 votes

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de