Os atletas e pessoas dinâmicas como nós estamos sempre à frente de buscar conhecimento para melhorar nosso desempenho físico.
Se informar mais sobre alguns assuntos é de suma importancia e ainda conhecer os riscos.
É por isso que troxcemos um artigo completo para que você atleta ou não, saiba do que exatamente se trata o suplemento de ribose.
O que é Ribose?
Ribose é um tipo de açúcar que é produzido pelo corpo. É usado também como suplemento alimentar.
A ribose é usada para melhorar o desempenho atlético e a capacidade de se exercitar, aumentando a energia muscular.
Desta maneira, a ribose é um carboidrato importantíssimo para quem treina, pois ela permite que a produção de ATP, através das moléculas de glicogênio, possam ser produzidas de forma continua.
Dátillo (2007) afirma que em práticas intensas, há casos onde a ribose chega a reduzir em até 60 a 70% seus níveis celulares. Em casos mais extremos, ela pode levar até três dias para ser regenerada totalmente.
Ele também tem sido usado para melhorar os sintomas da síndrome da fadiga crônica, fibromialgia e doença arterial coronariana.
A ribose tem sido usada para prevenir sintomas como cãibras, dores e rigidez após o exercício em pessoas com um distúrbio hereditário chamado deficiência de mioadenilato desaminase ou deficiência de AMP deaminase (deficiência de AMPD).
A ribose também tem sido usada para melhorar a capacidade de exercício em pessoas com outro distúrbio hereditário chamado doença de McArdle.
Os prestadores de serviços de saúde às vezes administram a ribose por via intravenosa (por via intravenosa).
Como parte de um procedimento de imagem usado para medir a extensão do músculo cardíaco danificado em pessoas com doença arterial coronariana.
A ribose também tem sido usada por via intravenosa para prevenir sintomas como cãibras, dores e rigidez.
Para que Serve Exatamente o Suplemento de Ribose
O suplemento de ribose é uma fonte de energia que o corpo faz da comida. Existem algumas evidências de que a ribose suplementar pode prevenir a fadiga muscular.
Em especial em pessoas com distúrbios genéticos que impedem a produção de energia suficiente pelo organismo.
Pode fornecer energia extra para o coração durante o exercício em pessoas com doença cardíaca.
Para quem o consumo de Ribose é importante?
- Para atletas que treinam intensamente;
- Importante para pessoas que sofrem de fadiga crônica;
- Para pessoas com problemas cardíacos ou sistema circulatório;
- Para pessoas que trabalham sob estresse, já que a ribose pode aumentar seu rendimento;
- Todos em geral, já que a ribose é um dos principais fornecedores de energia.
Benefícios do Suplemento de Ribose
- É um nutriente vital que é benéfico para a saúde do coração;
- Fornece energia ao músculo cardíaco, garante um funcionamento saudável do mesmo;
- Aumenta o desempenho físico , fornecendo energia para quem treina musculação ou outras atividades de grande intesidade, como corredores;
- A ribose reduz o estresse cardiovascular causado pela administração insuficiente de energia.
Leia também:
Dextrose – Para que serve, como tomar, se engorda e a melhor marca)
Palatinose: O carboidrato de baixo índice glicêmico que traz inúmeros benefícios
Waxy Maize – O que é, para que serve, benefícios e como tomar
Maltodextrina – O que é, para que serve, engorda? Como tomar?
Dosagem e Como tomar o suplemento Ribose
A ribose tem disponibilidade em forma de pó puro, ou acrescentada nas bebidas, comprimidos e barras de cereais.
Tem-se que a quantidade de necessidade para conquistar benefícios terapêuticos seja percebida somente se ingerir o pó de modo direto.
Em termos de quantidades, tudo depende da individualidade de quem vai ingeri-la.
No contexto geral, para pessoas que não são atletas, entre 4 e 5 gramas por dia, é o mais indicado. Atletas de elite, podem ingerir até 10 gramas de ribose por dia.
Além da questão da quantidade, é muito importante entender que há momentos mais propícios para otimizar a ingestão de ribose.
Tudo depende de seu objetivo, neste caso. A utilização mais comum, é pela manhã, após o café ou no final do dia, após o jantar.
Porém, em casos específicos, ela também pode ser tomada antes ou depois do treino. Aqui, o que vale é a estratégia de utilização!
Se o foco por superação de efeitos da fadiga que persiste ou dor muscular crônica, outra quantidade pode ser de necessidade.
Na situação da enfermidade cardíaca, doença vascular periférica, ou mais condições crônicas que tenha impacto em metabolismo da energia, pode ser preciso suplementação de maior intensidade.
Para melhorar a capacidade de pessoas com doença arterial coronariana para o exercício: 15 gramas quatro vezes ao dia ou conforme orientação médica.
Vantagens de suplementar com D-ribose
Há muitas evidências que mostram inúmeros benefícios para a suplementação de D-ribose.
Além do que já foi mostrado, da melhora em toda a questão energética, fazem sugestão que a mesma é benéfica aos enfermos com insuficiência cardíaca congestiva, enfermidade grave em que o coração não é capaz de bombear sangue suficientemente para que as necessidades circulatórias corporais sejam satisfeitas.
Em um estudo da European Journal of Heart Failure, os autores indicaram que a ribose pode ter a função de melhorar a função cardíaca e qualidade de vida dos pacientes apresentando insuficiência cardíaca. Isso, acontece pelo aumento nas taxas de ATP.
Além disso, ainda há evidências de que a ribose pode trazer alívio para dor e cansaço nos pacientes apresentando fibromialgia e fadiga crônica.
No pequeno estudo com publicação no ano 2006 por Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, pacientes que consumiram 5 gramas da ribose, 3 vezes diariamente em 28 dias, fizeram relato de alívio em dor e rigidez muscular e capacidade de superação da fadiga melhorada.
Tullson & Terjung (1991) pesquisaram o papel que a ribose tem, na regeneração da adenina (forma prévia de ATP) em animais.
Foi observado que a utilização de ribose fez com que houvesse um aumento de 3,4 a 4,3 vezes nas taxas de síntese de ATP.
Ribose e musculação
Qual a ação direta da ribose na musculação? Depende. Ela vai melhorar consideravelmente as reservas energéticas.
Com isso, de forma indireta, daremos ao organismo uma melhor base de sustentação. Mas como já referi acima, ela não vai atuar diretamente na melhora do desempenho.
Além disso, pelo fato de ser um carboidrato, a ribose não é um suplemento que é comumente usada em períodos de cutting.
Por isso, dentro da periodização, o mais comum é usar a ribose na fase básica. Nas fases de transição, ela também pode ser usada.
Não que seja via de regra, a não utilização dela em cutting. Mas como ela vai gerar um aumento na ingestão calórica, acaba sendo mais inteligente deixar ela de fora desta fase.
Porém, também é importante destacar alguns pontos. De nada vai adiantar você ingerir um suplemento de ribose, se não tem qualquer critério sobre a qualidade dos carboidratos que ingere.
Se eles forem de alta glicemia em sua maioria, por exemplo, a tendência é que a ribose não tenha o efeito esperado.
Isso, porque a relação entre a ribose e o glicogênio celular e presente na corrente sanguínea, é direto.
Portanto, quanto melhores as fontes de glicose, melhor será o efeito da ribose.
Ribose engorda?
Em termos gerais, a ribose é um açúcar. Desta maneira, sim, em quantidades exageradas, ela engorda. Porém, se você usar as doses recomendadas, de no máximo 10 gramas por dia, não há grandes riscos.
Por mais que ela seja um açúcar, 10 gramas por dia, não vão te engordar.
Porém, se o contexto geral não for adequado e você não tiver uma dieta balanceada, ela apenas irá otimizar o efeito dos demais alimentos.
De modo geral, a ribose é um suplemento muito importante para quem pratica musculação, desde que usada com inteligência e nos momentos certos.
Por isso, sempre tenha o acompanhamento de um bom profissional para te auxiliar!
Efeitos Colaterais do uso do Suplemento de Ribose
A ribose parece ser PROVAVELMENTE SEGURA para a maioria das pessoas quando tomada por via oral para uso em curto prazo ou quando administrada por via intravenosa (por via intravenosa) por um prestador de cuidados de saúde.
Pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo diarreia, desconforto estomacal, náusea, dor de cabeça e baixo nível de açúcar no sangue.
Não há informações suficientes sobre a segurança do uso em longo prazo.
Leia também:
11 Melhores suplementos para ganhar massa muscular
Para que serve a Glutamina? Veja as Melhores Marcas 2021
Carboidratos: O que são, funções, tipos e alimentos ricos para dieta
Precauções Especiais e Advertências:
Gravidez e amamentação:
Não existe informação suficiente e fiável sobre a segurança de tomar ribose se estiver grávida ou a amamentar.
Diabetes:
Ribose pode diminuir o açúcar no sangue. Quando usado junto com medicamentos para diabetes que baixam o açúcar no sangue, pode fazer com que o açúcar no sangue caia demais. É melhor não usar ribose se você tem diabetes.
Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia):
A ribose pode baixar o açúcar no sangue. Se você já tem um nível baixo de açúcar no sangue, não tome ribose.
Cirurgia:
Como a ribose pode reduzir o açúcar no sangue, existe a preocupação de que ela possa interferir no controle do açúcar no sangue durante e após a cirurgia. Pare de tomar ribose pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.
tomo a ribose alguns anos ela é excelente recupera muito pós treino tira dor cansaço não fico sem após exercícios intensos