Dentro da mecânica do corpo humano, o quadril é a estrutura mais próxima (em sua totalidade) de nosso centro de equilíbrio. Desta maneira, é natural que problemas posturais reflitam diretamente na mecânica do quadril.
Dentro deste cenário, o quadril em anteroversão também conhecido como anteversão ou retroversão, é um dos problemas mais comuns na população em geral.
Isso faz com que todo o complexo articular da coluna seja prejudicado. Muitas pessoas que desenvolvem problemas como hérnia de disco, hiperlordose, escoliose e outros, tem na verdade, um destes problemas de quadril.
O que é anteversão de quadril?
A anteversão de quadril é quando o alinhamento está errado, direcionado a pelve para frente e gerando o “bumbum arrebitado”. Veja na imagem:
Neste caso, o quadril em anteversão gera uma hiperlordose na porção lombar da coluna. Este é um problema bastante comum. Muitas mulheres desenvolvem este tipo de desalinhamento por causa do uso excessivo de sapatos de salto alto.
Retroversão de quadril
No caso da retroversão de quadril, temos a pelve direcionada para “trás”, gerando uma perda da curvatura lordótica da lombar. Veja na imagem:
Este é um quadro onde muitas pessoas que o possuem, sentem dores constantes na lombar.
Isso é resultado de um maior tensionamento muscular nesta região, devido ao fato de que com a perda da curvatura lordótica, temos mais sobrecarga nesta região, pela falta de dissipação das cargas.
Em ambos os casos, o não tratamento da condição, pode gerar perda de funcionalidade, problemas articulares e invariavelmente, o treino de musculação irá apresentar resultados muito menores.
Por isso, é fundamental a identificação do problema e trata-lo de forma inteligente, para que haja uma melhora geral.
Como identificar o quadril em anteversão ou retroversão?
Este é um ponto extremamente complexo. Afinal, identificar mudanças que são consideradas patológicas, necessita de ferramentas e conhecimento.
No geral, os profissionais que fazem este diagnóstico, utilizam ângulos específicos para determinar o diagnóstico. Isso é feito através de diferentes ferramentas.
Não há como eu te dar uma fórmula para você identificar adequadamente o quadril em anteversão ou retroversão, pois a morfologia de cada um impede que um diagnóstico geral seja feito de forma simples.
Por isso, para identificar o quadril em anteversão ou retroversão, devemos prioritariamente procurar um bom profissional.
Além disso, uma boa avaliação irá determinar se o desalinhamento do quadril é oriundo de um desequilíbrio muscular na região, ou se há um desequilíbrio em outro local, interferindo. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar hiperlordose e isso gerar o quadril em anteversão.
Este é um ponto fundamental para o tratamento adequado. De nada adianta tratar o quadril, se o restante do corpo estiver desalinhado.
Veja agora, as formas de minimizar os desalinhamentos de quadril.
Como melhorar o quadril em anteversão
No caso do quadril em anteversão, caso a origem seja um desequilíbrio muscular, temos que aumentar a flexibilidade e a força dos músculos que geram a flexão de quadril.
Neste caso, precisamos primeiramente, alongar adequadamente os músculos do quadríceps e iliopsoas. Também precisamos melhorar a flexibilidade dos isquiotibiais.
Muitas pessoas acreditam que o ajuste de um desvio postural se dá apenas com o alongamento do antagonista, o que não é verdade. Muitas vezes, o desalinhamento é justamente oriundo de uma falta de flexibilidade no agonista.
Por isso, para melhorar esta condição, precisamos fortalecer adequadamente os glúteos e isquiotibiais, além de melhorar sua flexibilidade.
Nos flexores de quadril, devemos trabalhar com alongamentos específicos. No caso do quadríceps, veja algumas sugestões de alogamentos:
No caso do alongamento de iliopsoas, veja alguns exemplos:
Trabalhar com estes alongamentos e melhora da força muscular em todo o complexo, é fundamental para a redução da anteroversão de quadril.
Como melhorar a retroversão de quadril?
No caso da retroversão de quadril, há que se analisar se ela é constante, ou só em movimentos como agachamento. Em ambos os casos, o tratamento também consiste na melhora da flexibilidade e mobilidade articular, como também, no fortalecimento muscular.
A retroversão é mais comum, pois muitas pessoas possuem um encurtamento na cadeia muscular posterior.
Neste caso, a melhora da flexibilidade deve acontecer nos isquiotibiais, glúteos, músculos da região lombar e até mesmo no tríceps surral (panturrilha).
Novamente salientando que o fortalecimento também deve ser feito em paralelo. Este fortalecimento inclui os músculos anteriores, como quadríceps, além dos posteriores.
Outro ponto fundamental na melhora da retroversão pélvica, é a postura. Muitas pessoas desenvolvem este quadro, por passarem muitas horas sentadas em posições inadequadas. O realinhamento postural passa também pela melhora da conscientização do movimento.
Por isso, é fundamental um trabalho mais amplo, que inclui também uma melhora da consciência corporal.
Por exemplo, há muitas pessoas que apresentam a retroversão pélvica ao agacharem. O primeiro ponto é melhorar a flexibilidade e a estabilização, mas também é fundamental uma melhora na consciência do movimento também.
Eu já mostrei como deve ser o alongamento de cadeia posterior, neste artigo (Alongamento de cadeia posterior, veja sua importância e como executar).
Práticas para melhorar o alinhamento do quadril
É possível, com um acompanhamento adequado na musculação, reduzir este quadro de desalinhamento de quadril. Porém, há outras formas e práticas que também podem ser usadas.
Por exemplo, o Pilates trabalha muito com a conscientização da posição do quadril e alinhamento do mesmo. Neste caso, ele é uma ótima ferramenta para melhorar o desalinhamento do quadril, independentemente se é uma retroversão ou anteversão.
Além disso, ainda temos a Yoga, o RPG e a fisioterapia tradicional, que podem ser de grande ajuda, dependendo de cada caso.
O mais importante neste quadro é não parar com a musculação, mas sim, adaptá-la para resolver este problema. Caso contrário, ele pode se agravar e se tornar ainda maior.
Melhorar o alinhamento do quadril é fundamental para sua funcionalidade e para os resultados de seu treino. Se você sente dores que não tem uma explicação ou sente que tem um destes problemas, procure um profissional capacitado.
Bons treinos!
Muito bom o artigo!! Também acho que tenho retroversão e no meu caso sinto dores ao correr.
Grata pela explicação e acho que tenho anteversão pélvica.
Excelente explicação!