Pesquisar

Ovo de Codorna: 16 Benefícios, Tabela Nutricional e Como fazer

Conheça agora todos os benefícios do ovo de codorna para saúde, inclusive para quem treina. E também as melhores formas de preparo.


PUBLICIDADE

Certamente você já viu alguns ovos de codorna no supermercado ou em feiras, não é mesmo? Talvez até já os tenha comido como acompanhantes de algum prato.

Contudo, aposto que você não sabe de todos os benefícios que eles trazem.

É sobre isso que iremos falar hoje.

Leia até o final para descobrir as propriedades dos ovos de codorna, as suas vantagens sobre os ovos de galinha, seus benefícios para a saúde e muitas outras informações relevantes. Confira!

ovo de codorna

O que é ovo de codorna?

Antes de falarmos sobre o ovo em si, precisamos comentar brevemente sobre a codorna.

Muita gente pode nunca ter visto uma codorna na vida, mas saiba que elas são pequenas aves de listras marrons com barriga e pescoço claros.

Uma curiosidade é que as codornas domésticas encontradas hoje em dia são descendentes das que foram criadas no século XIX, lá no Japão.

Elas só foram realmente comercializadas no Ocidente nos anos 1950!

O ovo de codorna é bem menor e mais leve do que o ovo de galinha, assim como é um pouco mais escuro e possui manchas pretas.

Seus benefícios são muitos para diversas partes do nosso corpo, como você descobrirá mais adiante.

Propriedades e tabela nutricional

O ovo de codorna é conhecido por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que auxilia na proteção do organismo contra agentes externos e internos, como os radicais livres (moléculas prejudiciais às células).

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

O valor nutritivo do ovo de codorna chega a ser cerca de três a quatro vezes superior ao de outros ovos de aves, como o da própria galinha.

Dê uma olhada na tabela nutricional a seguir e confira quais são os valores nutritivos para cada 9 g.

Nutriente – Valor

  • Sódio 13 mg
  • Proteína 1,2 g
  • Gordura 1 g
  • Potássio 12 mg
  • Colesterol 76 mg
  • Ferro 1% do valor por dia
  • Vitamina A 1% do valor por dia
  • Vitamina B12 1% do valor por dia
  • Vitamina D 1% do valor por dia

Se pararmos para analisar uma porção com 5 ovos de codorna, podemos observar que ela irá conter 5 g de gordura, sendo que 1,6 corresponde à gordura saturada e o resto às insaturadas e aos ácidos graxos, assim como 6 g de proteína.

Quais são as diferenças entre o ovo de codorna e o ovo de galinha?

A revista Saúde fez um bom comparativo das diferenças entre o ovo de codorna e o ovo de galinha a partir de sua composição. Confira a seguir:

Calorias:

Além de ser muito mais leve do que o ovo de galinha, o de codorna possui 80,5 calorias enquanto o de galinha contém 82,1 kcal por porção.

Colesterol:

Curiosamente, nesta categoria, o ovo de codorna é o vencedor, pois contém cerca de 422 mg de colesterol enquanto o de galinha tem por volta de 250 mg.

Proteína:

A proteína é excelente para o tecido muscular; o ovo de codorna possui mais do que ovo de galinha, com 6,5 mg, enquanto o outro tem 5,8 mg.

Vitamina A:

A vitamina A é fundamental para a saúde ocular; os dois tipos de ovos são bem ricos nela, mas o de galinha é melhor neste quesito, batendo o de codorna por 60,5 mg a 40 mg.

Fósforo:

Um mineral muito importante para a energia, participando até do nosso código genético. O ovo de galinha contém 86,97 mg enquanto o de codorna tem cerca de 112 mg.

Ferro:

O ferro evita a anemia e melhora os glóbulos vermelhos (responsáveis pelo sangue). O ovo de codorna é composto por 1,85 mg dele, o passo que o ovo de galinha tem apenas 0,99 mg.

Cálcio:

O cálcio é essencial para a saúde dos ossos. Felizmente, o ovo de codorna contém por volta de 31 mg, já o de galinha tem cerca de 18,63 mg.

O ovo de codorna é bom para quem treina?

Sim. Ingerido na quantidade indicada, o ovo de codorna pode servir para melhorar os níveis de testosterona no corpo, o que automaticamente colabora para o desenvolvimento dos músculos e para a redução da gordura indesejada.

Além disso, o ovo de codorna também contém vitamina D e colina, duas substâncias que melhoram o desempenho físico durante os treinos intensos.

Para completar, o ovo de codorna ainda é rico em proteínas, o que é essencial para o tecido muscular.

Leia também:

Proteínas: Os 22 melhores alimentos para ganhar massa muscular

16 benefícios para saúde

Para entender melhor as vantagens deste alimento, confira a seguir a lista que preparamos com os 16 benefícios do ovo de codorna para a sua saúde:

1 – Diminui a pressão arterial

O ovo de codorna possui potássio em sua composição, um mineral que é eficaz na diminuição da pressão arterial, agindo na dilatação dos vasos sanguíneos, o que ajuda a aliviar o estresse gerado neles e nas artérias.

2 – Auxilia a visão

Por ser uma boa fonte de vitamina A, o ovo de codorna auxilia na prevenção de doenças na vista.

A boa quantidade de antioxidantes presentes na vitamina colabora para diminuir os riscos de degeneração macular, que pode causar a catarata.

3 – Faz uma limpeza orgânica

O ovo de codorna pode agir como um desintoxicador do organismo, ou seja, ele remove aquelas toxinas derivadas da má alimentação, do ar poluído, de metais pesados, entre outras substâncias “sujas” que acabam em nosso corpo.

4 – Proporciona força ao sistema imunológico

Devido à presença da lisina e outros aminoácidos, o ovo de codorna pode proporcionar um estímulo na liberação de anticorpos, o que faz com que o sistema imunológico fique fortalecido e o corpo se recupere mais rapidamente.

5 – Colabora para o tratamento de alergias

Existe uma proteína conhecida como ovomucóide, presente no ovo de codorna.

Ela tem propriedades antialérgicas, o que serve tanto para prevenir as reações alérgicas quanto para tratá-las.

6 – Previne contra a anemia

O ovo de codorna pode auxiliar na prevenção contra a anemia por conter boas quantidades de ferro e de aminoácidos, os quais são capazes de auxiliar a criação de glóbulos vermelhos e a produção de hemoglobina.Todo esse processo é o que leva oxigênio para todo o corpo.

7 – Regula as taxas de colesterol

Se for consumido corretamente, o ovo de codorna pode auxiliar na redução do colesterol “ruim” (LDL) e no aumento do colesterol “bom” (HDL), pois esse último compõem mais de 60% da gordura achada neste ovo.

8 – Aumenta a energia

Devido aos nutrientes e às proteínas contidas no ovo de codorna, ele é capaz de proporcionar uma elevação dos níveis de energia para as atividades diárias normais e principalmente para os treinos mais puxados.

9 – Acelera o metabolismo

Todas as vitaminas do complexo B existentes na composição do ovo de codorna podem servir para reforçar os processos metabólicos do corpo, assim como as atividades das enzimas e dos hormônios, gerando mais energia e podendo ajudar a perder peso.

10 – Ajuda no desenvolvimento

As proteínas presentes no ovo de codorna são utilizadas para compor os diversos tecidos do nosso corpo, como os dos músculos, os dos ossos e até do sangue.

A lisina é especialmente importante para o desenvolvimento corporal infantil.

11 – Evita doenças crônicas

Todos os antioxidantes presentes nos ovos de codorna, como as vitaminas A e C, colaboram para combater os danos causados pelos radicais livres, que podem gerar envelhecimento precoce, câncer e diversas doenças crônicas.

12 – Auxilia na perda de peso

As gorduras encontradas nos ovos de codorna são, em sua maioria, boas.

Isso quer dizer que o nosso organismo as utiliza como fonte de energia ao invés de gerar um acúmulo.

Portanto, elas podem substituir outros alimentos gordurosos em uma dieta saudável.

13 – Colabora para o aumento da massa magra

Mais um benefício citado graças a grande presença de proteínas em sua composição.

Afinal, elas colaboram para o desenvolvimento muscular, assim como para a recuperação dos músculos após os treinos mais intensos.

Leia também:

14 Dicas na Dieta para Ganhar Massa Muscular

14 – Mantém a pele e o cabelo bonitos

O aminoácido conhecido como lisina é essencial para que o colágeno do corpo seja produzido corretamente, fazendo com que a pele fique mais firme. Os outros aminoácidos presentes também auxiliam muito na saúde capilar.

15 – Melhora o funcionamento cerebral

Mais uma ótima função dos aminoácidos presentes no ovo de codorna.

Dessa vez, eles auxiliam no estímulo às funções cerebrais, assim como na nutrição do sistema nervoso, para que o cérebro continue funcionamento corretamente.

16 – Eleva a libido

Alguns nutrientes elementares para o corpo, como o fósforo, as vitaminas e proteínas, podem melhorar o funcionamento geral do organismo e com isso estimular a libido do indivíduo.

Melhores formas de preparo

Eles são alimentos bem versáteis, sendo possível adicioná-los a sua dieta de diversas maneiras.

Por exemplo, você pode fazer uma salada fria de ovos de codorna, com ervas finas, azeite e cheiro verde.

Você também pode empaná-los depois de cozidos. Faça isso com farinha de rosca temperada com alho e cebola.

Além disso, um tipo popular de preparo é o vinagrete, no qual você mistura os ovos cozidos junto com tomate, pimentão, etc.

Qual é o consumo diário recomendado?

O consumo diário recomendado de ovos de codorna é de 5 ao dia. Essa quantidade já o suficiente para que você usufrua de todos seus nutrientes e benefícios.

É importante não exagerar, pois pode acabar ultrapassando o limite de colesterol diário.

E aí, ficou surpreso com a quantidade de coisas boas relacionadas ao ovo de codorna? Depois deste texto, você deve estar querendo adicioná-lo à sua dieta, certo?

Ovo de Codorna: 16 Benefícios, Tabela Nutricional e Como fazer
5 (100%) 2 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de